Gaiola para Esquilo Siberiano

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta mai 02, 2012 7:27 pm

Olá a todos novamente!

Estive a pensar em variar ainda mais a alimentação do meu Yoshiro.
Tirando a alimentação base ( que neste momento é Mini Hamster Nature, mas pretendo mudar para Chip Nature ) o que eu lhe dou é maçã, pêra, cenoura, amendoim, noz e amêndoa.

Vou apresentar uma lista de produtos a que tenho acesso facilmente. Gostava que me informassem se estes alimentos podem ser fornecidos a esquilos siberianos e a forma como dar ( crua, cozida, etc. ):
- Banana
- Pêssego
- Batata
- Alface
- Coentros
- Hortelã
- Grelos
- Salsa
- Bróculos
- Morango
- Melão
- Meloa

Obrigado mais uma vez!
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta jun 01, 2012 6:09 pm

Como já não venho aqui dar novidades há algum tempo, trago novas! :D

O Yoshiro está muito bem! Nota-se perfeitamente a diferença de quando veio para agora. Está muito mais bonito e parece mais saudável. :wink:

Cá em casa já entendemos a rotina dele e o que faz! Sai do ninho de manhã, perto do meio-dia, ao final da tarde e bem à noite.
Sempre que sai, a primeira coisa que faz é ir para cima de um galho mesmo em frente à porta do seu ninho preferido. Observa atentamente o seu redor ( se ouvir barulhos ou movimentos bruscos põe-se com a cabeça no ar a cheirar, se não ouvir nada prossegue com as suas actividades ) e de seguida, vai comer. Depois de comer, bebe água e descança cerca de 10/15 minutos num local qualquer ( galhos, patamares, no outro ninho, etc. ). Antes de ir para o ninho faz as suas necessidades num cantinho no chão da gaiola. :D

Já reparei que sempre que limpo o ninho, este apresenta-se livre de quaisquer excrementos, cascas ou urina. É muito asseado o meu Yoshiro :wink: .

De resto, é um esquilo muito atento ( sempre de olho em tudo ), com um comportamento único e que faz as delícias do pessoal cá de casa.

:wink:
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado jul 21, 2012 7:49 pm

Olá a todos novamente!

Trago notícias do meu Yoshiro, já que um user me pediu umas actualizações e para informar todos os que ajudaram e participaram neste tópico, já que a maior ajuda veio daqui.

O Yoshiro está perfeito, pouco mudou desde a minha actualização anterior a esta, mas ... já tolera pessoas bastante próximas da gaiola!

Agora com o calor, tem passado mais tempo cá fora ao fresquinho :wink: .

Não posso dizer mais nada, como já referi, a minha última actualização ( 1 de Junho ) diz tudo.

Obrigado a todos!
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta ago 10, 2012 3:40 pm

Tenho uma notícia de última hora!!

Estava eu sentada mesmo em frente da gaiola do meu Yoshiro ( e ele metido no ninho, claro ) a ver os meus bengalins e diamantes de Gould ( tenho uma das gaiolas dos pássaros em cima da do esquilo ) e não é que o Yoshiro saiu do ninho e andou a passear pela gaiola comigo mesmo ali à frente !?

Nunca o tinha visto a sair do ninho com uma pessoa tão perto.

Bem, fiquei ali uns minutos até que decidi sair e já estava à espera que, com o meu movimento, ele voltasse para o ninho como de costume ... mas não! Ficou um pouco assustado quando me levantei, mas eu não fiz movimentos bruscos nem muito barulho e acabei por sair sem ele se esconder :D .

Ele está realmente lindo :wink: .
adri114
Membro
Mensagens: 139
Registado: segunda mar 07, 2011 7:20 pm

sexta ago 17, 2012 11:12 am

Espero que n se importe que eu faça umas perguntas:
A gaiola ocupa muito espaço? (eu sei que parece estupido)
Qual e o preço de uma gaiola dessas dimensões?
Do muito trabalho a limpeza da gaiola?
Você tem a gaiola dentro de casa, o esquilo suja muito o chão com comida etc.?
A gaiola n deve estar ou sol (eu acho que com os ramos tem sempre lugares a sombra)?
Se eu dispor daquela folhagem a fingir que e de plástico esquilo poderá come-la e fazer-lhe mal?
Obrigado a todos que responderem!
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta ago 17, 2012 1:47 pm

adri114 Escreveu:Espero que n se importe que eu faça umas perguntas:
A gaiola ocupa muito espaço? (eu sei que parece estupido)
Qual e o preço de uma gaiola dessas dimensões?
Do muito trabalho a limpeza da gaiola?
Você tem a gaiola dentro de casa, o esquilo suja muito o chão com comida etc.?
A gaiola n deve estar ou sol (eu acho que com os ramos tem sempre lugares a sombra)?
Se eu dispor daquela folhagem a fingir que e de plástico esquilo poderá come-la e fazer-lhe mal?
Obrigado a todos que responderem!
A gaiola ocupa muito espaço ?
Pois ... é assim, eu tenho a gaiola num canto da sala. Tive de desviar uns móveis, mas lá a consegui encaixar.
Veja as medidas, a minha tem 1,10 m de altura, 30 cm de largura e 60 cm de comprimento.

Qual e o preço de uma gaiola dessas dimensões ?
A minha foi 63€ e incluía um bebedouro e um comedouro.

Dá muito trabalho a limpeza da gaiola ?
Eu limpo os esconderijos ( dois ninhos de periquitos, uma maior do que o outro ) quinzenalmente, pois o meu esquilo é extremamente limpo e nunca fez as necessidades no ninho nem leva para lá comida.
Aspiro o patamar do bebedouro e do comedouro também quinzenalmente ( por causa das cascas e restos de comida ), mas retiro os restos de alimentos frescos diariamente.
Em relação ao chão, aspiro e troco o litter no canto em que ele urina e defeca sempre semanalmente e troco todo o litter quinzenalmente.
Lavo o comedouro quinzenalmente e o bebedouro diariamente.
Faço uma limpeza total ( que inclui a limpeza com água de todos os objectos ) mensalmente.

Você tem a gaiola dentro de casa, o esquilo suja muito o chão com comida, etc. ?
Sim, tenho a gaiola dentro de casa. Aspiro o chão em redor todos os dias, mas é mais por causa de outra gaiola que está em cima dele com pássaros do que propriamente por causa do esquilo.

A gaiola não deve estar ou sol ( eu acho que com os ramos tem sempre lugares a sombra ) ?
Na minha gaiola, o Sol apenas incide directamente mesmo ao fim da tarde, pelo que o esquilo apanha os últimos raios do dia e adora. Estica-se todo e até se deita!
Como é óbvio, o Sol apenas dá numa parte da gaiola ( num dos patamares ). Ele tem sempre locais à sombra.

Se eu dispor daquela folhagem a fingir que e de plástico o esquilo poderá come-la e fazer-lhe mal ?
Eu não tenho nada decorativo na gaiola a não ser os ramos, que até são mais úteis do que decorativos.
Espere por mais opiniões ...


:wink:
adri114
Membro
Mensagens: 139
Registado: segunda mar 07, 2011 7:20 pm

sábado ago 18, 2012 11:31 am

Obrigada pelas respostas ajudou bastante!
Estou mesmo a pensar adquirir um pois a minha mãe n se da muito bem com roedores mas (mais com tudo que seja parecido com ratos), ela tem medo de ratos desde pequena! Então tudo que seja parecido ela também tem medo!
Mas um esquilo ela n se importa.
Mais uma vez obrigado
E já me estava a esquecer veja este site que eu encontrei:
http://esquilos.no.sapo.pt/gaiola.html
N acha que seria mais em conta fazer-mos uma gaiola nos próprios ou pedir a um serralheiro?
Chiii
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: quarta set 07, 2011 4:37 pm

segunda ago 20, 2012 11:07 am

JessiicaF Escreveu:
dare Escreveu:Todas os galhos vindos de árvores de fruto não são prejudiciais. Basta ferver durante um bocado, secar, lavar bem.
Sei que a pergunta não tem nada haver com o post mas tenho uma dúvida para tirar! O que referiu em relação aos galhos de árvores de fruta, que não são pejudiciais, também se pode adequar para chinchilas? É que queria arranjar uns ramos para meter na gaiola das minhas chinchilas para desgastarem os dentinhos :D

Em relação às chinchilas, não sei se o mesmo é aplicável aos esquilos, mas penso ser preferível comprar produtos adequados para eles roerem, como as pedras e os cubos de alfafa. Assim não correm riscos desnecessários, mesmo que sejam fervidos. ;)
<p>JackRussel Terrier DESAPARECIDO no dia 18 de Junho de 2012 na Guia (Albufeira), visto dia 19 em Alcantarilha, continua desaparecido.</p>
<p>An&uacute;ncio no Encontra-me, com FOTO: http://www.encontra-me.org/anuncio/21955</p>
<p>Por favor, contactar-me caso descubram o seu paradeiro!</p>
Chiii
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: quarta set 07, 2011 4:37 pm

segunda ago 20, 2012 11:09 am

Nitara

Nesta época do ano, atenção com o calor. :wink:
<p>JackRussel Terrier DESAPARECIDO no dia 18 de Junho de 2012 na Guia (Albufeira), visto dia 19 em Alcantarilha, continua desaparecido.</p>
<p>An&uacute;ncio no Encontra-me, com FOTO: http://www.encontra-me.org/anuncio/21955</p>
<p>Por favor, contactar-me caso descubram o seu paradeiro!</p>
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda ago 20, 2012 12:38 pm

Chiii Escreveu:Nitara

Nesta época do ano, atenção com o calor. :wink:
Sim, claro. Sempre atenta :wink: .
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo out 21, 2012 5:58 pm

Olá!! :D

Venho aqui com mais umas novidades do meu esquilinho!
E não é que o raio do animal aprendeu a abrir cadeados ? :lol:
Bem, certo dia reparei que o cadeado da porta estava no chão e pensei que tinha sido alguém cá de casa que se esqueceu de o colocar ... mas não. Isto aconteceu umas duas ou três vezes, até que o vi entrar em acção certo dia! O gajo mete-se com as patas de trás no patamar e com as da frente consegue dar a volta à chave do cadeado e atirá-lo ao chão :o . Portanto, agora tenho sempre que retirar a chave do cadeado. Foi sorte ele não ter aprendido a abrir a porta, mas se consegue abrir cadeados também iria dominar a abertura da porta com mais um bocadinho de treino.

De resto, está óptimo de saúde, mas é um esquisito com a comida. Só come os amendois e o milho se eu deixar! Felizmente, encontrei um remédio santo para isto: ponho pouca quantidade de comida no comedouro ( o suficiente para um/dois dias ), o que o impossibilita de escolher, pois caso contrário passaria fome!

Já deixa que as pessoas se aproximem da gaiola sem fugir e, por mais incrível que pareça, às vezes vem quando o chamamos! Se estiver dentro do ninho, coloca a cabeça de fora e quando está a comer ou a descançar fora do ninho, assim que dizemos '' Yoshiro '' ele empina logo a cabeça!

Adoro o meu esquilinho :D .
SFP77
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: quinta out 25, 2012 12:29 pm

quinta out 25, 2012 12:37 pm

Boa tarde,

Será que me podem ajudar?
Eu vou adquirir um esquilo destes e no entanto estou a debater-me com a questão da gaiola......
E pretendia a vossa opinião
Esta gaiola na foto é boa para um esquilo destes?
Vejam a foto no link......não e esta mas e identica...

http://www.leiloes.net/popup_auction_im ... 1350942724

Obrigado desde já pela ajuda
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta mai 30, 2013 6:32 pm

Já não dava notícias do meu esquilinho há muito tempo!! :D :D

Ele está muito bem de saúde, feliz e ... já fizemos mais alguns progressos em relação à sua domesticação! Se lhe oferecermos uvas ( que é o alimento preferido dele! ) ele vem comer à mão, mas não sem cheirar primeiro e foge de imediato se fizermos um movimento muito brusco perto dele :lol: .

Mas está saudável e, no fundo, é isso que mais me importa.

:wink:
Responder

Voltar para “Exóticos”