O meu quando me vê entrar em casa, fica doido, só sossega porque eu divido a refeição diária dele em dois: metade de manhã, antes de sair e metade à tarde, quando chego. Assim entretém-se enquanto eu vou orientando as lides domésticas mas, se me demoro muito, deita-me o litter todo para fora da gaiola. Quando o solto não me larga, nem consigo limpar a gaiola dele em condições porque não sai dos meus pés, trepa-me para o colo, quer subir-me para o ombro (deve ter uma costela de papagaio). Eu até tenho medo de andar com ele solto porque corro o risco de o pisar. Mas também é só comigo que é lapa, com o resto da família nem tanto. Os meus gatos também se escondem dele (como se ele deixasse

) mas ele não os larga. Adora dar beijinhos e vem sempre que o chamo. Porquê? Porque foi treinado, quando vem tem direito a uma dentada(inha) numa tosta. Aprendeu rapidinho, rapidinho lol...
Também apanho alguns conguitos espalhados, mas não muitos mesmo assim, xixis é que nunca fez fora da gaiola. O meu prefere a companhia do que andar nas explorações por casa, vai correndo daqui para ali mas volta sempre. A não ser quando fica cansado e se esconde atrás do bidé (já todo a gente sabe que é alique está quando desaparece, pelo menos enquanto lá cabe), aí tenho de usar a tosta outra vez para que saia.
Quanto à questão da escovagem. O meu não tem pêlo comprido, embora ainda tenha pêlo de bebé mas, pela experiência que tenho com o meu persa, o melhor é ir cortando os nós o melhor que puder (se tiver que se, opte por uma tosquia) e ir desembaraçando com um pente. Há alguns pentes que cortam os nós, eu pessoalmente tenho mas não uso porque o pêlo do Vicente é muito espesso e nunca mais saio dali). Para manutenção, porque devem ser escovados, todos eles, amiúde, pode optar por uma daquelas luvas de pentear. Eu uso a Furminator porque tenho já em casa, senão optava por essa solução também. Como eles são assustadiços, parece-me a opção menos agressiva.
<p>"Os cães podem vir quando são chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p> Mary Bly </p>