Documentos para porquinhos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Porquito800
Registado: sábado jun 18, 2011 9:40 am

sábado jun 18, 2011 8:18 pm

Boas é necessário ter liçensa para vender porquinhos? Digo isto porque já vendi e só gostava de ter a certeza.
CatarinaLuz
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

sábado jun 18, 2011 8:44 pm

Pois... :roll: Seria melhor ter um certificado oficial de criador. Os criadores sem certificado (inscritos no capi) são menos crediveis!!!
cdoroedor
Membro Veterano
Registado: segunda jul 19, 2010 7:36 pm

sábado jun 18, 2011 11:30 pm

porquinho800 nao abra um topico para cada questao,aproveite um topico e tire la as suas duvidas, visto que teem todas a ver com porquinhos. :wink:
como lhe disse no outro topico associe-se ao capi e ai sim sera um criador e pode criar com beleza,caracteristicas da raça etc etc. :wink:
Boa sorte.
castelodealfaia
Registado: domingo out 20, 2002 2:25 am

domingo jun 19, 2011 11:33 am

Olá Porquito800!

Não! Não existe nenhum tipo de licença emitida por Clube/Associação oficial no que respeita a venda particular de porquinhos-da-India.

Cara Catarina!!
Pois... Seria melhor ter um certificado oficial de criador. Os criadores sem certificado (inscritos no capi) são menos crediveis!!!
Fiquei extremamente curioso em saber onde esta essa entidade que emite certificações oficiais de criadores!! Poderia dizer-me onde a posso conseguir??
Segundo sei o unico Clube/Associação devidamente registado e legalizado existente em Portugal é o CAPI. Ora se nem o CAPI faz certificações de criadores gostaria imenso de saber quem mais teria legitimidade para o fazer??
Gostaria tambem de saber em que baseia a sua afirmação na qual os criadores do CAPI são menos crediveis?? E já agora são menos crediveis quando comparados com que criadores???

Melhores cumprimentos
Miguel Castelo
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

domingo jun 19, 2011 12:02 pm

Porquito800 Escreveu:Boas é necessário ter liçensa para vender porquinhos? Digo isto porque já vendi e só gostava de ter a certeza.
Tecnicamente deveria ter actividade aberta nas finanças e declarar o volume de vendas no final do ano, mas isto era para ser criador como "estilo de vida" e não criador como "nasceu-me uma ninhada vou vender".
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jun 19, 2011 1:33 pm

Gostaria tambem de saber em que baseia a sua afirmação na qual os criadores do CAPI são menos crediveis?? E já agora são menos crediveis quando comparados com que criadores???
Releia o post, porque o que foi dito foi precisamente o contrário...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

castelodealfaia

domingo jun 19, 2011 2:56 pm

Peço desculpa DinoDane mas reli a mensagem e não vejo onde há intenção de dizer o contrário do que assumi.

Se me disser que a intenção não era essa e que foi uma questão de erro de escrita ainda posso aceitar.

Miguel
dinodane
Membro Veterano

domingo jun 19, 2011 3:35 pm

CatarinaLuz Escreveu:Pois... :roll: Seria melhor ter um certificado oficial de criador. Os criadores sem certificado (inscritos no capi) são menos crediveis!!!
O que eu interpreto deste post algo confuso é que os criadores não inscritos no CAPI são MENOS credíveis.
O que não é correcto é a conversa de que o Clube passa certificados "oficiais" de criadores... seja lá isso o que for. O que o Clube faz é um registo das criações dos sócios, uma espécie de livro de origens.

MathHopkins
Membro Veterano
Registado: segunda jun 06, 2011 4:50 pm

domingo jun 19, 2011 3:36 pm

Pure Escreveu:[não criador como "nasceu-me uma ninhada vou vender".
isso é lixo
Nisi pythonissam Arca
castelodealfaia

domingo jun 19, 2011 3:59 pm

Quero acreditar que a intenção original não tem a ver com o resultado final escrito.No entanto para mim na mensagem ao escrever entre parentisis "inscritos no CAPI" esta a enfatizar que são os criadores inscritos no capi que não são crediveis.Mas mais uma vez afirmo, e quero acreditar, penso tratar-se de uma gralha!!

Exactamente!!O Clube limita-se a registar numa base de dados as ninhadas declaradas e atribui-lhes um nº de registo.Não é possivel certificar ninhadas que não foram inspeccionadas e cuja unica informação que possui é a fornecida pelo criador.Os dados constantes nos pedigrees entregues aos compradores/novos proprietarios é unica e exclusivamente da rsponsabilidade do criador.

Creio que muita gente confunde o facto de um porquinho ter pedigree com uma especia de certificação passada pelo Clube ao criador.
dinodane
Membro Veterano

domingo jun 19, 2011 4:10 pm

O mesmo se passa com cães e gatos, deixe estar... por muito que se explique que um pedigree é apenas um assento genealógico muita gente pensa que é um atestado tanto à qualidade do animal enquanto exemplar como da ética / competência do criador.

É EVIDENTE que um criador que se associa a um clube e supostamente acata as suas boas práticas de criação é sempre mais fiável do que qualquer outro, e isto vale tanto para a CAPI como para um clube de uma raça canina qualquer.

castelodealfaia

domingo jun 19, 2011 4:19 pm

Subscrevo e assino por baixo ;-)
CatarinaLuz
Membro Veterano
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

domingo jun 19, 2011 11:36 pm

castelodealfaia Escreveu:Olá Porquito800!

Não! Não existe nenhum tipo de licença emitida por Clube/Associação oficial no que respeita a venda particular de porquinhos-da-India.

Cara Catarina!!
Pois... Seria melhor ter um certificado oficial de criador. Os criadores sem certificado (inscritos no capi) são menos crediveis!!!
Fiquei extremamente curioso em saber onde esta essa entidade que emite certificações oficiais de criadores!! Poderia dizer-me onde a posso conseguir??
Segundo sei o unico Clube/Associação devidamente registado e legalizado existente em Portugal é o CAPI. Ora se nem o CAPI faz certificações de criadores gostaria imenso de saber quem mais teria legitimidade para o fazer??

Melhores cumprimentos
Miguel Castelo

Ui, está nervoso? :P Tenha calma forista, eu estava a colocar uma hipotese. Eu não sei se o CAPI emite certificações. Mas o que eu quiz dizer com a minha afirmação foi que se estiverem inscritos talvez sejam mais crediveis. Será assim tão dificil de perceber para um forista tão dotado e inteligente?!

Peço perdão simpático e curioso forista se me expressei mal, e não consegui atingir os seus niveis de compreenção.

Queria ajudar o a ficar um melhor criador.

Espero que desta vez todos tenham percebido. E va la meus senhores e senhoras, não fiquem logo tão nervosos e pasmados, e tão admirados e ofendidos. As pessoas podem dar hipoteses erradas as vezes não?! Já que não sou conhecedora do CAPI. Estava a supor, não se sintam ofendidos, amigos. :lol:

Boa Noite a todos.
castelodealfaia

segunda jun 20, 2011 9:22 am

Bom dia Catarina!!
Ui, está nervoso?
Nem por isso! Não estava no dia em que comentei a sua mensagem nem tão pouco agora que estou tranquilamente sentado a tomar um cafézito e a responder-lhe :-)
Tenha calma forista, eu estava a colocar uma hipotese. Eu não sei se o CAPI emite certificações. Mas o que eu quiz dizer com a minha afirmação foi que se estiverem inscritos talvez sejam mais crediveis. Será assim tão dificil de perceber para um forista tão dotado e inteligente?!
Muito calmo até!!! Pois Catarina de facto é dificil para este forista "dotado e inteligente"( ja nos conhecemos??) perceber porque diz que estava a colocar uma hipotese e depois diz que afinal era uma afirmação.Em que ficamos então??
Peço perdão simpático e curioso forista se me expressei mal, e não consegui atingir os seus niveis de compreenção.
Pode deixar de lado o sarcasmo porque em parte nenhuma da minha mensagem fui desagradavel consigo e se lêr as mensagens posteriores verá que por mais que uma vez disse achar tratar-se de um problema de escrita.
Espero que desta vez todos tenham percebido. E va la meus senhores e senhoras, não fiquem logo tão nervosos e pasmados, e tão admirados e ofendidos. As pessoas podem dar hipoteses erradas as vezes não?! Já que não sou conhecedora do CAPI. Estava a supor, não se sintam ofendidos, amigos.

Mais uma vez lhe digo que não se trata de estar nem nervoso, nem pasmado, nem admirado e nem tão pouco ofendido.É simples!Se o que escreveu esta errado,como já assumiu,como queria então que o interpretasse??Se estava errado estava errado e foi baseado nesse erro que respondi.Por isso não precisa de ser condescendente!
Queria ajudar o a ficar um melhor criador.
E só lhe fica bem :-)!!!

Miguel
CatarinaLuz
Membro Veterano

segunda jun 20, 2011 10:11 am

Sabe Miguel, quando colocamos uma hipótese não está sob a forma de uma afirmação?! :) A questão é a seguinte: quando alguém mete num tópico a sua opinião, da uma ajuda (mesmo que esteja errada) ou dá uma hipótese, espera apenas que os outros a possam corrigir da melhor maneira. E não que venham para aqui, com sete pedras na mão, fazer interrogação, do género : como é que isto é possivel? como é que a forista diz isto? o capi nem faz essas coisas...

Entende? Esperava algo mais sereno, algo que não parecesse tão que estão tão indignados e ofendidos parece, com as minha hipóteses/afirmações.

É certo estou errada, agora já sei que apenas se pode estar inscrito no CAPI, e que o CAPI não dá certificações a ninguém :) estou mais aliviada :lol:

Se ler a sua primeira resposta perceberá tudo o que eu disse. Fez parecer que estava muito escandalizado com o que eu estava a dizer, Miguel. E a minha anterior resposta estava carregada de ironia precisamente porque "ridendo castigat mores", para ver se as pessoas começam a responder mais bem educadamente ás respostas erradas dos outros. (a quem servir a carapuça) :)

Esclarecidos? :)
Responder

Voltar para “Exóticos”