terça out 21, 2003 9:18 am
Olá Suzie:)
Realmente já é um pouco tarde para dares um amigo ao teu hamster, pois apesar de ser siberiano pode não reagir bem. É sempre uma questão de sorte, os meus são novinhos e durante meses tive 1 macho e duas fêmeas juntos, e um belo dia tive que separar o macho porque as fêmeas começaram a "bater-lhe".
É sempre melhor comprares uma fêmea para ele, se bem que não me parece que ele permaneça fértil por muito mais tempo (mas sobre isto não tenho a certeza). Com outro macho há mais hipóteses de briga.
Podes tentar, pode ser que sejas bem sucedida, mas há que ter em conta que a qualquer momento podem surgir conflitos. Há que estar atenta sempre, não queres com certeza ter um dos teus amiguinhos morto pelo outro....!! E é preciso teres possibilidades para manter os dois em gaiolas separadas caso haja de facto problemas, pois a partir do momento em que compres outro animal tornas-te responsável pelo seu bem-estar e felicidade.
O conveniente é, quando trouxeres o outro da loja, o manteres na caixa algum tempo para que o cheiro dele/a se impregne nas palhinhas, etc. Depois trocas: pões o teu hamster na caixinha e o novo na gaiola, para sentirem o cheiro um do outro. Podes trocar mais uma ou duas vezes, e de seguida se tiveres uma gaiola onde seja possível ter uma divisória, pões um de cada lado para que se possam cheirar sem se agredir, e vais trocando de lado de vez em quando. Caso não tenhas esta divisória, fazes como referi antes e depois experimentas num terreno neutro - uma banheira limpa e seca é um bom sítio, não é território de nenhum e logo verás como se dão. Ao início é natural que "meçam forças", mas se vires que de facto se dão mal desiste e volta a tentar mais tarde. Nesse caso tens que ter uma segunda gaiola, claro....
Quando vires que eles se dão bem, limpas e lavas a gaiola do teu hamster, trocas o fundo da gaiola e a palha para que não haja cheiros de nenhum deles, a comida tb, lavas tds os objectos da gaiola etc, e depois pões os dois juntos.
Faço votos para que tudo corra bem, pois também acho que todos os animais devem ter companhia.... Mesmo sendo um pouco tarde, acho que o teu pequenino merece ter um companheiro ou uma companheira. Mentaliza-te porém que pode não resultar nem com um macho nem com uma fêmea....
Um abraço,
Alexandra Martins