Casa para Chinchila
Olá a todos
Finalmente vou ter uma chinchila!
Andei a ver e não encontro, no mercado, casas para chinchilas sem que as peças sejam plásticas. Por isto, estou a pensar construir (com a ajuda do meu avô) uma casa espaçosa para a minha futura chinchila.
Alguém me pode dar ideias para casas giras, espaçosas e seguras?
E onde é melhor comprar o material?
Já vi em alguns foruns e sites de chins as dimensões de gaiolas, mas geralmente são para mais do que uma chinchila e eu vou apenas ter uma.
Que dimensões aconselham?
Pensei, já que vou ter uma chin, vou construir 1º a casa, testar, ver se fica à prova de dentes de chinchila e se é segura para ela (nada de plastico, cartão, materiais toxicos, humidade e corrente de ar).
Também tenho dúvidas sobre o melhor tipode comedouro e bebedouro. Que aconselham?
Obrigada!
Mosterín
Finalmente vou ter uma chinchila!
Andei a ver e não encontro, no mercado, casas para chinchilas sem que as peças sejam plásticas. Por isto, estou a pensar construir (com a ajuda do meu avô) uma casa espaçosa para a minha futura chinchila.
Alguém me pode dar ideias para casas giras, espaçosas e seguras?
E onde é melhor comprar o material?
Já vi em alguns foruns e sites de chins as dimensões de gaiolas, mas geralmente são para mais do que uma chinchila e eu vou apenas ter uma.
Que dimensões aconselham?
Pensei, já que vou ter uma chin, vou construir 1º a casa, testar, ver se fica à prova de dentes de chinchila e se é segura para ela (nada de plastico, cartão, materiais toxicos, humidade e corrente de ar).
Também tenho dúvidas sobre o melhor tipode comedouro e bebedouro. Que aconselham?
Obrigada!
Mosterín
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
Ui tanta pergunta.
Comedouro de inox e bebedouro de esfera.
A casa a que se refere é a gaiola? Se sim, deve ser alta e nada de plásticos. A minha (tenho um chinchila) dá perfeitamente para ele. Tem 3 prateleiras de metal. A única coisa de plástico é o fundo, mas aí eles não roem.
Dentro da gaiola convém construir uma casota de madeira para ela estar mais sossegada. A madeira a usar tem de ser pinho não tratado e nunca deve usar tintas nem vernizes.
Se visitar a minha assinatura encontra exemplo de gaiolas que pode construir (mais trabalhosas) ou comprar uma igual à minha.
Nunca receba uma chinchila com menos de 2 meses e veja se compra a um criador de confiança, se possível. Há muito criadeiro que só vê o lucro e não se preocupa com os animais.

Comedouro de inox e bebedouro de esfera.
A casa a que se refere é a gaiola? Se sim, deve ser alta e nada de plásticos. A minha (tenho um chinchila) dá perfeitamente para ele. Tem 3 prateleiras de metal. A única coisa de plástico é o fundo, mas aí eles não roem.
Dentro da gaiola convém construir uma casota de madeira para ela estar mais sossegada. A madeira a usar tem de ser pinho não tratado e nunca deve usar tintas nem vernizes.
Se visitar a minha assinatura encontra exemplo de gaiolas que pode construir (mais trabalhosas) ou comprar uma igual à minha.
Nunca receba uma chinchila com menos de 2 meses e veja se compra a um criador de confiança, se possível. Há muito criadeiro que só vê o lucro e não se preocupa com os animais.
Pode construir uma casa de madeira rígida. Faça assim: recolha galhos redondos de árvores ( cuidado com as arestas afiadas e os galhos secundários, pois devem ser cortados ) e depois cole todos até apresentar o formato ideal para a casa. No fim pode polir todos os galhos já colados e ver se realmente é segura ( tanto a nível de estabilidade como a nível de arestas e outras coisas que podem magoar a chinchila.
Isto é só uma ideia! É difícil e vai dar trabalho mas não deixa de ser impossível de fazer.
Pode também comprar um ninho para papagaios e adaptar à chinchilas ( aumente a abertura ).
Boa sorte!
Isto é só uma ideia! É difícil e vai dar trabalho mas não deixa de ser impossível de fazer.
Pode também comprar um ninho para papagaios e adaptar à chinchilas ( aumente a abertura ).
Boa sorte!
-
- Membro Veterano
Nem todas as madeiras são aconselháveis para chins. O mais fácil é comprar uma tábua de pinho não tratado num hipermercado e cortar como quiser. Além disso, ainda pode aproveitar as sobras para fazer brinquedos...Nitara Escreveu:Pode construir uma casa de madeira rígida. Faça assim: recolha galhos redondos de árvores ( cuidado com as arestas afiadas e os galhos secundários, pois devem ser cortados ) e depois cole todos até apresentar o formato ideal para a casa. No fim pode polir todos os galhos já colados e ver se realmente é segura ( tanto a nível de estabilidade como a nível de arestas e outras coisas que podem magoar a chinchila.
Boa sorte!
BOA!!chinchilavis Escreveu:Nem todas as madeiras são aconselháveis para chins. O mais fácil é comprar uma tábua de pinho não tratado num hipermercado e cortar como quiser. Além disso, ainda pode aproveitar as sobras para fazer brinquedos...Nitara Escreveu:Pode construir uma casa de madeira rígida. Faça assim: recolha galhos redondos de árvores ( cuidado com as arestas afiadas e os galhos secundários, pois devem ser cortados ) e depois cole todos até apresentar o formato ideal para a casa. No fim pode polir todos os galhos já colados e ver se realmente é segura ( tanto a nível de estabilidade como a nível de arestas e outras coisas que podem magoar a chinchila.
Boa sorte!
Estou a tomar nota de tudo!
Muito obrigada por todas as dicas que me têm dado!!
A minha chinchila não vem de criador.
É já adulta. Uma colega de trabalho da minha mãe comprou a chincila para o filho e entretanto o miudo desinteressou-se agora quer um cão.....
(coitado do cão, quando o miudo se desinteressar dele...)
É já adulta. Uma colega de trabalho da minha mãe comprou a chincila para o filho e entretanto o miudo desinteressou-se agora quer um cão.....

(coitado do cão, quando o miudo se desinteressar dele...)
-
- Membro Veterano
Há gaiolas para chins em lojas online e em superfícies onde vendam artigos de agricultura e jardim. Quanto mais altas, melhor. 

Chinchilavis
Diga-me uma coisa sff, comprando as tábuas de pinho não-tratado eu posso fazer a parte de tras, as laterais, as plataformas e uma ou duas casinhas, mas não sei o que usar para a parte da frente?
Que me sugere?
Tenho lido que rede de arame é segura, mas depois li que as chins ao saltarem podem lá prender as patas e partir a perna ou o braço...
Que me sugere?
Já falei com o meu avô e o pinho é viável e conseguimos fazer algo bomito, mas não encontro ideias para a parte da frente....
Obrigada
Diga-me uma coisa sff, comprando as tábuas de pinho não-tratado eu posso fazer a parte de tras, as laterais, as plataformas e uma ou duas casinhas, mas não sei o que usar para a parte da frente?
Que me sugere?
Tenho lido que rede de arame é segura, mas depois li que as chins ao saltarem podem lá prender as patas e partir a perna ou o braço...
Que me sugere?
Já falei com o meu avô e o pinho é viável e conseguimos fazer algo bomito, mas não encontro ideias para a parte da frente....
Obrigada
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina
dê uma vista de olhos aqui: http://www.google.pt/search?q=chinchill ... 18&bih=594
os alemães tem muito o hábito de construi as proprias gaiolas, secalhar ajuda a ter algumas ideias!! boa sorte =)
os alemães tem muito o hábito de construi as proprias gaiolas, secalhar ajuda a ter algumas ideias!! boa sorte =)
<strong>Chinchilas da Linha</strong>- criação particular de chinchilas, visite o meu site: https://sites.google.com/site/chinchiladalinha/
adicionem-me no facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php? ... 1841910305
adicionem-me no facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php? ... 1841910305
Eu construí uma com o meu pai para o furões em rede galvanizada e com uma estrutura em ferro, tem 2m x 1m x 1m.
Ao todo custou-me cerca de 40/50 euros para aí, comprei rede no armazéns reis e ferro num sucateiro.
Por isso se tens jeito e vontade para construir destas coisas aconselho, é relativamente económico e bom, pelo menos paraos meus furões.
Penso que deve dar para chins também, os meus furões vivem lá à um ano e nunca se aleijaram...
Ao todo custou-me cerca de 40/50 euros para aí, comprei rede no armazéns reis e ferro num sucateiro.
Por isso se tens jeito e vontade para construir destas coisas aconselho, é relativamente económico e bom, pelo menos paraos meus furões.
Penso que deve dar para chins também, os meus furões vivem lá à um ano e nunca se aleijaram...
-
- Membro Veterano
Sinceramente, o mais seguro é comprar uma gaiola, pelo menos por enquanto. Pode fazer uma gaiola mas há diversos aspectos a ter em conta, não só a nível de segurança mas de higiene. Por exemplo, as prateleiras não devem ser em madeira (sempre em pinho não tratado) pois absorvem o chichi. Por 30/40€ consegue comprar uma boa gaiola para uma chinchila. Se quiser mando-lhe por mp a loja online onde comprei a minha e indico onde pode encontrar dessas gaiolas. Para fazer uma gaiola tem de pensar muito bem nos materiais a usar e em questões de segurança...
O meu chinchila fugiu da gaiola a primeira vez que o coloquei lá. Motivo: duas grades estavam mal soldadas.
O meu chinchila fugiu da gaiola a primeira vez que o coloquei lá. Motivo: duas grades estavam mal soldadas.

Gaiolas fantásticas!!!!!!golyas Escreveu:dê uma vista de olhos aqui: http://www.google.pt/search?q=chinchill ... 18&bih=594

Chinchilavischinchilavis Escreveu:Sinceramente, o mais seguro é comprar uma gaiola, pelo menos por enquanto. Pode fazer uma gaiola mas há diversos aspectos a ter em conta, não só a nível de segurança mas de higiene. Por exemplo, as prateleiras não devem ser em madeira (sempre em pinho não tratado) pois absorvem o chichi. Por 30/40€ consegue comprar uma boa gaiola para uma chinchila. Se quiser mando-lhe por mp a loja online onde comprei a minha e indico onde pode encontrar dessas gaiolas. Para fazer uma gaiola tem de pensar muito bem nos materiais a usar e em questões de segurança...
Penso que, para começar, vou comprar uma gaiola e depois vejo as necessidades da chin e vou aperfeiçoando devagarinho uma gaiola para ela.
Se puder, agradeço muito mp com o local para adquirir as gaiolas.
Entretanto se tiverem mais conselhos importantes, agradeço imenso!!
-
- Membro Veterano
Amanhã à noite (hoje, 2ª feira) envio-lhe mp com essas informações.