domingo out 19, 2003 2:17 pm
Olá novamente:)
Fui cuscar alguns outros tópicos e encontrei alguma infornação, mesmo assim aconselho-te vivamente a pesquisares mais e a informares-te noutras fontes. Vou citar alguns posts de outros membros, espero que os mesmos não se importem:
[quote]bem, vamos começar pelo vet, logo que tenhas o teu coelho em casa deves levá-lo ao vet, para fazer um exame gera, aí (não sei o nome da vacina, nunca perguntei), o vet se encarregará de marcar as consultas e vacinação. quanto ao tamanho da gaiola depende se o teu coelho vai andar à solta ou não. no meu caso, tinha gaiolas de metro cúbico para coelhos "problemáticos" ou novas ninhadas, de resto tinha-os acomodados num viveiro bastante grande. para os que estão dentro de casa, se andarem muitas vezes soltos, só tens que ter em atenção se a gaiola é suficientemente grande para se mexerem à vontade e darem uns "saltinhos", se não andarem muitas vezes à solta, quanto maior melhor, sempre com brinquedos para se distrairem. (logo, o tamanho depende do espaço e disponibilidade dos donos). no caso da alimentação, a que existe própria para coelhos anões é suficiente, mas podes sempre dar vários vegetais como a cenoura, salsa... evita dar alface, pois apesar de gostarem muito, tem um forte efeito diurético e provoca diarreias. cuidado com as plantas de casa e da rua (se os levares) podem ser venenosas (da rua, em pouca quantidade podem comer serralhas e urtigas que das que conheço, são mais vulgares). para habituares o teu coelho a fazer as necessidades no mesmo local, não é difícil. eu costumava mantêlos fechados na gaiola alguns dias, depois tirava a parte de cima da gaiola. como os coelhos já têm uma aptidão natural para fazer a maioria das necessidade fisiológicas no mesmo sítio, normalmente costumam voltar à caixa para o fazerem, se não, limpar muito bem o local (errado) onde fizeram e colocar um odor forte que eles não gostem (vinagre), ou mesmo deslocar o tabuleiro para o local que eles escolherem, de qualquer modo, raramente alguém se livra de umas "c****itas" espalhadas pela casa. desculpa o "testamento". [/quote]
[quote]Na gaiola não ponhas tigela com água pois eles sujam-na logo, e melhor por uma espécie de biberão (ha nas lojas de animais). Comem ração e legumes, tambem lhe dou um bloquinho de minerais k ela lambe (loja de animais). [/quote]
Quanto à areia de gato, não me parece que seja boa ideia, penso que o mais indicado seja usar aparas de madeira (de pinho não tratado, pois as outras podem fazer-lhes mal ao exalarem cheiros tóxicos, e que não tenha pó). Se os coelhos comerem feno, que penso ser o caso, podes colocar feno seco por cima.... Mas repito que não tenho qualquer experiência com coelhos:(
Espero que tenha ajudado pelo menos nos primeiros tempos, para "desenrascar".
Um abraço,
Alexandra Martins