Bicho-Da-Seda
Olá a todos!
Agora que crio tenébrios fiquei com um fraquinho por tudo o que seja parecido e gostaria de criar bichos da seda. Tenho ouvido falar bem destes animais, que são muito dóceis e óptimos para ter, sendo que têm um ciclo de vida bastante interessante.
Já dei uma espreitadela ali na Secção dos Exóticos, mas algumas dúvidas ainda permanecem e não queria criar sem ter a certeza de que estou a providenciar as melhores condições e caso não as tenha então ficarei-me pelo que já tenho, pois não quero animais mal mantidos ou tê-los só por capricho.
E pronto, aqui estão as dúvidas:
- Uma caixa de cartão daquelas dos sapatos serve para manter bichos-da-seda saudáveis e felizes ou não ?
- Quais são os melhores alimentos para eles ?
- O que faço às mariposas ? Posso soltá-las ou elas irão morrer se as puser em liberdade ?
Estas são as minhas principais dúvidas, mas se porventura aqui alguém tiver experiência ou conhecimento com bichos-da-seda por favor dêem-me dicas para os manter e criar, pois vocês sabem que eu quero sempre o melhor para os animais, nem que seja para um bichinho.
Muito obrigado.
Agora que crio tenébrios fiquei com um fraquinho por tudo o que seja parecido e gostaria de criar bichos da seda. Tenho ouvido falar bem destes animais, que são muito dóceis e óptimos para ter, sendo que têm um ciclo de vida bastante interessante.
Já dei uma espreitadela ali na Secção dos Exóticos, mas algumas dúvidas ainda permanecem e não queria criar sem ter a certeza de que estou a providenciar as melhores condições e caso não as tenha então ficarei-me pelo que já tenho, pois não quero animais mal mantidos ou tê-los só por capricho.
E pronto, aqui estão as dúvidas:
- Uma caixa de cartão daquelas dos sapatos serve para manter bichos-da-seda saudáveis e felizes ou não ?
- Quais são os melhores alimentos para eles ?
- O que faço às mariposas ? Posso soltá-las ou elas irão morrer se as puser em liberdade ?
Estas são as minhas principais dúvidas, mas se porventura aqui alguém tiver experiência ou conhecimento com bichos-da-seda por favor dêem-me dicas para os manter e criar, pois vocês sabem que eu quero sempre o melhor para os animais, nem que seja para um bichinho.
Muito obrigado.
Então, ainda ninguém teve estes bichinhos e que me possa ajudar um bocadito
?
Já agora ponho mais uma dúvida para não estar a editar a outra mensagem:
- Onde os posso adquirir ? Em qualquer loja de animais de estimação ? É que eu não os queria estar a tirar da Natureza, uma vez que já não abundam no seu habitat natural e estão praticamente inteiramente domesticados ( isto segundo o que diz ali na Secção de Exóticos ).
Obrigado.

Já agora ponho mais uma dúvida para não estar a editar a outra mensagem:
- Onde os posso adquirir ? Em qualquer loja de animais de estimação ? É que eu não os queria estar a tirar da Natureza, uma vez que já não abundam no seu habitat natural e estão praticamente inteiramente domesticados ( isto segundo o que diz ali na Secção de Exóticos ).
Obrigado.
sim pode tê-los numa caixa de cartão quanto maior melhor (mais liberdade para os bichinhos). acho que agora existe alimento próprios mas não sei onde se encontram, eu uso sempre apenas folhas de amoreira e eles sempre cresceram saudáveis. os bichos-da-seda têm como único objectivo na sua vida comer, crescer e dar continuação á sua espécie. eles agora não sobrevivem na Natureza. eles vivem muito pouco tempo enquanto mariposas apenas com o objectivo de procriar.
uma dica: se na altura do ano em que os ovos nascem as amoreiras não tiverem folhas guarde a caixinha num lugar mais fresco para os bichinhos não nasceram e ficarem sem alimento. normalmente a um criador mas pode informar-se em lojas de animais para ver se têm conhecimento de algum.
boa sorte
uma dica: se na altura do ano em que os ovos nascem as amoreiras não tiverem folhas guarde a caixinha num lugar mais fresco para os bichinhos não nasceram e ficarem sem alimento. normalmente a um criador mas pode informar-se em lojas de animais para ver se têm conhecimento de algum.
boa sorte

muito dificilmente se iram adaptar á natureza por isso é que existem poucos 'selvagens'. não se esqueça que os bichihos-da-seda morrem um casal mas fica com 200 ovosNitara Escreveu:Ok. Muito obrigado pela resposta. E o que faço às mariposas ? Posso soltá-las ou não se irão adaptar à liberdade ?

Sinceramente, eu gostava era de ter aí uns 5 do mesmo sexo e não fazer criação
. Acho que não vou conseguir manter poucos indivíduos. Se me diz que um casal põe 200 ovos! O que eu vou fazer com a malta ?
Se eles se adaptassem ao meio natural eu soltáva-os caso o número de indivíduos fossem muitos, mas assim não.
Então o que me sugere ??

Se eles se adaptassem ao meio natural eu soltáva-os caso o número de indivíduos fossem muitos, mas assim não.
Então o que me sugere ??
consegue destinguir-se o sexo dos bichos da seda muito facilmenteNitara Escreveu:Sinceramente, eu gostava era de ter aí uns 5 do mesmo sexo e não fazer criação. Acho que não vou conseguir manter poucos indivíduos. Se me diz que um casal põe 200 ovos! O que eu vou fazer com a malta ?
Então o que me sugere ??

Obrigado pelo esclarecimento mais uma vez.
Qual é a esperança média de vida deles ?
Acha que vale a pena comprar, por exemplo, 10 fêmeas e observar a sua transformação ? Qual é mais ou menos o tempo que dura cada fase ?
E continuo sem saber o que fazer com as mariposas!
. Se eu abro a caixa elas fogem não ? Ou terei de improvisar uma porta lateral na caixa de cartão ?
.
Acha que vale a pena comprar, por exemplo, 10 fêmeas e observar a sua transformação ? Qual é mais ou menos o tempo que dura cada fase ?
E continuo sem saber o que fazer com as mariposas!

as mariposas morrem mais ou menos numa semana com o objectivo como eu disse de procriar mas sem macho não procriam.Nitara Escreveu:Obrigado pelo esclarecimento mais uma vez.
E continuo sem saber o que fazer com as mariposas!. Se eu abro a caixa elas fogem não ? Ou terei de improvisar uma porta lateral na caixa de cartão ?
.

larva 27 dias, crisálida 14 dias e adulto 7 dias. muda consoante cada bichinho. os meus bichinhos estavam sempre mais atrasos do que os do meu colega por isso pode variar bastante.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Se criarem ofereces os bixos a quem tiver Dragões barbudos, ou até tartarugas...é um alimento muito bom, ou dás os ovos 

não sabia que eles comiam isso... é sempre bom aprenderBondage2010 Escreveu:Se criarem ofereces os bixos a quem tiver Dragões barbudos, ou até tartarugas...é um alimento muito bom, ou dás os ovos

Nitara, depois quando tiveres borboletas fica atento para as pores só numa caixa nova e limpa porque para os bichos nascerem num ambiente limpo.