chinchila agressiva

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
veela
Membro
Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)

quinta set 01, 2011 9:48 pm

Olá!

Tenho três chinchilas: a Mia, a Six e o Dexter.

A Mia e a Six foram companheiras de gaiola durante mais de um ano e nunca houve problemas entre elas, só ao princípio é que foi difícil juntá-las mas depois não houve mais brigas.

Em Maio resolvi experimentar juntar a Mia com o Dexter para ver se tinham uma ninhada, para poder ficar com um macho. Assim ficava com dois machos numa gaiola e duas fêmeas noutra e ninguém ficava triste por estar sozinho. Eles deram-se bem e não houve qualquer problema.

Em Junho, como a Six já estava sozinha na gaiola há um mês, juntei-a outra vez com a Mia durante uns 15 dias para matarem saudades e depois voltei a juntar a Mia com o Dexter.

Desde essa altura até há uns dias atrás que a Mia e o Dexter tiveram na mesma gaiola, sem problemas entre eles, mas sempre que solto os três juntos, como sempre fiz, a Mia agora ataca a Six. Vai mesmo atrás dela e começa a atacá-la e voa montes de pêlo. A Six tenta esconder-se e não ataca de volta, mas a Mia vai atrás dela e ataca.

Gostava de as voltar a juntar, para não ter um casal sempre junto a procriar, mas pelos vistos vai ser difícil.

Em Maio antes de juntar a Mia com o Dexter ela pesava 494g e hoje voltei a pesá-la e está com 746g, por isso há a possibilidade de estar grávida.

Será por isso que está mais agressiva para a outra fêmea?

Espero que este texto gigante faça sentido e que alguém me possa responder. lol

Obrigada.
doctorbrinco
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

sexta set 02, 2011 6:56 pm

boas, eu sou do fórum aqui ao lado, o dos peixes.
ouvi dizer que as chinchilas muitas vezes têm carácter agressivo, e um amigo meu já teve problemas do jénero, a verdade é que nao sei bem como ele resolveu, mas se tentar dar-lhe menos comida ou uma pequena chapadinha com pouquinha força para não aleijar muito, pode resolver.
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sexta set 02, 2011 8:44 pm

doctorbrinco Escreveu:boas, eu sou do fórum aqui ao lado, o dos peixes.
ouvi dizer que as chinchilas muitas vezes têm carácter agressivo, e um amigo meu já teve problemas do jénero, a verdade é que nao sei bem como ele resolveu, mas se tentar dar-lhe menos comida ou uma pequena chapadinha com pouquinha força para não aleijar muito, pode resolver.
:roll: :roll: :evil: Chapadinha? :o Cortar na comida? :evil:

Bom, se a chinchila está grávida deixe-a esta onde ela quiser e não a junte. Se calhar não era má ideia voltar à forma em que ela não era agressiva ou fazer uma reaproximação. Mas se ela estiver grávida pode ser uma explicação. Aguarde mais opiniões. :wink:
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

sexta set 02, 2011 9:28 pm

chinchilavis Escreveu:

Bom, se a chinchila está grávida deixe-a esta onde ela quiser e não a junte. Se calhar não era má ideia voltar à forma em que ela não era agressiva ou fazer uma reaproximação. Mas se ela estiver grávida pode ser uma explicação. Aguarde mais opiniões. :wink:
Concordo com a chinchilavis.

Cortar na comida? Dar uma chapadinha numa chinchila provavelmente grávida? É esperto, sem dúvida alguma. É que estes animais não stressam facilmente nem nada. Principalmente quando há uma gravidez (que só por acaso é a melhor altura para cortar na comida :roll: ).

Quando existe agressão entre duas chinchilas e por mais tentativas que se façam, elas não se entendem... separam-se e pronto. Vale mais ter duas chinchilas separadas do que uma morta e a outra gravemente ferida (ou pior). Isto não vai lá com chapadinhas.

No entanto eu acredito que neste caso é mesmo a gravidez que está a stressar a chinchila, fazendo com que ela não queira a outra por perto. Ou isso ou não quer que a outra lhe roube o macho :twisted:
chinchilavis
Membro Veterano

sábado set 03, 2011 12:22 am

GSfanatic Escreveu:
chinchilavis Escreveu:

Cortar na comida? Dar uma chapadinha numa chinchila provavelmente grávida? É esperto, sem dúvida alguma. É que estes animais não stressam facilmente nem nada. Principalmente quando há uma gravidez (que só por acaso é a melhor altura para cortar na comida :roll: ).

Quando existe agressão entre duas chinchilas e por mais tentativas que se façam, elas não se entendem... separam-se e pronto. Vale mais ter duas chinchilas separadas do que uma morta e a outra gravemente ferida (ou pior). Isto não vai lá com chapadinhas.

No entanto eu acredito que neste caso é mesmo a gravidez que está a stressar a chinchila, fazendo com que ela não queira a outra por perto. Ou isso ou não quer que a outra lhe roube o macho :twisted:
Pois é GSfanatic, são umas ciumentas! :P :lol: Essa da chapadinha e da greve de fome nunca tinha ouvido.... :roll:
chinchilavis
Membro Veterano

sábado set 03, 2011 12:23 am

GSfanatic Escreveu:
chinchilavis Escreveu:

Pois é GSfanatic, são umas ciumentas! :P :lol: Essa da chapadinha e da greve de fome nunca tinha ouvido.... :roll:
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

sábado set 03, 2011 1:11 pm

Quase de certeza que a chinchila está prenhe, eu até sugeria que a ponha numa gaiola sozinha, pois se tiver com o macho e eventualmente se dê bem, após o parto vai logo acasalar. Se meter com a fêmea, as coisas podem correr bem, mas também há relatos de elas matarem a companheira antes do parto para proteger as crias. Eu já tive chinchilas que tiveram crias com outra fêmea na mesma gaiola sem problemas, mas se ela não a aceita dou-lhe mesmo por conselho a ter numa gaiola sozinha e sossegada. Boa sorte para o nascimento. Ah, isso não vai lá com chapadinhas. :twisted: :twisted: :twisted:
veela
Membro
Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)

sábado set 03, 2011 3:39 pm

Sim, ela agora já está sozinha na gaiola. Juntei o Dexter com a Six, e como a Mia possivelmente está grávida achei melhor que ela fica-se já sozinha precisamente por isso que disse acorchins. Não quero que ela fique logo grávida outra vez e assim a Six (que já estava sozinha há muito tempo) também tem companhia.

Se a Mia estiver realmente grávida, espero que corra tudo bem. Como vai ser a primeira ninhada tanto dela como "minha" espero que não haja problemas. Mesmo assim acho que vou entrar um bocadinho em freak out quando vir bebés a nasceram! lol
Responder

Voltar para “Exóticos”