Apresentação das minhas chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Omlet24
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme

quarta fev 15, 2012 4:15 pm

Olá, o meu nome é Telmo, tenho 18 anos e vivo em Loures, vivo com os meus pais e atualmente tenho em minha casa Duas chinchilas e um cão de raça Chow Chow (do meu irmão).
Vou explicar como surgiu a minha paixão pelas chinchilas. Eu sou bombeiro voluntário em Loures, e receberam lá um casal de chinchilas adultas com uma cria. Fui pesquisando aos poucos sobre estes animais, e comecei a interessar-me muito. Ia para os bombeiros ia lá ve-los, ia para casa ia procurar no olx. Começou a tornar-se uma paixão.
Então, decidi adequirir a minha primeira chinchila, o Tambor. O tambor tem Três meses e meio e é uma chinchila macho preto veludo muito "rebelde", guloso e bastante desconfiado. Fui busca-lo com apenas 2 meses e já parecia um ninja hehe. Após esse período todo, sempre fiz de tudo para o tambor ter o melhor, mas como se não bastasse tinha mesmo que lhe arranjar uma companhia, então passado um mês fui buscar a Candy, uma chinchila fêmea branco mosaico com 6 meses. A Candy é bem mais calma que o Tambor, mas sociável mas também bastante desconfiada. Juntei-os no mesmo dia na gaiola e estão-se a dar perfeitamente bem, estão ambos saudáveis e todos os dias brinco com eles e dou o meu melhor para que sejam felizes =D

Não vou já colocar fotos, vou deixar uns links para visitarem, pois agora estou no estágio e não tenho as fotos comigo.

fica aqui uma mini apresentação:

http://www.youtube.com/watch?v=I_uEr7Al ... w_AbpvHEG3

http://www.youtube.com/watch?v=L4iThvYa ... re=related

http://chinchilasboq.webnode.pt/

Mais logo coloco mais fotos

www.chinchilasboq.webnode.pt

SlbTelmo no Youtube
chinsdalinha
Membro Veterano
Registado: segunda dez 12, 2011 10:15 pm
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria

quarta fev 15, 2012 4:42 pm

ambos muito bonitos parabens =)
Omlet24
Membro Veterano
Cão - Chow Chow Creme

quarta fev 15, 2012 5:18 pm

chinsdalinha Escreveu:ambos muito bonitos parabens =)
Obrigado =D Já sabes que as tuas também hehe

SlbTelmo no Youtube
JOtme
Membro
Registado: quarta ago 04, 2010 2:05 pm

quarta fev 15, 2012 9:09 pm

Tens a banheira da areia sempre na gaiola?
"Ficar velho é inevitável, ficar adulto é opcional."
Omlet24
Membro Veterano
Cão - Chow Chow Creme

quarta fev 15, 2012 11:04 pm

JOtme Escreveu:Tens a banheira da areia sempre na gaiola?
sim, não devia? :S

SlbTelmo no Youtube
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quarta fev 15, 2012 11:35 pm

Omlet24 Escreveu:
JOtme Escreveu:Tens a banheira da areia sempre na gaiola?
sim, não devia? :S
Não, não devia. Coloque a banheira na gaiola apenas à noite (quando elas estão mais activas) durante 20 a 30 minutos. Depois retire-a. Deve arranjar um anti-fungico próprio para chins para deitar na areia do banho para prevenir fungos.
Omlet24
Membro Veterano
Cão - Chow Chow Creme

quarta fev 15, 2012 11:52 pm

Tambor que nunca está quieto no mesmo sítio hehe
Imagem

Fitness Ball para de vez em quando fazerem exercício
Imagem

A Candy (6 Meses Branco Mosaico) - A comer
Imagem

O meu macho preto veludo bem foto +.+
Imagem

O Tambor e a Candy a comerem
Imagem

O Tambor a descansar like a BOSS xD
Imagem

Tambor no segundo ou terceiro dia que chegou
Imagem

Ainda era tão pequenino +.+ mas continua lindo hehe
Imagem

Mais uma vez o tambor quano mais novinho hehe
Imagem

A Candy no primeiro dia que chegou *.* Bem linda a minha menina
Imagem

No primeiro dia e já a pousar para a foto hehe
Imagem

SlbTelmo no Youtube
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quinta fev 16, 2012 1:36 am

Três observações rápidas mas necessárias pois podem colocar em perigo os seus chins.

1ª - Retire imediatamente essa espécie de escada que tem na gaiola. Elas não precisam de escadas (saltam de prateleira em prateleira) e essas podem prender-lhes uma pata e partir-lha. Retire-as com urgência.

2ª - Essa bola de exercício pode não ter o tamanho ideal para as suas chins (é dificil perceber pela imagem). Retire-a pois pode causar-lhes ferimentos ao nível da coluna e consequente morte. O melhor exercício que les pode dar nesta altura fresca é deixá-las passear sem a bola num local seguro (sem fios, buracos e outros perigos) sob vigilância constante.

3ª - Parece-me que uma casota que tem em madeira é dauela madeira de contraplacado. Retire-a e ponha uma feita de pinho não tratado (como parece ter nas prateleiras). Tem de ser não tratado, sem verniz ou tinta para não causar problemas aos seus animais.

Mais uma coisa. Não lhes dê rolos de papel higiénico para roer. Não lhes impede o aparecimento de problemas mas pode contribuir para problemas graves como uma obstrução intestinal. Retire-o e dê coisas feitas de pinho não tratado. Compre uma pedra de cálcio e coloque na gaiola. Não se esqueça dos cubos de alfafa 3 vezes por semana. :wink:
Omlet24
Membro Veterano
Cão - Chow Chow Creme

quinta fev 16, 2012 10:18 am

chinchilavis Escreveu:Três observações rápidas mas necessárias pois podem colocar em perigo os seus chins.

1ª - Retire imediatamente essa espécie de escada que tem na gaiola. Elas não precisam de escadas (saltam de prateleira em prateleira) e essas podem prender-lhes uma pata e partir-lha. Retire-as com urgência.

2ª - Essa bola de exercício pode não ter o tamanho ideal para as suas chins (é dificil perceber pela imagem). Retire-a pois pode causar-lhes ferimentos ao nível da coluna e consequente morte. O melhor exercício que les pode dar nesta altura fresca é deixá-las passear sem a bola num local seguro (sem fios, buracos e outros perigos) sob vigilância constante.

3ª - Parece-me que uma casota que tem em madeira é dauela madeira de contraplacado. Retire-a e ponha uma feita de pinho não tratado (como parece ter nas prateleiras). Tem de ser não tratado, sem verniz ou tinta para não causar problemas aos seus animais.

Mais uma coisa. Não lhes dê rolos de papel higiénico para roer. Não lhes impede o aparecimento de problemas mas pode contribuir para problemas graves como uma obstrução intestinal. Retire-o e dê coisas feitas de pinho não tratado. Compre uma pedra de cálcio e coloque na gaiola. Não se esqueça dos cubos de alfafa 3 vezes por semana. :wink:
já agora para todos saberem e poderem responder:

1ª Ok, em vez das escadas vou tentar arranjar umas rampas em madeira apropriada para poderem subir e dar um bocadinho de estética à gaiola e sempre terem alguma coisa para subir.

2ª A bola tem 25 cm de diâmetro, li que esse diâmetro era bom para as chinchilas, mesmo em fase adulta, ps:(Só meto uma lá dentro, não meto as duas)

3ª Quanto à casota, fui eu que fiz sim, é contraplacado, mas de momento não vejo uma preocupação tão grande em retirar, pois eu todos os dias sem falta vejo se elas roem a casota (pois eu sei que a tinta pode adoece-las) e não roeram nada ainda.

4ª Quanto à alfafa é verdade, não tenho mas já procurei. Vou tentar mesmo comprar rápido, pois não quero que nada falte aos meus pequenos, mas já agora para não pensarem que sou um dono desnaturado, eles têm sempre sempre feno numa bola, que está pendurada no 1º anda :)

Dúvidas, questões, comentários, é favor. Via pm também pode ser hehe

SlbTelmo no Youtube
JOtme
Membro
Registado: quarta ago 04, 2010 2:05 pm

quinta fev 16, 2012 10:25 am

eu tinha reparado na banheira e por isso alertei :) realmente só a deve oferecer cerca de 20 a 30 minutos por dia.
Os rolos de papel também não são aconselhados pois eles podem engoli-los e a bolita também me parece muito pequena...
Tenha em conta que quando lhe fazemos estes reparos não é para o ofender mas sim, por querermos o melhor para as chinchilas :) eu ao início também pouco ou nada sabia e depois fui aprendendo com pesquisas e lendo aqui no forum :)
Felicidades para o seu casal :D
"Ficar velho é inevitável, ficar adulto é opcional."
Omlet24
Membro Veterano
Cão - Chow Chow Creme

quinta fev 16, 2012 10:41 am

JOtme Escreveu:eu tinha reparado na banheira e por isso alertei :) realmente só a deve oferecer cerca de 20 a 30 minutos por dia.
Os rolos de papel também não são aconselhados pois eles podem engoli-los e a bolita também me parece muito pequena...
Tenha em conta que quando lhe fazemos estes reparos não é para o ofender mas sim, por querermos o melhor para as chinchilas :) eu ao início também pouco ou nada sabia e depois fui aprendendo com pesquisas e lendo aqui no forum :)
Felicidades para o seu casal :D
hehe, claro, claro que não é para me ofenderem, eu até agradeço, pois nem tudo o que se lê é verdade e estamos sempre a aprender com pessoas mais exprientes. Eu agradeço por isso. Já retirei os rolos, e realmente faz sentido. Outra coisa, uma bola de 25 cm não é assim tão pequena, eu vou tirar uma foto que mostre melhor o tamanho, com o tambor lá dentro hehe, e se possivel fazer um vídeozito.

Esqueci-me de dizer também: "Tenho pedra de cálcio e há pouco tempo comprei uns paus/sticks de salgueiro prórpio para roedores na loja de animais"

SlbTelmo no Youtube
chinsdalinha
Membro Veterano
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria

quinta fev 16, 2012 6:07 pm

aquela bola n serve de nada para as chins, no verão podema panhar um golpe de calor de andar lá dentro, quando estão na gaiola não irão conseguir usar e de qualquer das maneiras o que elas gostam é de saltar, coisa que não conseguem fazer dentro da bola, por isso o melhor e o que elas gostam mais é ter mesmo um sitio para andarem soltas de vez em quando=)
Última edição por chinsdalinha em quinta fev 16, 2012 6:09 pm, editado 1 vez no total.
chinsdalinha
Membro Veterano

quinta fev 16, 2012 6:08 pm

e mais uma coisa: elas não precisam de rampas, gostam mesmo é de saltar =) e também lhes fornece um bom exercicio muscular.
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

quinta fev 16, 2012 6:22 pm

Omlet24 Escreveu:(...) uma bola de 25 cm não é assim tão pequena,(...)
São as que utilizo... Para os meus hamsters. Os mesmos atingem cerca de 15cm de comprimento e esse tamanho de bola é o adequada para eles sem causar danos a nível de coluna.

Nem consigo imaginar uma chinchila numa bola tão "pequena".

Cumprimentos
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
Omlet24
Membro Veterano
Cão - Chow Chow Creme

quinta fev 16, 2012 7:04 pm

ok, quanto a isto não sabia, mesmo assim vou po-la la dentro e tirar uma foto para verem. Mas se vocês dizem, eu acredito..

SlbTelmo no Youtube
Responder

Voltar para “Exóticos”