Duvidas sobre uma chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Adim
Membro
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm

segunda mai 21, 2012 4:55 pm

Boas pessoal!
Tenho uma chinchila e tenho algumas duvidas:

Tento passear uma hora com ela, por dia.. mas depois para ela voltar para casa é uma chatice..ponho a banheira e comida.... e volta quando quer :/
Como fazem para que volte para casa?
Não convém pegar enquanto não tenho confiança com ela, certo?

Outra coisa:
Se a chinchila urinar para a areia, tenho de a substituir?

Outra coisa:
Gostava de saber onde comprar comida e areia para o banho, on-line (e se possível, mais barato).
Pago 4€ por 1L de areia, e 2€ por 800g de comida.
Já encontrei numa loja 1.5K (areia) por 2.65€ :D

Obrigado!
Fiquem bem
mustax
Membro Júnior
Registado: segunda jan 09, 2012 10:15 am

segunda mai 21, 2012 5:37 pm

Ora viva..

2 pontos antes de responder a tua pergunta.
1º não poupes na qualidade da areia de banho;
2º não poupes na qualidade da comida;

A areia de banho é muito importante para manteres o chin limpinho e com o pelo bonito e macio. Eu actualmente uso da areia da VL, assim como a comida.
Os chins têm um sistema digestivo muito "frágil" e convém dar-lhes comidinha da boa. A ração que compro custa à volta dos 4€ e a areia 8 ou 9 2litros salvo erro.

Quanto ao fazer volta o chin para casa não tenhas grandes esperanças de que ele seja tipo caozinho que tu mandes para a gaiola e ele vai, pelo menos para já. Eu sempre peguei no meu Russel desde que chegou a casa, agora ele já salta para o meu colo e fica lá enquanto estou a jantar.
Pega no teu chin, com calma, fala para ele baixinho e diz-lhe que ele tem que ir para a gaiola dormir. Ele vai acabar por se habituar ao teu toque.

Quanto aos xixis na areia...depende se estás a falar da areia de fundo de gaiola ou areia de banho.
Se é a de banho esta ter que estar sempre limpa, se é a do fundo da gaiola com a limpeza semanal da gaiola chega. Eles não costuma beber muita água.

Qualquer coisa avisa.
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

segunda mai 21, 2012 7:32 pm

E ter cuidado com as vendas ao KG(avulso), pois certos logistas vendem ração de hamsters e coelhos para chinchilas sem escrúpulos nenhuns. Há logistas honestos onde podes comprar produtos de qualidade. Qualquer areia de qualidade custa sempre para cima dos 4€. Se bem que eu aconselhe a VL e a Vitakraft.
Adim
Membro

segunda mai 21, 2012 9:33 pm

mustax Escreveu:Eu sempre peguei no meu Russel desde que chegou a casa, agora ele já salta para o meu colo e fica lá enquanto estou a jantar.
Pega no teu chin, com calma, fala para ele baixinho e diz-lhe que ele tem que ir para a gaiola dormir. Ele vai acabar por se habituar ao teu toque.
Ok! :)
Ele ao principio esperneava? Agora já não!? :)
não o quero assustar, e apanhar uma chinchila com calma é algo que me parece impossível (o sitio onde a solto é grande) lol
mustax Escreveu:Quanto aos xixis na areia...depende se estás a falar da areia de fundo de gaiola ou areia de banho.
Se é a de banho esta ter que estar sempre limpa,
Ok ..

Nunca comprei comida ao KG... compro pacotes para chin.

Muito obrigado!!
mustax
Membro Júnior
Registado: segunda jan 09, 2012 10:15 am

segunda mai 21, 2012 11:26 pm

Claro que se esperneia xD mau era se assim não fosse.
O importante é criares empatia com ele. São animais surpreendentes. Neste momento ele está no meu ombro a olhar para o iPad.

Dá-lhe tempo...mostra que gostas dele e ele irá gostar de ti.
Adim
Membro

terça mai 22, 2012 9:45 am

Outra coisa: 1L de areia dá-me para uma só vez.
É normal?
Uma só vez, digo:Encho de uma banheira com 1L de areia.
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

terça mai 22, 2012 4:02 pm

1 litro é muito, compre uma abanheira própria e no máximo mete meio litro. E dá para 1 semana pelo menos, convém e retirar os chocapics. A banheira deve-se por dia sim dia não durante 15 minutos á disposição da chinchila. Não se deve ter a areia sempre á disposição.
JessiicaF
Membro
Registado: domingo jan 22, 2012 2:42 pm

terça mai 22, 2012 6:45 pm

acorchins Escreveu:Não se deve ter a areia sempre á disposição.
Tenho duas chins e nunca deixei ficar a areia à "diposição", visto que me disseram que não se devia!

Mas isso é mesmo porquê? :?
Adim
Membro

terça mai 22, 2012 9:45 pm

acorchins Escreveu:1 litro é muito, compre uma banheira própria e no máximo mete meio litro.
É própria!
Mas agora já sei.
A areia ficava com uns 4 cm de altura
acorchins Escreveu:A banheira deve-se por dia sim dia não durante 15 minutos á disposição da chinchila.
Muito importante informação!!
JessiicaF Escreveu:Mas isso é mesmo porquê?
porque pode urinar ou deitar uns chocapics la pa dentro?

Relacionamento:
Em relação ao passeio estou com problemas! :S
1º passeio) Correu bem (ainda tava timida)
2º passeio) Correu mal (tive de andar a tras dela)
3º passeio) Correu muito mal (fui para um sitio diferente, e enfiou-se num sitio que nem eu sabia q existia)

O único local em que lhe posso passear, tenho de andar a "dar na cabeça" para não ir a certos sitios.
é má politica estar sempre "em cima" dela?

Aqui, já me aconselharam a pegar nela... noutros sitios dizem para não o fazer...
Pegar nela e pô-la ao meu colo, é má "politica"? (visto que de outra maneira tenho de andar a tras dela.

Obrigado!!
JessiicaF
Membro
Registado: domingo jan 22, 2012 2:42 pm

quarta mai 23, 2012 12:52 pm

Adim Escreveu:
JessiicaF Escreveu:Mas isso é mesmo porquê?
porque pode urinar ou deitar uns chocapics la pa dentro?
Deve haver outra explicação, visto que isso limpa-se, não sei! :?
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quarta mai 23, 2012 2:03 pm

Estive uns dias sem net mas ... voltei.

O mustax e o acorchins já lhe deram as indicações correctas. O banho de areia deve ser suspenso (tal como o passeio) quando está calor.

No meu caso, uso areia da VL. É mais cara mas muito melhor que outras marcas. A da Vitakraft nunca experimentei. Deito mais ou menos 2 cm de altura na banheira do meu chin. Pode ser mudada todas as semanas (há quem mude de 15 em 15 dias). Se o chin urinar na areia deve ser trocada imediatamente. O meu chin tem 5 minutos de banho todos os dias mas pode fazer como recomendou o acorchins. No caso dos chocapics na areia, pode retirá-los e usar na mesma. Com urina é que não.
Na ração não podemos poupar (nem no feno) pois são a base da alimentação. Uma ração de qualidade previne vários problemas.

Quanto à capacidade extraordinária de corrida e "escapanço" dos chins, pode usar alguns truques mas o maior de todos é ter paciência e calma com o seu chin.
Solte-a num sítio seguro e não muito grande (sem buracos ou fios eléctricos) e sob vigilância. O corredor (se não tiver mobílias) é excelente. Também pode usar o WC desde que não tenha humidade e sítios de fuga. Se optar pelo corredor (para mim, o melhor local), sente-se no chão enquanto a chin passeia. Fale com ela baixinho. Se ela quiser saltar para o colo ou para os ombros deixe-a saltar e faça-lhe mimos (adoram festas debaixo do pescoço). Se quiser, no início, pode dar-lhe uma uva-passa como recompensa. Não dê mais de 2 uvas-passa por semana.
Evite correr atrás dela. Vai cansar-se e assustá-la. Quando ela entender vai ter consigo e com o tempo até lhe salta para o colo na hora de ir para a gaiola. Uma das vezes em que tive o meu chin em fuga fui obrigada a andar mais de 1 hora a tentar apanhá-lo pois era um sítio com muitos esconderijos e alguns perigos para ele. Depois de 1 hora e de uma crise louca de asma, lá o apanhei. :wink:
Passeio só à noite, antes de lhe deitar ração e feno. Se fugir, a fome vai falar mais alto e pode ser mais fácil de apanhar. Quando está calor os chins não podem passear (pode ser mortal).
Compre-lhe cubos de alfafa e dê um cubo três vezes por semana.

Qualquer dúvida é só dizer.

Muita calma com essa traquina. São animais fantásticos mas não são cães nem gatos. :D
Adim
Membro

quarta mai 23, 2012 3:15 pm

chinchilavis Escreveu: No meu caso, uso areia da VL. É mais cara mas muito melhor que outras marcas. A da Vitakraft nunca experimentei. Deito mais ou menos 2 cm de altura na banheira do meu chin. Pode ser mudada todas as semanas (há quem mude de 15 em 15 dias).
A areia que comprei foi a segunda desta lista.
Conhecem?
chinchilavis Escreveu:Na ração não podemos poupar (nem no feno) pois são a base da alimentação. Uma ração de qualidade previne vários problemas.
O que é o feno?
chinchilavis Escreveu: Compre-lhe cubos de alfafa e dê um cubo três vezes por semana.
Também não sabia... já pedi ajuda ao Dr.Google :)
chinchilavis Escreveu: Muita calma com essa traquina. São animais fantásticos mas não são cães nem gatos.

Quero evitar assusta-la, mas estou a ter problemas em arranjar um sitio seguro para ela passear.

Obrigado :)
chinchilavis
Membro Veterano

quarta mai 23, 2012 3:58 pm

O que é o feno? :P Está a brincar, certo?

Pode encontrar feno em qualquer loja de animais. Há várias variedades. Eu uso feno da montanha da VL, versão dente-de-leão porque é o que o meu chin mais gosta.

Qualquer transição de feno ou ração deve ser feita gradualmente de modo a não provocar perturbações intestinais à sua chin.

Não conheço essa areia. A que uso é a da VL. Já usei outras mas essa nunca experimentei. Há uma marca à venda em Portugal que de tão fina que é acaba por ser perigosa para os chins (posso mandar-lhe a marca por mp).

Não arranja um corredor em casa? Nem que tenha de tirar eventuais acessórios do mesmo. :wink: Passeio só à noite, quando está fresquinho. Quando apertar o calor não há passeios.

Não se esqueça que falar com o seu chin e tentar dar mimos (através das grades, se ele se aproximar, faça-lhe festinhas) são algumas das formas de aproximação ao seu chin.

Tem de ter paciência. :wink:
Adim
Membro

quarta mai 23, 2012 4:09 pm

chinchilavis Escreveu: Não se esqueça que falar com o seu chin e tentar dar mimos (através das grades, se ele se aproximar, faça-lhe festinhas) são algumas das formas de aproximação ao seu chin.
Ela por enquanto, assusta-se :|
Talvez faça muito barulho..

Outra coisa:
Água: deve estar sempre à disposição, deve ser fresca e renovada diariamente. O bebedouro deve ser limpo com frequência (diariamente), pois é um bom meio de cultivo de bactérias.
true?

É desaconselhável, desidratar fruta em casa, para lhe dar?
Por num prato com pelicula aderente, durante 2/3 dias ao sol...
chinchilavis
Membro Veterano

quarta mai 23, 2012 4:26 pm

Evite barulho e gestos bruscos, pelo menos nos primeiros tempos.

Completely true a citação do bebedouro.

Completamente desaconselhável. Dê só ração (a ração da VL para chins é excelente e tem também fruta devidamente desidratada) e feno. Pode dar uma uva-passa mas no máximo dê 2 por semana.
Responder

Voltar para “Exóticos”