Hamster siberian

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
BlueDrink
Membro
Mensagens: 144
Registado: sábado mai 28, 2011 6:26 pm
Localização: (X)-(£)-(x)-(£)-(x) -(£)-(x)-(£)-(x)-(£)-(x) -(£)-(x)-(£)-(x)-(£)-(x) -(£)-(x)-(£)-(x)-(£)-(x)

sexta mai 04, 2012 12:51 pm

Boa tarde a todos.
Alguem me pode informar quanto tempo pode durar um hamster siberian??

Hj vou comecar a nova casa dele so uso material da habitrail.
Logo ao fim da tarde vou tentar ir buscar a nova habitrail ovo para poder juntar a que ja tenho.
By: BlueDrink
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta mai 04, 2012 1:34 pm

BlueDrink Escreveu:Boa tarde a todos.
Alguem me pode informar quanto tempo pode durar um hamster siberian??

Hj vou comecar a nova casa dele so uso material da habitrail.
Logo ao fim da tarde vou tentar ir buscar a nova habitrail ovo para poder juntar a que ja tenho.
A esperança de vida dos hamsters siberianos varia dos 2 aos 5 anos.
Tive uma hamster que viveu 3 anos, outra que atingiu os 6 anos em minha casa ( já vinha adulta ) e a que tenho actualmente fez à pouco tempo 1 ano cá em casa e veio jovem.

Tudo depende, é claro, de como são mantidos, alimentados, tratados, etc.
BlueDrink
Membro
Mensagens: 144
Registado: sábado mai 28, 2011 6:26 pm
Localização: (X)-(£)-(x)-(£)-(x) -(£)-(x)-(£)-(x)-(£)-(x) -(£)-(x)-(£)-(x)-(£)-(x) -(£)-(x)-(£)-(x)-(£)-(x)

sexta mai 04, 2012 1:56 pm

hmm 2 a 5 anos e alguns chegam mesmo aos 6 nice xD
Mais logo vou tentar postar fotos da casa nova.
By: BlueDrink
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

sexta mai 04, 2012 4:23 pm

Visto que a pergunta já foi respondida, venho só avisar para haver cuidado ao usar as Habitrails, principalmente quando está calor excessivo no Verão, isto é, se for a OVO, é claro, infelizmente da OVO só tenho queixas a apontar, incluindo a morte de um dos meus primeiros Hamsters, que faleceu todo molhado com falta de ar dentro de uma, estava realmente encharcado e era Outono. :cry:
Convém ter também bastante cuidado ao montar porque as peças partem-se facilmente, eu pessoalmente se ainda não tivesse comprado, não iria por aí nem por as Crittertrail.

Eu vejo poucos casos de Hamsters com mais de 3 anos, no entanto, já vi Hamsters viverem muito mais também, como já disseram, se o mesmo tiver uma dieta equilibrada (Composta por ração de boa marca, como por exemplo a Versele-Laga, frutas, legumes, verdura (pouca), proteína animal e cálcio), uma boa dose de exercício diário e sempre que adoecer for levado a um veterinário, é bem provável que pelo menos aos 2 anos chegue, no entanto, se forem adquiridos em lojas temos de ter em conta que nem todas as lojas têm Hamsters saudáveis e a maioria é de fábricas, pelo que sempre aconselho uma visita a um veterinário quando se compram animais em lojas, ou então tentar primeiro conhecer mais sobre a loja e o seu historial, uma vez que também existem boas lojas e eu até conheço duas, não sei se é o caso, mas também conta.
Mas se ainda não adquiriu o mesmo, aconselho sem dúvida a procurar um criador com C grande, se é que me entende. :D
Que por acaso em Portugal dessa espécie só conheço um. :?
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta mai 04, 2012 4:36 pm

CristinaFrr Escreveu:Visto que a pergunta já foi respondida, venho só avisar para haver cuidado ao usar as Habitrails, principalmente quando está calor excessivo no Verão, isto é, se for a OVO, é claro, infelizmente da OVO só tenho queixas a apontar, incluindo a morte de um dos meus primeiros Hamsters. :cry:
Convém ter também bastante cuidado ao montar porque as peças partem-se facilmente, eu pessoalmente se ainda não tivesse comprado, não iria por aí nem por as Crittertrail.


Eu vejo poucos casos de Hamsters com mais de 3 anos, no entanto, já vi Hamsters viverem muito mais também, como já disseram, se o mesmo tiver uma dieta equilibrada (Composta por ração de boa marca, como por exemplo a Versele-Laga, frutas, legumes, verdura (pouca), proteína animal e cálcio), uma boa dose de exercício diário e sempre que adoecer for levado a um veterinário, é bem provável que pelo menos aos 2 anos chegue, no entanto, se forem adquiridos em lojas temos de ter em conta que nem todas as lojas têm Hamsters saudáveis e a maioria é de fábricas, pelo que sempre aconselho uma visita a um veterinário quando se compram animais em lojas, não sei se é o caso, mas também conta.
Concordo inteiramente.

Deixo aqui um tópico informativo sobre o hamster siberiano feito por mim baseado na minha experiência. O tópico apresenta a minha opinião, que é diferente de muita gente, pelo que pode ser algo contraditório:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=93492
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

sexta mai 04, 2012 4:48 pm

Não vi muito com que eu não concordasse.
Acho que as coisas com que não concordo são mínimas, pelo que acho que o tópico está bom no geral.
As coisas com que não concordei foram apenas o tamanho da gaiola, acho 40cm de comprimento pouco, uma vez que os Hamsters preferem o solo à altura, um Hamster que viva em mais de 80cm de solo não irá ligar muito aos andares, já tive os meus Hamsters em gaiolas também assim e posso verificar que a mudança que fiz para gaiolas e caixas entre 80cm e 1 metro de comprimento foram sem dúvida benéficas, parecem muito mais felizes. :)
No entanto, o tamanho da gaiola não é um dos factores com o qual me preocupo mais, pois os donos podem perfeitamente dar-lhes um tempo fora da gaiola diariamente, como eu tento dar a todos os meus, mas principalmente aos que não gostam de andar na roda, que infelizmente é a maioria e os objectos de madeira para roer, uma vez que já me fartei de ver falhas espetadas quase de uma ponta à outra da boca do Hamster e já vi casos até de morte devido a isso, pelo que prefiro as pedras.
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta mai 04, 2012 5:56 pm

Já agora, obrigado pelo elogio :wink: .

Em relação ao tamanho da gaiola, as gaiolas que uso são das maiores que vi à venda no mercado ( infelizmente a maior parte ainda está muito aquém das necessidades de espaço dos hamsters ).

Dou algum tempo diário à minha hamster para passear pela casa ( sempre em locais livres de perigos e com a minha vigilância ) e ela também anda muito tempo na roda. Muito mesmo, chego a pensar como é que ela consegue andar aquele tempo todo ( desde a 0h00 até às 4h00 ou 5h00 ), às vezes longos minutos sem parar.
Também se farta de escalar as grades!

Pedras a minha não liga. Até tentei com sementes lá dentro e nada. Ela prefere sticks ( daqueles de sabor que se colocam nas grades ). Dou um mensalmente e ela vai roendo.
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

sexta mai 04, 2012 8:21 pm

De nada.

Realmente é difícil encontrar gaiolas com um comprimento suficiente, pelo que acaba-se sempre por optar por muita altura, mas no caso de andares de lado pode ser um pouco fatal, infelizmente, quando eles se mandam dos mesmos e mandam com o focinho no andar de baixo, pode causar até morte, é disso que temo imenso, pelo que tenho sempre cuidado em comprar gaiolas com andares ou completos, ou bem longe um do outro.

As pedras não são de facto atraentes para todos, aqui em casa mal vejo os meus tocarem-lhes, mas penso que se o Hamster em questão não tiver alguma anormalidade, neste caso desordem, na qual os dentes cresçam de mais, penso que não há motivo para sequer usar seja pedra ou madeira, ou outra coisa qualquer, nunca tive desordens cá por casa, só com o coelho. :lol:
Pelo que as próprias sementes da ração e até mesmo esses sticks devem ser suficientes para Hamsters sem desordens, pelo menos cá em casa é e já passaram por cá...ui, nem tenho a conta.

Eles têm energia para dar e vender. :D
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta mai 04, 2012 8:49 pm

A minha utiliza sempre as escadas e as grades para ''navegar'' de patamar em patamar. A distância entre os mesmos também não é muita, pelo que acredito que não haverá grandes problemas. Até agora nunca tive problemas em usar este tipo de gaiola, sendo que se encontrasse uma com um maior comprimento iria comprá-la, mas as maiores que encontro são mesmo estas ...

Eu também tenho muitos receios para com os meus animais. Por exemplo, em relação à hamster siberiana ( que é o animal aqui apresentado ) tenho, por exemplo, estes receios:
- que parta uma pata enquanto anda na roda ( embora esta seja fechada )
- que alguma das sementes mais pontiagudas da ração se espete nas suas bolsas bucais
- que caia de alguma grade e se aleije
- que, ao transportar feno na boca, este se espete nalgum olho ou nas bolsas bucais
- que coma algum material não comestível, como o plástico ou a madeira
entre outros.

Nalguns dias, nem sossego se começo a pensar muito, mas temos que ver que também não podemos viver sempre assim, sempre à espera que aconteça alguma coisa aos nossos animais. E realmente, ao longo de todos os anos que mantenho hamsters, estes receios pareceram tolos, pois nunca aconteceu nada, mas mesmo assim ainda os tenho e compreendo quem os tenha ...

:wink:
ShiroeAmigos
Membro Veterano
Mensagens: 202
Registado: domingo fev 12, 2012 8:25 pm
Localização: Hamsters Anão-Russo Campbells

sexta mai 04, 2012 10:18 pm

Só ando aqui a cuscar, visto que não tenho assim muita experiência :3

Vou só falar um pouquinho em relação ás gaiolas!
Os nosso vieram em transportadoras vendidas como se fossem gaiolas a sério! Só depois aprendemos que era preciso determinado espaço!

Temos 2 hamsters.
1 encontra-se numa caixa de 60cm de comprimento, e o outro numa gaiola também de 60 cm de comprimento mas com 2 andares.

E posso dizer-vos que o comportamento mudou muito.
São muito mais activos, escavam muito mais. O que está na gaiola adora trepar, andar nas rodas, escavar tudo cá em baixo!

E a gaiola foi uma grande sorte que nós tivemos, pois foi comprada numa promoção num hipermercado, ela é enorme comparada às vendidas nas petshops e não tenho nada a dizer contra!

Compartilho dos mesmo medos que os seus Nitara, excepto em relação ao feno, pois só uso papel para o ninho!
Visitem o nosso blog, uma visão diferente sobre os hamsters: <a href="shiroeamigos.blogspot.com">Shiro e Amigos</a>
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

domingo mai 06, 2012 1:18 pm

O amor é assim, estamos sempre preocupados com eles, o que é perfeitamente normal, morro de medo de ver que um deles possa estar morto quando chego a casa ou etc.
Amo cada exemplar que tenho nesta casa e sou uma dona muito babada de facto, qualquer coisinha é sinal de ida ao veterinário para mim, o mesmo se passa com os meus restantes animais, obviamente.


Infelizmente por aqui as coisas aconteceram e preferi tomar esses cuidados, mas de qualquer maneira fico sempre em pânico que haja algo que não esteja correcto, por mais que saiba que não.

Só para terem uma noção do que já me aconteceu por cá: Dei uma Hamster minha como morta, vim a descobrir que não no veterinário, porquê? Por algo muito patético: Uma casca de semente de girassol espetada na garganta que lhe causou problemas respiratórios e a levou a não se conseguir sequer mover, teve de ser retirada e ela ficou bem, felizmente, deixei então de dar a segunda ração e deixei só a Versele-Laga.

O perigo mora por vezes onde menos esperamos.
BlueDrink
Membro
Mensagens: 144
Registado: sábado mai 28, 2011 6:26 pm
Localização: (X)-(£)-(x)-(£)-(x) -(£)-(x)-(£)-(x)-(£)-(x) -(£)-(x)-(£)-(x)-(£)-(x) -(£)-(x)-(£)-(x)-(£)-(x)

segunda mai 07, 2012 7:52 pm

Bem pessoal eu queria partilhar uma coisa que muitos de voces vao fazer disso piada mas que para mim nao tem piada nenhuma.

Passo a explicar eu tenho o meu hamster siberiano mas sempre que vou para lhe mexer o gajo vem para me morder ele ainda e pequenino mas so pelo facto de ele vir para me morder eu retiro logo a mao lool.

Alguem me pode explicar uma forma simples de eu poder criar um laco de afecto com o meu menino lindo sem que ele me queria morder???
By: BlueDrink
ShiroeAmigos
Membro Veterano
Mensagens: 202
Registado: domingo fev 12, 2012 8:25 pm
Localização: Hamsters Anão-Russo Campbells

segunda mai 07, 2012 9:18 pm

Concordo contigo Cristina :)

Bem, aparece que está a descrever o nosso Lintu xD
Ele é um hamster bem manhoso!
Vem com toda a confiança para as nossas mãos, pela vontade dele. Mas não saí sem deixar a marca dos dentes (uma vez ficou pendurado no meu dedo, fez isso 3 vezes).

Primeiro de tudo, tem de mostrar-se forte :D
Acho que tem de mostrar quem manda, não tendo medo dele!

Depois, terá de ganhar confiança e respeito dele.
A confiança ganha-se colocando a mão na gaiola com uma coisa que ele gosta. Assim irá associar a sua chegada a guloseimas, o que é bom.
Ele depois virá sempre, quer tenha guloseimas, quer não.

O respeito creio que se ganha do mesmo modo, mas dando guloseimas APENAS quando ele ficar ou chegar-se à sua mão e não morder.

Eu fiz isso com a Shiro e resultou.
O Lintu exige um pouco mais de paciência :P

Esta é a minha experiência, pode ser que alguém tenha dicas mais correctas :)
Visitem o nosso blog, uma visão diferente sobre os hamsters: <a href="shiroeamigos.blogspot.com">Shiro e Amigos</a>
BlueDrink
Membro
Mensagens: 144
Registado: sábado mai 28, 2011 6:26 pm
Localização: (X)-(£)-(x)-(£)-(x) -(£)-(x)-(£)-(x)-(£)-(x) -(£)-(x)-(£)-(x)-(£)-(x) -(£)-(x)-(£)-(x)-(£)-(x)

segunda mai 07, 2012 10:08 pm

Bem eu posso ver se resulta xD

Eu adoro o meu menino e queria mesmo perder o (medo) para poder desfrutar de uma boa relacao.
By: BlueDrink
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

segunda mai 07, 2012 10:43 pm

Acrescento ao post da Vera (Shiro&Amigos) para não o agarrar por exemplo de trás sem o Hamster ver a sua mão, irá assustá-lo, aconselho a aproximar-se devagar do Hamster como a Vera disse, mas nunca pegá-lo de frente ou de trás, pois de frente arrisca-se a levar uma bela dentada e de trás vai assustá-lo pois ele não o verá, o mais correcto é de lado e de maneira a que ele possa ver que você o irá pegar, eu aconselho-o a tirá-lo da gaiola para estes primeiros passos e só depois de este acalmar tentar fazer dentro do seu alojamento, eles não costumam ser muito amigáveis dentro do seu alojamento, ao passo que fora do mesmo é bastante mais fácil de os tentar manusear, tente também deixar a sua mão nesse ambiente neutro pousada, para que este a cheire, sem lhe tocar ainda, tente por favor agarrá-lo de forma correcta, pois qualquer movimento em falso sairá do mesmo uma bela mordidela, o ideal é agarrá-lo por de baixo dos seus braços e então meter o mesmo na palma da sua mão, juntando ambas as palmas e tente fazê-lo caminhar dessa forma de mão em mão, ele irá com toda a certeza acalmar-se e habituar-se, tente também marcar a sua presença, para que este se habitue a ela.

Os Winter-White são mais teimosos, mas são igualmente meigos se o dono tiver paciência.
Responder

Voltar para “Exóticos”