A minha chinchila Six teve bebés em Março e tudo tem estado a correr bem. Como é óbvio os bebés ainda estão com a mãe, e também tenho mais duas chinchilas no quarto, em gaiolas diferentes. Só que tenho notado algo estranho nas últimas semanas. Durante a noite oiço sempre uma das chinchilas a fazer barulho. Antes o Dexter fazia este barulho de vez em quando por isso não é a primeira vez que o oiço, mas agora oiço este som várias vezes durante a noite. Acho que o barulho vem da gaiola da Six e dos bebés e acho que é ela que o faz, pois até é bastante alto.
O som que oiço é o que está em 1º e 2º 'Calling, Barking'
http://www.cheekychinchillas.com/chinsounds.html
Será do quê? Não vejo como ela se pode sentir ameaçada ou algo do género, especialmente à noite que tou a dormir e está tudo apagado no quarto, mas só esta noite repetiu esse som várias vezes e só parou quando acendi a luz e fui espreitar a ver o que se passava.
Sons das chinchilas
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 12, 2011 10:15 pm
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria
eu do que sei desse som é que é mesmo um som que fazem quando se assustam ou se sentem ameaçadas. As minhas cá em casa de vez em quando também fazem mesmo nao tendo razoes para isso. Temos de nos lembrar que são animais herbívoros e por isso presas que agem como tal. Até os cavalos apanham os maiores sustos só de ver uma folha a voar ao vento.... pode ser que a six como tem os bébés tenha mais instinto protector e se sinta mais assustada com certas coisas que antes nao a afligiam. Basta ser um cheiro, coisas que nós nao detectamos... elas tem um optimo sentido de audição, noto que por vezes parece que ouvem coisas que nao consigo ouvir... pode ser que ela oiça gatos na rua a caçar ou algo que ela nao consiga perceber e que a assuste. Não é caso para te preocupares, verás que ela com o tempo acalma de novo=)