Tudo bem, opáh, eu meto já as minhas 13 fêmeas grávidas, porque é primavera, até mesmo as que acabaram de dar à luz há um mês ou dois atrás, quero lá saber do resto. (Sei que foi ironia, ou pelo menos pareceu, mas esta resposta também o é, nada directo para quem respondeu "porque é primavera", isto para não haver mal entendidos.

)
Tirando os coelhos, de onde vieram os seus Hamsters? Sabe algo sobre genética, morfologia, etc? Criar só porque se quer ficar com uns putos da ninhada não é de forma alguma correcto. (Sim, eu uso a palavra putos para os meus Hamsters, já é mania.)
Desculpem, mas isto já começa a ser revoltante, anda uma pessoa a estudar sobre um determinado animal e quando digo estudar não digo saber como proceder numa amamentação, mas sim em termos de genética, morfologia e companhia, anda uma pessoa a matar a cabeça para traçar um objectivo e por consequência criar um plano genético para assegurar a melhoria de alguma característica do animal em questão e vem aqui esta gente que cria os animais sem qualquer estudo, o básico qualquer um sabe, é dar comida e ter a gaiola confortável, mas e o que as pessoas geralmente não sabem? O fundo por de trás disto tudo, era de facto bom que tudo fosse assim, comida, água e ninho, mas não o é.
É por estas e por outras que as mentalidades neste país em relação aos criadores responsáveis estão como estão, a cada dia que passa existem mais de 300 Hamsters a nascer em Portugal sem qualquer tipo de condições ou objectivo, às vezes até as duas coisas juntas, o que é de lamentar, a cada dia que passa por esse mesmo motivo, a desvalorização ao Hamster aumenta, o que acontece com qualquer outro animal na mesma *situação em que o Hamster está.
Sabe o que é estar na minha pele? Não ter sequer um dono para dar aos meus Hamsters porque os mesmos preferem comprar o Hamster bonitinho do anúncio ao lado que por acaso são quase sempre frutos de uma reprodução caseira irresponsável, sem qualquer objectivo, Hamsters extremamente frágeis em saúde pois a maioria é resultado de inbreeding excessivo, ou por vezes, simplesmente Hamsters que a acrescentar a isso tudo, são tratados como lixo em gaiolas de 30cm que são limpas uma vez por mês? Gostava que estivesse na minha pele e na pele de todos os outros criadores que pelo menos se esforçam para dar uma vida melhor aos seus exemplares e traçam objectivos, perdendo horas da sua vida por cada plano, não é fácil, garanto-lhe. (As condições miseráveis foi apenas um exemplo, porque ambos sabemos que nem todas as pessoas têm os seus animais em boas condições.)
Se quer fazer a sua contribuição para uma mudança benéfica, compre ou adopte os que já cá estão à procura de donos, a criação por dinheiro ou simplesmente porque se quer ficar com mais animais, não é responsável, é lamentável.
É bom lembrar que responsabilidade não é tudo quando estamos a falar de reprodução de animais.
Peço desculpa a todos os outros, pelo maldito desabafo.