Preciso de ajuda!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
anarmila
Membro
Registado: sábado out 11, 2003 5:25 pm

domingo out 19, 2003 12:59 pm

Vou hoje buscar um coleho anão de 5 meses a uma forista que mo ofereceu! :D :D

O problema é que eu nunca cuidei de coelhos e preciso de umas dicas.
Comprei:
1-Gaiola relativamente grande para ele ter espaço;
2-Areia para gato;
Uma coisa que na embalagem eles chamam de litter e que dizem que é para a cama;
3-Comida da Avipar.
4-Recipiente próprio para água (tipo biberão).

Fiz bem? Falta alguma coisa? Como disponho tudo isto na gaiola? Alguns truques para o bichinho se sentir melhor...

Beijos e abraços a todos!
Ana Rita
RapToReSse
Membro
Registado: sexta set 05, 2003 3:47 pm
Localização: Duas gatas siamesas de 5 anos, um Yorkshire de 8 meses, 5 hamsters russos, um casal de chinchilas

domingo out 19, 2003 2:06 pm

Olá Rita:)

Nunca tive coelhos mas adoro esses bichinhos fofos.... O máximo que posso fazer é dar-te o endereço de uma página que me aconselharam, está é em Inglês....
http://www.rabbit.org/
E aconselho-te vivamente a leres os tópicos aqui do fórum que falam de coelhos, pois lá encontras muita informação útil.
Não me parece que a marca Avipar seja a melhor, pelo menos para hamsters não é, mas em relação aos coelhos não me posso pronunciar. Qual é a composição da ração, sabes?
Vou procurar mais informações e depois digo qualquer coisa.
Um abraço,
Alexandra Martins
RapToReSse
Membro
Registado: sexta set 05, 2003 3:47 pm
Localização: Duas gatas siamesas de 5 anos, um Yorkshire de 8 meses, 5 hamsters russos, um casal de chinchilas

domingo out 19, 2003 2:17 pm

Olá novamente:)

Fui cuscar alguns outros tópicos e encontrei alguma infornação, mesmo assim aconselho-te vivamente a pesquisares mais e a informares-te noutras fontes. Vou citar alguns posts de outros membros, espero que os mesmos não se importem:
[quote]bem, vamos começar pelo vet, logo que tenhas o teu coelho em casa deves levá-lo ao vet, para fazer um exame gera, aí (não sei o nome da vacina, nunca perguntei), o vet se encarregará de marcar as consultas e vacinação. quanto ao tamanho da gaiola depende se o teu coelho vai andar à solta ou não. no meu caso, tinha gaiolas de metro cúbico para coelhos "problemáticos" ou novas ninhadas, de resto tinha-os acomodados num viveiro bastante grande. para os que estão dentro de casa, se andarem muitas vezes soltos, só tens que ter em atenção se a gaiola é suficientemente grande para se mexerem à vontade e darem uns "saltinhos", se não andarem muitas vezes à solta, quanto maior melhor, sempre com brinquedos para se distrairem. (logo, o tamanho depende do espaço e disponibilidade dos donos). no caso da alimentação, a que existe própria para coelhos anões é suficiente, mas podes sempre dar vários vegetais como a cenoura, salsa... evita dar alface, pois apesar de gostarem muito, tem um forte efeito diurético e provoca diarreias. cuidado com as plantas de casa e da rua (se os levares) podem ser venenosas (da rua, em pouca quantidade podem comer serralhas e urtigas que das que conheço, são mais vulgares). para habituares o teu coelho a fazer as necessidades no mesmo local, não é difícil. eu costumava mantêlos fechados na gaiola alguns dias, depois tirava a parte de cima da gaiola. como os coelhos já têm uma aptidão natural para fazer a maioria das necessidade fisiológicas no mesmo sítio, normalmente costumam voltar à caixa para o fazerem, se não, limpar muito bem o local (errado) onde fizeram e colocar um odor forte que eles não gostem (vinagre), ou mesmo deslocar o tabuleiro para o local que eles escolherem, de qualquer modo, raramente alguém se livra de umas "c****itas" espalhadas pela casa. desculpa o "testamento". [/quote]

[quote]Na gaiola não ponhas tigela com água pois eles sujam-na logo, e melhor por uma espécie de biberão (ha nas lojas de animais). Comem ração e legumes, tambem lhe dou um bloquinho de minerais k ela lambe (loja de animais). [/quote]

Quanto à areia de gato, não me parece que seja boa ideia, penso que o mais indicado seja usar aparas de madeira (de pinho não tratado, pois as outras podem fazer-lhes mal ao exalarem cheiros tóxicos, e que não tenha pó). Se os coelhos comerem feno, que penso ser o caso, podes colocar feno seco por cima.... Mas repito que não tenho qualquer experiência com coelhos:(
Espero que tenha ajudado pelo menos nos primeiros tempos, para "desenrascar".
Um abraço,
Alexandra Martins
andreialima
Membro
Registado: domingo out 27, 2002 11:00 am
Localização: Um cão, duas cadelas, três gatas, um canário e muitos peixes.

domingo out 19, 2003 2:27 pm

Olá anarmila:

Fizeste bem em comprar uma gaiola grande, quanto mais espaço melhor. À quem use areia para os gatos para colocar no fundo da gaiola, mas como estes são animais muito curiosos, têm tendência a escavar e ao encontrar a areia, têm tendência a comer, o que não é nada bom. Existe uma areia própria para coelhos, se quizeres colocar dessa areia, sempre é melhor porque é indicada para coelhos. Na minha opinião, acho que a areia dá mais cheiro. Eu uso apenas fitas de madeira de pinho (podes comprar em qualquer superficie comercial ou loja de animais) e coloco mais quantidade no cantinho onde ela tem tendência para fazer as necessidades (os coelhos são animais muito limpos e normalmente fazem sempre no mesmo cantinho). Depois ponho feno. À quem ponha o feno nos suportes que vêm junto com as gaiolas, mas a minha coelha não come tão bem se colocar o feno nesse suporte. Eu coloco no fundo da gaiola e ela come aquilo que quer. O litter não é bom para a cama dos coelhos por causa do pó. Os coelhos são muito sensíveis ao pó, deve também ter muito cuidado com as fitas de madeira e com a comida. Se comprar de uma determinada marca e reparar que tem muito pó, é melhor mudar de marca para evitar doenças respiratórias.

Eu pedi ao meu avô para lhe fazer uma casotinha em madeira para colocar dentro da gaiola no Inverno. Fica mais aconchegada e além disso ela adora. Os coelhos gostam muito de se esconder e de ficar mais sossegados, por isso ela adora quando lhe ponho a casota. Compra também uma pedra de minerais porque além de ser importante por causa dos minerais, serve para ele desgastar os dentes, que também é muito importante. Os dentes dos roedores estão em constante crescimento, por isso é importante eles terem alguma coisa com que desgastar os dentes. O feno também é importante nessa função, sendo fibra também ajuda no desgaste.

De resto, acho que estas a fazer tudo bem. Lembrei-me agora. Existem uma goluseimas de iogurte que eles adoram. A minha coelha é maluqinha por essas goluseimas. Podes-lhe comprar um brinquedo qualquer, como umas coisas em madeira próprias para eles roerem.

Anda muito com ele ao colo para que ele se habitue a ti e para que fique mais sociável. Se ele até nem se importar, podes colocar-lhe um peitilho e andar de trelinha com elel pelo pátio ou assim. Solta-o sempre que puderes, mas atenção aos fios eléctricos e a tudo que ele possa roer, porque eles adoram roer tudo à passagem.

Se tiveres mais alguma dúvida podes estar à vontade, é só escreveres outra vez que eu estou aqui para te ajudar, assim como muitas outras pessoas.

Boa sorte e depois diz como correu.

Andreia Lima
anarmila
Membro
Registado: sábado out 11, 2003 5:25 pm

domingo out 19, 2003 2:44 pm

Obrigada pelas ajudas.
Já agora quais as comidas mais aconselhadas? Marcas, composição...
Responder

Voltar para “Exóticos”