Gaiola para porquinhos da índia - preciso de dicas!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Blombi
Registado: quarta jan 09, 2008 5:09 pm

quarta abr 04, 2012 6:10 pm

Olá. Tenho dois porquinhos da índia alojados numa gaiola (que irei substituir por uma de maiores dimensões, já que eles cresceram consideravelmente desde que vieram cá para casa). Como não tenho grande experiência, tentei providenciar-lhes o melhor alojamento possível, mas gostava de ouvir as vossas opiniões sobre a forragem da gaiola. Eu costumo forrar com 3 folhas de jornal, depois coloco uma camada de absorvente de gato (há quem desaconselhe por causa do odor, mas como mudo dia-sim-dia-não, não tenho tido problema com os cheiros), tapo com mais três folhas de jornal e forro tudo com uma generosa camada de feno (do que compro no supermercado especial para roedores). Acontece que eles não têm um sítio específico para fazerem as suas necessidades. Fazem por toda a gaiola, o que me incomoda um bocado (pois já li que eles escolhem um sítio para o fazer). Assim, penso que não estou a agir correctamente com esta forragem do fundo da gaiola e eles não se devem sentir muito confortáveis (quando os coloco dentro da gaiola, eles pulam todos contentes, comem o feno e dormem fofinhos e todos regalados, mas mesmo assim não sei se estou a fazer bem).
Quanto à alimentação, compro ração própria para porco da índia, têm o bebedouro com esfera (quando comem ração, bebem muita água) e dou-lhes imensa relva e erva que apanho no quintal, com chicória e salsa pelo meio para ser mais diversificado. Adoram cenoura, maçã, pêra e laranja. Aqui penso que não estou a errar. A minha grande dúvida prende-se mesmo com o fundo da gaiola. Podem dar-me a vossa opinião, por favor? Obrigada
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

quinta abr 05, 2012 4:00 pm

Ola.

Sobre a forragem:
Primeiro, a questao do litter do gato, eh desaconselhada porque pode magoar as patinhas dos porquinhos, para alem do po que tras.
O feno nao eh bom para absorver nada. Feno eh para comer.
Jornal nao eh bom para absorver e tem tinta, o que eh nocivo.

Essa solucao, para alem de complicada, nao me parece que traga vantagem nenhuma.
Uma coisa faz bem: muda isso tudo com frequencia, porque senao ja teria bolores e humidades e fungos pela gaiola! (nao eh so o cheiro com que se deve preocupar)

Existem produtos mais adequados:
rolinhos de madeira prensada que se desfazem em contacto com a agua. Assim so muda as zonas que estao desfeitas.
Existem varias marcas, eh questao de procurar.

Eu uso outro sistema, que dependendo do ponto de vista, pode ser considerado mais trabalhoso.
Uso turcos e mantas fininhas polares.
Os turcos lavo na maquina mas as mantas tem de ser lavadas ah mao - como estao em contacto com o feno e pelo pode entupir a maquina de lavar.

O polar deixa passar o xixi e eh muito absorvente. No entanto fica humida e por isso uso o turco, que por baixo fica ensopado, mas o polar fica sequinho!

Os cocos tem de ser varridos.

Sobre os porquinhos fazerem por todo o lado, eh um facto, nada a fazer, lamento.
Pode eh fazer uma zona de alimentacao, e ai a maioria da porcaria ficará nessa zona.
Normalmente os porquinhos fazem xixis no cantos (os cocos, nem por isso). Pode ver qual o canto mais molhado e instituir ai a zona de alimentacao. Provavelmente assim tera de limpar essa zona diariamente mas o resto da gaiola dia sim, dia nao, ou ate mesmo de 2 em 2 dias.

Sobre a comida: cuidado com a relva.
Deve dar mais vegetais que frutas.
Aqui deixo o link para uma cabula: a piramide alimentar dos porquinhos:

http://piggietalk.blogspot.pt/2011/03/p ... os-da.html

E sobre gaiolas:
http://piggietalk.blogspot.pt/p/gaiolas.html

cump,
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Saracocas
Membro Veterano
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

segunda abr 09, 2012 6:01 pm

Boas
Eu também uso mantinhas.
No inicio começei por usar aquelas aparas de madeira, mas depois ela começou com umas alergias e então retirei.
Então começei a meter mantinhas daquelas polares, e meti uma caixa grande com aparas de madeira, não sei se é normal mas 90% das necessidades dela (tanto o xixi como o cocó) são feitos lá, por vezes acontece ter cocos na caminha e na zona onde ela come.
Fora isso não.
underhumid
Registado: sexta abr 13, 2012 7:53 am

sexta abr 13, 2012 7:58 am

Existem varias marcas, eh questao de procurar. Imagem
Responder

Voltar para “Exóticos”