hamster descabelado
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta jun 05, 2003 3:11 pm
Olá a tds! Sou a Jill,tenho 18 anos e apesar de qs nnc participar no fórum gosto mt deste site!! Adoro animais!! O que se passa é que tenho um hamster, o Igor, já há alguns meses!! O problema é que ele agora tem umas quantas manchas no corpo sem pêlo, só aquela penugemzinha branca!! A casota dele é grande, e tem uma plataforma, e é quase td de plástico, a não ser o telhado que é uma grelha!! Será que isto acontece por a gaiola ser pouco ventilada? É que eu já tive outros hamsters nela e eles não tinham esse problema!! Eu costumava utilizar para forrar a casinha areia para gatos, sem perfume, mas como li aqui que isso não fazia bem, tenho utilizado serradura (mas tb já li nalguns sites que isso não é aconselhável por causa dos olhos)! A alimentação dele é da Vitakraft, e tb tenho montes de guloseimas para hamster da vitakraft, tipo bolachas, rebuçados de leite e mel,ravioli e essas «mariquices» que trouxe do estrangeiro!! Mas isso tb não lhe dou tds os dias para não ficar gordo!! Se alguém tiver algum conselho agradecia mt!!
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
- Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L
Olá Jill!
Nao sei bem o que se passará com o Igor, mas que idade tem ele?
Pode ser que aqui os meus colegas foristas possam te ajudar.
Ora bem se formos a analisar tudo o que faz mal ao hamster coitadinho dele que nao tem nada, eu utilizo um areao para gato sem cheiro (como tu usavas) e uso aquela palhinha para colcoar por cima do areão, tenho dois hamsters uma delas tem quase 7 meses (faz dia 2 de Novembro) e tenho outro hamster com quase 4 meses e ambos estão bem de saúde!
Temos que nos capacitar que cada hamster tem a sua personalidade, o seu método de higiene.
Adeus
mini
Nao sei bem o que se passará com o Igor, mas que idade tem ele?
Pode ser que aqui os meus colegas foristas possam te ajudar.
Ora bem se formos a analisar tudo o que faz mal ao hamster coitadinho dele que nao tem nada, eu utilizo um areao para gato sem cheiro (como tu usavas) e uso aquela palhinha para colcoar por cima do areão, tenho dois hamsters uma delas tem quase 7 meses (faz dia 2 de Novembro) e tenho outro hamster com quase 4 meses e ambos estão bem de saúde!
Temos que nos capacitar que cada hamster tem a sua personalidade, o seu método de higiene.
Adeus
mini
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
olá Jill,
Usas serradura ( pó de madeira ) ou aparas de madeira?
As aparas devem ser tratadas, para não ter pó. A maioria das marcas já faz esse tratamento. De qualquer forma, existem alguns hamsters que desenvolvem alguma irritação nos olhos, principalmente os anões por gostarem muito de escavar. Se for assim, usa apenas o litter para roedores TOP FRESH da vit mollen. Não é muito confortável para as patinhas, pois são granulos muito grandes, mas podes cubri-los com feno ou tirinhas de papel de cozinha por exemplo. De qualquer forma tenta primeiro mudar de marca de aparas, pode ser que a que usas seja de má qualidade...
O teu hamster é Sirio ou Russo?
Se for sirio, é normal aparecerem duas faltas de pêlo, simétricas, ao nivel das ancas, nos machos. É normal. São glândulas de feromonas. Algumas são mesmo pigmentadas de cinzento escuro.
no meu album está esta foto do meu hamster sirio "caramelo" bem elucidativa:
http://arcadenoe.clix.pt/images/album/2 ... ramelo.jpg
De qualquer forma, se não forem faltas de pêlo assim... é porque algo se passa com o teu bichinho. Leva-o ao veterinário. Pode ser sarna, por exemplo..
Usas serradura ( pó de madeira ) ou aparas de madeira?
As aparas devem ser tratadas, para não ter pó. A maioria das marcas já faz esse tratamento. De qualquer forma, existem alguns hamsters que desenvolvem alguma irritação nos olhos, principalmente os anões por gostarem muito de escavar. Se for assim, usa apenas o litter para roedores TOP FRESH da vit mollen. Não é muito confortável para as patinhas, pois são granulos muito grandes, mas podes cubri-los com feno ou tirinhas de papel de cozinha por exemplo. De qualquer forma tenta primeiro mudar de marca de aparas, pode ser que a que usas seja de má qualidade...
O teu hamster é Sirio ou Russo?
Se for sirio, é normal aparecerem duas faltas de pêlo, simétricas, ao nivel das ancas, nos machos. É normal. São glândulas de feromonas. Algumas são mesmo pigmentadas de cinzento escuro.
no meu album está esta foto do meu hamster sirio "caramelo" bem elucidativa:
http://arcadenoe.clix.pt/images/album/2 ... ramelo.jpg
De qualquer forma, se não forem faltas de pêlo assim... é porque algo se passa com o teu bichinho. Leva-o ao veterinário. Pode ser sarna, por exemplo..
-
- Membro Júnior
Bom dia!! Antes de mais, obrigado por me ajudarem!! O Igor tem 7 meses!! O que uso na casinha dele é serradura mesmo, mas assim vou ver se compro esssa que me aconselhaste!! Onde é que se compra? Eu estudo em Faro e aqui tem uma loja de animais bastante grande, mas não vende esse produto!! Vende é aquele litter mas da avipar?!! Será que esse é bom? A mim parece-me quase igual ao dos gatos!! As manchas por acaso até são simétricas e nessa zona, mas parece que são um pouco maiores e não se vê bem a cor pois ainda tem aquele pelino branco!! Se alguém souber de um veterinário com mais experiência em hamsters no Algarve, por favor dêem-me o contacto, pois eu não encontro nenhum!! Mais uma vez obrigada!! beijinhos
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
O litter da witt molen TOP FRESH, não tem nada haver com os dos gatos. É serradura condensada em granulado. Parece uns cilindros de madeira. Quando se molha fica tipo areia.
Mas então, se é mesmo serradura ( pó de madeira) podes mudar para as aparas de madeira. São bastante mais absorventes e apropriadas.... Usa-as por cima do litter.
Eu sinceramente não gosto de nada da AVIPAR. A mim também me parece litter de gato. Eu desconfio que eles aproveitam produtos que são originalmente para outros fins e colocam-lhes um novo rótulo dizendo que é para hamsters. Os produtos são de muito má qualidade.
Em relação ás manchas.. em principio não é nada de especial. É mesmo as glândulas. Nalguns hamsters ficam muito pelados naquela área, ás vezes até parece que está molhado, mas depois passa.
Veterinários especializados em exóticos no algarve.. não faço ideia...
Mas então, se é mesmo serradura ( pó de madeira) podes mudar para as aparas de madeira. São bastante mais absorventes e apropriadas.... Usa-as por cima do litter.
Eu sinceramente não gosto de nada da AVIPAR. A mim também me parece litter de gato. Eu desconfio que eles aproveitam produtos que são originalmente para outros fins e colocam-lhes um novo rótulo dizendo que é para hamsters. Os produtos são de muito má qualidade.
Em relação ás manchas.. em principio não é nada de especial. É mesmo as glândulas. Nalguns hamsters ficam muito pelados naquela área, ás vezes até parece que está molhado, mas depois passa.
Veterinários especializados em exóticos no algarve.. não faço ideia...

-
- Membro Júnior
Olá!! Eu por acaso tb não gosto muito da avipar, principalmente da comida!! Eu tenho andado a pesquisar a alimentação correcta para os hamsters, e acho que a da avipar não corresponde muito, tem demasiada quantidade de sementes de girassol e outros grânulos esquisitos!! A papa fortificante tb é igual á dos pássaros, eu ao Igor já não tenho dado nada da avipar!! Por isso não sei... Mas aqui tb não há assim grande variedade de alimentação nem marcas especializadas em hamsters, a não ser a vitakraft, que tem montes de cenas para roedores e coelhos!! Xau