Coelho anão

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Caroolina
Registado: terça jul 21, 2009 5:14 pm

domingo ago 07, 2011 1:02 am

Ha uns tempos ofereceram me um coelho anão.
Queria levá-lo ao veterinário mas não faço muito ideia dos preços nem o que em geral um coelho anão precisa em termos de vacinação. Alguem sabe?

Outra coisa, tenho alimentado o meu coelho com a ração propria e o feno, e vegetais pouco dou. Que quantida de ração devo dar? e de vegetais? Normalmente dou 2 colheres "de sopa" de ração. Feno deixo sempre à disposição e vegetais dou de 2 em 2 dias, pouca quantidade. Mas não sei se estou a fazer a coisa certa. É uma alimentacao correcta?
pedrost9
Membro Júnior
Registado: quinta jul 14, 2011 8:24 pm

domingo ago 07, 2011 12:10 pm

Qual é a ração que dá ao seu coelho?
Caroolina
Registado: terça jul 21, 2009 5:14 pm

domingo ago 07, 2011 8:15 pm

Nocas84
Membro Júnior
Registado: sábado jan 02, 2010 7:40 pm
Localização: Tumba (coelho), Fritz (coelho), Dadão, Pimpas, Goofy - RIP (degus), Deda (hamster), Bores (cão) e pe

quinta ago 11, 2011 9:12 am

Os coelhos precisam de ser vacinados contra duas doenças (a hemorrágica viral e mixomatose).
A vacina contra a doença hemorrágica, é feita anualmente , sendo que a da mixomatose, é semestral (6 em 6 meses).
Os preços, dependem da clínica, mas devem rondar os 10€ por vacina vacina. Além das vacinas, necessitam também da desparasitação interna e externa, de um check up, por exemplo, quando os levar à vacinação (fora o check up que o dono fará semanalmente em casa, tentando ver qualquer tipo de alteração no animal) e corte de unhas. Deverá ter especial atenção ao crescimento dos dentes (nos coelhos estão sempre a crescer e se se juntar o factor genético, poderá ter um coelho com crescimento excessivo dos dentes, sendo necessário cortá-los. Muitas vezes, o feno e os brinquedos em madeira não chegam para evitar tal coisa. Os dentes da frente, são mais fáceis de controlar, no entanto, os de trás, molares, são muitíssimo mais complicados, ainda mais se fôr um coelho que não goste muito que lhe toquem. Há sintomas (poderá pesquisar pelo fórum), por vezes só detectados tardiamente, que demonstram a maloclusão dentária.

De qualquer forma, acho que quem gosta de ter um animal, neste caso, um coelho bem tratado, "mimado" e , sobretudo saudável, , não se preocupa com os gastos em clínicas, alimentção, brinquedos, higiene,...

Quanto à alimentação, o feno deverá estar SEMPRE à disposição. No que respeita à ração, se o coleho fôr júnior (até, aproximadamente os 6 meses), deverá comer ração júnior. Não consigo ver a imagem que colocou da ração que lhe está a dar, mas aconselho a Verselle Laga ou a Quicko (esta última, talvez mais difícil de achar). No caso de júniores, poderá dar alafa, contudo, tal alimento não poderá ser dado em adulto ou muitíssimo raramente, pois poderá provocar problemas renais. A quantidade e as vezes que dá ração, depende do tamanho do coelho. Eu, por exemplo, dou 2 colheritas de manhã (por volta das 8h)e 2 às 20h aos meus. Depois, por volta das 23h, dou-lhe os legumes. É necessário estipular horários certos para as refeições.

No que respeita aos legumes, podem ser dados todos os dias (ou, conforme algumas opniões, falhar um dia), todavia, o importante nos legumes é haver muita diversidade (dentro dos legumes que eles podem comer). Se pesquisar , encontra a listagem dos alimentos que eles podem e não comer e quais o que é preciso ter especial atenção e moderar. É preciso atenção aos alimentos ricos em cálcio, como as couves, pois o excesso de cálcio causa problemas aos coelhos, podendo ser mortal. Há que controlar o aspecto da urina (se bem que ás vezes o excesso de cálcio poderá não se notar, até haver uma desgraça). As frutas, que devem ser dadas apenas, por exemplo, 2/3 vezes por semana devido aos açúcares, não poderão ter casca e caroços. Quer os legumes, quer a fruta, deverão ser muito bem lavados e secos para serem dados. Se tiver hipótese, cultive uma mini hortinha em casa, pois assim sabe que os alimentos estão livres de químicos e pesticidas.

A água deverá também estar sempre a disposição e ser trocada diariamente. Existem os bebedouros com esfera, tipo "biberons" que se colocam na lateral das grades, sendo o mais indicado.

Outra coisa, não estranhe se o vir a comer "cócós" directamente do anûs ou mesmo do chão. Esses "cócós", denominados de cecrotofos e que têm um aspecto de "cacho de uvas" , sendo mais moles que os normais "conguitos", são perfeitamente normais e têm mesmo que ser ingeridos pelo coelho, pois eles não retiram todos os nutrientes, por assim dizer, na primeira digestão, tendo que voltar a comer, para absorção total. Este "comportamento", chama-se coprofagia, sendo comum em roedores e lagomorfos.

Não perguntou, mas quanto à higiene do coelho, nunca use areia de gato, jornais, "bolas de sílica", etc . O melhor é arranjar um wc próprio, normalmente angular, colocar a um canto da gaiola e comprar "os rolitos prensados" de madeira, sendo, para mim, os melhores o da Cat's Best. Não concordo muito com as aparas, principalmente em coelhos peludos, pois agarra-se ao pêlo e a capacidade de absorção não é tão boa. Mas poderá haver aqui opniões divergentes da minha. Terá que ter paciência, pois o coelho poderá demorar a aprender o sítio de fazer as necessidades e, quando solto, poderá fazer por casa...

Se fôr macho, há o risco da marcação de território e a vontade de acasalar com as nossas pernas. A castração é indicada, quer para reprimir estes comportamentos, bem como prevenir contra patologias do sistema reprodutor, podendo dar mais longevidade ao animal. Contudo, caso não opte pela castração, poderá arranjar um peluche para "ser namorada" do coelho. Cada um dos meus coelhos tem "uma namorada bola", como eu lhe chamo. O meu Tumba apoderou-se da bola de passeios do hamster e o Fritz de uma bola de futebol (daquelas mais pequenas). Têm uma loucura com elas.

A gaiola deverá ter, no mínimo, 80/90cm, mas mesmo assim, o coelho deverá passar o maior tempo possível solto, segundo consta, cerca de 2h no mínimo. Quanto mais tempo, melhor. Deverá retirar do alcance do coelho, quando solto, tudo com que ele se possa magoar ou danificar a si (fios eléctricos, livros, etc...), pois ele adoram "conhecer tudo com os dentes".

Se o coelho fôr "peludo", com o calor que se tem feito sentir, poderá dar-lhe "uma aparadela ao pêlo. Nunca deve expôr o coleho a ar-condicionado directo.

Outra coisa, fala em coelho anão, mas atenção que, infelizmente, apesar de nas lojas muitos estarem a ser vendidos como anões, ficam com tamanhos fora desse padrão. De qualquer forma, o "tamanho anão" pode incluir colehos até aos 2kg e pouco (nãoi me recordo bem ao certo agora). Peço-lhe que se isso acontecer, não perca o amor pelo seu pequeno. Já agora, pode pôr uma foto dele?

Peço desculpa pelo longo texto, mas acho que, assim, muito por alto, está o resumo dos cuidados feitos (claro que há muito mais cuidados).
<a href="http://www.oca-forum.com">www.oca-forum.com</a>&nbsp;- f&oacute;rum sobre coelhos
Responder

Voltar para “Exóticos”