Gerbos de casa nova ...Diario dos meus Gerbos !!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
igor92
Membro Júnior
Registado: quarta mar 14, 2012 1:13 am

segunda abr 16, 2012 12:10 am

Ola amigos do forum , depois de ter desarrumado a antiga casa dos gerbos , eu havia resolvido fazer um terrario que simulasse o maximo possivel o habitat em que os gerbos vivem na natureza ( sempre gostei de fazer isso com meus animais , poruqe gosto da ideia de ve-los no ambiente o mais semelhante possivel do natural ) ... para fazer esse terrario eu usei conceitos usados no terrario de repteis q e fazer uma estrutura com isopor ( mas no meu caso tive que cobrir com cimento , afinal se eles roem metal , quem dira isopor ) ... bom chega de papo ai vao as imagems , espero que gostem

Fabricação das cavernas ( n tive tempo de um passo a passo , mas tem umas fotos de como tava antes de ser finalizado )

Imagem

Uploaded with ImageShack.us[/img]
Imagem

Depois eu pintei com tinta latex pva a base de agua nao toxica ( pq sabia q eles roeriam algumas partes , entao nao podia utilizar nada toxico a eles ) depois introduzi no terrario junto a areia e troncos e algums fenos em moitas ( para o ninho e ficou assim

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois de dado um tempo para passar o cheiro da tinta e da cola com areia com o ventilador ligado , eu botei os gerbos , reparem que antes da entrada deles estava tudo arrumadinho , mas depois da introducao dos furacoes .... quem tem gerbos sabe o resultado , cava aqui , cava la , roe aki , ... algumas vezes eles ate deram umas mordidas na tinta e na cola e chegaram a engolir , mas mais por curiosidade , depois disso nao os vi fazendo mais isso gracas a Deus ... agora eles as vezes roem mas n engolem ...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

assim que eu os coloquei no terrario reformado ( estavam num aquario de 60cm , e o terrario tem 1m por 50cm ) era notável a alegria deles , exploraram tudo , e para deixar as coisas mais interessantes e agradavel a eles , eu havia tapado todas as entradas das tocas com bastante areia para que eles cavassem as entradas , e dava para ver os pinotes que eles davam por todo o terrario ( ao menos a femea , porque o macho estava preocupado em demarcar todo o novo territorio esfregando a barriga no chao e sobre todos os objetos do terrario ) ... depois comecaram as exploracoes mais a fundo , e umas vezes chegaram a roer as tocas e conseguiram tirar lascas da tinta e engoliram ( principalmente o macho ) mas n aconteceu nada gracas a Deus , mas de certa forma acho que foi bom , porque assim eles podem aprender que aquilo nao e comestivel , e pode lhes fazer mal , e acabaram por perder o interesse ( ao menos em ingerir ) mas creio que com o tempo desistam de roer porque eles tem 3 troncos para roer , e acredito que eles prefiram os troncos à o cimento ne? bom galera e isso ai , espero que tenham gostado , pq e a primeia vez que fasso algo assim , e dei o meu melhor nisso ... :wink: , aguardo vossas opinioes ... a a proposito , esse topico vai servir tbm como um diario dos meus gerbos , agora que a femea cruzou denovo ( a primeira n engravidou ) ai pretendo fazer disso um diario , para postar tudo que for atualizando no terrario.. tbm pretendo fazer algums videos ... bom , e isso , muito obrigado !
ShiroeAmigos
Membro Veterano
Registado: domingo fev 12, 2012 8:25 pm

segunda abr 16, 2012 12:13 pm

Magnífico!
Se todas as pessoas do mundo fossem assim tão amorosas com os seus animais, o mundo seria um lugar melhor!
Parabéns!
Visitem o nosso blog, uma visão diferente sobre os hamsters: <a href="shiroeamigos.blogspot.com">Shiro e Amigos</a>
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

segunda abr 16, 2012 1:13 pm

Cuidado que a tinta é tóxica se ingerida.

De resto está muito bom, parabéns :D
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

segunda abr 16, 2012 1:20 pm

Brilhante! Optimo trabalho que ai fizes-te, desejo-te uma boa continuação da boa saude dos teus animais! :D :wink:
igor92
Membro Júnior

segunda abr 16, 2012 2:43 pm

Pessoal , muito obrigado por tudo , eu sempre procuro me esforçar o maximo para deixar meus animais o mais confortáveis possivel ... eu n medi esforcos nesse projeto , gastei quase todo o dinheiro que eu havia guardado esse mes ( ainda n estou trabalhando :oops: ) mas ainda bem que ficou legal

quanto a tinta eu fiquei super preocupado qaundo ele ingeriu , quase chorei de preocupação , mas graças ao bom Deus nao aconteceu nada com o Alvin ( nome do macho , e a femea se chama Lola ) , ele esta super bem , e agora que eles roem as paredes eles nao ingerem mais a tinta pq eu sempre vejo as lascas de tinta no chao , e tbm nao estao nem mais roendo muito , foi mais curiosidade eu acho , por ser novo para eles , entao devem ter nvestigado o que era :) ... a Lola esta no 5º dia de gravidez ( espero que esteja gravida mesmo ) vou procurar uma ração especial para gerbos gravidas ou em amamentação que vende aki na minha cidade para fornecer a eles , e hoje ja dei 3 larvinhas de amendoim ( as maiores para ela ) e eles adoram... ela ja catou 80% do feno que eu botei e fez um ninho na toca maior , com o tempo eu posto mai atualizações ... novamente muito obrigado por vossos comentarios ! Abraços!!
igor92
Membro Júnior

segunda abr 16, 2012 3:22 pm

galera , hoje pela manha enquanto estava a usar o computador , me virei para dar uma olhada no terrario e olhe a cena com a qual me deparo

Imagem

Imagem

Imagem

essa nao e uma cena muito rara , eu suspeito de que seja elo fato dela estar gravida , porque da ultima vez que eles cruzaram , na antiga decorção haviam pedras grandes , e ela deitava-se assim mesmo , mas nao nasceram filhotes algums , dessa vez cruxaram denovo , e ela torna a fazer isso , mas suspeito de que seja somente um habito particular dela ( ao menso no meu aso , ja que o macho nunca fez isso ) , mas e muito divertido ver ela esparramada assim sobre as pedras , ela fica uma gracinha :D
Tiago_Pereira
Membro Júnior
Registado: domingo jan 08, 2006 2:18 pm

segunda abr 16, 2012 6:54 pm

Gostei bastante do aspecto ;) Os meus parabens! Que tronco é esse?
igor92
Membro Júnior

terça abr 17, 2012 1:56 am

muito obrigado... bom esse tronco e uma história ate meio constrangedora :oops: teve um feriado que fui para a casa de praia do meu primo , ai quando fomos a uma praia mais distante havia uma barraca la que tinha 2 troncos nas pilastras de madeira , um somente pendurado ( o mais comprido ) e outro amarrado ( o mais ramificado ) , entao quando eu bati o olho me apaixonei por estes troncos , e dei um jeitinho de pega-los quando a barraca estava fechada , e de forma que ninguem visse .... :oops: , mas quanto a de que arvore sao eu nao sei , mas suponho que sejam troncos trazidos pela mare , mas mesmo assim eu os tratei bem , e sao de uma madeira bem resistente , pode ser de aroeira ( os mais usados em aquarios aqui no brasil ) justamente por serem bastante semelhantes aos troncos de aquario , tanto na coloracao , resistencia como nos tipos de ramificacao dos galhos , mas nao sei aoc erto

bom e isso ai !! muito obrigado mesmo !
igor92
Membro Júnior

quarta abr 18, 2012 3:45 pm

ola galera hoje venho atualizar o topico com algumas fotinhas dos gerbos , a Lola esta no 7º dia de gravidez , ja comecou a focar na construcao do ninho , faz isso com frequencia e ate tampou a segunda entrada da caverna maior para que ficasse mais escura , vai entender ne ? , bom finalmente tbm eles pararam de roer as cavernas , e estao super bem... vamso as fotos ne ?!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

pessoal , tenho tambem umas duvidas... e que eu comprei 2 racoes novas para os gerbos , 1 , e uma mistura especial para roedores em fase de reprocução , amamentação e tudo relaionado ... e o outro sao pelets de alfafa e aveia em flocos ...eu queria saber se e comum de inicio os gerbos nao tocarem muito na comida por ser diferente da que eles estao acostumados ? com o tempo eles vao passar a comer normalmente a nova ração ? e outra , quando aos bichos do amendoim , devo dar-lhes somente as larvas ou posso dar os besourinhos também ? grato!!
rfigueiredo
Membro Júnior
Registado: segunda nov 10, 2003 5:52 pm

segunda out 01, 2012 3:49 pm

Boas...

Antes de mais Parabéns pela dedicação e optimo trabalho que fez para a habitação dos seus gerbos.

Eu comprei 2 gerbos na passada 6ª feira e devo dizer que estou encantada!
Acho que são animais formidáveis: Dóceis, divertidos, não cheiram mal, não passam a noite a fazer barulho...bom...para já devo dizer que são perfeitos!
Por enquanto tenho-os numa gaiola de acrilico ,especial para gerbos, mas pretendo adaptar um aquário para fazer a sua casa definitiva...e achei o seu perfeito!

mais uma vez parabéns ;)
Responder

Voltar para “Exóticos”