Bulha de hinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Cygnis
Membro
Registado: segunda jun 23, 2003 11:44 pm
Localização: 6 chinchilas (Snitch, Cygnis, Velvet, Nani, Miguito e Bony) e 2 gatos (Eusébio e Mimi

quinta out 16, 2003 9:04 pm

Pois é.. dia 9 de setembro nasceram aki em casa duas indas chinchilas bege. Como já com uma cria anterior tinha tido azar, desta vez n kis deitar nada a perder e separei a mãe mais os bebés das outras 2 chinchilas (pk tenho mais um macho e uma femea). Está tudo a correr mt bem, as crias estão lindas e mt brincalhonas mas acontece k eu gostava de as tornar a juntar outra vez e ontem tentei isso mm, mas a minha Cygnis (a mãe das crias) está tão agressiva q passa o tempo a atacar a Snitch e o Velvet :(
Bem, só queria mm expor o meu casa para ver se alguém me dá ideias, mas parece-me q a unica solução é troca-las de gaiola de vez em qd a ver se se habituam outra vez uns aos outros :/
Cleo
Membro
Registado: segunda dez 16, 2002 7:16 pm
Localização: 1 gata, 10 chinchilas, 1 papagaio, 1 tartaruga,peixes, 1 chihuahua
Contacto:

quinta out 16, 2003 9:22 pm

Olá Cygnis:

A mim aconteceu o mesmo, já separei as crias da mãe, mas não consigo voltar a inseri-la na família, é bulha a toda a hora!!!!! :cry:
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

quinta out 16, 2003 9:26 pm

Cygnis,
É normal que ela esteja mais agressiva agora que tem os bebés... Se aceitas uma sugestão, porque não esperas até as crias serem mais auto-suficientes e a mãe já não estiver tão protectora? ;)
Cumprimentos,
Moya
Cygnis
Membro
Localização: 6 chinchilas (Snitch, Cygnis, Velvet, Nani, Miguito e Bony) e 2 gatos (Eusébio e Mimi

quinta out 16, 2003 9:39 pm

Pois.. e já agora Moya, se tb tens gatos és capaz de já ter mando castrar algum macho... Tou triste.. ontem fui com o meu ao médico tirar-lhe os "tlin-tlins" e parece-me k ele até recuperou mt bem, hoje já comeu quase normalmente e já brinca e já espreita outra vez tudo mas já n ker colo :( esquiva-se ao colo... Deve passar-lhe n ?
Cygnis
Membro

quinta out 16, 2003 9:55 pm

E Cleo, acho q a solução passa mm por depois de a mãe já n ter as crias voltar á táctica de as ir trocando de gaiola pra se irem habituando de novo.. mas tou a ver isto mt mal parado :|
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

quinta out 16, 2003 11:59 pm

Olá Cygnis,
De facto o Kaane teve de ser castrado... Com muita pena minha, mas ele era muito territorial... Mas ele nunca teve qualquer reacção secundária à operação e as coisas correram muito bem ;)
Obrigada,
Moya
zooexotico
Membro Veterano
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Contacto:

sexta out 17, 2003 3:35 pm

Olá!

É muito normal que as chinchilas briguem porque são muito territoriais.

ATENÇÃO: Se não estiver ninguém sempre em casa que as possa separar não faça experiências porque muitas brigas resultam em morte. Já assisti a casos muito muito sérios e sem recuperação possivel.

Outra coisa que deve pensar é que se juntar o pai com os filhotes vai ter com certeza gravideses entre familiares o que vai originar em chinchilas muito fracas ou defeituosas.

O que eu acho é que deveria ir tirando as crias dos pais e deixar o casal junto.

Muitas vezes as brigas logo após o parto são devidas à fêmea entrar imediatamente num novo cio mas no entanto não querer aceitar o macho. Se os machos são muito insistentes, muitas vezes resultam em lutas feroses.

Outra razão é que as chinchilas reagem a cheiros e animais com cheiros diferentes lutam quase sempre pela defesa do seu território. Talvez fosse uma idéia deixar as gaiolas todas umas ao lado das outras para que os cheiros se misturem.

As chinchilas podem ser por vezes animais muito dificeis!
:(

Boa sorte com elas!

José Santos
zooexotico
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 17, 2003 3:35 pm

(...)
Última edição por zooexotico em domingo out 19, 2003 8:53 pm, editado 1 vez no total.
Cygnis
Membro

sábado out 18, 2003 2:56 pm

Well, eu acho que depois tudo vai voltar ao normal, até pq daqui a uns tempos as crias já vão embora...

Mas já agora alguém me diz qual pode ser a causa da minha Snitch nunca ter tido bebés?? A Cygnis já engravidou por 2 vezes mas a Snitch nada :(
Cleo
Membro
Registado: segunda dez 16, 2002 7:16 pm
Localização: 1 gata, 10 chinchilas, 1 papagaio, 1 tartaruga,peixes, 1 chihuahua
Contacto:

domingo out 19, 2003 9:02 pm

Mas a Dulce já não tem as crias!!!!! É muito territorial e quer o viveiro só para ela!!!!! Já nem sei o que fazer!!
Cygnis
Membro

domingo out 19, 2003 9:12 pm

Bem Cleo, espero vir a ter mais sorte do que tu. Espero bem q qd a Cygnis ficar sem crias acalme um bocadinho..
zooexotico
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 20, 2003 10:11 am

E também há outro factor:

- Existem fêmeas que nunca aceitam bem os machos. Podem até ter crias com eles mas nunca é um casal verdadeiro e afectuoso.

Nas minhas chinchilas muitas vezes eu queria juntar um determinado macho com uma determinada fêmea afim de obter crias de uma certa mutação e elas literalmente não gostavam daquele macho.

Tive fêmeas que só á 2ª ou 3ª tentativa é que aceitaram um companheiro para ficarem o resto da vida.

São um pouco como nós, não é??? :lol: ;) :roll:
Cygnis
Membro

segunda out 20, 2003 6:20 pm

Lol faz sentido :)
A Snitch é uma matulona e se calhar n gosta de "chinchilos" mais pekenos k ela ehehe é k o Velvet nunca cresceu mt...
RapToReSse
Membro
Registado: sexta set 05, 2003 3:47 pm
Localização: Duas gatas siamesas de 5 anos, um Yorkshire de 8 meses, 5 hamsters russos, um casal de chinchilas

segunda out 20, 2003 6:31 pm

Olá:)

O meu namorado tem o mesmo problema, ele tem um macho cinza standart e uma fêmea veludo preto, e eles nunca acasalaram apesar de terem ambos mais de 2 anos de idade e de estarem juntos desde muito jovens (meses).... O macho é muito querido e meiguinho, gosta muito dela, mas ela é bastante arisca e recusa-se sempre a acasalar com ele. Chegamos a ter que o tirar da gaiola porque ela fica muito cansada de fugir às "investidas" dele, além de que ele não pára de fazer barulho....
Aparte isso dão-se bem, e ela tem vindo a acalmar, sobretudo desde que tem uma gaiola maior com mais espaço para brincar e mais esconderijos (gostaria que alguém me dissesse se o facto de não terem esconderijo pode fazer com que não acasalem), mas mesmo assim.... nada.
Houve alguém que me disse que as fêmeas black velvet só atingem a maturidade sexual cerca dos 2 anos (ou seja mais ou menos por esta altura para a do meu namorado), mas também já mo desmentiram, alguém aqui me sabe dizer se isto é verdade?
Um abraço,
Alexandra Martins
Cygnis
Membro

segunda out 20, 2003 6:44 pm

Bem, já ouvi dizer é k os veludos são uns espertalhões mas isso de atingirem a maturidade só aos 2 anos n creio k seja verdade.
Qt aos esconderijos tb n creio k os impeçam de acasalar, por exemplo, a Snitch (cinzenta standad) e o Velvet (veludo preto) agora estão sozinhos numa gaiola e têm várias casotas e no entanto dormem sempre juntinhos na mesma. Tenho é realmente pena k a Snitch n o keira :(
Responder

Voltar para “Exóticos”