A minha Rataria xD

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Andry25o
Membro Veterano
Mensagens: 375
Registado: segunda ago 17, 2009 11:19 pm
Localização: 2cão,
2 gatas,
2 porquinhos da india
4 chinchilas,
4 Furões xD

quarta nov 02, 2011 1:32 pm

há e a Nix hehehe agora com 3 meses xD
uma siamesa lindona

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta nov 02, 2011 5:01 pm

pelo que estou a ver, ainda não leu o suficiente sobre ratazanas para criar. A crítica é construtiva.
Não se deve cruzar

rex x rex (grande probabilidade de double rex e outros problemas)
husky (roan) x Husky (roan) (grande probabilidade de Hi white)
Hairless x hairless (grande probabilidade de defeitos genéticos problemáticos)

Além destes existem outros cruzamentos que não se devem fazer, entre os quais referente a marcações.

Nestes cruzamentos não é taxativo que exista mal formações ou junções de genes letais, mas a probabilidade é muito grande.
Não se deve também criar com fêmeas azuis (grande probabilidade de problemas no parto) nem com fêmeas hairless (grande probabilidade de canibalismo, inexistência de glândulas mamarias ou de produção de leite).
Todos estes defeitos problemáticos estão lá fora a tentar retirar das linhagens de criação, o entanto EU não acredito que o consigam e nem acho que quem apregoa que conseguiu esteja a falar verdade.

Leia um pouco Andry, são criações para pet, ou seja, para sobreviver, não faça as coisas em cima do joelho e com a leitura de apenas um ou dois sites...
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta nov 02, 2011 5:05 pm

A ninhada é gira e desejo sorte. ninhadas tão grandes costumam ser problemáticas para as fêmeas. Aperte nessa alimentação.
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta nov 02, 2011 5:13 pm

Não sei se é possível ver mas aqui está uma discussão interessante sobre criar ou não hairless x hairless: http://brbb.freeforums.org/breedings-th ... -t108.html

Andry peço desculpa pelo off topic ;)
De qualquer maneira o comentário da Búzio é que me fez ir à página anterior e reparar nas fotos dos bebés, não os tinha visto ali!!! Parabéns :D
chiquinho234
Membro Veterano
Mensagens: 381
Registado: quinta ago 26, 2010 4:32 pm
Localização: Um mini zoo de roedores.
1cão
gatos
chinchilas
hamsters

quarta nov 02, 2011 5:43 pm

Tão bonita cresceu num instante.
<p>Visitem o meu site sobre as minhas&nbsp; chins.</p>
<p><a href="http://chinchilasdacasa.webs.com/">http ... om/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>Por favor resgisten-se no forum Projecto Animal e sejam membros activos e participativos.</p>
<p><a href="http://projectoanimal.forumeiros.net/"> ... et/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta nov 02, 2011 5:46 pm

por mais interessante que seja a discussão, quando não se sabe... não se faz.
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta nov 02, 2011 7:13 pm

Por isso é que à pergunta "if like Alan's experience suggests not *all* hairless have the lactation problems, wouldn't you want to know if your hairless can lactate or not?" a resposta óbvia é "No". Correndo o risco de perder uma ninhada só para "ver se dá"?... Não.
Última edição por marianamar em quarta nov 02, 2011 7:44 pm, editado 1 vez no total.
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta nov 02, 2011 7:32 pm

segundo vários documentos que li, e peço desculpa à autora por estar a "estragar" o tópico, é que fenotipicamente não se distinguem os tipos de hairless, e nem todos dão origem a esses problemas. O problema é que não os conseguimos distinguir, assim, tanto nos pode calhar um hairless que dê defeitos (ou rex) ou um que não dê. Tal como os hairless, nos rex há vários genes que podem dar origem a essa textura de pêlo, assim, há alguns que geneticamente juntos dão problemas e outros não... mas lá está não se conseguem distinguir.
por isso, concordo com o que disseste.
Andry25o
Membro Veterano
Mensagens: 375
Registado: segunda ago 17, 2009 11:19 pm
Localização: 2cão,
2 gatas,
2 porquinhos da india
4 chinchilas,
4 Furões xD

quarta nov 02, 2011 10:07 pm

obrigado pelos exclarecimentos a minha mãe cruzou hairless com hairless e teve uma ninhada so de hairless todos saudaveis e são 12 fiquei com 2 meninas da ninhada e estão todos muito bem de saude...
inclusive a mãe...
xD

espero que corra tudo bem com os meus pelo menos por fora são todos perfeitos e não tem nada a menos nem a mais... se por dentro tambem nao fossem de certo ja teriam morrido...

obrigado por me avisar desses cruzamentos...
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta nov 02, 2011 10:09 pm

Chama-se sorte. Há quem brinque com ela ;)
Andry25o
Membro Veterano
Mensagens: 375
Registado: segunda ago 17, 2009 11:19 pm
Localização: 2cão,
2 gatas,
2 porquinhos da india
4 chinchilas,
4 Furões xD

quarta nov 02, 2011 10:12 pm

eu nisso avisei bem a minha mãe que sabia que podia dar problemas agora não sabia que rex com rex poderia dar problemas...
era a unica mutação que eu desconhecia esse facto...

mas pelas fotos que vi do pai nao me pareceu 100% rex ele nao tinha bigodes encaracolados como a minha nem pelo que se parecesse....
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta nov 02, 2011 10:27 pm

Melhor :D
Mal posso esperar pra ver o que sai daí, 15 bebés é muita fruta!
Andry25o
Membro Veterano
Mensagens: 375
Registado: segunda ago 17, 2009 11:19 pm
Localização: 2cão,
2 gatas,
2 porquinhos da india
4 chinchilas,
4 Furões xD

quarta nov 02, 2011 10:35 pm

é a maior ninhada que ja tive mas pelo tamanho da barriga calculei...
estou anciosa para começarem a crescer... pelo menos ela tem bastante leite e ja lhe reforcei a dose da comida xD
meti-lhe uma mantinha e muito papel de cozinha para estar bem quentinha embora esteja num local quente é melhor reforçar xD
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta nov 02, 2011 10:38 pm

Andry25o Escreveu:obrigado pelos exclarecimentos a minha mãe cruzou hairless com hairless e teve uma ninhada so de hairless todos saudaveis e são 12 fiquei com 2 meninas da ninhada e estão todos muito bem de saude...
inclusive a mãe...
xD

espero que corra tudo bem com os meus pelo menos por fora são todos perfeitos e não tem nada a menos nem a mais... se por dentro tambem nao fossem de certo ja teriam morrido...

obrigado por me avisar desses cruzamentos...
Há muita gente a morrer com cancro na garganta e nunca fumou na vida.

O problema é que não é com meia dúzia de meses que se vê se tem problemas ou não, é depois quando duram 8 ou 9 meses, ou quando passam meia vida a arrastar as patas de trás por problemas nos órgãos.
Como diz a mariana chama-se sorte. Não esquecer de quando entregar a ninhada avisar as pessoas que são filhos de dois rex e o que pode acontecer. :)
Ter saído bem não desculpa ter feito mal, deve é aprender a fazer .correctamente.
Andry25o
Membro Veterano
Mensagens: 375
Registado: segunda ago 17, 2009 11:19 pm
Localização: 2cão,
2 gatas,
2 porquinhos da india
4 chinchilas,
4 Furões xD

quarta nov 02, 2011 10:39 pm

claro... eu avisei bem a inha mãe do que poderia acontecer ela ja disse que não volta a cruzar mais...
so queria ter uma ninhada com aquela fêmea... correu bem ainda bem mas podia ter corrido mal... eles ja tem dois meses e ate agora tudo bem...
Responder

Voltar para “Exóticos”