Então aqui vão algumas dicas de manutenção e outras informações sobre este simpático roedor:
Cuidar de um hamster siberiano
Alojamento adequado
Os hamsters siberianos deverão ser alojados em gaiolas próprias. Aconselho como medidas ideais 40 cm de comprimento, 26 cm de largura e 50 cm de altura. Foi sempre em gaiolas com estas medidas que mantive todos os meus hamsters siberianos.
A gaiola deverá ser segura ( sendo que o hamster não deverá conseguir passar pelas grades ) e deve-se ter cuidado com as portas ( que deverão estar sempre bem fechadas ). As grades deverão ser resistentes aos dentes do hamster.
Baseado na minha experiência própria, uma gaiola deverá ter:
- Roda. Esta proporciona ao hamster exercício físico ( que é importante para prevenir a obesidade ) e também para se divertir e aliviar o stress.
- Comedouro. Deverá estar sempre limpo ( sem fezes ou urina no seu interior ).
- Bebedouro. Aconselho aqueles que se prendem nas grades e têm uma bola no tubo onde o hamster bebe. A água deverá ser trocada diariamente ( no máximo de dois em dois dias ). Semanal ou quinzenalmente convém lavar muito bem o seu interior com água corrente e sal ( que deverá ser retirado depois da sua utilização no interior do bebedouro ) para evitar o tão conhecido verdete ( algas que se criam devido à água estar parada ).
- Esconderijo. Este pode ser uma casinha de plástico, um abrigo em madeira rija, uma caixa de cartão ou outro objecto que sirva para o efeito e seja resistente às constantes dentadas do hamster siberiano. O esconderijo convém estar situado no local da gaiola mais escuro.
- Material para o ninho. Este deverá ser colocado num local qualquer da gaiola ( pois o hamster tratará de o recolher e levar para o esconderijo ). Os materiais que uso sempre nos meus hamsters siberianos são feno e cartão dos rolos do papel higiénico. Mas também recomendo papel de cozinha ou papel higiénico. Nunca dê algodão ( que muito vulgarmente se encontra à venda nas lojas de animais ). Estes podem amputar membros do hamster se ficar preso e, se ingerido por acidente, poderá causar obstrução no sistema digestivo.
- Litter. O chão deverá ser revestido com litter, especialmente nos cantos que são os locais mais escolhidos para fazer as necessidades, especialmente a urina. Aconselho Natural Wood da Versele Laga ou corn cobs.
- Brinquedos. Pode dar bolinhas, paus de madeira, cordas resistentes, etc.
- Patamares e respectivas escadas. Dou preferência a gaiolas com escadas e vários patamares ( as minhas gaiolas sempre tiveram três patamares ).
- Tubos. Não tenho na minha gaiola, mas não há qualquer problema em colocar alguns. Devem ser proporcionais ao corpo do hamster e suficientemente ventilados.
Alimentação
Os hamsters siberianos devem ser alimentados com uma ração de boa qualidade para permitir um óptimo desenvolvimento e prevenir problemas de saúde, nomeadamente relacionados com carências nutricionais ou obesidade.
Como alimentação base aconselho:
- Versele Laga Mini Hamster Nature
- Versele Laga Hamster Nature
- Vitakraft Hamster
Há outras marcas igualmente boas disponíveis no mercado, mas como sempre usei estas, aconselho.
Como suplementos aconselho:
- Sticks de sementes. Eu aos meus hamsters siberianos dou mensalmente um stick por hamster que são lentamente roídos. Há muitos sabores disponíveis no mercado, mas os meus hamsters preferem fruta e mel. Estes sticks, para além de serem saborosos para os hamsters, também ajudam a desgastar os dentes.
- Frutos. Aconselho especialmente maçã e pêra. Dou semanalmente.
- Vegetais. Aconselho principalmente cenoura. Dou semanalmente.
- Queijo. Dou mensalmente.
- Feno. Estando na gaiola como material para fazer o ninho, é natural que de vez em quando os hamsters comam e não há nenhum inconveniente.
Nunca dei outros suplementos a não ser estes.
Limpeza
O litter do chão deverá ser mudado semanalmente.
O material do ninho deverá ser mudado quinzenalmente.
Uma limpeza total deverá ser feita mensalmente.
Localização da gaiola
A gaiola deverá estar localizada num local onde não abunde muita claridade.
Não deverão passar correntes de ar nos sítios circundantes da gaiola.
Espero que isto tenha ajudado quem se interessa por este roedor, de modo a tornar a sua manutenção mais fácil e correcta.
Sintam-se à vontade para discutir, corrigir se for necessário e opinar este tópico.
Fiquem bem
