Roedor, mas qual ?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Tiagor95
Membro Júnior
Mensagens: 46
Registado: domingo jan 08, 2012 11:20 am

domingo jan 08, 2012 11:45 am

Boas amigos,
Eu estou interessado num animal tipo roedor, marsupial tanto faz desde que nao seja muito grande e que se torne apegado ao dono,
eu ja tenho um cao, peixes e passaros mas queria mais um amigo.
Recentemente comprei dois hamsters siberianos (Macho e Femea) porque me disseram que eram a companhia ideal, mas os meus nao sao bem assim.. Passam quase o dia todo a dormir agora, antes eram um bocado mais activos, e tenho um que ao manusear suja tudo e morde-me e o outro que e que o esta mais activo de dia adora andar fora da gaiola mas nao e nada afectuoso so pensa em andar a cheirar tudo e a atirar-se das coisas, por isso nao estou muito contente com eles, esperava uns animais mais quietos e que gostassem de passar tempo com o dono, mas tao-se a revelar mais animais de observacao..
Se alguem souber um roedor ou assim que seja mais apegado ao dono ajude-me pff..
Disseram-me que o petauro do acucar era excelente companhia mas preocupa-me que nao sei muito sobre a alimentacao deles e nunca ter visto um ao vivo e nao encontrar nas lojas de animais da minha zona por isso tambem nao tenho bem noção do tamanho e nao tenho a ninguem a quem fazer estas perguntas porque a cada forum que vou dizem uma coisa diferente, se alguem me puder ajudar agradecia
Mas tambem queria que me proposecem outros raças que tenham tido boas experiencias!
Obrigado! ;)
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo jan 08, 2012 12:07 pm

Não me parece que te tenhas informado devidamente antes de adquirir os primeiros. Os hamsters sírios não se devem ter aos pares, muito menos do mesmo sexo, no caso de alguém tão inexperiente.

Além disso criaste uma ideia errada sobre o animal. Sujar tudo e morder não é realemente uma boa atitude num hamster. Mas "adora andar fora da gaiola mas nao e nada afectuoso so pensa em andar a cheirar tudo e a atirar-se das coisas" é uma atitude perfeitamente normal. O animal pensa em explorar o espaço envolvente, parece-me óptimo. Os hamsters podem ser animais afectuosos mas não no sentido de quererem colo ou de darem beijinhos... não é esse tipo de afecto que está na natureza deles.

Eu podia vender a minha sardinha e dizer-te para arranjares uma ratazana doméstica, que são do melhor que há, que realmente tenho uma que gosta de colo, e outra que me lambe os dedos, e outra que só quer andar no meu ombro... mas e se depois te calhava uma que não fosse nada disso?
Ou se continuavas com expectativas diferentes sobre aquilo que é o carinho transmitido por um roedor?

Há "n" pequenos mamíferos que dariam excelentes pets.
Hamster, gerbo, coelho, ratazana, degu, chinchila, porquinho da india...

Mas não sei se é exactamente um pet aquilo que tu queres.
Parece-me que precisas é de uma namorada ;)
Tiagor95
Membro Júnior
Mensagens: 46
Registado: domingo jan 08, 2012 11:20 am

domingo jan 08, 2012 12:21 pm

Nao eu informei-me muito bem, eu tenho uma namorada mas tu precisas e de um stor de portugues ;)
Eu tenho dois hamsters siberianos nao sirios e sao um macho e uma femea, e tem tudo o que precisam e ainda mais nao podes dizer que nao me informei porque nao sabes, faco tudo para que eles estejam o mais satisfeito possivel ;)
Mas sabes que ha roedores que nao sao iguais aos meus siberianos ou aos siberianos em geral nao sei e a minha primeira experiencia com eles
Ja tive um sirio que odiava tar dentro da gaiola e quando eu o tirava de la adorava tar ao meu colo a receber festas e que lhe fosse dando comida,
Os petauros tambem li que sao muito chegados aos donos.
Nao sao so os caes e as namoradas que sao chegados ;)
Ate tinha uma caturra que andava imensas vezes com ela ao ombro e ela adorava
mariota2000
Membro
Mensagens: 186
Registado: domingo dez 11, 2011 5:00 pm

domingo jan 08, 2012 12:31 pm

Para mim os melhores são porquinhos da índia!!!!!!!!!!!!!!
São fofos e simpáticos como cães mas não são tão grandes.

Também gosto muito de hamsters, mas nunca tive siberianos, só roborovskis (não sei se é assim que se escreve XD) e gostei da esperiencia, embora só tenha estado próxima a eles quando ficaram mais velhos porque eles corriam imenso e eu nm os podia titar da gaiola se não fosse na cadsa de banho...
Quanto À ratazanas, nunca tive porque metem nojo à minha mãe (a mim não, eu acho-as fofas)e de qualquer forma, nunca vi À venda.


GUINEA PIGS FOREVER <3!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Última edição por mariota2000 em domingo jan 08, 2012 6:00 pm, editado 1 vez no total.
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo jan 08, 2012 12:45 pm

Maria tas a precisar de ólicos 8) :lol:

São anões e são um casal :P


De qualquer forma, são solitários na mesma, mas pronto, conseguem-se dar bem caso sejam um casal (alerto apenas para a questão das ninhadas, porque quando eles começarem, não vão parar até a fêmea morrer de desgaste).


Quanto ao "problema" em si, de facto, os hamsters (mais os anões) são sobretudo animais de observação. Não vão atrás de nada que atiremos para o chão, não vem ter conosco para brincar, enfim, não existe grande interacção. Por outro lado, tudo depende do tempo que dedicamos ao animal. O meu primeiro hamster (tinha eu uns 11 anos) foi um anão (neste caso chinês) e ele até dormia comigo a sesta :lol:

Os hamsters são bichinhos muito especiais Tiagor95...
Não é para qualquer um, porque não é qualquer um que os compreende. Para mim são simplesmente um grupo de espécies incrível, com um carácter e comportamento que me fascinam, são os meus ídolos.
Mas compreendo que muitas pessoas não consigam ter a mesma percepção que eu, é preciso conhecer a fundo e saber interpretar e compreender. E eu sei que não é fácil conhecer a fundo um hamster, principalmente alguém que já tem uma ideia pré-concebida do que quer e idealiza (o que não é mau), escolheu foi um animal solitário, para interagir consigo de uma forma inata e natural.

Nesse campo, eu "ajudo a Maria a vender a sardinha dela", porque não há roedor mais afectuoso que uma ratazana, pelo menos de todos com os quais já lidei.

As minhas, aliás, são mais do que isso, são ultra-lapas... São tão colas, que sou que tenho de fugir delas :lol: Enchem-me a cara de beijos (até as sobrancelhas ficam penteadas)! Brincam aos saltos que nem umas loucas, dormem a noite inteira encostadas a mim (depois de uma hora a chatear-me claro), são limpas - têm caixa de areia como os gatos no chão do meu quarto e elas usam-no. São muito facilmente subornáveis, portanto rapidamente aprendem a fazer truques, e se as colocar no meu colo, já ninguém as tira... :lol: Posso ir a qualquer lugar, fazer qualquer coisa: ir buscar alguém de carro, ir comprar tabaco, lavar a loiça, tratar dos cães ou dos hamsters, varrer, lavar o carro, etc etc) que elas não saiem de ao pé mim. Ora vão para os ombros, ora entram pa dentro do casado, ora braços, ora costas... enfim eu não me preciso de me preocupar com elas (as vezes até me esqueço que lá estão), porque elas simplesmente não me largam, se eu fizer algum movimento mais brusco elas agarram-se tipo macacas :lol:
Tiagor95
Membro Júnior
Mensagens: 46
Registado: domingo jan 08, 2012 11:20 am

domingo jan 08, 2012 1:15 pm

Obrigado Mariota por acaso achei uma ideia interessante, nunca tinha pensado nisso por causa do espaco ainda disponivel em minha casa para mais animais mas os porquinhos sao super giros quando vou a casa de um amigo meu que tem um ele mal me ve vem logo ter comigo sao super giros :D, tambem me pusseste a pensar nas chinchilas que sao animais afectuosos e super calmos, mas tenho que me informar e tentar arranjar espaço mas parece-me uma boa ideia ;)
Obrigado tambem Dani mas acho que se eu levasse um rato para para casa a minha mae matava-me ahah, e nunca os vi bem como animais de casa, mas obrigado e muita sorte com os teus :D
Agradeco mais sugestoes de especies
Obrigado a todos ! :)
diogocunha07
Membro Veterano
Mensagens: 403
Registado: sexta set 23, 2011 12:42 am

domingo jan 08, 2012 1:34 pm

Olha eu como a Dani aprecio imenso ham's eu tenho bastantes e todos andam nos meus ombros o problema é que tu se calhar não lhe deitas muita atenção, quando chegas da escola ou trabalho não sei qual e o teu caso, podias ir logo ao pé deles falar e até pegar num ao colo...

Eu com os meus faço isso e agora não querem mais nada se não saltar para o ombro mesmo sem eu os chamar!

Para ti visto que gostas de animais que te façam companhia vou mandar-te uma pm com o animal que eu gosto e que tu se calhar também podes vir a gostar!

Que corra tudo bem
Diogo Cunha
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo jan 08, 2012 1:56 pm

E como uma imagem vale mais que 1000 palavras...

Imagem

:D
Tiagor95
Membro Júnior
Mensagens: 46
Registado: domingo jan 08, 2012 11:20 am

domingo jan 08, 2012 2:00 pm

Acho que perceberam mal ahah, estao a falar como se eu nao gostasse dos meus hamsters, mas eu acho-os animais super interessantes e adoro ve-los, se nao achasse nunca os tinha comprado..
So que todos os meus amigos dizem que os deles sentavam-se com eles quietos e que ate dormiam,
Mas os meus nao tem essa atitude, e eu sempre que os vejo acordados na roda ou assim eu vou logo ter com eles para os tirar da gaiola, so que nao os consigo parar quietos 5 segundos, secalhar tambem e porque ainda sao muito novos e querem descobrir mas eu nao pus este forum para criticar os meus hamsters ahah,
Eu gosto sempre de exprimentar animais novos, desta vez exprimentei hamsters siberianos mas em termos de companhia nao e bem o que julgava o que nao significa que nao goste deles..
Apenas tou a pedir sugestoes para um animal futuro (que espero que seja perto) :D
Tiagor95
Membro Júnior
Mensagens: 46
Registado: domingo jan 08, 2012 11:20 am

domingo jan 08, 2012 2:01 pm

O meu cao tem um bocado instinto de cacador e melhor nao tentar fazer essa experiencia ahah :lol:
diogocunha07
Membro Veterano
Mensagens: 403
Registado: sexta set 23, 2011 12:42 am

domingo jan 08, 2012 2:02 pm

Já te dei a minha opinião ;D


Faz como entenderes!


MAS NA LOJA NÂO AAHAHAH
Diogo Cunha
diogocunha07
Membro Veterano
Mensagens: 403
Registado: sexta set 23, 2011 12:42 am

domingo jan 08, 2012 2:03 pm

Pois é oh dani e meteres uma cobra a conviver com um hams consegues?
Diogo Cunha
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

domingo jan 08, 2012 2:09 pm

o tiago é que precisa de um "stor" de português e não a mariana.

O que procura num animal não existe nos roedores (além de que coelhos não são roedores). Todos têm características diferentes. Nem quero ver se apanha uma chinchila que morda e que lhe faça xixi para cima para se defender...
diogocunha07
Membro Veterano
Mensagens: 403
Registado: sexta set 23, 2011 12:42 am

domingo jan 08, 2012 2:11 pm

Buzio isso vai de tudo da educação da dedicação de tudo mesmo e é claro que tudo depende de como o animal é tratado !


Mesmo assim o Tiago não disse por mal ele só quer um animal mais chegado que possa estar com ele sem ter de correr e ficar preocupado!
Diogo Cunha
GSfanatic
Membro Veterano
Mensagens: 1584
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

domingo jan 08, 2012 2:26 pm

Experimentar? Aí está o erro! Não deves "experimentar" e ver se dá certo, deves pesquisar, ver se o animal se adequa a ti. Não deves comprar para ver se dá certo, porque depois podes ficar decepcionado (como aconteceu com os hamsters) e depois, é claro, procuras outro. Quando menos esperas tens a casa cheia de animais.

Para ti, visto a tua mãe não gostar de ratazanas e pelo que dizes sobre os hamsters (que querem dormir durante o dia, que é pelos vistos quando queres brincar com eles, o que demonstra que não sabes lá muito, porque se soubesses saberias que os hamsters dormem de dia e estão despertos à noite), eu aconselharia um coelho. São também animais nocturnos, mas habituam-se muito facilmente aos hábitos dos donos. O meu até parece que nunca dorme. Está acordado de dia e se de noite eu me levanto, lá está ele, acordadinho da silva. São animais geralmente meigos e com muita personalidade (e há que aceitar e respeitar a sua personalidade, que eles têm esse direito). São territoriais e aí vais ter de mostrar quem manda (mais ou menos como deduzo que tenhas feito com o teu cão). São simplesmente fascinantes e muito bons companheiros.

Não aconselho um petauro, porque são animais que precisam de muita atenção e paciência e não me parece que tenhas o perfil adequado. Não aconselho também chinchilas, porque essas então, querem mesmo é sossego durante o dia e muita atenção durante a noite e também não me parece que tenhas o perfil adequado. E é assim que deves pensar: será que tenho o perfil adequado para ter estes animais?


Agora, se tens um cão, por favor tem cuidado. Há cães que não fazem mal nenhum a roedores (como podemos ver na foto mais acima), mas há outros que...
Responder

Voltar para “Exóticos”