Cruzamento coelhos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Mollyone
Membro
Mensagens: 96
Registado: quinta nov 29, 2007 7:14 pm

sexta mar 23, 2012 3:57 pm

Olá a todos. Queria perguntar se alguém sabe qual o nome da(s) raça(s) de coelho com orelhas caidas. E qual seria o (suposto) resultado de um cruzamento de uma coelha comun de 'capoeira' e um desses coelhos.
kittten
Membro Veterano
Mensagens: 2388
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sexta mar 23, 2012 5:04 pm

O resultado seria provavelmente um rafeiro de tacho de orelhas caídas

Pode ver aqui http://www.arba.net/breeds.htm
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Catih
Membro Veterano
Mensagens: 447
Registado: terça mai 13, 2008 8:30 pm
Localização: Duas caturras, um bico-de-lacre e um coelhinho anão! :)

sexta mar 23, 2012 5:47 pm

Olá!
Penso que está a falar de um Coelho Bélier :)
O cruzamento nao sei o que seria (:
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
Pensamento positivo :)
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Boa Sorte! :D
Mollyone
Membro
Mensagens: 96
Registado: quinta nov 29, 2007 7:14 pm

sexta mar 23, 2012 6:18 pm

Muito obrigado pelas respostas :)
Eu tenho uma coelha comun, mas uma amiga minha tem um macho de orelhas caídas (não sei a raça especifica) e estamos a pensar junta-los.
Eu pergunto-me é se alguns bébés teriam orelhas caídas ou não.
Alguém já cruzou um coelho de orelhas caídas com outra raça?
Koltier
Membro Júnior
Mensagens: 16
Registado: sexta mar 23, 2012 11:53 pm

sábado mar 24, 2012 12:02 am

Primeiro que tudo tem condições próprias para dar tudo o que as crias necessitam? A nível de genes é impossível saber qual vai predominar sabendo que um é rafeiro e muito provavelmente o outro também sendo que devem ter sido comprados numa loja de animais. Depois não é aconselhado acasalar coelhos, porque nem sempre corre bem sobretudo porque as fêmeas podem não aguentar o parto e ter hemorragias internas e outros problemas também bastante graves que podem muito bem ser evitados.
Além de que um coelho pode ter imensas crias de uma vez, não pense que terá só uma ou duas. E dão trabalho 24hrs por dia durante pelo menos 2 a 3 meses... A altura em que podem ser separadas da mãe.
Para não falar que quando fizerem 1 mês já poderá dar alguns sólidos e garanto que já a partir de 3 a 4 crias fica caríssimo a alimentação.
Tem certeza que está disposta em por a vida da sua coelha em risco por capricho?
Tem certeza que tem dinheiro suficiente para disponibilizar todos os cuidados, até mesmo cuidados veterinários no caso de ser necessário?
E depois o que fará com as crias( como referi podem nascer até 8 ou mais crias )?
E ainda há muitos mais inconvenientes... Como se a mãe não amamentar as crias ( acontece bastante já que nem todas tem o instinto ou são muito novas para ter crias ). É que não sei se sabe mas depois não há forma de fornecer o leite as crias. Não existe leite em pó para coelhos, e os de gato, bebés humanos entre outros leites não são aconselhados para coelhos.
Logo o meu conselho é deixe-se de ideias... Senão sabe onde se está a meter é melhor deixar as criações para quem sabe.
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sábado mar 24, 2012 12:55 am

Se pesquisou bastante, ponderou as questões referidas acima pelo user Koltier e ainda assim está disposta a criar... procure um casal de coelhos de raça ;)

Para quê criar coelhos rafeiros? Já não bastam os das lojas de animais?
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sábado mar 24, 2012 1:31 am

um coelho de orelhas caídas com outro de orelhas em pé, dá sempre de orelhas em pé nas primeiras gerações. Pode acontecer que ao ser cruzado com um coelho com orelhas grandes, fiquem demasiado pesadas e uma caia.
O cruzamento é para que efeito?
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sábado mar 24, 2012 1:36 am

os coelhos não devem ser separados da mãe com 3 meses.... devem ser separados antes. Não são cães. Só precisam da mãe até aos 29 dias. depois devem ficar mais algum tempo por causa da estabilização da flora intestinal. mas depois devem ser separados por sexo ou individualmente. Há coelhos cuja capacidade reprodutiva começa muito cedo e não se deve correr o risco de cruzamentos perigosos e desnecessários. Só devem é sair da casa do dono, após desmame bem feito, com cerca ou a partir das 8 semanas, no entanto, nessa altura, já foram retirados da mãe.
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sábado mar 24, 2012 2:00 am

Só mais um acrescento, independentemente de concordar ou não com os tópicos anteriores. os coelhos ingerem sólidos desde muito cedo. com 15 dias já comem, mas o que comem não conseguem processar convenientemente, logo precisam dos coccideos da mãe e do seu leite.
Koltier
Membro Júnior
Mensagens: 16
Registado: sexta mar 23, 2012 11:53 pm

sábado mar 24, 2012 1:52 pm

Quando falava de sólidos falava da ração própria... não do feno, dos legumes, entre outras coisas que devem ser integradas gradualmente... E se acha que os coelhos no primeiro mês já devem estar separados, saberá então muito. Já que no meu ponto de vista necessitam de mais tempo para aprenderem a andar, a pular entre outras coisas e falo por experiência própria já que as crias que tive só aprenderam a pular como deve ser no segundo mês... Mas obviamente que não deve ter as crias muito tempo já que os coelhos procriam cedo e rapidamente... E como não me parece que a utilizadora em questão saiba ver o sexo do animal pior ainda... Para não falar do facto que terá que separar todos os machos e tem de ficar em gaiolas ou onde quiser por individualmente... já as fêmeas poderá tentar juntá-las, mas nem sempre se aceitam ou toleram-se e algumas chegam a uma certa idade que rejeitam a outra fêmea por stress e não só... Logo o meu conselho é já que pensa criar e não sai barato provavelmente mais vale comprar um coelho do seu agrado que lhe fica muito mais barato e assim não necessita de cometer erros desnecessários e nem stressar uma fêmea que pode sair muito mal da situação.
Mollyone
Membro
Mensagens: 96
Registado: quinta nov 29, 2007 7:14 pm

sábado mar 24, 2012 4:49 pm

Obrigada a todos pelas respostas.
Perguntei por curiosidade, não tenho bem a certeza se realmente vamos juntar os coelhos, foi apenas um tópico que veio á baila em conversa.

Eu já fiz criação de coelhos anões, mas parei há uns seis anos, por isso estou um pouco enferrujada. Na altura cheguei a ter 10 coelhos (sem contar com os bébés) mas após uma epedemia que me tirou mais de metade, e alguns outros animais, dei os sobreviventes a amigos e parei com a criação.

Mas enfim, nao sei se realmente juntarei os coelhos ou não, mas assim já fiquei mais esclarecida em relação ás orelhas.
Catih
Membro Veterano
Mensagens: 447
Registado: terça mai 13, 2008 8:30 pm
Localização: Duas caturras, um bico-de-lacre e um coelhinho anão! :)

sábado mar 24, 2012 5:03 pm

Koltier Escreveu:Primeiro que tudo tem condições próprias para dar tudo o que as crias necessitam? A nível de genes é impossível saber qual vai predominar sabendo que um é rafeiro e muito provavelmente o outro também sendo que devem ter sido comprados numa loja de animais. Depois não é aconselhado acasalar coelhos, porque nem sempre corre bem sobretudo porque as fêmeas podem não aguentar o parto e ter hemorragias internas e outros problemas também bastante graves que podem muito bem ser evitados.
Além de que um coelho pode ter imensas crias de uma vez, não pense que terá só uma ou duas. E dão trabalho 24hrs por dia durante pelo menos 2 a 3 meses... A altura em que podem ser separadas da mãe.
Para não falar que quando fizerem 1 mês já poderá dar alguns sólidos e garanto que já a partir de 3 a 4 crias fica caríssimo a alimentação.
Tem certeza que está disposta em por a vida da sua coelha em risco por capricho?
Tem certeza que tem dinheiro suficiente para disponibilizar todos os cuidados, até mesmo cuidados veterinários no caso de ser necessário?
E depois o que fará com as crias( como referi podem nascer até 8 ou mais crias )?
E ainda há muitos mais inconvenientes... Como se a mãe não amamentar as crias ( acontece bastante já que nem todas tem o instinto ou são muito novas para ter crias ). É que não sei se sabe mas depois não há forma de fornecer o leite as crias. Não existe leite em pó para coelhos, e os de gato, bebés humanos entre outros leites não são aconselhados para coelhos.
Logo o meu conselho é deixe-se de ideias... Senão sabe onde se está a meter é melhor deixar as criações para quem sabe.
Concordo completamente... nao crie só por criar; ainda por cima ha demasiados animais no mundo a sofrer sem donos :(
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
Pensamento positivo :)
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Boa Sorte! :D
Koltier
Membro Júnior
Mensagens: 16
Registado: sexta mar 23, 2012 11:53 pm

domingo mar 25, 2012 2:30 pm

Mollyone Escreveu:Obrigada a todos pelas respostas.
Perguntei por curiosidade, não tenho bem a certeza se realmente vamos juntar os coelhos, foi apenas um tópico que veio á baila em conversa.

Eu já fiz criação de coelhos anões, mas parei há uns seis anos, por isso estou um pouco enferrujada. Na altura cheguei a ter 10 coelhos (sem contar com os bébés) mas após uma epedemia que me tirou mais de metade, e alguns outros animais, dei os sobreviventes a amigos e parei com a criação.

Mas enfim, nao sei se realmente juntarei os coelhos ou não, mas assim já fiquei mais esclarecida em relação ás orelhas.
E fez criação para quê? Contínuo a defender que senão é para preservar uma raça ou com o intuito de cuidar deles para deixar de parte a ideia... Para não falar que não deve ter vacinado os coelhos contra as doenças a que estão sujeitos... e desparasitar os animais?
É que convém que sejam acompanhados por um veterinário de exóticos sempre que for necessário para não haver problemas. E como referi já duas vezes a gravidez nos coelhos não é essencial, é stressante e muitas fêmeas não sobrevivem. Logo não entendo o porquê de ainda pensar nisso... Em vez de dar o bem-estar ao seu animal prefere massacrá-lo. Se quer assim tanto um coelho com orelhas caídas ou compra nas lojas de animais no qual não aconselho ou em criadores... que se forem bons criadores de certo a linhagem será a correcta e para não falar que terá garantias. Mas se mesmo assim quiser teimar em cometer esta atrocidade. Então primeiro veja os gastos que vai ter, informe-se junte do veterinário de exóticos sobretudo para acompanhar a gravidez e para lhe ajudar quanto a alimentação da coelha entre outras dúvidas que possa ter.
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

segunda mar 26, 2012 10:07 am

onde leu que no primeiro mês devem ser separados? eu disse e corretamente que a partir dos 29 dias já não precisam da mãe e não que devem ser separados. legumes não os introduzo antes dos 3 meses. Com 15 dias já roem ração. Obviamente que não chega para se alimentar. De qualquer modo sólidos são sólidos e a informação estava errada.
Não é para pular convenientemente que têm de ficar ao pé da mãe. Os coelhos não são cães, são sociais, mas ao mesmo tempo territoriais. A razão pela que devem estar mais do que um mês junto da mãe, deve-se quase exclusivamente à estabilização da flora intestinal.
Embora eu não concorde, o idade legal para um coelho ser vendido são 29 dias.

Quanto à autora do tópico, criar com esses dois coelhos para estimação, para mim está errado, até porque a maioria das pessoas que quer coelhos para estimação quer "anões" (com a mania acrescida que os coelhos anões são do tamanho de hamsters) e logo, não serão nada fáceis de colocar.
Responder

Voltar para “Exóticos”