A minha chinchila (macho) - Russel :)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
mustax
Membro Júnior
Mensagens: 39
Registado: segunda jan 09, 2012 10:15 am

segunda jan 09, 2012 8:04 pm

Olá a todos.
Faz amanhã 2 semanas que recebi em minha casa um novo amiguinho. Dei-lhe o nome de Russel. Tem cerca de 2/3 meses de vida. Disseram-me que era beje, mas parece-me que ele está a ficar um pouco acinzentado.
Gostaria que me dissessem qual é efectivamente a sua cor.

Apesar de só estar cá em casa à 2 semanas, ele já interaje comigo e com a minha mulher. Já me sobe para a palma da mão e para os meus ombros :)

Ficam aqui as imagens do Russel.


Imagem

Abraço a todos...
diogocunha07
Membro Veterano
Mensagens: 403
Registado: sexta set 23, 2011 12:42 am

segunda jan 09, 2012 8:20 pm

AHAH bem bonito ;D
Diogo Cunha
chinchilavis
Membro Veterano
Mensagens: 1074
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

segunda jan 09, 2012 8:30 pm

Se comprou a sua chinchila a um/a criador/a de confiança deve confiar no que ele/a lhe diz.

Na minha opinião, pela foto, não vai ser cinza. :wink:

Parabéns pelo seu pequenote. Aposto que quer o utilizador quer a sua esposa já estão apaixonados pelo rapazote. :) É fácil sermos conquistados por estas ternuras fofas! :D

Parabéns pela sua aquisição! :D

Não se esqueça dos cuidados que deve ter com o seu chinchila. :wink:
mustax
Membro Júnior
Mensagens: 39
Registado: segunda jan 09, 2012 10:15 am

segunda jan 09, 2012 9:45 pm

Tenho tentado manter um horário para ele.
Quando chegamos a casa tiramo-lo da gaiola, depois areia, seguido de encher a bola com o feno e colocar-lhe a ração.
Ele adora é correr e saltar contra a porta e voltar para trás.
Aconselham algum tipo de brinquedo?
Outra dúvida que tenho é se valerá a pena comprar uma cama daquelas suspensas. A gaiola dele não tem nenhum túnel ou algo para ele se esconder totalmente. Ele normalmente dorme deitado na parte de cima num dos cantos.
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda jan 09, 2012 9:53 pm

Muito bonito o Russel :wink: .

Boa sorte para o pequenote.
chinchilavis
Membro Veterano
Mensagens: 1074
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

segunda jan 09, 2012 9:54 pm

mustax Escreveu:Tenho tentado manter um horário para ele.
Quando chegamos a casa tiramo-lo da gaiola, depois areia, seguido de encher a bola com o feno e colocar-lhe a ração.
Ele adora é correr e saltar contra a porta e voltar para trás.
Aconselham algum tipo de brinquedo?
Outra dúvida que tenho é se valerá a pena comprar uma cama daquelas suspensas. A gaiola dele não tem nenhum túnel ou algo para ele se esconder totalmente. Ele normalmente dorme deitado na parte de cima num dos cantos.
Cama suspensa não. Pode ser mortal para o animal pois eles conseguem roer tudo. A gaiola é alta? Para dormir, arranje-lhe uma casota de madeira. O que é seguro usar é pinho não tratado (tudo o que seja tratado ou tenha verniz é perigoso). Feno e água tem de ter sempre à disposição, tal como a ração (1 a 2 colheres de sopa por dia serão suficientes). Quanto a brinquedos, há vários, desde que sejam para roedores (há pauzinhos, pedras de cálcio em forma de gelado ou outra). Não dê nada que não seja adequado. Em caso de dúvida, não arrisque. As chins não precisam de túneis, basta a tal casota e o passeio diário (no Verão não podem dar este passeio). Quanto à areia, convém deitar um pó anti-fungos. Tenham cuidado com o local onde o soltam. O mais seguro é num corredor sem fios ou outros perigos, ou na WC, sem humidade, com tampa da sanita para baixo e sem produtos à mostra. :)

Estas e outras informações podem ser encontradas no link da minha assinatura. :wink:
chiquinho234
Membro Veterano
Mensagens: 381
Registado: quinta ago 26, 2010 4:32 pm
Localização: Um mini zoo de roedores.
1cão
gatos
chinchilas
hamsters

segunda jan 09, 2012 10:00 pm

Muito bonito o pequeno Russel.
<p>Visitem o meu site sobre as minhas&nbsp; chins.</p>
<p><a href="http://chinchilasdacasa.webs.com/">http ... om/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>Por favor resgisten-se no forum Projecto Animal e sejam membros activos e participativos.</p>
<p><a href="http://projectoanimal.forumeiros.net/"> ... et/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
mustax
Membro Júnior
Mensagens: 39
Registado: segunda jan 09, 2012 10:15 am

segunda jan 09, 2012 10:06 pm

A gaiola não é muito alta. Tem 2 plataformas (uma de cada lado) com uma rapinha cada. Ele normalmente prefere ir para a plataforma mais alta e ficar lá no seu cantinho. Nós soltamo-lo sempre na cozinha, bloqueamos o espaço entre o frigorifico e a parede e mantemos sempre os móveis fechados (dentro dos possíveis). Nunca o levei para a rua.

O feno está colocado numa esfera suspensa, mas ele acaba sempre por tirar de lá o feno e espalha-o no fundo da gaiola. :) Há bocado fui dar com ele dentro da esfera e a saltar de lá para fora...enfim...crianças :p
A água também mudo dia sim dia não, apesar que ele não bebe muita.
chinchilavis
Membro Veterano
Mensagens: 1074
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

segunda jan 09, 2012 10:21 pm

Além da cama, soltar um chin na cozinha é muitíssimo perigoso. Eles descobrem buracos onde não imaginamos que os há. Já li casos de chins que desapareceram no tubo de esgoto e outros que morreram electrocutados. Além disso, eles podem deitar o dente a alguma comida que haja na cozinha. :roll:

Claro que não o pode levar à rua. :lol:
Mas, como diz uma amiga criadora de chins, mais vale prevenir do que remediar. Se o soltar no corredor, tem espaço que chegue para ele pular e brincar em segurança. Olhe que eles conseguem saltal até um metro de altura. Adoram trepar pelas paredes (tipo Rambo), são verdadeiros cuscos e metem-se em todo o lado (já me aconteceu andar mais de 1 hora à procura do meu porque abriu a porta do corredor e foi até à sala :P . Quanto à gaiola, se o deixar dar o passeio, pode arranjar uma mais alta lá mais para a frente. Olhe o link da minha assinatura. :wink:

A esfera é um bom sítio para o feno. Eles brincam (e fazem muito barulho :P ) e não estragam feno como estragavam se fosse noutro local. Estragam um pouco mas não muito. Agora...ele meteu-se dentro da esfera? :o :lol: Já vê como eles são tolos. :D
mustax
Membro Júnior
Mensagens: 39
Registado: segunda jan 09, 2012 10:15 am

segunda jan 09, 2012 11:56 pm

A nossa cozinha é relativamente pequena e ampla. Para além do espaço junto do frigorifico não tem mais sitio nenhum onde ele se possa meter. Além do mais mantenho sempre a porta do hall e da marquise fechadas. A nossa mesa é de gaveta pelo que não há o risco de ele saltar para cima dela através das cadeiras e chegar aos balcões. Nunca o deixo sem vigia. É tranquina demais para isso.

Fica aqui outra foto dele no meu colo.


Imagem
chinsdalinha
Membro Veterano
Mensagens: 212
Registado: segunda dez 12, 2011 10:15 pm
Localização: 22 chinchilas,
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria

terça jan 10, 2012 12:36 am

isso parece me um beje hetero =)
parabens pelo pequenote!
chinchilavis
Membro Veterano
Mensagens: 1074
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

terça jan 10, 2012 12:44 am

Se nunca o deixa sem ser vigiado, as hipóteses de se meter em problemas diminuem bastante. :wink:

Pela foto, não me parece que seja cinza. São umas ternuras. :D
chinchilavis
Membro Veterano
Mensagens: 1074
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

terça jan 10, 2012 1:20 am

Mustax, na última foto, aquelas colheres de pau que se vêem ao longe são um petisco para os dentitos das chins. :P Esqueci-me de 2 pormenores importantes. Nunca agarre o seu chin pela cauda (há chins cuja cauda salta se for agarrada). Tente encontrar cubos de alfafa e dê 1 ou 2 por semana. Serve para desgastar os dentitos que não podem crescer em excesso.

Depois dos 6 meses, terá de pensar em levá-lo ao vet para ser desparasitado.

Se já lhe sobe para a palma da mão é porque já o vê como alguém de confiança. :wink: Eles adoram andar nos nossos ombros (temos de ter cuidado para não caírem).

Mantenha-nos a par das traquinices do seu pequenote. :D
mustax
Membro Júnior
Mensagens: 39
Registado: segunda jan 09, 2012 10:15 am

terça jan 10, 2012 10:05 am

Ele tem uma pedra branca própria para desgastar os dentes :)
Estou a pensar leva-lo ao veterinário só para ter a certeza que está tudo ok. Ele veio de uma loja, onde estava junto com mais 8 amiguinhos.
O hospital veterinário do porto é o mais aconselhado aqui na zona? Eu sou de Ermesinde.
Já agora alguém que me diga por PM qual o preço médio de uma consulta.

Obrigado :)
chinchilavis
Membro Veterano
Mensagens: 1074
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

terça jan 10, 2012 2:01 pm

Quando estão numa loja é um pouco mais arriscado mas também há muitos criadeiros que fazem misturas sem saber as consequências que esses cruzamentos acarretam... A alimentação nem sempre é correcta, estão num sítio quente e barulhento...enfim... Já apresentei queixa de uma superfície onde vendiam chins...

Se o quiser levar ao vet, pode levá-lo, por prevenção. Já vi por aqui posts a aconselhar uma vet aí de perto. Tem mp. :wink:

Quanto ao preço da consulta, depende. Já paguei trinta e tal € por uma consulta pois 2 semanas depois de ter o meu chin ele adoeceu gravemente. Deixou de comer, beber e mal se mexia. Tivesse demorado um dia a levá-lo e ele não tinha resistido. Felizmente, no dia seguinte, começou a reagir e quando começou a fazer birras loucas para tomar a medicação, fiquei feliz pois o traquinas estava recuperado. :D Se levar o seu ao vet, proteja-o do frio e de correntes de ar, pois foi a tirar e pôr o meu no carro que ele adoeceu. A partir daí, a gaiola de transporte ia protegida com um saco do lixo (120 litros) e só o tirava no carro e em casa.

Tem de vigiar o comportamento dele (se brinca e está activo, quando não está na hora da soneca), os cocós, a ração (a ver se come e não espalha tudo) e o bebedouro (alguns não funcionam bem). Para lavar o fundo da gaiola, pode usar vinagre (de vinho) e depois lavar com muita água a ferver. Nada de usar detergentes ou lixívias na gaiola, acessórios ou perto da gaiola.

Se o levar ao vet, pergunte quando deve ser desparasitado e como o vão desparasitar. Se for o/a vet que lhe mandar por mp, não há esse problema mas se for outro/a, pode acontecer como me aconteceu, ou seja, dizer-me que lhe punha uma ampola de :x :roll: frontline.

Parabéns pelo seu chinchila e pelo seu empenho em proporcionar-lhe todos os cuidados. :D
Responder

Voltar para “Exóticos”