chinchila e mimos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
flordelua
Membro Júnior
Registado: terça nov 01, 2011 7:33 pm

quarta nov 09, 2011 11:27 pm

olá tenho a minha chinchila a +- 1 mês e gostaria que alguém me pode-se dar algumas dicas de como me aproximar mais dela para lhe poder fazer festas e miminhos.
Ela neste momento ta com 4 meses de vida e as vezes muito raramente la me deixa dar.lhe 1 festa caso contrario só quer saltar e fugir de mim.....
a criadora disse-me que ela se comporta assim porque ainda é jovem, e é normal. Para alem de nos estarmos a habituar uma a outra e que quando ela se tornar adulta vai tornar-se mais quieta e receptiva a mimo.

se alguém me quiser dar umas dicas eu e a Lua agradece-mos :wink:
Última edição por flordelua em quinta nov 10, 2011 11:41 am, editado 1 vez no total.
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quarta nov 09, 2011 11:53 pm

Ela ainda não confia em si, pois só a conhece há um mês. Além disso está sozinha, depois de ter estado com a mãe por 2/3 meses. É então normal que não se aproxime de si. Mas com o tempo vai lá :).

Ideias:

-Fale com ela o máximo possível, em tons suaves
-Dê-lhe a ração à mão, primeiro pelas grades, depois colocando a mão na gaiola e quando ela não fugir ao colocar a mão na gaiola, abra a porta e deixe que ela venha comer "à janela". Pode fazer o mesmo com doces, mas apenas 2 ou 3 vezes por semana (elas adoram passas, mas deve dar apenas 1 vez por semana);
-Solte-a num local sem esconderijos ou fios eléctricos (o hall da entrada, por exemplo), sente-se no chão e deixe que ela se aproxime de si, a cheire, lhe suba para cima... não tente tocar-lhe nesses momentos, pois ela está ainda a conhecê-la. Mais tarde, com movimentos suaves, comece a dar-lhe festas na cabeça e no pescoço (onde elas mais gostam). Não lhe mexa no lombo ou na cauda, pois as chinchilas não o apreciam lá muito.
-Diga o nome dela sempre que possível, para que ela o reconheça e assim saiba (mais tarde) quando está a falar com ela (é giro ver a sua reacção);
-Crie rotinas (hora da comida, hora do passeio, hora do banho...), pois é algo que as chinchilas gostam e fá-las sentir mais seguras.

Para além disto... tenha muita paciência e aproveite bem o tesourinho que aí tem ;).
flordelua
Membro Júnior
Registado: terça nov 01, 2011 7:33 pm

quinta nov 10, 2011 12:13 am

obrigada pelas dicas GSfanatic ela já vem comer a mão mas é só as vezes e já percebi que vou ter de ter paciência ;)
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quinta nov 10, 2011 12:31 am

GSfanatic Escreveu:Ela ainda não confia em si, pois só a conhece há um mês. Além disso está sozinha, depois de ter estado com a mãe por 2/3 meses. É então normal que não se aproxime de si. Mas com o tempo vai lá :).

Ideias:

-Fale com ela o máximo possível, em tons suaves
-Dê-lhe a ração à mão, primeiro pelas grades, depois colocando a mão na gaiola e quando ela não fugir ao colocar a mão na gaiola, abra a porta e deixe que ela venha comer "à janela". Pode fazer o mesmo com doces, mas apenas 2 ou 3 vezes por semana (elas adoram passas, mas deve dar apenas 1 vez por semana);
-Solte-a num local sem esconderijos ou fios eléctricos (o hall da entrada, por exemplo), sente-se no chão e deixe que ela se aproxime de si, a cheire, lhe suba para cima... não tente tocar-lhe nesses momentos, pois ela está ainda a conhecê-la. Mais tarde, com movimentos suaves, comece a dar-lhe festas na cabeça e no pescoço (onde elas mais gostam). Não lhe mexa no lombo ou na cauda, pois as chinchilas não o apreciam lá muito.
-Diga o nome dela sempre que possível, para que ela o reconheça e assim saiba (mais tarde) quando está a falar com ela (é giro ver a sua reacção);
-Crie rotinas (hora da comida, hora do passeio, hora do banho...), pois é algo que as chinchilas gostam e fá-las sentir mais seguras.

Para além disto... tenha muita paciência e aproveite bem o tesourinho que aí tem ;).
Está tudo dito! Totalmente de acordo com o que GSfanatic escreveu. Muita paciência e mimo e vai ver que tem aí uma amiga para a vida. :D São animais fantásticos! :D
Responder

Voltar para “Exóticos”