Petauros do açucar esclarecimentos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Alexpat
Membro Veterano
Mensagens: 862
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

quinta mar 08, 2012 12:00 pm

Bom dia,

estou a pensar em adquirir um Petauro, ou um casal, mas tenho andado a pesquisar na net
quais são as melhores condições a ter, alimentação, higiene, etc, mas houve uma coisa que me deixou um pouco intrigada, li algures que deixam um odor muito forte e que a gaiola tem de ser limpa diáriamente. Como tenho muito pouco conhecimento sobre estes animais, agradecia que algum forense com conhecimentos na matéria, me desse algumas dicas quanto a essa parte, onde fazem as necessidades, o que é necessário e mais adequado para as mesmas, e se é mesmo assim como dizem. Como tenho 5 gatas, estava a pensar em mandar fazer uma gaiola em madeira para que ficassem mais seguros, mas neste caso também não sei como deve ficar o fundo, pois a madeira absorve...

Fico a aguardar algumas dicas.

Obrigado
Popcorn13
Membro Veterano
Mensagens: 363
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am
Localização: * Kizza - furão * Shiva - Dogue Alemão

quinta mar 08, 2012 5:04 pm

Olá forista,

Há cerca de 2/3 anos atrás tivemos uma menina petauro. Efetivamente é como dizem nos sites de pesquisa. O odor é bastante incomodativo, mas depende do local onde tem a gaiola obviamente. Já tive furões, porquinhos da india, coelhos e hamsters e o odor mais forte e incomodativo é sem duvida o do petauro. Não pelo animal em si, mas sim pela alimentaçao e pelas fezes e urina. A alimentação é à base de uma papa pré preparada por si e pode complementa-la com insetos - vivos ou mortos (Existe uma ração especifica mas nao me recordo do nome. Só sei que só é encontrada numa loja em Benfica.) Quanto ao local onde defeca e urina, não sei se o petauro pode ou não ser ensinado mas a Giz fazia por todo o lado, principalmente quando se pendurava nas grades e as fezes ficavam agarradas e eram muito dificeis de limpar.

Aconselho que tenha em atenção o espaçamento entre as grades porque eles conseguem escapulir-se por um minimo de espaço. Se for possivel, invista numa gaiola que tenha gradeamento horizontal e vertical pouco espaçado. Quanto ao material....sinceramente, não invista numa gaiola em madeira. Os cheiros irão ficar muito mais entranhados o que por conseguinte leva a um odor ainda mais incomodativo.
Alexpat
Membro Veterano
Mensagens: 862
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

quinta mar 08, 2012 5:36 pm

Popcorn13 Escreveu:Olá forista,

Há cerca de 2/3 anos atrás tivemos uma menina petauro. Efetivamente é como dizem nos sites de pesquisa. O odor é bastante incomodativo, mas depende do local onde tem a gaiola obviamente. Já tive furões, porquinhos da india, coelhos e hamsters e o odor mais forte e incomodativo é sem duvida o do petauro. Não pelo animal em si, mas sim pela alimentaçao e pelas fezes e urina. A alimentação é à base de uma papa pré preparada por si e pode complementa-la com insetos - vivos ou mortos (Existe uma ração especifica mas nao me recordo do nome. Só sei que só é encontrada numa loja em Benfica.) Quanto ao local onde defeca e urina, não sei se o petauro pode ou não ser ensinado mas a Giz fazia por todo o lado, principalmente quando se pendurava nas grades e as fezes ficavam agarradas e eram muito dificeis de limpar.

Aconselho que tenha em atenção o espaçamento entre as grades porque eles conseguem escapulir-se por um minimo de espaço. Se for possivel, invista numa gaiola que tenha gradeamento horizontal e vertical pouco espaçado. Quanto ao material....sinceramente, não invista numa gaiola em madeira. Os cheiros irão ficar muito mais entranhados o que por conseguinte leva a um odor ainda mais incomodativo.

Obrigado pela resposta,
quando pensei numa gaiola em madeira, foi no intuito de a mandar fazer, e poder colocar uma rede mais fininha, pois como já referi, tenho 5 gatas, e numa gaiola normal não arrisco, bastava que o bichano se agarrasse às grandes, para que uma delas lhe conseguisse deitar as garras.
Vou pensar melhor nos prós e nos contras, afinal não pretendo um animal para no fim de alguns dias me ver livre dele, e ter de limpar a gaiola deles todos os dias é dose, não é que no fundo me importe, mas tenho sempre muito receio de que me aconteça qualquer coisa, e depois ó que seria dos meus bichanos, sim, porque todos gostam (filhotes), mas a mãezinha é que trata de tudo...

Há já algum tempo que estes animais me encantam, ontem noite tive em contacto com eles, pude tocar-lhes embora tivessem feito uma barulheira terrivel, ainda estavam no seu soninho, e mais encantada fiquei :)
neivareis
Membro
Mensagens: 97
Registado: domingo set 21, 2008 8:05 pm

sexta mar 09, 2012 8:56 am

Tenho um casal de petauros, e como tenho gatos em casa, estao colocados no meu quarto, numa gaiola espaçosa com um ninho de periquitos dos grandes, quanto ao cheiro e relativo, obviamente que se tem que limpar a gaiola eu limpo os meus a cada 3 ou 4 dias, mas tenho um bom absorvente natural e tenha elimina odores no quarto, a noite e chato porque e quando sao mais agitados, e as vezes chateiam com o barulho que fazem.
so nao consigo e tocar lhes é logo dentada, gostam de vir buscar comida a mao mas se tiverem opurtunidade mordem logo. :lol:
neivareis
Membro
Mensagens: 97
Registado: domingo set 21, 2008 8:05 pm

sexta mar 09, 2012 8:57 am

Tenho um casal de petauros, e como tenho gatos em casa, estao colocados no meu quarto, numa gaiola espaçosa com um ninho de periquitos dos grandes, quanto ao cheiro e relativo, obviamente que se tem que limpar a gaiola eu limpo os meus a cada 3 ou 4 dias, mas tenho um bom absorvente natural e tenha elimina odores no quarto, a noite e chato porque e quando sao mais agitados, e as vezes chateiam com o barulho que fazem.
so nao consigo e tocar lhes é logo dentada, gostam de vir buscar comida a mao mas se tiverem opurtunidade mordem logo. :lol:
Alexpat
Membro Veterano
Mensagens: 862
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

sexta mar 09, 2012 10:51 am

neivareis Escreveu:Tenho um casal de petauros, e como tenho gatos em casa, estao colocados no meu quarto, numa gaiola espaçosa com um ninho de periquitos dos grandes, quanto ao cheiro e relativo, obviamente que se tem que limpar a gaiola eu limpo os meus a cada 3 ou 4 dias, mas tenho um bom absorvente natural e tenha elimina odores no quarto, a noite e chato porque e quando sao mais agitados, e as vezes chateiam com o barulho que fazem.
so nao consigo e tocar lhes é logo dentada, gostam de vir buscar comida a mao mas se tiverem opurtunidade mordem logo. :lol:
Eu espaço para a gaiola tenho, embora more num apartamento, é um duplex e na parte de cima espaço é que não falta, mas ficam à mercê das gatas, vou ter de pensar bem na gaiola, primeiro criar as condições e depois procurar os pequenotes. Quanto aos cheiros e à limpeza da gaiola, lembrei-me de colocar daqueles absorventes que se colocam nas camas quando os doentes estão acamados, e depois com palha ou aparas a tapar, mas não sei se não começam a roer o plástico, o que não lhes fará nada bem, mas que se funcionasse era muito prático, era só retirar tudo e voltar a colocar de novo. Já que tem experiência com esses meninos, agradeço que me diga se isso pode funcionar ou se não passa de uma ideia absurda da minha parte.

Quanto ao morder, aqueles em que toquei eram mansinhos, refilaram muito porque estavam na bolsinha deles a dormir :)
neivareis
Membro
Mensagens: 97
Registado: domingo set 21, 2008 8:05 pm

sexta mar 09, 2012 11:44 am

Existem absorventes proprios de preferencia naturais a venda nas lojas de animais ou hipermercados.
A palha nao vai abssover nada, nem tao pouco eliminar odores.
e plstico eles reoem de certeza, mesmo com brinquedos no interior, devemos evitar tudo o que lhes possa ser prejudicial.
o ideal e mesmo produtos absorventes para eles, evitar aparas de madeira, ou serraduras, pois o po levantado por estes produtos e prejudicial, podendo causar doenças respiratorias.
Alexpat
Membro Veterano
Mensagens: 862
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

sexta mar 09, 2012 11:58 am

neivareis Escreveu:Existem absorventes proprios de preferencia naturais a venda nas lojas de animais ou hipermercados.
A palha nao vai abssover nada, nem tao pouco eliminar odores.
e plstico eles reoem de certeza, mesmo com brinquedos no interior, devemos evitar tudo o que lhes possa ser prejudicial.
o ideal e mesmo produtos absorventes para eles, evitar aparas de madeira, ou serraduras, pois o po levantado por estes produtos e prejudicial, podendo causar doenças respiratorias.
Os absorventes a que se refere, são assim pedaçinhos pequeninos em forma de cilindro? que tb devem ser feitos de serradura prensada e que incham com a urina e absorvem. Será isso? :oops:
neivareis
Membro
Mensagens: 97
Registado: domingo set 21, 2008 8:05 pm

sexta mar 09, 2012 1:05 pm

ja usei desses, agora uso uns de milho, nao ficam enpapados
Rex123
Membro Júnior
Mensagens: 43
Registado: quarta jan 25, 2012 9:03 pm

sábado mar 10, 2012 12:07 pm

Boas,
Em primeiro lugar nao deve ter a gaiola em madeira, e tambem nao e muito aconselhavel o ninho de periquito se quer evitar cheiros, uma cama mais ou menos como esta - http://www.designcrucible.com/dlg/cart/index.php?c=6 , e o aconselhavel porque pode lavar etc e mandei vir um e so me custou 5 euros por isso tambem compensa..
Os petauros do acucar nao sao roedores, logo nao roem as coisas, a menos que estejam a cheirar a comida, nesse caso passe com um pano molhado para tirar o cheiro,
Quanto a gaiola e as gatas tente por num sitio alto ou onde os gatos nao tenham muita tendencia a ir porque ou ate pode ser que acabem amigos, o meu petauro e o meu cao adoram estar juntos ahah,
O barulho tal como disse e horrivel mas passado uns mesinhos se tiver bom contacto com eles ja raramente o fazem, depois passa para o pior, o ladrar as 4 da manha por as vezes quererem que eu va brincar.. ahah
Alexpat
Membro Veterano
Mensagens: 862
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

segunda mar 12, 2012 9:52 am

Rex123 Escreveu:Boas,
Em primeiro lugar nao deve ter a gaiola em madeira, e tambem nao e muito aconselhavel o ninho de periquito se quer evitar cheiros, uma cama mais ou menos como esta - http://www.designcrucible.com/dlg/cart/index.php?c=6 , e o aconselhavel porque pode lavar etc e mandei vir um e so me custou 5 euros por isso tambem compensa..
Os petauros do acucar nao sao roedores, logo nao roem as coisas, a menos que estejam a cheirar a comida, nesse caso passe com um pano molhado para tirar o cheiro,
Quanto a gaiola e as gatas tente por num sitio alto ou onde os gatos nao tenham muita tendencia a ir porque ou ate pode ser que acabem amigos, o meu petauro e o meu cao adoram estar juntos ahah,
O barulho tal como disse e horrivel mas passado uns mesinhos se tiver bom contacto com eles ja raramente o fazem, depois passa para o pior, o ladrar as 4 da manha por as vezes quererem que eu va brincar.. ahah
Um ninho desses eu consigo fazer, obrigado pela ideia :wink:
Responder

Voltar para “Exóticos”