O que fazer com uma chinchila?
Boa noite..
Eu sempre quis ter uma chinchila e vou te-la dentro de uns dias!
Gostava que me dessem dicas sobre aspectos importantes a ter com uma chinchila!
Elas demoram algum tempo a habituar-se a um novo dono?
Por favor, AJUDEM-ME!
Por favor, AJUDEM-ME!
durante mais ou menos a 1ª semana não convém mexer nela visto que ela se está a acostumar a novos cheiros, novos donos, enfim, um ambiente diferente. e sim, vai demorar alguns meses até ter um bom nivel de confiança com ela e ela consigo. não sei muitas dicas mas poderá aparecer alguém mais experientechinchaas Escreveu:Boa noite..
Por favor, AJUDEM-ME!

-
- Membro
- Registado: quinta out 20, 2011 10:54 pm
Pesquise muito. Se tiver alguma duvida concreta, pergunte!!chinchaas Escreveu:Boa noite..
Por favor, AJUDEM-ME!
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado nov 12, 2011 9:49 pm
boa dumerili
blue beauty
18 chinchilas
2 ratz
na internet encontra imensa informação sobre chinchilas, não se fique por apenas um site, vá lendo vários
-Fale muito com a sua chinchila, em tons suaves;
-Coloque a mão entre as grades, deixando a chinchila cheirar e mordiscar os dedos (é raro aleijar)
-Dê pedaços da ração por entre as grades. Pode dar também doces, 2 ou 3 vezes por semana (elas não podem comer muitos doces)
Quando ela estiver mais habituada à sua presença:
-Coloque a mão na gaiola e deixe que ela a explore;
-Dê festas na cabeça e pescoço (onde geralmente elas mais gostam). Não tente tocar no lombo ou perto da cauda, que elas não gostam;
Quando ela estiver mais à vontade com o seu toque:
-Solte-a num local sem esconderijos ou fios eléctricos (o hall da entrada, por exemplo), sente-se no chão e deixe que ela venha ter consigo e o explore. NÃO LHE TOQUE (a não ser que seja necessário, para colocá-la na gaiola), pois ela ainda está a conhecê-lo e se tentar tocar-lhe ela fugirá
-Mais tarde, quando ela se sentir mais confiante na sua presença, comece a mover-se, sem fazer movimentos bruscos, e tente dar-lhe festas na cabeça e pescoço.
Estas são algumas das coisas que fiz com os meus chinchilas. Mas devo dizer que quando tive o meu primeiro (já falecido
) passei a noite toda com a mão enfiada na casinha dele e ele com as patinhas encostadas à minha mão. Tinha lido que era preciso fazer uma aproximação gradual, mas naquela noite senti que ele precisava era de sentir a minha presença e o meu calor. Foi um momento de grande ligação que marcou a nossa relação até ao fim da sua vida (aliás, ainda hoje, quase 1 ano após a sua morte, essa ligação vive). Às vezes basta "ouvir" o que os nossos meninos nos dizem. As dicas são apenas isso. Dicas.
-Coloque a mão entre as grades, deixando a chinchila cheirar e mordiscar os dedos (é raro aleijar)
-Dê pedaços da ração por entre as grades. Pode dar também doces, 2 ou 3 vezes por semana (elas não podem comer muitos doces)
Quando ela estiver mais habituada à sua presença:
-Coloque a mão na gaiola e deixe que ela a explore;
-Dê festas na cabeça e pescoço (onde geralmente elas mais gostam). Não tente tocar no lombo ou perto da cauda, que elas não gostam;
Quando ela estiver mais à vontade com o seu toque:
-Solte-a num local sem esconderijos ou fios eléctricos (o hall da entrada, por exemplo), sente-se no chão e deixe que ela venha ter consigo e o explore. NÃO LHE TOQUE (a não ser que seja necessário, para colocá-la na gaiola), pois ela ainda está a conhecê-lo e se tentar tocar-lhe ela fugirá
-Mais tarde, quando ela se sentir mais confiante na sua presença, comece a mover-se, sem fazer movimentos bruscos, e tente dar-lhe festas na cabeça e pescoço.
Estas são algumas das coisas que fiz com os meus chinchilas. Mas devo dizer que quando tive o meu primeiro (já falecido

Última edição por GSfanatic em quarta nov 16, 2011 10:02 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
Ai GS, que saudades do teu pequenote.GSfanatic Escreveu:LOL, eu tenho esse domwolfwoman Escreveu:GSfanatic, até fiquei com vontade de adoptar uma chinchila...!!

wolfwoman, as chinchilas são tudo o que a GS escreveu e muito mais ainda. Só quem tem uma ternurinha destas em casa (ou mais do que uma) é que sabe como é fácil darmos por nós a rir com as maluquices deles.

São animais fantásticos!

pois, eu acredito...! e dar-se-iam em com as minhas ratazanas? 
eu cá nunca mais me esqueço da história duma colega minha no secundário, ora bem, vai fazer 15 anos LOL (quando apareceu a febre das chinchilas e vendiam-nas a 20 contos nas lojas de animais), quando a chinchila que ela comprou se escondeu atrás do frigorífico e ao puxarem-la pelo rabo ficaram com o pêlo (e a pele) dela na mão.
Fiquei chocadíssima a pensar que deviam ser animais mega sensíveis e nunca me deu aquela curiosidade...

eu cá nunca mais me esqueço da história duma colega minha no secundário, ora bem, vai fazer 15 anos LOL (quando apareceu a febre das chinchilas e vendiam-nas a 20 contos nas lojas de animais), quando a chinchila que ela comprou se escondeu atrás do frigorífico e ao puxarem-la pelo rabo ficaram com o pêlo (e a pele) dela na mão.
Fiquei chocadíssima a pensar que deviam ser animais mega sensíveis e nunca me deu aquela curiosidade...
Feather to fire, fire to blood, blood to bone, bone to marrow, marrow to ashes, ashes to snow.
-
- Membro Veterano
Bem, juntar chins e ratz no mesmo espaço ao mesmo tempo é capaz de não ser boa ideia. As chins podem estar durante todo o dia na gaiola, desde que a mesma seja alta. Durante o Verão não podem ser soltas pois há o risco de um golpe de calor. Quando não está calor, podem ser soltas. Há quem as deixe passear 20 minutos, e até 2h. Depende do animal. O local do passeio deve ser seguro (não ter fios, buracos ou humidade) e normalmente uma WC (devidamente limpa e com a tampa da sanita fechada
) ou um corredor são suficientes para o passeio. Nunca podem andar em locais com frigorificos pois são ariscas e escondem-se em locais arriscados.
Nunca podemos puxar-lhes a cauda pois há o risco de acontecer o que aconteceu à sua colega.
Quando solto o meu chin toda a atenção é dirigida a ele. As portas estão fechadas e tudo é fiscalizado (não vá ele esconder-se).

Nunca podemos puxar-lhes a cauda pois há o risco de acontecer o que aconteceu à sua colega.
Quando solto o meu chin toda a atenção é dirigida a ele. As portas estão fechadas e tudo é fiscalizado (não vá ele esconder-se).
É assim, conviver na mesma gaiola é impossível, mas estarem no mesmo quarto, em gaiolas separadas... não vejo inconveniente nenhum. Pudera, visto eu ter coelho, chinchilas e porquinhas da índia a conviver no mesmo quarto (e já tive mais
).
Muitas vezes quando soltava o meu Freddie (a minha estrelinha no céu) ele enfiava-se na gaiola das porquinhas, deixando-as em pânico (tadinhas) e depois voltava a sair, passeava pelas bordas da gaiola e voltava a entrar. Isto numa questão de segundos. Era um terrorista fofo. Nunca fez mal a nenhum dos meus animais. Aliás, tinha medo do meu coelho. Era engraçado quando os soltava juntos (fi-lo umas duas ou três vezes, quando o Tobias era ainda pequeno) e o Freddie desatava a correr por todos os lados, a fazer um som como quem diga "o que é isto? O que se passa? Quem é este? WTF?!?" Mas mesmo assim nunca fez mal ao Tobias, nem o Tobias a ele. Também eu não deixaria.
Enfim... ainda há poucos dias eu disse a uma conhecida que o meu Freddie vive nos meus animais e em cada animal cujo dono eu tenha ajudado, utilizando o que aprendi com o Freddie. Por isso é que tento sempre responder às questões aqui colocadas. E se a wolfwoman comprar uma chin... será apenas mais uma prova de que o Freddie ainda vive.
Lamechas, eu sei, mas eu sou assim
.

Muitas vezes quando soltava o meu Freddie (a minha estrelinha no céu) ele enfiava-se na gaiola das porquinhas, deixando-as em pânico (tadinhas) e depois voltava a sair, passeava pelas bordas da gaiola e voltava a entrar. Isto numa questão de segundos. Era um terrorista fofo. Nunca fez mal a nenhum dos meus animais. Aliás, tinha medo do meu coelho. Era engraçado quando os soltava juntos (fi-lo umas duas ou três vezes, quando o Tobias era ainda pequeno) e o Freddie desatava a correr por todos os lados, a fazer um som como quem diga "o que é isto? O que se passa? Quem é este? WTF?!?" Mas mesmo assim nunca fez mal ao Tobias, nem o Tobias a ele. Também eu não deixaria.
Enfim... ainda há poucos dias eu disse a uma conhecida que o meu Freddie vive nos meus animais e em cada animal cujo dono eu tenha ajudado, utilizando o que aprendi com o Freddie. Por isso é que tento sempre responder às questões aqui colocadas. E se a wolfwoman comprar uma chin... será apenas mais uma prova de que o Freddie ainda vive.
Lamechas, eu sei, mas eu sou assim

chinchilavis credo! e elas tomam banho numa areiazinha não é?
já ia comprando disso por engano... e fiquei imenso tempo a pensar que era areia para elas brincarem
já em relação aos fios e afins... as minhas ratas já me roeram o fio do filtro do aquário, portanto estou vacinada para esses sacaninhas roedores...
GSfanatic, lamechices são comigo! Se adoptar alguma será certamente por influência do Freddie
Então hipoteticamente, digamos que pronto, imagine uma gaiola de metro e meio de altura com duas divisórias, ratas em cima e chinchilas em baixo... exequível?
E já agora, em relação ao cheiro... ela têm algum odor próprio como os furões? Aquele cheiro do chichi deles...
Já tive hamsters e eram porcalhotes mas as ratz são limpinhas!
já ia comprando disso por engano... e fiquei imenso tempo a pensar que era areia para elas brincarem

já em relação aos fios e afins... as minhas ratas já me roeram o fio do filtro do aquário, portanto estou vacinada para esses sacaninhas roedores...
GSfanatic, lamechices são comigo! Se adoptar alguma será certamente por influência do Freddie

Então hipoteticamente, digamos que pronto, imagine uma gaiola de metro e meio de altura com duas divisórias, ratas em cima e chinchilas em baixo... exequível?
E já agora, em relação ao cheiro... ela têm algum odor próprio como os furões? Aquele cheiro do chichi deles...

Já tive hamsters e eram porcalhotes mas as ratz são limpinhas!
Feather to fire, fire to blood, blood to bone, bone to marrow, marrow to ashes, ashes to snow.
-
- Membro Veterano
Bom, chins e ratz na mesma gaiola não é boa ideia.
Nada como estarem em gaiolas separadas.
Metro e meio de altura para as chins é óptimo. Elas adoram gaiolas altas e com prateleiras.
Quanto ao cheiro, se mudar o fundo da gaiola uma vez por semana não nota qualquer cheiro. Elas são muito limpas.
O banho... é na areia e é uma delícia vê-las a banhar-se.
O Freddie ficará sempre na memória de quem o conheceu (ainda que pela net). Não é qualquer chin que dorme uma soneca aos pés da dona.
São animais fantásticos que adoram mimo, são inteligentes e dóceis. Posso dizer-lhe que são uma verdadeira paixão instantânea.
Ah! Muito importante: todos os chins adoram mimos na zona do pescoço. Além disso, há sons que eles emitem de vez em quando que reflectem o estado de espírito deles. 

Metro e meio de altura para as chins é óptimo. Elas adoram gaiolas altas e com prateleiras.
Quanto ao cheiro, se mudar o fundo da gaiola uma vez por semana não nota qualquer cheiro. Elas são muito limpas.
O banho... é na areia e é uma delícia vê-las a banhar-se.

O Freddie ficará sempre na memória de quem o conheceu (ainda que pela net). Não é qualquer chin que dorme uma soneca aos pés da dona.

São animais fantásticos que adoram mimo, são inteligentes e dóceis. Posso dizer-lhe que são uma verdadeira paixão instantânea.

Última edição por chinchilavis em quinta nov 17, 2011 5:09 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado nov 12, 2011 9:49 pm
boa dumerili
blue beauty
18 chinchilas
2 ratz
eu n gosto nada nada de chinchilas
ass: Golyas

ass: Golyas