O meu testemunho

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Tinoco
Membro Júnior
Mensagens: 33
Registado: segunda mai 06, 2002 11:07 am

sábado out 11, 2003 4:40 pm

Venho com este tópico dar a conhecer o que aconteceu com o meu esquilo, Teco, para que todos fiquem informados.

Dia 20 de Setembro, sábado, achei que ele estava muito chochinho, dei-lhe pinhões, ele pegou num e comeu metade, dei-lhe duas avelãs e duas amêndoas e ele não pegou em nada, achei estranho porque ele adorava amêndoas e principalmente avelãs. Fui pô-lo à janela e ele não ligou, voltei a achar estranho porque ele adorava estar a ver a rua.

Dia 21 de Setembro, domingo, fui para um baptizado todo o dia, saí de manhã e só regressei à noite. Quando cheguei as amêndoas e avelãs continuavam no mesmo sítio. Telefonei para as urgências veterinárias e a veterinária fez-me uma série de perguntas, se ele tinha apanhado corrente de ar, se tinha algum corrimento no nariz ou na boca, etc. Mandou-me dar-lhe comida de bébés em boião (frutos e cereais) com uma seringa e tentar mantê-lo quente e no outro dia para me dirigir ao veterinário que provavelmente teria que levar antibiótico. Fui comprar a papa à farmácia e fui tentado dar-lhe, não com muito sucesso, porque ele não queria e refilava comigo.

Dia 22 de Setembro, segunda, de manhã tentei de novo dar a papa sem grande sucesso. Fui com ele ao veterinário ao final da tarde quando cheguei do emprego. As veterinárias, pesaram-no, tiraram-lhe a temperatura, auscultaram-lhe e tiraram-lhe uma radiografia. Resultado não lhe conseguiram ver grande coisa na barriga porque ele tinha a barriga inchada, falaram na possibilidade de ser gordura, afinal estava na altura de ele armazenar gordura para enfrentar o inverno. Deram-lhe uma injecção de antibiótico, disseram para lhe continuar a dar a papa, receitaram-lhe um antibiótico e um outro medicamento para os gases. Falaram também na possibilidade de ele ter engolido uma pedra do fundo da gaiola e recomendaram que trocasse as pedras por umas que se desfazem com as necessidades. Disseram-me para nesse momento retirar da alimentação dele os frutos secos, deixando só a mistura de comida habitual. Vim para casa pô-lo e depois fui à farmácia comprar os medicamentos e ao supermercado comprar as tais pedras que se desfazem. Pediram-me para ir dando noticias sobre ele. Voltei de noite a tentar dar a papa, sem grande sucesso.

Dia 23 de Setembro, terça, de manhã tentei-lhe dar a papa, na mesma sem sucesso, dei-lhe os medicamentos e fui trabalhar. Dei noticias à hora de almoço à veterinária e disse-lhe que ele não comia grande coisa. Quando cheguei a casa voltei a tentar dar-lhe de comer e dei os medicamentos, a veterinária ligou-me a perguntar como ele estava. Durante essa noite (de terça para quarta) tentei por várias vezes dar-lhe de comer, sempre sem grande sucesso.

Dia 24 de Setembro, quarta, de manhã tentei mais uma vez dar-lhe de comer e dei-lhe os medicamentos e fui trabalhar. Quando cheguei do trabalho peguei nele e levei-o de novo à veterinária. Eu não conseguia que ele comesse nada de jeito, porque tentava sempre fugir da minha mão e não sei até que ponto estava realmente a ingerir os medicamentos, não via reacção dele e continuava a achá-lo chocho. Na veterinária tiraram-lhe a temperatura e viram que ele estava com a temperatura baixa. Quiseram que ele lá passa-se a noite para no outro dia ser observado por outra veterinária e ficou.

Dia 25 de Setembro, quinta, passei o dia com os nervos em franja para saber noticias dele, liguei à hora de almoço, mas a veterinária ainda não o tinha visto. Voltei a ligar ao final da tarde, tinham-lhe tirado outra radiografia, mas entretanto a veterinária tinha saído numa urgência e ainda não tinha dado um veredicto. Telefonaram-me quando estava quase a chegar a casa. Resultado, a segunda radiografia já era mais nitida porque lhe tinha desaparecido o inchaço da barriga, viram que os intestinos estavam até um certo ponto com fezes, mas desse ponto para baixo não tinha fezes nenhumas. Disseram que estaria alguma coisa a obstruir o intestino, podia ser a tal pedrinha que tinham falado, podia ser pêlos, de ele se lavar ou podia ser do cobertor dele, que ele metia na boca para fazer a cama como queria, solução: tinha que ser operado! Perguntei se podia ir até lá e disseram-me que sim, cheguei a casa e fui de imediato até lá. Estive com ele bastante tempo e sempre a conversar com as veterinárias. Podia traze-lo para casa ou deixa-lo lá para ser operado no outro dia de manhã. Como não tinha hipotese de o ir levar de manhã, optei por deixá-lo lá passar a noite. Este dia já não comeu nada, só levou injecções de soro. As hipoteses de ele sobreviver/morrer eram de 50%/50%, podia não acordar da anestisia, era a unica hipotese.

Dia 26 de Setembro, sexta, mais um dia com os nervos em franja, liguei à hora de almoço e ainda não tinha sido operado, a veterinária estava sozinha e tinha muitas consultas. À tarde por volta das 17h30 ligou-me, interrompeu a operação para me telefonar. Resultado: o Teco tinha um rasgo no intestino! :( Ainda não tinham localizado o rasgo, mas tinha algumas fezes fora deste. A veterinária perguntou-me se queria que continuasse a operação ou que lhe prolongasse a anestesia. Perguntei-lhe a opinião dela, ela respondeu que lhe prolongava a anestesia. Mas não fui capaz! Pedi para que fizesse tudo o que pudesse para sálva-lo. Depois de já estar em casa, voltaram-me a ligar, as noticias não podia ser piores, o Teco não acordou da anestesia. :cry: Limparam-lhe o intestino que estava bastante cheio de fezes, coseram-lhe o intestino e coseram-o, mas ele não acordou da anestesia. :cry: Além do problema no intestino o Teco tinha o figado com um cor não muito saudavel, talvez gordura a mais, talvez hepatite.

O Teco esteve quase 6 anos em minha casa, quando para cá veio já tinha o tamanho adulto, ou seja nunca cresceu, não sei ao certo que idade tinha e segundo a veterinária e média de vida dos machos é de 8 anos e fêmeas é de 12 anos.

As causas ao certo não as sei, a veterinária disse que os frutos secos são muito gordos e a verdade é que ele gostava muito de frutos secos e comia muitos, mas ela disse que no habitat normal deles eles estão habituados a isso, falei-lhe de uma madeiras que lhe comprei numa loja de animais, próprias para ele roer e que não largam farpas, mas ela continuou a dizer que no habitat normal deles eles estão habituados a isso. Pode até ter sido um tumor, qualquer coisa. Tal como as pessoas os animais com o avançar da idade tem problemas de saude.

Só quero com isto dar a conhecer o que pode acontecer aos nossos animais.

Nunca pensei que ele acabasse assim. Nunca teve doenças, nunca me deu preocupações, quando adoeceu a primeira vez, foi para morrer. Fiquei a saber pela vererinária que eles tem que ser desparasitados, coisa que nunca soube. Hoje em dia já vai havendo mais informação, mas há seis anos atrás quando mo ofereceram não havia informação, nem sequer havia mistura para eles, tinha que lhe dar mistura de coelho ou de hamster.

Aprendi muito com ele e com o que foi aparecendo entretanto na internet.

Espero que o meu testemunho possa ajudar alguém conhecer melhor os nossos animais.

Tinoco
Barbie
Membro Veterano
Mensagens: 289
Registado: sábado mar 23, 2002 11:53 pm
Localização: Joana, NIna,Ricky,Paixão
,Luigi;Ramella;Pi,Pedro Lua,Mia,Igor,Ines,
Caldo,Canja,Saruxska,
Andreia

sábado out 11, 2003 5:17 pm

Lamento muito .... :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
<p>Me myself and my pets</p>
Misswhite
Membro Veterano
Mensagens: 258
Registado: sexta jul 18, 2003 9:15 pm
Localização: Gato Sisson e 2 periquitos

sábado out 11, 2003 5:40 pm

Sinto muito... :(
Tb sei o que é perder um animal querido... :( :cry:
minidiogo
Membro Veterano
Mensagens: 2666
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

sábado out 11, 2003 7:26 pm

Tenho muita pena... :cry: :cry: :cry: :cry:

MAs agora tens de esquecer o que aconteceu e recordares os momentos bons que passaste com ele;)

Mais uma vez sinto muito.

FORÇA.
Moya
Membro Veterano
Mensagens: 1426
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Localização: Muitos :)
Contacto:

sábado out 11, 2003 8:40 pm

Olá Tinoco:
Lamento muito por teres perdido o teu esquilo, é muito triste quando estas coisas acontecem... Os roedores são tão resistentes e depois quando adoecem é tudo tão rápido. :cry:
Acima de tudo, é de louvor o teu esforço e o empenho da veterinária... Sinceramente, não conheço muitos veterinários que se "cheguem à frente" para este tipo de situações... E as anestesias são tão complicadas com animais pequenos. :(
A semana passada, também perdi um porquinho com uma pneumonia... Foi tudo tão rápido também... Levou antibióticos, vitaminas e cortizona mas mesmo assim não houve nada a fazer...:cry:
Acho que nos resta o consolo de que tentamos proporcionar-lhes a melhor vida possível e que fizemos tudo para eles serem felizes e saudáveis.
Um abraço,
Moya
scar_raf
Membro Veterano
Mensagens: 551
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Localização: 7 cães, 4 gatos...
Contacto:

domingo out 12, 2003 9:36 pm

querido tinoco,
lamento muito...
tem q tentar pensar q todos os esforços foram feitos, e q o seu teco viveu feliz enquanto esteve consigo... eh mt dificil perder assim um amigo, por isso,

MUITA FORÇA!
minidiogo
Membro Veterano
Mensagens: 2666
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

domingo out 12, 2003 9:57 pm

Olá a todos!

O animal pode ser pequeno mas deixa um grande amor no fundo do nosso coraçao para toda a vida.

É nisto que ás vezes eu páro e penso um pouco do que será da minha vida quando perder os animais que tenho hoje. :?

Tinoco- ja te dei força no outro post mas mais uma vez te dou muito mais força não sei bem como é perder um animal mas sei que deve ser muito doloroso.

Adeus
mini
Tinoco
Membro Júnior
Mensagens: 33
Registado: segunda mai 06, 2002 11:07 am

domingo out 12, 2003 11:47 pm

Agradeço a todos as vossas palavras!

Minidiogo recordarei para sempre os bons momentos que passei com ele, que foram bastantes! Até as dentadas (a útlima deu-ma na véspera de morrer) as lembrarei, hei-de lembrar sempre tudo! Todos os animais por mais pequenos que sejam, tocam sempre no nosso coração quando estas situações acontecem. Custa sempre.

Moya acredito que fiz o que podia e as veterinárias também, mas tenho muita pena que não tenha sido o suficiente! Com periquitos fiquei com má impressão dos veterinários, tive uma periquita que acabou por morrer depois de ir a 3 veterinários (por um coisa muito simples) e aí aprendi que os veterinários só percebiam de cães e de gatos. Mas com o Teco foi diferente, foi bem tratado e toda a preocupação delas, de me pedirem para ligar e de me ligarem, mostraram muito. Lamento a morte do teu porquinho. :cry: Força!

scar_raf será mais... querida.... ;) acho sinceramente que ele foi feliz enquanto viveu, porque sempre lhe tentei proporcionar tudo de bom e dar-lhe tudo o que sabia que ele gostava e que lhe fazia bem.

Mais uma vez obrigado a todos!

Tinoco
Felisberta
Membro
Mensagens: 156
Registado: quinta jul 31, 2003 4:36 pm
Contacto:

segunda out 13, 2003 12:52 pm

Era só para dizer que sinto muito, desde pequena que felizmente já não sei o que é perder uma animal de estimação mas penso muitas vezes nisso. E quando o Alfredo(cão da pradaria) partio os dentes quase que ia tendo um ataque de coração mas felizmente ficou tudo bem.

Beijinhos,
Pat.
Responder

Voltar para “Exóticos”