Tópico Informativo - Hamster Siberiano

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

terça nov 01, 2011 3:40 pm

Não tinha nada que fazer, então apeteceu-me criar um tópico informativo sobre o hamster siberiano. Tenho estes animais à bastante tempo e considero-os fantásticos, bonitos, fáceis de manter, divertidos e um vasto leque de elogios.

Então aqui vão algumas dicas de manutenção e outras informações sobre este simpático roedor:

Cuidar de um hamster siberiano

Alojamento adequado

Os hamsters siberianos deverão ser alojados em gaiolas próprias. Aconselho como medidas ideais 40 cm de comprimento, 26 cm de largura e 50 cm de altura. Foi sempre em gaiolas com estas medidas que mantive todos os meus hamsters siberianos.
A gaiola deverá ser segura ( sendo que o hamster não deverá conseguir passar pelas grades ) e deve-se ter cuidado com as portas ( que deverão estar sempre bem fechadas ). As grades deverão ser resistentes aos dentes do hamster.
Baseado na minha experiência própria, uma gaiola deverá ter:
- Roda. Esta proporciona ao hamster exercício físico ( que é importante para prevenir a obesidade ) e também para se divertir e aliviar o stress.
- Comedouro. Deverá estar sempre limpo ( sem fezes ou urina no seu interior ).
- Bebedouro. Aconselho aqueles que se prendem nas grades e têm uma bola no tubo onde o hamster bebe. A água deverá ser trocada diariamente ( no máximo de dois em dois dias ). Semanal ou quinzenalmente convém lavar muito bem o seu interior com água corrente e sal ( que deverá ser retirado depois da sua utilização no interior do bebedouro ) para evitar o tão conhecido verdete ( algas que se criam devido à água estar parada ).
- Esconderijo. Este pode ser uma casinha de plástico, um abrigo em madeira rija, uma caixa de cartão ou outro objecto que sirva para o efeito e seja resistente às constantes dentadas do hamster siberiano. O esconderijo convém estar situado no local da gaiola mais escuro.
- Material para o ninho. Este deverá ser colocado num local qualquer da gaiola ( pois o hamster tratará de o recolher e levar para o esconderijo ). Os materiais que uso sempre nos meus hamsters siberianos são feno e cartão dos rolos do papel higiénico. Mas também recomendo papel de cozinha ou papel higiénico. Nunca dê algodão ( que muito vulgarmente se encontra à venda nas lojas de animais ). Estes podem amputar membros do hamster se ficar preso e, se ingerido por acidente, poderá causar obstrução no sistema digestivo.
- Litter. O chão deverá ser revestido com litter, especialmente nos cantos que são os locais mais escolhidos para fazer as necessidades, especialmente a urina. Aconselho Natural Wood da Versele Laga ou corn cobs.
- Brinquedos. Pode dar bolinhas, paus de madeira, cordas resistentes, etc.
- Patamares e respectivas escadas. Dou preferência a gaiolas com escadas e vários patamares ( as minhas gaiolas sempre tiveram três patamares ).
- Tubos. Não tenho na minha gaiola, mas não há qualquer problema em colocar alguns. Devem ser proporcionais ao corpo do hamster e suficientemente ventilados.

Alimentação

Os hamsters siberianos devem ser alimentados com uma ração de boa qualidade para permitir um óptimo desenvolvimento e prevenir problemas de saúde, nomeadamente relacionados com carências nutricionais ou obesidade.
Como alimentação base aconselho:
- Versele Laga Mini Hamster Nature
- Versele Laga Hamster Nature
- Vitakraft Hamster
Há outras marcas igualmente boas disponíveis no mercado, mas como sempre usei estas, aconselho.
Como suplementos aconselho:
- Sticks de sementes. Eu aos meus hamsters siberianos dou mensalmente um stick por hamster que são lentamente roídos. Há muitos sabores disponíveis no mercado, mas os meus hamsters preferem fruta e mel. Estes sticks, para além de serem saborosos para os hamsters, também ajudam a desgastar os dentes.
- Frutos. Aconselho especialmente maçã e pêra. Dou semanalmente.
- Vegetais. Aconselho principalmente cenoura. Dou semanalmente.
- Queijo. Dou mensalmente.
- Feno. Estando na gaiola como material para fazer o ninho, é natural que de vez em quando os hamsters comam e não há nenhum inconveniente.
Nunca dei outros suplementos a não ser estes.

Limpeza

O litter do chão deverá ser mudado semanalmente.
O material do ninho deverá ser mudado quinzenalmente.
Uma limpeza total deverá ser feita mensalmente.

Localização da gaiola

A gaiola deverá estar localizada num local onde não abunde muita claridade.
Não deverão passar correntes de ar nos sítios circundantes da gaiola.

Espero que isto tenha ajudado quem se interessa por este roedor, de modo a tornar a sua manutenção mais fácil e correcta.
Sintam-se à vontade para discutir, corrigir se for necessário e opinar este tópico.

Fiquem bem :wink: .
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

quarta nov 02, 2011 4:07 am

Bom tópico, existe um mais abrangente...aqui fica: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=73197
vmdfs
Membro
Registado: sexta nov 18, 2011 11:53 am

sábado mai 05, 2012 3:33 pm

Bem, jatenho um PDI que amo de paixao, é o meu rei Artur, e parece me que agora vou ter um hamster, nao sei bem que tipo é, mas parece me um roborovski.

no PDI uso madeira prensada para fundo da gaiola e respectivas necessidades, será que tbm dá para o hamster? é que tem um tamanho grande para o hamster, ou podemos usar areia de gato?

pelo que sei o hamster, desde que o amigo morreu (havia um outro hamster numa gaiola ao lado) tornou se agressivo, mas a mim o que me parece é mesmo falta de atenção e de carinho.

alguma forma de o cativarmos? ja vi isso da maça, que quantidade pode ser dada diariamente?
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado mai 05, 2012 4:31 pm

vmdfs Escreveu:Bem, jatenho um PDI que amo de paixao, é o meu rei Artur, e parece me que agora vou ter um hamster, nao sei bem que tipo é, mas parece me um roborovski.

no PDI uso madeira prensada para fundo da gaiola e respectivas necessidades, será que tbm dá para o hamster? é que tem um tamanho grande para o hamster, ou podemos usar areia de gato?

pelo que sei o hamster, desde que o amigo morreu (havia um outro hamster numa gaiola ao lado) tornou se agressivo, mas a mim o que me parece é mesmo falta de atenção e de carinho.

alguma forma de o cativarmos? ja vi isso da maça, que quantidade pode ser dada diariamente?
Eu no meu uso actualmente Cats Best ( rolinhos de madeira prensada ) e já usei Natural Wood da Versele Laga. Aconselho ambos, sendo que absorvem muito bem a urina e nunca notei odores.

Existem diversas formas para cativar um hamster, mas temos de ter em conta que existem hamsters que são dóceis por natureza e outros que não toleram nem nunca vão tolerar o manuseamento, ou seja, nem todos os hamsters podem ser domesticados e depende muito da personalidade de cada um e da maneira como foram/são tratados.

O truque das guloseimas costuma resultar.
Numa primeira fase, pode oferecer algumas guloseimas ( fruta, vegetais, ingredientes da própria ração, etc. ) por entre as grades. Com o passar do tempo, o hamster vai-se apercebendo que: dono = comida.

Poderá, numa segunda fase, tentar oferecer as guloseimas com a mão já dentro da gaiola. É possível que possa ser vítima de pequenas mordidelas :lol: , é uma forma do hamster reconhecer o dono.

Numa terceira fase pode tentar acariciar o hamster. Este pode mostrar-se algo receoso, mas se já tiver confiança em si, pode até nem manifestar qualquer medo.

Numa quarta fase, poderá pegar nele. Alguns hamsters ficam muito desconfiado com esta atitude. É preferível deixar o hamster ir para a sua mão livremente e explorá-la do que agarrá-lo à força.

Espero que corra tudo bem e boa sorte :wink: .
Responder

Voltar para “Exóticos”