Esquilos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Ryta5
Membro Veterano
Mensagens: 252
Registado: domingo jan 24, 2010 3:35 pm
Localização: 2 gatos, 3 cães, 7 aves

sábado set 10, 2011 4:12 pm

Olá a todos!

Lembro-me quando comprei a minha falecida porquinha da índia estava indecisa na compra de um pdi ou de um esquilo. Só ouvia dizer que os esquilos eram nervosos e cheiravam mal, então lá optei por um pdi. :roll:

Algum forista tem experiências com esquilos?

Tenho algumas dúvidas:
Os esquilos criam ligação com o dono? Podem sair da gaiola etc...
O alojamento é específico ou pode ser uma gaiola do tipo pdi?
Qual o sítio certo para adquirir um? Uma loja é um sítio aconselhavél?

Obrigada
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado set 10, 2011 6:07 pm

Os esquilos criam uma relação com o dono semelhante aos outros roedores do mesmo género. Eu ouvi dizer que se um esquilo hibernar pode deixar de conhecer o dono, o nome, etc. mas não sei se esta é uma informação correcta, por isso não a leve em conta enquanto alguém não esclarecer melhor.

Em relação à gaiola, convém ser alta e com muitos galhos. Os esquilos saltam e trepam muito e isto deve-lhes ser proporcionado.

Acho que um esquilo se encontra com facilidade nas lojas. Mas também depende do esquilo. Eu creio que se refere ao Esquilo Siberiano ( que é o mais comum como animal de estimação ) e se for este o caso, eles rondam os 40€ ( tudo depende claro das lojas, mas na maior parte das que conheço eles vendem a este preço ).

Os esquilos não cheiram mal desde que a limpeza da gaiola seja efectuada como deve ser e regularmente.
São roedores agitados sim, mas também podem ser bastante dóceis.
Última edição por Nitara em domingo set 11, 2011 4:49 pm, editado 1 vez no total.
Ryta5
Membro Veterano
Mensagens: 252
Registado: domingo jan 24, 2010 3:35 pm
Localização: 2 gatos, 3 cães, 7 aves

domingo set 11, 2011 12:00 pm

Nitara Escreveu:Os esquilos criam uma relação com o dono semelhante aos outros roedores do mesmo género. Eu ouvi dizer que se um esquilo hibernar pode deixar de conhecer o dono, o nome, etc. mas não sei se esta é uma informação correcta, por isso não a leve em conta enquanto alguém não esclarecer melhor.

Em relação à gaiola, convém ser alta e com muitos galhos. Os esquilos saltam e trepam muito e isto deve-lhes ser proporcionado.

Acho que um esquilo se encontra com facilidade nas lojas. Mas também depende do esquilo. Eu creio que se refere ao Esquilo Coreano ( que é o mais comum como animal de estimação ) e se for este o caso, eles rondam os 40€ ( tudo depende claro das lojas, mas na maior parte das que conheço eles vendem a este preço ).

Os esquilos não cheiram mal desde que a limpeza da gaiola seja efectuada como deve ser e regularmente.
São roedores agitados sim, mas também podem ser bastante dóceis.
Vou procurar informar-me mais sobre o assunto (alojamento, alimentação, saúde, temperamento etc etc..) e só depois vou ponderar adquirir um :) Também vou pesquisar e tentar saber dessa informação, quando hiberna fica tipo com amnésia :o Mas esse período não tem de acontecer obrigatoriamente pois não? Eles não hibernam só quando sentem muito frio? :?
suz
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: terça set 23, 2003 10:44 am
Localização: Esquilos,cão,gato e aves

segunda set 12, 2011 2:49 pm

ola os esquilos não cheiram nada mal, nunca notei cheirou nos meus...

Eles são muito vivos gostam de correr e explorar tudo...
é preciso muita paciência para conseguir domestica-los... não é un animal que goste de colo, mas com muita paciencia e dedicação podese conseguir mt bons resultados... fazer miminhos, dormirem no nosso bolso, subirem para cima do nosso ombro... Não se deve soltar o esquilo antes de estar minimamente domesticado se não é muito dificil de apanha-lo...

a gaiola tem que ser grande quanto maior melhor... muitos recomendam no minimo 1m50 de altura por 80cm de cumprimento e 50cm de largura... agora de cor não me lembro bem se são essas as dimensões minimas mas andam a volta disso... a gaiola do meu actual esquilo tem 1,42cm de altura 94cm de lcumprimento e 68 cm de largura. tem que se por troncos de abres, para els podem saltar...


espero ter esclarecid as tuas duvidas,
tekillaa
Membro Veterano
Mensagens: 724
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am
Localização: um cabo verdiano ilegal

segunda set 12, 2011 4:16 pm

depende dos esquilos e do sexo, mas ja vi machos de alguns esquilos de maiores dimensoes que alem de cheiral mal mijam para fora da gaiola
Eu nem gosto de cobras, pá!
suz
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: terça set 23, 2003 10:44 am
Localização: Esquilos,cão,gato e aves

terça set 13, 2011 7:22 am

eu estou a falar de esquilos siberianos... não sei porquê pensei que a pessoa se tivesse a referir a estes

por exemplo os esquilos de rihcardson já têm algum cheiro.. mas nada de muit intenso nota-se mas qd lhe pegamos como nos hamsters ...
kittten
Membro Veterano
Mensagens: 2388
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

terça set 13, 2011 8:52 am

Os esquilos de richardson têm odor e os coreanos não???? :lol: :lol: :lol:

Ryta5 já mantive esquilos de espécies diferentes e os que mais saudades me deixaram foram os de richardson. São animais muito inteligentes e que desde que habituados a serem manuseados adoram interagir com o dono.

Apesar de haver aqui uma opinião contrária, posso dizer-lhe que qualquer um dos meus esquilos de richardson, só urinava num sítio da gaiola, o que, aliado à limpeza normal, facilita a eliminação de odores.

São realmente animais fantásticos, que vocalizam bastante, maneira que utilizam para nos mostrar o seu estado de espirito já que têm um grito diferente para cada situação.
A minha 1ª. esquila, a chica, que muitas saudades deixou aqui em casa, gritava de um modo quando o dono chegava a casa (era louca pelo meu marido) outro para quando queria pedir comer e outro totalmente diferente quando alguma das cadelas se chegavam perto da gaiola.

Os esquilos siberianos são animais bem diferentes, são bastante mais pequenos e rápidos e nem sempre toleram bem ser manuseados. A título de exemplo, tive um macho que veio muito novinho aqui para casa, foi habituado a ser manuseado. A partir do dia em que lhe coloquei na gaiola uma companheira, passou a ser agressivo e até o simples acto de colocar a comida na gaiola ele considerava intrusão no seu espaço.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
kittten
Membro Veterano
Mensagens: 2388
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

terça set 13, 2011 8:53 am

Suz o que são "troncos de abres"?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
suz
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: terça set 23, 2003 10:44 am
Localização: Esquilos,cão,gato e aves

terça set 13, 2011 9:05 am

acho que não me percebeste kitten. eu nunca faleu a nivel de interacção sobre os richardson... estávamos só a falar dos cheiros... e nem sequer estava a falar do cheiro da urina... acho que tanto uma raça como a outra na generalidade têm um cantinho da gaiola para o chichi...

eu estava a falar de o cheiro caracteristico do animal.. por ex se passar a mão no esquilo siberiano não fica cheiro nenhum. e no de richardson nota se um cheirinho proprio do animal como nos hamsters.. só foi isso que disse... não fiz nenhuma critica a raça. sim os de richardson são mais faceis de andar ao colo se for esse o objectivo... os siberianos é preciso muita paciência para conseguir interagir com eles. e não gostam de ser apertados...
em relação há situação da femea, os esquilos siberianos normalmente são animais solidários, nem sempre aceitam bem a presença de outro esquilo na gaiola se não forem juntos de pequeninos. mas alguns vivem bem em casais e dão se bem... mas as vezes é preciso separa-los no inverno porque podem brigar até morte por causa das reservas.. e naltura das reservas alguns até com os donos ficam agressivos... tem que se ir esvaziando as reservas para não ficarem agressivos...
suz
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: terça set 23, 2003 10:44 am
Localização: Esquilos,cão,gato e aves

terça set 13, 2011 9:07 am

não percebi a pergunta dos troncos de abres??


troncos de árvores.
kittten
Membro Veterano
Mensagens: 2388
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

terça set 13, 2011 9:08 am

suz os esquilos não são soliDários, são soliTários.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
suz
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: terça set 23, 2003 10:44 am
Localização: Esquilos,cão,gato e aves

terça set 13, 2011 9:12 am

sorry a escrever rápido troquei a letra...
kittten
Membro Veterano
Mensagens: 2388
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

terça set 13, 2011 10:09 am

suz Escreveu:não percebi a pergunta dos troncos de abres??


troncos de árvores.
Ah!é que eu abres não sabia o que eram. 8)
Faça um esforço por escrever correctamente por favor, a nossa língua já é tão maltratada por alguns ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
suz
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: terça set 23, 2003 10:44 am
Localização: Esquilos,cão,gato e aves

terça set 13, 2011 10:25 am

peço desculpa nem tinha reparado que tinha escrito isso...

eu nasci e vivi em França até aos 18anos, quando vi para cá não tive aulas de português.
por isso peço desculpa se as vezes a escrever não noto que troco alguma letra... é distracção da minha parte, sorry.
Responder

Voltar para “Exóticos”