As minhas primeiras Ratz!!! <3

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
wolfwoman
Membro
Registado: quarta ago 31, 2011 12:44 am

segunda set 05, 2011 2:24 am

E aqui estão elas, a Patanisca e a Panqueca!!
Obrigada ao fórum por me ter ajudado na decisão de optar por estes bichinhos maravilhosos.
Pesquisei na net sobre elas, li por aqui posts que me fizeram chorar e vi vídeos que me fizeram rir, construí-lhes duas hammocks e o resultado é este. Estou cada vez mais apaixonada... e só cá estão desde ontem...! :D
Obrigada pelas meninas, Nisaa!

(Agora as perguntas de maçarica:

1. Ao meu cão eu dava comida duas vezes por dia, aos meus gatos dou sempre que a tigela está vazia... e às ratz? Com que frequência lhes dou comida? É que uma delas tá sempre a enfardar...!

2. Que substrato aconselham?
Já li por aqui um membro que põe pó de talco por baixo do substrato para absorver os cheiros (tirei nota), mas li noutro post que o substrato que lhes comprei é bom mas pode magoar as patinhas (?)... "the power of nature / Cat's best/ Universal" são uns cilindros beges que parecem troncos minúsculos, e supostamente dá para roedores, lagomorfos, gatos e aves)

3. Que brinquedos??!! Comprei-lhes uma cabana tipo tronco e elas ainda não lhe ligaram muito, mas comprei, e se calhar fiz borrada, bolinhas com guizos para gato, que elas ignoraram... não gostam do som?

4. Às vezes, ainda não percebi qual, uma delas solta uns chiados baixinhos, assim meio ritmados... é normal?)

Imagem
Imagem
Imagem
veela
Membro
Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)

segunda set 05, 2011 1:02 pm

Também tenho agora duas ratz pela primeira vez e são a coisinha mais cute de sempre! Infelizmente uma delas, a Kali, morde-me e não lhe consigo pegar sem ela entrar em freak out. =(

O substrato uso o mesmo que tu, mas junto aparas. Assim fica mais fofinho para as patinhas delas.

Por enquanto elas ainda estão numa gaiola temporária, pois a que comprei para ser definitiva tem as grades muito espaçadas e a mais pequena, a Gaia, ainda consegue passar por elas.
Nesta gaiola pus uma hammock de canto que elas adoram, e os brinquedos fiz eu. Fiz uma ponte suspensa e um brinquedo de pendurar para elas roerem, mas elas não são muito de roer. Pus também uns tubos dos rolos de papel higiénico mas elas também não ligaram nenhuma.

Não sei pôr fotos aqui mas fica aqui o link:

http://i810.photobucket.com/albums/zz26 ... 0008-2.jpg

http://a6.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos- ... 4475_n.jpg
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda set 05, 2011 1:21 pm

Parecem mesmo engraçadas as pequenitas! :D
Adoro o nome Panqueca... e panquecas!

Quanto às perguntas...

1. Depende da quantidade que dás. Eu experimentava, para já, dar bastante e observar. Elas vão comer quanto conseguem e esconder o resto. Esperas até comerem o que armazenaram antes de dar mais. Assim ficas com uma ideia da quantidade e frequência.

2. Esse substracto é muito bom, não há-de magoar nada ;)
Só deixei de usar por ser carote.

3. Também tenho uma dessas bolinhas, e só uma das minhas sete ratz é que gosta! Os melhores brinquedos para mim são as caixas. Adora esconder-se nelas e roe-las, passam horas de volta das caixas :)

4. A próxima vez que ouvires isso experimenta pegar numa de cada vez e encostar o focinhito ao teu ouvido. Se o tal som chiado for involuntário (se a ratz não o conseguir mesmo controlar) e parecer vir do narizinho... é mau :/
É o primeiro indício de uma infecção respiratória.

Já se for um chiar aqui e um ali, quando estão na brincadeira, é perfeitamente normal. E um som grave e ritmado, de dentes a ranger, é bom, é o que fazem quando estão satisfeitas :)
wolfwoman
Membro

segunda set 05, 2011 3:53 pm

Veela, tão gira! A minha gaiola também é temporária também, mas pelos motivos opostos! Era uma mansão de 3 andares para hamsters, por enquanto serve que elas estão pequenas mas ando à procura duma de dimensões maiores, até porque já sei que as grades magoam-lhes as patinhas...
Também lhes construí duas hammocks (obrigada, Marianamar) e elas adoram enfiar-se dentro do bolsinho que eu deixei na maior - era um pijama meu velho :P
Tenho-lhes dado bocadinhos de pêra, não convém absusar né?

Em relação à comida, esperei a tigelita vazar, e hoje de manhã enchi aquilo de novo, agora vamos a ver.

E em relação aos chiados... já começo é a panicar... eu fico com a sensação que só os ouço depois de eu lhes pegar, quando brincam nunca me apercebi...! Hoje foi a terceira vez.
Elas não gostam de ser apanhadas, especialmente a Panqueca que é muito assustadiça :(, mas felizmente nenhuma me morde quando as tento apanhar... a porcaria de gaiola tem uma janelinha ínfima e elas fogem para os andares de cima, é um stress... e eu também não as quero forçar, até porque a Panqueca já se esconde se eu abro a gaiola... :(

A Patanisca é mais corajosa, mas há cerca de uma hora eu vim da rua porque fui lhes comprar uma daquelas bolas de plástico "jogging ball" e meti-a lá dentro e deixei-a quieta... a rata não se mexia lol, eu dei uns toquezinhos e tal e chapéu, deixei-a lá uns 10 minutos, ela deu uns passinhos e soltei-a para dentro da gaiola.... passado uns minutos apercebi-me que era a Patanisca que tava a fazer de novo aqueles chiados, parecem soluços ritmados tipo "ih ih ih".... se calhar é tosse ou espirros... :(((((((
marianamar
Membro Veterano

segunda set 05, 2011 9:56 pm

Pois, esses "hihihi" podem ser mesmo os sinais de um problema respiratório. Se for apanhado a tempo não é difícil de tratar, mas se não for tratado não passa, continua sempre a piorar ao longo da vida do bichinho.

Neste vídeo dá pra ouvir o som de uma ratinha com um problema respiratório: http://www.youtube.com/watch?v=K7yqCYc7 ... re=related
Quando fica mesmo muito grave, desenvolve para algo assim: http://www.youtube.com/watch?v=KfMKGJiRbRo

A ratinha ficou quieta sem se mexer dentro da bola porque entrou em pânico! Quando estão muito assustados ficam assim, parados :P
De qualquer maneira essas bolas não são muito boas para ratz. A cauda, enquanto continuação da espinha, é forçada a uma posição desconfortável enquanto caminham no espaço fechado, já que as bolas são pensadas para hamsters - que não têm caudas compridas.
Mas uma user aqui do fórum, a Siwain, encontrou uma utilização fantástica para a bola - como cama suspensa, sem a tampinha. Eles adoram :)
alvespaula
Membro Júnior
Registado: sexta nov 05, 2010 6:19 pm

segunda set 05, 2011 10:01 pm

são muito engraçadas as tuas patanisca e panqueca.
por cá fazemos o seguinte:

1 - quando tinha os bebés, eram 7 machos, enchia-lhes o prato dos vegetais 2 vezes ao dia e o da ração por observação ou porque havia alguém que fazia xixi no prato ou ás vezes o prato continua cheio mas de cascas.
actualmente, ás 3 fêmeas já adultas, dou-lhes de comer depois do passeio diário (prato de vegetais e fruta e ração conforme está o prato) mas apenas adoptei este sistema porque como tenho 1 e meia não manuseada foi a única maneira que encontrei para que regressassem à gaiola.

2 - apesar de usar uma marca diferente também uso um igual ao teu e nunca magoaram as patitas só que não uso na gaiola inteira: elas e ele têm canto. não uso aparas nem feno porque o macho é sensível e está sempre com ácaros.

3 - reparei que gostam sempre daquilo que não é suposto estragarem: crocs, gormitis, atacadores, lápis, cabos de teclados ou qualquer brinquedo que o meu filho deixe por aí abandonado. por vezes compro-lhes troncos ou brinquedos de gato/cão para roer.
quando tinha os pequenos construí um sistema de caixas e tubos para brincarem cá fora e adoravam tal como a marianamar disse.

4 - associo esse som pelo que descreves ao estar assustada. duas das minhas fêmeas que vieram para cá adultas e não manuseadas faziam de início esse som frequentemente quando tentava uma aproximação. mas de qualquer das maneiras faz o que a mariana disse para despistar algum problema respiratórios.

acho que, em vez de as agarrares dentro da gaiola, abre-a e espera que venham ter contigo. tem de preferência um docinho à mão tipo um pedacinho de tosta ou de queijo (as minhas, dado às suas vidas antes de cá estarem teve de ser com queijo).

ah, e como tenho um ratz alérgico ao pó, os espirros deles são parecidos aos nossos... distingue-se perfeitamente de um som "ih, ih, ih".

boa sorte,
paula
wolfwoman
Membro

segunda set 05, 2011 10:47 pm

Obrigada a todos pelas dicas até agora... o som que ela emite não é como dos links que a marianamar sugeriu (felizmente), mas... ao continuar a pesquisar por outros vídes semelhantes, achei este

http://www.youtube.com/watch?v=te5eYP6d ... re=related

Já ouvi as duas fazerem-no, mas hoje foi claramente a Patanisca, o som desse vídeo, é igual ao que eu oiço, assim como a descrição que o dono faz quando ele diz que ela dá saltinhos e não dura nem 10 segundos... tal e qual.
No entanto, li outros comentários e este também se adequa:
"My rat only seems to do that&#65279; if I pick her up and take her over to her cage. It's as if she doesn't want to go back in, or she's really excited. Not sure though."

Será do pó? Ela foi duas vezes para trás do sofá e uma das vezes descobriu lá debaixo um degrau com um cantinho onde se escondeu e já se tava a lavar e a preparar-se para dormir... foi um pincel para a tirar, por isso é que eu não a solto mais vezes.
O que acham?
Última edição por wolfwoman em segunda set 05, 2011 11:08 pm, editado 1 vez no total.
wolfwoman
Membro

segunda set 05, 2011 11:05 pm

A patanisca foi-se deitar com a irmã no bolsinho da hammock e acabou de fazer aquilo agorinha mesmo, não tive tempo de gravar, mas comparando ao do vídeo, é igualzinho de facto, só que mais ritmado, e ela dá saltinhos sempre o faz...
marianamar
Membro Veterano

segunda set 05, 2011 11:22 pm

O comentário da dona do vídeo quando alguém pergunta o que eram os barulhinhos afinal: "He had a respiratory infection. I took him to the&#65279; vet and got him some medicine and he's feeling a lot better now."

Também já tive uma ratz a fazer essa espécie de estalido com pulinho e lamento dizer-te, mas no meu caso, era mesmo uma infecção respiratória :/
wolfwoman
Membro

terça set 06, 2011 12:21 am

Pois é... então e qualquer veterinário trata delas? Posso ir à minha vet dos cães e gatos ou tenho que ir a algum especializado?
Marianamar o tratamento foi caro? É claro que não estava nada a contar com isto mas não vou arriscar... As minhas bichinhas só chegaram no sábado e já precisam de vet :(
O que pode provocar isto?
alvespaula
Membro Júnior
Registado: sexta nov 05, 2010 6:19 pm

terça set 06, 2011 11:55 am

wolfwoman Escreveu:Pois é... então e qualquer veterinário trata delas? Posso ir à minha vet dos cães e gatos ou tenho que ir a algum especializado?
Marianamar o tratamento foi caro? É claro que não estava nada a contar com isto mas não vou arriscar... As minhas bichinhas só chegaram no sábado e já precisam de vet :(
O que pode provocar isto?
realmente só alguém muito entendido para diferenciar os sons mas garanto-te que não são espirros.

tal como te tinha dito anteriormente, as minhas faziam um som parecido quando estavam com medo. concluo apenas que o som de assustado e de problemas respiratórios é bastante similar.

convém ires sempre a um vet que já tenha experiência com ratazanas. posso aconselhar o Hospital da Universidade no Alto da Ajuda que foi onde me dirigi com as minhas ratz. fazem as consultas de exóticos ás segundas e terças das 12H ás 15H mas se calhar é melhor ligares para lá porque também têm serviço de urgência e devem atender-te fora do horário dos exóticos. mesmo que elas não tenham nada eles podem ajudar-te a distinguir sons e comportamentos e tranquilizar-te. fica aqui o link: http://hospital.fmv.utl.pt/

sei que existe em oeiras um veterinário que atende exóticos, o dr. rui patrício na vetoeiras. nunca lá fui mas é ele que trata via telefone as alergias do meu biggy. fica aqui o contacto: http://www.vetoeiras.pt/

e não deixes de soltar as tuas meninas porque se escondem. tinha o mesmo problema mas dificultei-lhes o acesso a determinados lugares. elas ainda estão assustadas... hás-de conquistá-las.

paula
wolfwoman
Membro

terça set 06, 2011 12:06 pm

Paula, muito obrigada, era só isso que eu queria ouvir. Costumo levar os meus gatos ao hospital da faculdade de veterinária!
É um sítio onde já fui muito infeliz porque foi lá que o meu cão Blackie foi posto a dormir, mas quando tem que ser.... Obrigada pelo trabalho de ir procurar os contactos e o horário : ))))

"e não deixes se soltar as tuas meninas porque se escondem. tinha o mesmo problema mas dificultei-lhes o acesso a determinados lugares. elas ainda estão assustadas... hás-de conquistá-las."

é isso mesmo, vou meter o meu namorado a por o sofá de pernas pro ar e a gente lá vai arranjar maneira de tapar aquele recanto malvado!
marianamar
Membro Veterano

terça set 06, 2011 1:08 pm

É isso! Mete o namorado a trabalhar pras ratz ahaha! :D

Bem eu já te respondi noutro sítio mas basicamente é o que disse a AlvesPaula, só um profissional te pode dizer se isso é "normal" ou não... mas é algo que merece ser avaliado!

Boa sorte e vai metendo fotos das pequenitas ;)
carolinas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2011 11:09 pm

terça set 06, 2011 10:49 pm

o 2ª vídeo onde aparece a respirar com muuuita dificuldade faz MESMO MUITA IMPRESSÃO! :cry:
wolfwoman
Membro

quarta set 07, 2011 6:03 pm

pois, faz muita mesmo :(
Responder

Voltar para “Exóticos”