Hamster Siberiana viciada em sementes de girassol

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

terça ago 16, 2011 2:04 pm

Olá a todos!
Ultimamente tenho visto a minha hamster siberiana durante a sua recolha de alimentos. E não é que ela apenas come sementes de girassol. Dispensa o milho, os sticks, a fruta, a aveia e todos os outros componentes da ração. Já lhe tirei as sementes todas e ela não tocou no comedouro e estava sempre à espera das sementes de girassol.
Tenho medo que ao eliminá-las da sua ração ( e passar a fornece-las só como mimo ) ela possa ficar com alguma carência nutricional ou passe a rejeitar toda a ração ( isso já ela faz quando as sementes não estão presentes ).
Eu tenho esta hamster à duas semanas e este comportamento já vem desde o dia em que eu a comprei. Ela ainda é novinha ( não é bébé mas também não é adulta ).
Eu também já tive outra hamster siberiana à um ano ( ela durou 4 anos em minha casa, mas também já veio adulta ) e ela não apresentava este ' fraquinho ' pelas sementes de girassol. Comia tudo sem problemas.

Agora as perguntas:
O que faço ? Tiro-lhe as sementes de girassol ou não ?
Este comportamento é normal em hamsters siberianas novinhas ?
Como posso acabar com esta paixão por sementes de girassol e fazer com que ela tenha uma alimentação saudável e variada ?

Obrigado.
tekillaa
Membro Veterano
Mensagens: 724
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am
Localização: um cabo verdiano ilegal

terça ago 16, 2011 3:07 pm

todos os animais que comam sementes preferem as de girassol ás outras, o melhor é mudar de comida, a hamster nature da versele laga é melhor, tambem usei rat and mouse pro
Eu nem gosto de cobras, pá!
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

terça ago 16, 2011 3:12 pm

Ok eu vou comprar essa da Versele Laga. Mas deixo de lhe dar completamente as sementes de girassol ou a Hamster Nature já vem sem elas ?
tekillaa
Membro Veterano
Mensagens: 724
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am
Localização: um cabo verdiano ilegal

terça ago 16, 2011 3:55 pm

traz mas em menor quantidade
Eu nem gosto de cobras, pá!
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

terça ago 16, 2011 4:01 pm

Ok. A que eu lhe ando a dar agora comprei avulso. E pelos vistos traz demasiadas sementes de girassol. Quando olho para o saco onde está a ração só vejo sementes de girassol e mais nada. Infelizmente a qualidade desta ração avulso baixou e muito porque quando eu comprava para a minha outra hamster siberiana ( a tal que eu referi na mensagem de abertura do tópico ) as sementes de girassol eram poucas e até havia mais componentes mais balanceados e saudáveis.
Enfim, na próxima semana, adeus ração avulso, olá Hamster Nature da Versele Laga :lol: .
Obrigada pelas respostas tekillaa.
CataPetLover
Membro Veterano
Mensagens: 612
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Localização: 2 Porquinhas da Índia, 1 Catarina e 1 aquário.
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

terça ago 16, 2011 5:52 pm

O meu Hamster Siberiano também é viciado em sementes de girassol... :wink:

Eu agora estou a dar-lhe a Hamster Crispy da Versele Laga, mas vou variando com a Hamster Nature ou a mini Hamster Nature também da Versele Laga (que como tem menos sementes de girassol ele não gosta tanto...)

Mas também lhe dou fruta e de vez em quando um bocadinho de noz e ele lá vai comendo outras coisas da ração. O que é certo é que o comedouro fica sempre a meio, mas pronto... :roll:
Catarina Lopes



TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

terça ago 16, 2011 6:28 pm

Muito obrigado pela resposta CataPetLover.
Aproveitando o tópico e em vez de abrir mais um quero apresentar-vos mais um problema que eu estou a ter com a minha hamster siberiana.
É que ela faz as necessidades ( tanto as fezes como a urina ) na sua casinha. Além disso as cascas das sementes de girassol e restos de outra comida também são armazenados na casa :? . Ela também aparecia um pouco suada quando saía da casa, uma vez que o meu apartamento é calorento ( até no Inverno ) e muitíssimo raramente sai da casa ( mesmo de noite ). Nunca andou na roda de exercício e só sai para beber água e comer.
Para tentar resolver este problema eu tirei-lhe a casa ( primeiro para se habituar a fazer as necessidades no fundo da gaiola, depois para sair mais da casa e explorar o resto da gaiola e depois porque depois de a ver suada achei que pode fazer mal à sua saúde, uma vez que, como já disse, a casa é calorenta ).
Acham que é atitude acertada tirar-lhe a casa ?
Isso irá acabar com os maus hábitos de fazer as necessidades, comer e armazenar restos de cascas e comida na casa ?

A minha outra hamster ( referida na mensagem de abertura do tópico ) não tinha estes hábitos. Fazia sempre as necessidades no fundo. Comia e armazenava comida dentro da casa mas os restos e as cascas eram atiradas cá para fora.

Quando lhe tirei a casa ela ficou uma fera mas agora já acalmou e está aninhada no fundo da gaiola.
Obrigado
CataPetLover
Membro Veterano
Mensagens: 612
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Localização: 2 Porquinhas da Índia, 1 Catarina e 1 aquário.
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

terça ago 16, 2011 8:13 pm

Nitara Escreveu:Muito obrigado pela resposta CataPetLover.
Aproveitando o tópico e em vez de abrir mais um quero apresentar-vos mais um problema que eu estou a ter com a minha hamster siberiana.
É que ela faz as necessidades ( tanto as fezes como a urina ) na sua casinha. Além disso as cascas das sementes de girassol e restos de outra comida também são armazenados na casa :? . Ela também aparecia um pouco suada quando saía da casa, uma vez que o meu apartamento é calorento ( até no Inverno ) e muitíssimo raramente sai da casa ( mesmo de noite ). Nunca andou na roda de exercício e só sai para beber água e comer.
Para tentar resolver este problema eu tirei-lhe a casa ( primeiro para se habituar a fazer as necessidades no fundo da gaiola, depois para sair mais da casa e explorar o resto da gaiola e depois porque depois de a ver suada achei que pode fazer mal à sua saúde, uma vez que, como já disse, a casa é calorenta ).
Acham que é atitude acertada tirar-lhe a casa ?
Isso irá acabar com os maus hábitos de fazer as necessidades, comer e armazenar restos de cascas e comida na casa ?

A minha outra hamster ( referida na mensagem de abertura do tópico ) não tinha estes hábitos. Fazia sempre as necessidades no fundo. Comia e armazenava comida dentro da casa mas os restos e as cascas eram atiradas cá para fora.

Quando lhe tirei a casa ela ficou uma fera mas agora já acalmou e está aninhada no fundo da gaiola.
Obrigado

Olá!

Quanto ao problema de fazer as necessidades na casa, parece-me normal, pois como ela raramente sai de lá, e como é onde está mais tempo, é provável que faça lá as necessidades...

Quanto à roda, será que é apropriada para o tamanho dela? Não é muito grande nem muito pequena? Veja isso.

Em relação ao facto de estar pouco tempo fora da casa, acho que é devido ao calor. Julgo que quando está frio, eles são mais ativos, e quando está calor, a sua atividade é mais reduzida. (Não tenho a certeza, espere por mais opiniões!)

O que está a por-lhe para fazer o ninho? Tenha cuidado com o algodão! Use feno e/ou papel higienico cortado às tirinhas...



Boa sorte! :wink:
Catarina Lopes



TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

terça ago 16, 2011 8:46 pm

CataPetLover:
A roda é apropriada ao seu tamanho. É adequada para hamsters miniatura, segundo disse o vendedor. A roda é igual à que a minha outra hamster usava e ela usava-a todas as noites.

Em relação à temperatura: eu acho que é precisamente ao contrário: são pouco activas de Inverno ( algumas chegam a hibernar ) e activas nos meses mais quentes ou temperados. Isto é segundo a informação que me foi transmitida e por experiência própria, pois a minha outra hamster saía pouco da casa no Inverno e no Verão estava mais activa. Mas pode ser que esteja mal informada ou o caso da minha outra hamster seja um acaso.

De momento não lhe estou a colocar nada para o ninho, pois se ela já transpira sem ele imagino se fosse a casa, mais o material do ninho mais a minha casa calorenta!
Já nos dias frios eu costumo por o tal algodão, às vezes papel e muito raramente feno, porque ela não lhe liga nenhuma.

Eu fiquei um pouco supreendida com este comportamento de fazer as necessidades na casa, uma vez que já tive experiência com hamsters siberianos e eles costumam ser asseados, sendo que nem suportavam o comedouro perto do local das necessidades.

De qualquer maneira, muito obrigada pelos conselhos!
CataPetLover
Membro Veterano
Mensagens: 612
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Localização: 2 Porquinhas da Índia, 1 Catarina e 1 aquário.
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

terça ago 16, 2011 9:19 pm

Nitara Escreveu:CataPetLover:
A roda é apropriada ao seu tamanho. É adequada para hamsters miniatura, segundo disse o vendedor. A roda é igual à que a minha outra hamster usava e ela usava-a todas as noites.

Em relação à temperatura: eu acho que é precisamente ao contrário: são pouco activas de Inverno ( algumas chegam a hibernar ) e activas nos meses mais quentes ou temperados. Isto é segundo a informação que me foi transmitida e por experiência própria, pois a minha outra hamster saía pouco da casa no Inverno e no Verão estava mais activa. Mas pode ser que esteja mal informada ou o caso da minha outra hamster seja um acaso.

De momento não lhe estou a colocar nada para o ninho, pois se ela já transpira sem ele imagino se fosse a casa, mais o material do ninho mais a minha casa calorenta!
Já nos dias frios eu costumo por o tal algodão, às vezes papel e muito raramente feno, porque ela não lhe liga nenhuma.

Eu fiquei um pouco supreendida com este comportamento de fazer as necessidades na casa, uma vez que já tive experiência com hamsters siberianos e eles costumam ser asseados, sendo que nem suportavam o comedouro perto do local das necessidades.

De qualquer maneira, muito obrigada pelos conselhos!

Olá! :wink:

Falei da roda porque a do meu Hamster Siberiano se tornou pequena para ele e tive que comprar outra. Veja se a sua Hamster fica com as costas direitas quando anda nela!

Quanto ao frio e calor, o meu Hamster é ao contrário, dorme mais no Verão e menos no Inverno, mas se calhar varia de Hamster para Hamster! :wink:

Não use algodão!!! Eu também usava e aqui na Arca disseram-me que os podia fazer perder as patinhas! Use apenas papel higiénico já que ela não gosta de feno...



Boa sorte! :wink:
Catarina Lopes



TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quarta ago 17, 2011 8:56 am

A ver se consigo ajudar...

1 - Não coloque algodão de forma alguma, pode mata-ta.

2 - Ela não está suada, a humidade que o corpo dela apresenta é resultado do processo de condensação da urina que se encontra na casinha.

3 - Tal como a Nitara disse, eles são mais activos com calor, e mais parados com o frio.

4 - Quanto ao problema em si, uma vez que a sua casa é quente eu optaria por remover a casasinha, por isso acho que fez muito bem.

5 - Compre outra ração, provavelmente se ela tiver a disposição uma boa mistura com uma grande variedade de componentes já não vai tentar comer apenas as sementes de girassol. Eu recomendo Mini Hamster Nature da V-L. Faça uma mudança gradual da ração, não troque radicalmente.
Se mesmo assim vir que ela deixa de comer, tente compensar, suplementando a mistura com outro tipo de alimentos (arroz cozido, massa cozida, carne, vegetais, frutos..) tudo em mínimas quantidades, o objectivo não é que deixe de comer a ração, mas sim suplementar, para que não morra de hipoglicémia enquanto não comer da nova ração, ou seja, tem de haver espaço no estomago para a ração. Resumindo: deve ficar com fome, mas uma fome que não mate :P .
Embora a maioria das pessoas não ligue a este ponto, os hamsters são omnívoros, e portanto precisam de tudo um pouco, não só de sementes.
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta ago 17, 2011 1:16 pm

dani:
Muito obrigado pela resposta.
Porque pode matar o algodão ? A minha outra hamster sempre o usou e não houve problemas. Pode prender-lhe as patas, é isso ? Desculpem a ignorância mas gostava de saber porque não se deve usar algodão para ter mais cuidado, pois o vendedor diz que é o indicado. Certos vendedores empurram sempre os produtos não é ... Já não se pode confiar em ninguém.

Eu vou mudar a ração para a Mini Hamster Nature da Versele Laga. Quanto aos suplementos eu dou sticks para hamsters, queijo, maçã e mais raramente arroz e massa.

Eu tirei a casita ontem, hoje ela está a dormir no chão, por baixo da roda e as necessidades têm sido feitas do outro lado da gaiola, acho que já está a aprender a regras de etiqueta :wink: .

Ela fica com as costas direitas sim. Já lá a puz para ver isso. Ela até vai lá para cima mas fica sentada como que aquilo fosse um banco de jardim :lol: . Fazer exercício para perder uns quilitos e uma celulite a mais não está na lista das suas prioridades :D .

Bem, muito obrigado mais uma vez.
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quarta ago 17, 2011 1:52 pm

Nitara Escreveu:dani:
Muito obrigado pela resposta.
Porque pode matar o algodão ?
O algodão do ninho pode fazer com que o hamster perca algum membro, pois prende-se nas patinhas e faz amputação. Ou poderá mesmo causar morte (com qualquer tipo de algodão - até mesmos os ditos "específicos para hamster").

Isto porquê?

Os hamsters podem sem querer engolir o algodão. Durante a digestão, quando o algodão entra no intestino, muito dificilmente consegue saír, porque o intestino dos hamsters não tem músculo, são as fezes que empurram as restantes e assim sucessivamente para que sejam expelidas, logo o algodão acaba por obstruir o intestino, muitas vezes causando um prolapso rectal (que é basicamente a saída do recto para o exterior do anús), algo que é muito dificil de tratar nos hamsters.
Já tive conhecimento de 3 hamsters que soferam deste problema.

Um deles era meu (um dos meus primeiros hamsters - foi assim que aprendi, com o erro). Ainda tentamos recupera-lo fazendo um "elástico" à volta do anus no vet, mas não resultou pois voltava a sair para fora 30 minutos depois, e eu não podia andar a cada 30 minutos a metê-lo para dentro, alem disso ele já tinha andado a roer o seu próprio intestino e estava em ferida, pelo que quando eu mexia, naturalmente lhe doia. Tive de decidir eutanasia-lo.

Os restantes 2, ambos os donos já tinham sido alertados neste sentido, e mesmo assim quiseram arriscar.

É uma questão ignorada, e tomada de ânimo leve, mas muito importante.

O mais comum é os vendedores quererem vender, estão-se nas tintas se o animal vai ou não sofrer (generalizando claro). E sobre esta questão do algodão nem se pode chamar maldade, é ignorância mesmo! Lá eles sabem que o algodão pode matar e porquê! :roll:

Em relação à alimentação, eu só não daria queijo (a não ser que seja queijo fresco, tipo requeijão)
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta ago 17, 2011 2:21 pm

Obrigado dani.
Queijo eu dou bastante pouco e raramente.
Em relação ao algodão agradeço imenso a sua explicação, muito obrigada mesmo!
Eu já vi à venda ( e já tinha comprado para a minha outra hamster uma vez, precisamente antes de ter acabado na loja e eu ter de mudar para o algodão ) um ninho que tinha estes componentes: sisal, fibra de côcô e o que pareciam ser restos de pano ou outras coisas de cor escura.
Isto é mais aconselhável ?
É que encontrar um bom conjunto de materiais para os hamsters fazerem ninho é um pouco difícil pelo que tenho visto. Nas lojas só vejo algodão, algodão, algodão e algodão.
Pure
Membro Veterano
Mensagens: 638
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

quarta ago 17, 2011 2:51 pm

O ideal para os hamsters fazerem ninho é feno, somente. Não há necessidade de juntar mais nada, podendo nas alturas mais frias dar o papel de cozinha ou papel higiénico (qualquer destes sem cheiros nem cores).

Se o hamster não "gosta" de feno é uma questão de não lhe suplementar mais nada que ele "aprende a gostar".

Além de que o feno quando ingerido ajuda ao desgaste dos dentinhos e à regularização da flora intestinal.

Sem ser o feno não existe, no meu conhecimento e experiência, material para ninho para hamsters que seja seguro para os mesmos, à venda em lojas de animais.


Cumprimentos
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
Responder

Voltar para “Exóticos”