Quando estão numa loja é um pouco mais arriscado mas também há muitos criadeiros que fazem misturas sem saber as consequências que esses cruzamentos acarretam... A alimentação nem sempre é correcta, estão num sítio quente e barulhento...enfim... Já apresentei queixa de uma superfície onde vendiam chins...
Se o quiser levar ao vet, pode levá-lo, por prevenção. Já vi por aqui posts a aconselhar uma vet aí de perto. Tem mp.
Quanto ao preço da consulta, depende. Já paguei trinta e tal € por uma consulta pois 2 semanas depois de ter o meu chin ele adoeceu gravemente. Deixou de comer, beber e mal se mexia. Tivesse demorado um dia a levá-lo e ele não tinha resistido. Felizmente, no dia seguinte, começou a reagir e quando começou a fazer birras loucas para tomar a medicação, fiquei feliz pois o traquinas estava recuperado.

Se levar o seu ao vet, proteja-o do frio e de correntes de ar, pois foi a tirar e pôr o meu no carro que ele adoeceu. A partir daí, a gaiola de transporte ia protegida com um saco do lixo (120 litros) e só o tirava no carro e em casa.
Tem de vigiar o comportamento dele (se brinca e está activo, quando não está na hora da soneca), os cocós, a ração (a ver se come e não espalha tudo) e o bebedouro (alguns não funcionam bem). Para lavar o fundo da gaiola, pode usar vinagre (de vinho) e depois lavar com muita água a ferver. Nada de usar detergentes ou lixívias na gaiola, acessórios ou perto da gaiola.
Se o levar ao vet, pergunte quando deve ser desparasitado e como o vão desparasitar. Se for o/a vet que lhe mandar por mp, não há esse problema mas se for outro/a, pode acontecer como me aconteceu, ou seja, dizer-me que lhe punha uma ampola de

frontline.
Parabéns pelo seu chinchila e pelo seu empenho em proporcionar-lhe todos os cuidados.