muito obrigado.
abraço.

ReginaVieira Escreveu:Recordo-me À uns 2 anos de ver esse curso numa escola em Santo Tirso, penso que não tem qualquer custo, faz o curso e fica com 9ºano.
Mas pessoalmente acho que seria melhor tirar o 9ºano "normal" pois a aprendizagem que tem nestes cursos(como os cursos profissionais de ensino secundário) não se iguala ao ensino "normal", na minha opinião destina-se a quem não quer seguir para a universidade, destina-se a quem quer ficar com alguns estudos com o máximo de 12ºano
Não digo que seja mais difícil encontrar emprego com os cursos profissionais, pois aliás eles são mesmo para isso, quem quer concluir o 12º e ir logo para o mundo do trabalho o melhor são mesmo os cursos profissionais, pois já dão formação numa área específica para tal. Mas para quem quer prosseguir para a universidade e para se ir habituando às exigências do ensino universitário é muito melhor o curso científico-humanístico, até mesmo para fazeres os exames do 11º e 12º torna-se mais fácil, pois no curso profissional não tens aquelas bases essenciais. Não sei se me estou a fazer entender.vitor22 Escreveu:ReginaVieira Escreveu:Recordo-me À uns 2 anos de ver esse curso numa escola em Santo Tirso, penso que não tem qualquer custo, faz o curso e fica com 9ºano.
Mas pessoalmente acho que seria melhor tirar o 9ºano "normal" pois a aprendizagem que tem nestes cursos(como os cursos profissionais de ensino secundário) não se iguala ao ensino "normal", na minha opinião destina-se a quem não quer seguir para a universidade, destina-se a quem quer ficar com alguns estudos com o máximo de 12ºano
Na minha opinião o que disse está errado, nos tempos de hoje um curso profissional é tão bom ou melhor que os outros.
Os cursos profissionais são bons porque dão logo uma formação de uma determinada área, com isto, é mais fácil arranjar emprego.
Conheço pessoas que tiraram uma espécie de mecânica de automóveis, que deu o 9º ano, prosseguiram mecânica até ao 12º e conseguiram entrar na universidade.(conseguir até conseguem, mas com certeza que os exames e o modo de ensino da universidade será um choque muito maior para eles)
Outro exemplo, foi de electricidade fizeram o 9º depois o 12º e agora estão empregados.
Eu se não tivesse feito ciências e tecnologias tinha tirado antes um curso profissional, porque nos tempos de hoje, a meu ver é mais fácil arranjar emprego.(mas você só queria concluir o 12º e ir logo trabalhar ou pensa(pensou) ir para a universidade? Se queria ir logo trabalhar realmente o curso profissional adaptaria-se melhor)