Ajuda - Manter Gerbos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta jan 11, 2012 3:44 pm

Olá a todos.

Como tenho algum espaço disponível, estou a ponderar adquirir dois gerbos.
Já pesquisei bastante ( tanto na Arca como noutros sites e enciclopédias que tenho cá por casa ) os cuidados básicos, mas gostava de ouvir de vocês algumas opiniões e esclarecimentos.

Qual o preço que rondam estes lindos animais ?

Estou a pensar dar-lhes a ração Gerbil Nature da Versele Laga. Esta ração é adequada para gerbos como alimentação base ? É bem balanceada ?

São animais nocturnos certo ?

Pretendo colocar um ninho para periquitos como esconderijo e materiais para o ninho pretendo oferecer rolos de cartão de papel higiénico e feno. Está bem assim ?

Como substrato/litter pretendo colocar aqueles rolinhos de madeira prensada da Lobcar ( mais propriamente isto: http://images03.evisos.com.br/images/ad ... e855_2.jpg ). Acham que serve ?

Ouvi bastantes pessoas a dizer que os gerbos devem ter um substrato leve e fino com cerca de 5 cm de altura para se enterrarem ? Isto é mesmo necessário ? Se for necessário, que substrato devo usar para tal efeito ?

Por fim, sintam-se livres para comentar e dar opiniões acerca destes roedores e o que acham ser relevante para eu assim ficar também mais informada.

Peço desculpa pela quantidade de dúvidas ...

Obrigada desde já :wink: .
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta jan 11, 2012 6:16 pm

Quanto á altura do substrato ser ou não MESMO necessaria, é habito deles viverem em galerias e andarem sempre a escavar, não tendo como o fazer vão estar muitas vezes a escavar em seco no fundo da gaiola, e podem entrar em stress e certamente retirar-lhes oportunidade de fazerem o que é normal na especie, não é muito feliz para eles, por isso ser mesmo necessario não é, mas se puder certamente será bem melhor para eles, eu em gerbos prefiro usar aquarios com bastante substrato, sempre usei algumas aparas no fundo e muito cartão e rolos de cartão do interior dos do papel higienico, dos do absorvente de cozinha, e dos que vendem nos retalhistas as peças de tecido a metro (que como vivo não muito longe do "Paga Pouco" todos os dias no contentor do lixo haviam rolos desses compridissimos das peças de tecido e cortinados) que eu ia cortando em segmentos com um serrote e lhes dava, é cartão muito duro, e eles que passam o tempo a roer a partir desses rolos desfeitos faziam o proprio substrato que vão sempre aumentando em volume e altura uma vez que se vai repondo cartão para roer, como eles quase não deitam cheiro, eu até arriscaria dizer que não deitam cheiro, são animais deserticos e não desperdiçam muita agua da que consomem em xixis e o xixi quase não tem cheiro, por isso eu ficava bastante tempo sem trocar o substrato (comparando na frequencia com ratazanas, ou hamsters)
O aspecto do esaço e do subtrato que usava era o desta foto Imagem

Este tipo de alojamento acho o mais indicado, até porque eles em gaiolas com tabuleiro normal, atiram o substrato para fora a esgravatar e tentar escavar.
Imagem
Imagem
Imagem
diogocunha07
Membro Veterano
Registado: sexta set 23, 2011 12:42 am

quarta jan 11, 2012 7:21 pm

O preço varia muito eu comprei a 8 cada ja vi á venda a 7 e 8 até 9 ;s

Mas o frequente para mim é 7 euros !

;D

Cumps
Diogo Cunha
Nitara
Membro Veterano

quarta jan 11, 2012 7:31 pm

Obrigado por ambas as respostas :wink: .

Se alguém conhecer uma loja na zona de Lisboa que venda gerbos saudáveis e a 2º gaiola que o Bondage2010 mostrou por favor mande-me MP ( não me deem por favor a referência de lojas online, gosto de ver as coisas com os meus olhos, pessoalmente :wink: ).

Obrigado!
diogocunha07
Membro Veterano
Registado: sexta set 23, 2011 12:42 am

quarta jan 11, 2012 9:02 pm

Nitara se calhar o bondage sabe responder melhor mas eu acho que essas "gaiolas" para eles da segunda foto são compradas em separado! Na loja que eu frequento tem as grades e o fundo e depois tem o tipo aquário em separado!!
Diogo Cunha
Pryder
Membro Júnior
Registado: sexta mar 30, 2012 11:19 pm

quinta dez 13, 2012 11:40 pm

Tb estou a ponderar ter dois gerbos. Alguém sabe-me dizer alguma loja que os possa comprar?
vmdfs
Membro
Registado: sexta nov 18, 2011 11:53 am

sábado dez 29, 2012 5:41 pm

fui a loja de animais perto de onde moro e tinham la gerbos a 3,50€ :o

realmente achei muito barato, mas como nao conhecia bem a especie, nao me fez diferença.
mas realmente sao lindos, cinzentos lindos lindos lindos
tinham tbm lá uns sirios brancos como a neve muito bonitos tbm, no entanto fiquei foi a pensar na femea dos sirios que estava bastante magoada, ao que a senhora da loja respondeu que tinha sido obra do macho... nao sei o que pensar mas pasrtiu me o coraçao, tinha a parte das costinhas sem pelo

estou a pensar em ir la busca la, mas entre o pensar e agir ela continua lá.

alguem quer opinar?
CristinaFrr
Membro Veterano
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

sábado dez 29, 2012 6:00 pm

Na minha opinião comprar um animal numa loja é como salvar um e condenar mais uma eternidade deles, a não ser claro, que a loja seja uma loja digna, mas isso é coisa rara, só conheço duas até ao dia de hoje, além disso, se eles deixam Hamsters juntos então são muito irresponsáveis mesmo, eu pessoalmente não salvaria, podem pensar que sou cruel, mas é a maneira de como vejo as coisas em relação à loja de animais.
E aposto que o macho também não ficará bem daqui a pouco, se é que ele já não se encontrava todo atacado, Hamsters matam-se por território, ao contrário dos outros roedores com que estamos habituados a ver, não são animais sociais.

Quanto ao resto do tópico, não sei muito sobre gerbils, nunca me despertaram a atenção.

No entanto, quanto às gaiolas, tem no [Editado pela moderação] a de gerbils como a segunda foto aqui postada mas muito maior, é uma óptima gaiola, é da Savic e está a menos quase 30€ que o preço que dei por ela em Portugal.
Nitara
Membro Veterano

sábado dez 29, 2012 8:19 pm

CristinaFrr Escreveu:Na minha opinião comprar um animal numa loja é como salvar um e condenar mais uma eternidade deles, a não ser claro, que a loja seja uma loja digna, mas isso é coisa rara, só conheço duas até ao dia de hoje, além disso, se eles deixam Hamsters juntos então são muito irresponsáveis mesmo, eu pessoalmente não salvaria, podem pensar que sou cruel, mas é a maneira de como vejo as coisas em relação à loja de animais.
Eu também só conheço apenas uma loja de confiança, da qual sou cliente habitual. Já há muito tempo que lá compro os meus animais, mas antes de a conhecer ía comprando '' por aí ''.

Mas eu por acaso, se não conhecesse esta loja, até salvaria os outros animais das outras lojas. Isto porque, para além de salvar o animal, não creio que seja um que impeça a miséria que os futuros animais irão passar. Uma pessoa não consegue acabar com o comércio de animais. Eu pelo menos não, pelo que me sinto bem quando levo um para casa. Se não o levasse provavelmente outra pessoa iria levá-lo e provavelmente iria ser tão ou mais mal mantido como na loja, infelizmente ...
Antes eu fazia isto, vindo parar às minhas mãos animais doentes ( que eu sabia que assim estavam ) e acabando felizes e saudáveis, mas desde que sou cliente da tal loja que não compro em mais lado nenhum, pois sei que os animais são bem tratados dentro do possível e tenho confiança com o dono e os vendedores ( embora seja sempre o dono com quem eu falo ).

Mas deve-se sempre saber o que se está a comprar, a sua proveniência e que seja num sítio de confiança.
PedroReis
Membro
Registado: quarta nov 14, 2007 9:36 pm

sexta jan 04, 2013 5:18 pm

boa tarde foristas, eu faço criação de gerbos e aqui em casa para alojamento dos animais uso caixas de arrumação, tem é de ter o cuidado de escolher uma caixa sem arestas onde eles possam começar a roer.
a nivel de preço custuma rondar os 5 euros.
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sexta jan 04, 2013 11:48 pm

pedro reis por acasa nao tem um bebe macho preto acabado de desmamar ou desmamado a pouco tempo?
PedroReis
Membro
Registado: quarta nov 14, 2007 9:36 pm

sábado jan 05, 2013 4:26 pm

enviei pm.
cookieneves
Registado: quinta out 03, 2013 1:42 pm

quinta out 03, 2013 1:46 pm

"No entanto, quanto às gaiolas, tem no [Editado pela moderação] a de gerbils como a segunda foto aqui postada mas muito maior, é uma óptima gaiola, é da Savic e está a menos quase 30€ que o preço que dei por ela em Portugal."

onde em Portugal posso comprar essa gaiola a esse preço?
joa0
Membro Veterano
Registado: segunda jun 25, 2012 6:31 pm

quinta out 03, 2013 4:06 pm

cookieneves Escreveu:"No entanto, quanto às gaiolas, tem no [Editado pela moderação] a de gerbils como a segunda foto aqui postada mas muito maior, é uma óptima gaiola, é da Savic e está a menos quase 30€ que o preço que dei por ela em Portugal."

onde em Portugal posso comprar essa gaiola a esse preço?
atenção que o post tem quase um ano e duvido muito que continue esse preço isto se ainda tiverem o modelo.
Associação Portuguesa de Subbuteo
www.apsubbuteo.pt

Wanting to be someone else is a waste of the person you are - Kurt Cobain
cookieneves
Registado: quinta out 03, 2013 1:42 pm

quinta out 03, 2013 11:13 pm

obrigado na mesma, ninguém tem conhecimento de alguma loja em Portugal que ainda venda gaiolas do mesmo gênero?
Responder

Voltar para “Exóticos”