Gaiola para Chinchilas
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta mai 17, 2012 7:09 am
Bons dias
Uma amiga nossa vai dar uma Chinchila para o meu filho, e depois de estar a ver gaiolas, resolvi fazer uma para adaptar ao espaço que tenho numa salinha de estar, por agora será só uma, mas poderá vir mais outra, mais tarde, não quero fazer criação, e ainda não sei o sexo desta.
A gaiola que estou a pensar em fazer seria de 1,50m x 1,00m x 0,60m.
Altura x Largura x Fundo, alguem me pode dizer se estas medidas são suficientes, agora para uma depois para duas chinchilas.
Irei fazer em Pinho não tratado, e rede fina, tudo sem colas nem tintas.
Espero opiniões.
Uma amiga nossa vai dar uma Chinchila para o meu filho, e depois de estar a ver gaiolas, resolvi fazer uma para adaptar ao espaço que tenho numa salinha de estar, por agora será só uma, mas poderá vir mais outra, mais tarde, não quero fazer criação, e ainda não sei o sexo desta.
A gaiola que estou a pensar em fazer seria de 1,50m x 1,00m x 0,60m.
Altura x Largura x Fundo, alguem me pode dizer se estas medidas são suficientes, agora para uma depois para duas chinchilas.
Irei fazer em Pinho não tratado, e rede fina, tudo sem colas nem tintas.
Espero opiniões.
Parece-me bem quer em termos de medidas como de materiais.
O aconselhável é ter pelo menos (salvo erro) 80 cm de altura e várias prateleiras para o/a patinhas poder saltar para cima e para baixo. Não são necessárias rampas pois eles são ágeis e rápidos.
O aconselhável é ter pelo menos (salvo erro) 80 cm de altura e várias prateleiras para o/a patinhas poder saltar para cima e para baixo. Não são necessárias rampas pois eles são ágeis e rápidos.
Essas medidas são muito boas, dá para uma familia de chinchilas desde que sejam do mesmo sexo. Essas medidas dá para várias chinchilas. Eu talvez cortasse um pouco na largura para aplicar na zona inferior um tabuleiro para facilitar a limpeza.
-
- Membro Júnior
Bom dia, acorchins
Quando diz que cortava um pouco na Largura, penso que será na medida de 1m?
Eu estou a pensar fazer um tabuleiro em chapa de aluminio, para por no fundo, dobrada em U dos 4 lados com 4cm de altura as dobras.
Irei comecar para a semana a fazer, depois meto umas fotos aqui para irem dando opiniões, sobre a melhor maneira de meter as prateleiras, e outras coisas.
Visto que para o mes que vem, já tenho cá o peludo, está a espera de fazer os 2 meses para ser desmamado.
Obrigado pelas vossas opiniões.
Quando diz que cortava um pouco na Largura, penso que será na medida de 1m?
Eu estou a pensar fazer um tabuleiro em chapa de aluminio, para por no fundo, dobrada em U dos 4 lados com 4cm de altura as dobras.
Irei comecar para a semana a fazer, depois meto umas fotos aqui para irem dando opiniões, sobre a melhor maneira de meter as prateleiras, e outras coisas.
Visto que para o mes que vem, já tenho cá o peludo, está a espera de fazer os 2 meses para ser desmamado.
Obrigado pelas vossas opiniões.
-
- Membro Júnior
Ok, irei ver isso, mas não tenho problema em tirar o tabuleiro de 1m L x 0,60m P, tenho espaço de sobra na salinha (escritório), mas como só encontrei placas de pinho de 0,50 de largura não me estava a apetecer ter de cortar a placa, assim metia 2 de 0,50 lado a lado e dava 1 metro de largura, mas vou ver se consigo encontrar alguma com 0,30 de largura para fazer os 0,80.
Enfim para as placas que eu vi, dava mais aproveitamento de madeira assim.
Obrigado pela ajuda.
Enfim para as placas que eu vi, dava mais aproveitamento de madeira assim.
Obrigado pela ajuda.
-
- Membro Júnior
Boas
Já estive a ver e só encontrei chapas de 2,40m x 50cm ou 2,50m x 60cm, por isso vou optar pelas de 50cm, e fazer 1m de largura para não cortar a chapa toda com 30cm para dar os 80cm (50cm + 30cm), quanto ao tabuleiro vai ficar leve em chapa de aluminio de 1,25mm, fica com 1m x 50cm x 4cm, L x P x A, no escritório tenho uma porta para o quintal, por isso é tirar e despejar na terra do quintal (horta), já estive a exprimentar aqui com uma chapa zincor (ferro de 1,25mm) mais ou menos desse tamanho e não acho dificil manusear, é apenas mais pesada que o aluminio, de que vai ser feito o tabuleiro.
Também estive a pensar a fazer em Melamina branca, mas tinha de ter cuidado com as arestas, que é por onde elas começam a "pegar", mas torna-se mais perigoso, basta uma pequena fenda e já está, embora pelo que tenho visto muita gente lá fora faz com Melamina.
Já estive a ver e só encontrei chapas de 2,40m x 50cm ou 2,50m x 60cm, por isso vou optar pelas de 50cm, e fazer 1m de largura para não cortar a chapa toda com 30cm para dar os 80cm (50cm + 30cm), quanto ao tabuleiro vai ficar leve em chapa de aluminio de 1,25mm, fica com 1m x 50cm x 4cm, L x P x A, no escritório tenho uma porta para o quintal, por isso é tirar e despejar na terra do quintal (horta), já estive a exprimentar aqui com uma chapa zincor (ferro de 1,25mm) mais ou menos desse tamanho e não acho dificil manusear, é apenas mais pesada que o aluminio, de que vai ser feito o tabuleiro.
Também estive a pensar a fazer em Melamina branca, mas tinha de ter cuidado com as arestas, que é por onde elas começam a "pegar", mas torna-se mais perigoso, basta uma pequena fenda e já está, embora pelo que tenho visto muita gente lá fora faz com Melamina.
Eu já fiz uma e utilizei contraplado maritimo, mas torna-se dispendioso. Desde que não deixe arestas para elas meterem o dente a melamina resolve bem a situação. Eu só utilizei contraplacado maritimo pois por vezes o anexo delas é limpo á mangueirada e assim não há problema.
-
- Membro Júnior
Boa Tarde,
Aqui vai uma foto da minha casinha para uma chinchila, ainda não está acabada, faltando as portas e o tabuleiro.
http://img826.imageshack.us/img826/20/hpim3460.jpg
Comentem a casinha.
Aqui vai uma foto da minha casinha para uma chinchila, ainda não está acabada, faltando as portas e o tabuleiro.
http://img826.imageshack.us/img826/20/hpim3460.jpg
Comentem a casinha.
-
- Membro Júnior
tekzz, não as do meio 1 e 2 não estão ligadas a ripa de batente das portas, só a 3 é que está ligada, assim dá para ela vir até a porta, e facilita ela saltar para as do lado (3 parteleiras) que será onde vai ficar a toca, uma em cada lado.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
Pelo que vi na foto, parece-me muito bem. 

Espetacular 
Pitbull1143, se me permite, só um conselho: compre aquelas rodas que se encontram em lojas de bricolage, umas quatro e coloque no fundo. Se precisar de deslocar a gaiola, torna-se muito mais fácil.

Pitbull1143, se me permite, só um conselho: compre aquelas rodas que se encontram em lojas de bricolage, umas quatro e coloque no fundo. Se precisar de deslocar a gaiola, torna-se muito mais fácil.

<p>JackRussel Terrier DESAPARECIDO no dia 18 de Junho de 2012 na Guia (Albufeira), visto dia 19 em Alcantarilha, continua desaparecido.</p>
<p>Anúncio no Encontra-me, com FOTO: http://www.encontra-me.org/anuncio/21955</p>
<p>Por favor, contactar-me caso descubram o seu paradeiro!</p>
<p>Anúncio no Encontra-me, com FOTO: http://www.encontra-me.org/anuncio/21955</p>
<p>Por favor, contactar-me caso descubram o seu paradeiro!</p>