preocupada

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
annis
Membro
Registado: segunda ago 15, 2011 1:55 pm

segunda ago 15, 2011 7:37 pm

Muito boa tarde

tenho um hamster doente,anda a perder pelo,começou a perder debaixo do pescoço,agora ja vai nas patinhas e barrigas e agora coça se muito... fui ao vet da minha zona esta semana,diz ser alergia as aparas de madeira clara,porque liberta muito pó...disse me tambem para nao por no ninho tiras de papel higienico,porque ele pode comer isso e originar bolinhas no estomago.È a primeira vez que tenho um hamster,ainda nem um ano tem e tou muito preocupada com ele... e tou com umas duvidas...

no ninho comprei feno pa ele fazer o ninho,será que faz mal?

para o fundo da gaiola comprei ontem tipo rolinhos de madeira prensada,mas quando pus na gaiola tudo muito bem , mas ao 2 dia ele nao parava de se coçar insistentemente. entao tirei o litter e forrei o fundo com feno enqunanto hoje fui a outra loja de animais comprar sementes de milho presendado que eu penso que seja o corn cobs para ver se ele fica melhor... comprei tambem um suplemento vitaminico,gotas para por na agua.

gostava que alguem mais experiente que eu me desse algumas luzes,pois tou meio perdida e nao sei mais o que fazer para que ele fike bem
pacoo
Membro Veterano
Registado: quarta out 14, 2009 5:00 pm

segunda ago 15, 2011 7:43 pm

annis Escreveu:Muito boa tarde

tenho um hamster doente,anda a perder pelo,começou a perder debaixo do pescoço,agora ja vai nas patinhas e barrigas e agora coça se muito... fui ao vet da minha zona esta semana,diz ser alergia as aparas de madeira clara,porque liberta muito pó...disse me tambem para nao por no ninho tiras de papel higienico,porque ele pode comer isso e originar bolinhas no estomago.È a primeira vez que tenho um hamster,ainda nem um ano tem e tou muito preocupada com ele... e tou com umas duvidas...

para o fundo da gaiola comprei ontem tipo rolinhos de madeira prensada,mas quando pus na gaiola tudo muito bem , mas ao 2 dia ele nao parava de se coçar insistentemente. entao tirei o litter e forrei o fundo com feno enqunanto hoje fui a outra loja de animais comprar sementes de milho presendado que eu penso que seja o corn cobs para ver se ele fica melhor... comprei tambem um suplemento vitaminico,gotas para por na agua.

gostava que alguem mais experiente que eu me desse algumas luzes,pois tou meio perdida e nao sei mais o que fazer para que ele fike bem
o feno não faz mal, aliás é o indicado e consulte outro vet para uma segunda opinião... :)
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

segunda ago 15, 2011 8:08 pm

annis Escreveu:Muito boa tarde

Eu aconselho a ir a outro veterinário.

Se for de Lisboa posso aconselhar-lhe o veterinário da minha porquinha da Índia que me parece bastante competente.

Boa sorte!
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

terça ago 16, 2011 1:09 am

O veterinário que a atendeu é mesmo de exóticos?

O papel higiénico não faz mal nenhum, o feno também é um bom ninho, só não coloque algodão!

Quanto à queda de pelo e ao prurido sugiro que faça uma desparasitação externa. Se não tiver parasitas, pelo menos previne. Apesar de ser raro, os hamsters também as podem apanhar, e uma desparasitação regular não faz mal nenhum. Tem é de ser desparasitante próprio.
Poderá ser alguma reacção alérgica também, mas só se saberá a quê se se fizer exames, coisa que num hamster e no país em que estamos é bastante complicado por falta de meios e técnicas.

Corn cobs é para mim o "menos bom" dos substratos. Não absorve a urina convenientemente e tem um formato e uma textura pouco confortável.
Se as aparas e os rolinhos prensados forem de pinho e ele fizer apenas reacção quando esses materiais estiverem presentes então aconselho a comprar sem ser de pinho. Quem diz pinho diz outra matéria qualquer.

Se mesmo assim ele continuar a coçar-se eu tenho uma sugestão: Compre um desses tapetes baratos e recorte vários do tamanho da base da gaiola. Coloque várias folhas de papel de cozinha na base e de seguida o tal mini-tapete. Mude o tapete de 3 em 3 dias, lavando os que se vão sujando. É a única solução que encontro para hamsters com problemas alérgicos e sem análises, a única forma de descobrir se é ou não alérgico as aparas e aos rolinhos.

De qualquer forma, desparasite o hamster e desde já reveja se a alimentação e a ração que esta a dar é adequada. Problemas de pele podem ter origem na alimentação. Nesta fase em que ele está com perda de pêlo suplementar a alimentação com peixinho (salmão ou atum de preferência) não é má ideia :wink:
As vitaminas sempre vão ajudando, mas funcionam mais como manutenção, e não tratamento. Se forem os minerais da "Sera", pode "abusar" um bocadinho na dosagem, ou seja, meia dúzia de gotas a mais, não tem problema nenhum.

Espero não ter sido confusa.

Boa sorte
annis
Membro

terça ago 16, 2011 9:53 am

bem fui a um vet normal, e ja agora catapetlover podias me dizer qual o vet aonde vais? é preciso marcar consulta ? e quanto fica a consulta mais ou menos?é so pa saber

ele hj tem se coçado menos, vamos ver

o vet deu lhe uma injeçao e poes uma gota de um medicamento de gato entre as orelhas ,nem sei o que era.
CataPetLover
Membro Veterano

terça ago 16, 2011 6:02 pm

annis Escreveu:bem fui a um vet normal, e ja agora catapetlover podias me dizer qual o vet aonde vais? é preciso marcar consulta ? e quanto fica a consulta mais ou menos?é so pa saber

ele hj tem se coçado menos, vamos ver

o vet deu lhe uma injeçao e poes uma gota de um medicamento de gato entre as orelhas ,nem sei o que era.

Eu vou à VetOlaias por ser mesmo perto da minha casa e até gostei bastante da maneira como trataram a minha Spoty.

Acho que não se tem que marcar consulta, mas é melhor ligar com antecedência para saber se não está muito cheio...

O preço é entre os 10 e os 30 €.

Boa sorte!

http://www.vetolaias.com/
Catarina Lopes

annis
Membro

terça ago 16, 2011 8:54 pm

ola

tem a sua piada hoje fui la a vetolaias mas o vet dos animais exoticos ta de ferias só vem segunda... tenho que esperar ate la...

obrigado
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

terça ago 16, 2011 9:00 pm

Vá à VetOeiras, que tem lá o melhor veterinário de exóticos que eu conheço, o Dr. Rui Patrício.
annis
Membro

terça ago 23, 2011 3:35 pm

bem amigos e amigas... fui hj a vetolaias,muito bem atendida e gostei do medico,muito atencioso e carinhoso com o hamster... ou seja é alergia... deu me o conselho de tirar tudo da casinha,feno,corn cobs e por papel canelado prensado sem cor no fundo.colocar papel higienico pa fazer ninho e por feno numas bolitas tipo parecidas como o dos coelhos e pendurar na gaiola,para ele so tirar e comer o que quer... como ele ta gordinho disse pa lhe dar mais legumes e fruta e reduzir na raçao... so fiquei um pouco triste porque me disse que os hamsters ultimamente tem morrido com cancros,e isso assusta me ve-lo um dia sofrer...

tambem perguntei a opiniao de ter um dia um coelho ou porquinho da india... no qual me explicou que os coelhos precisam de vacinas e interagem bem connosco enquanto com os porquinhos sao mais sensiveis e com uma diarreia podem mesmo morrer. Isso foi o que me entristeceu mais ver os animais a sofrer com doenças e morrerem...
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

terça ago 23, 2011 4:21 pm

Sao todos animais sensiveis, infelizmente.
E a esperanca media de vida tambem nao eh muito grande.

Tambem me assusta essas doencas, mas estamos ca nos para tratarmos deles e tentar dar-lhes o melhor no seu tempo de vida :)

Ainda bem que tudo se resolveu com o hamster :wink:
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
CataPetLover
Membro Veterano

terça ago 23, 2011 5:19 pm

annis Escreveu:bem amigos e amigas... fui hj a vetolaias,muito bem atendida e gostei do medico,muito atencioso e carinhoso com o hamster... ou seja é alergia... deu me o conselho de tirar tudo da casinha,feno,corn cobs e por papel canelado prensado sem cor no fundo.colocar papel higienico pa fazer ninho e por feno numas bolitas tipo parecidas como o dos coelhos e pendurar na gaiola,para ele so tirar e comer o que quer... como ele ta gordinho disse pa lhe dar mais legumes e fruta e reduzir na raçao... so fiquei um pouco triste porque me disse que os hamsters ultimamente tem morrido com cancros,e isso assusta me ve-lo um dia sofrer...

tambem perguntei a opiniao de ter um dia um coelho ou porquinho da india... no qual me explicou que os coelhos precisam de vacinas e interagem bem connosco enquanto com os porquinhos sao mais sensiveis e com uma diarreia podem mesmo morrer. Isso foi o que me entristeceu mais ver os animais a sofrer com doenças e morrerem...

Ainda bem que está tudo bem com o Hamster, e que gostou do Veterinário.

Hoje também lá fui por causa dos meus mandarins, coitadinhos... estão tão doentes.. :cry:
Catarina Lopes

annis
Membro

terça ago 23, 2011 8:12 pm

entao o que tem?
Responder

Voltar para “Exóticos”