Aqui apresento uma das minhas grandes paixões: as minhas bolinhas de pelo!
Como as minhas cores preferidas são os mosaicos e ébanos foi nessas cores que apostei para a minha pequena criação =D
As minhas chinchilas comem uma mistura de ração de chinchila nature e chinchila duo da Versele Laga e recebem feno prestige Premium da Versele Laga todos os dias. Três vezes por semana a ração é enriquecida com alfafa em rama e em cubos. Para se entreterem e desgastarem os dentes tem sempre à disposição uma pedra de cálcio assim como brinquedos de madeira. Durante os meses de inverno recebem suplementos de cálcio e vitaminas. O banho de areia é indispensável para a boa higiene e beleza do pelo da chinchila. Deve ser dado de dois em dois dias e estar disponível durante aproximadamente 20minutos. No inverno deve ser adicionado antifúngico à areia
Os mimos são dados duas a três vezes por semana sob forma de passas, bananas desidratadas ou tostas de aperitivos. Recordo que não se deve abusar dos doces… para ser mais gratificante pode-se partir cada tosta, banana ou passa em pequenos bocados para se dar em mais vezes.
De semana a semana os pesos das chinchilas são monitorizados e preenchidos em tabelas assim como são observados os olhos, boca, dentes, sexo e patinhas. As chinchilas são animais muito discretos e raramente apresentam sintomas de doença a não ser que já seja tarde, daí ser muito importante ir vigiando pois muitas das vezes o único sinal é uma perda de peso drástica. Uma chinchila saudável apresenta um pêlo brilhante, dente alaranjados e olhos vivos, secos à volta e sem ramelas, a boca sem baba e as fezes sem diarreia ou demasiado . A chinchila deve estar disperta e a comer bem. Com o tempo e ao conhecermos os nossos animais damos mais facilmente conta quando um deles está mais murchinho, daí ser muito importante interagir com eles todos os dias.
Para o bem estar físico e psíquico das chinchilas estas devem ser soltas num espaço amplo e seguro para se poderem exercitar e divertir. O ideal é soltar todos os dias, mas quando se tem pouco tempo como eu pode-se soltar apenas duas vezes por semana, de momento que cada vez seja de duração superior a 1h. Nas férias já são soltas mais vezes.
É preciso ter sempre muito cuidado com o calor do verão, ter as chinchilas de preferência num lugar fresco e não as deixar exercitar nem soltar em horas de calor.
As minhas chinchilas são habituadas a vir ter comigo quando a porta da gaiola se abre, são pegadas todos os dias, de maneira que não tem medo de ser agarradas e mal me ouvem vem logo a correr para a porta =) é muito gratificante quando se consegue ganhar a confiança destes animaizinhos. Com tempo e dedicação qualquer chinchila deixa que lhe dêm festas e que peguem nela sem o menor stress ou medo. Quando são soltas vem saltar para cima de mim e adoram explorar as minhas roupas hehe. Desde cedo tem de aprender que a mão e os dedos não são comida nem podem ser mordidos, algumas chinchilas tem mais tendência a dar umas dentadinhas (não por mal mas mais por curiosidade) que podem ser algo desagradáveis, de modo que devem ser habituadas a não o fazer desde bebés para depois quando adultos não magoarem os futuros donos.
Agora chega de paleio e aqui vão as fotitas dos meus mais que tudo!
As brancas:
Chila- branco mosaico de ébano

Chanel- Branco rosa- dos açores

Prada- white ebony- branca portadora de ébano- da Holanda

Vanille- mosaico de tan- de França

Godiva- mosaico de beje- dos Açores

Os pretos XD
Nero- Tov ebony- preto veludo portador de ébano

Ébanos Homozigóticos
Qamiri

Lucy- Dos açores

Chinchila whisperer =p

Armani- Da Holanda

Quiara- dos Açores

Dior- da Holanda

Vioetas- dos Açores

Ninhadas
alguns meninos que nasceram cá em casa =)
Tem de se ter o cuidado de evitar mais de duas ninhadas por ano por fêmea e quando ficam prenhes devem ser separadas dos machos para evitar ninhadas seguidas que as desgastam e diminuem a esperança de vida. Durante a gestação e amamentação as mães ficam em maternidades que tem grades mais estreitas para os bebes não fugirem. Recebem suplementos de cálcio e vitaminas assim como alfafa todos os dias.
As crias deve ser pesadas todos os dias até atingiram as 8 semanas ou os 200gr, momento em que devem ser separados da mãe para o desmame. Crias que ficam demasiado tempo com a mãe deixam de mamar muito mais tarde o que também desgasta a fêmea sem necessidade.
Fotos:

Gaiolas
Exemplos de gaiolas de chinchillas. O ideal é terem uma gaiola alta para poderem saltar e exercitar

Maternidades: onde as fêmeas prenhes são colocadas durante o tempo de gestação e lactação.

Momentos engraçados:

Chilling like a chinchilla! =D

aproveitem e dêm uma vista ao meu site!