Estive uns dias sem net mas ... voltei.
O mustax e o acorchins já lhe deram as indicações correctas. O banho de areia deve ser suspenso (tal como o passeio) quando está calor.
No meu caso, uso areia da VL. É mais cara mas muito melhor que outras marcas. A da Vitakraft nunca experimentei. Deito mais ou menos 2 cm de altura na banheira do meu chin. Pode ser mudada todas as semanas (há quem mude de 15 em 15 dias). Se o chin urinar na areia deve ser trocada imediatamente. O meu chin tem 5 minutos de banho todos os dias mas pode fazer como recomendou o acorchins. No caso dos chocapics na areia, pode retirá-los e usar na mesma. Com urina é que não.
Na ração não podemos poupar (nem no feno) pois são a base da alimentação. Uma ração de qualidade previne vários problemas.
Quanto à capacidade extraordinária de corrida e "escapanço" dos chins, pode usar alguns truques mas o maior de todos é ter paciência e calma com o seu chin.
Solte-a num sítio seguro e não muito grande (sem buracos ou fios eléctricos) e sob vigilância. O corredor (se não tiver mobílias) é excelente. Também pode usar o WC desde que não tenha humidade e sítios de fuga. Se optar pelo corredor (para mim, o melhor local), sente-se no chão enquanto a chin passeia. Fale com ela baixinho. Se ela quiser saltar para o colo ou para os ombros deixe-a saltar e faça-lhe mimos (adoram festas debaixo do pescoço). Se quiser, no início, pode dar-lhe uma uva-passa como recompensa. Não dê mais de 2 uvas-passa por semana.
Evite correr atrás dela. Vai cansar-se e assustá-la. Quando ela entender vai ter consigo e com o tempo até lhe salta para o colo na hora de ir para a gaiola. Uma das vezes em que tive o meu chin em fuga fui obrigada a andar mais de 1 hora a tentar apanhá-lo pois era um sítio com muitos esconderijos e alguns perigos para ele. Depois de 1 hora e de uma crise louca de asma, lá o apanhei.
Passeio só à noite, antes de lhe deitar ração e feno. Se fugir, a fome vai falar mais alto e pode ser mais fácil de apanhar. Quando está calor os chins não podem passear (pode ser mortal).
Compre-lhe cubos de alfafa e dê um cubo três vezes por semana.
Qualquer dúvida é só dizer.
Muita calma com essa traquina. São animais fantásticos mas não são cães nem gatos.