Chinchila com má oclusão dentária

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Anish
Registado: quarta jul 25, 2007 2:06 pm

quinta mai 24, 2012 9:30 am

Bom dia

Tenho uma chinchila macho com 5 anos. Há menos de duas semanas detetei que estava babado e não comia. Tratei logo de procurar um veterinario. Foi feito RX e diagnosticado problema de incisivos. Foram serrados os e baixo e receitada medicação e vitaminas. So comia alguma fruta e tinha de lhe dar bledine e a água com a medicação por seringa. Continuou a não comer. Ontem tratei de o levar a outro veterinario muito conhecido a nivel de exoticos. Disse.me que o RX indicava não problema de incisivos mas probemas de molares. Ou eram limados e poderia voltar a comer mas não resolvia o problema. E poderiam ter de ser limados frequentemente. Neste momento encontra-se com análgésicos. Vou comprar uma papa especial para chinchilas que também poderá não comer. Ou seja, basicamente terei de o alimentar através de seringa. Alguém já teve uma situação destas? Que poderei mais fazer? Saber que ele tem dores e que vai definhar a pouco e pouco custa-me imenso. Não sei que fazer.

Obrigado.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta mai 24, 2012 12:26 pm

Infelizmente os problemas nos dentes não são algo assim tão pouco comum entre os roedores... Fez muito bem em ter pedido uma segunda opinião, pelos vistos esse gesto salvou-lhe a vida!

Muita coragem agora!...
Ana7Afonso
Registado: sexta mai 04, 2012 12:56 pm

sexta mai 25, 2012 11:44 am

Bom dia! Pois, quando há um problema de oclusão, é dificil resolver o sobrecrescimento dos desntes, porque estes estão sempre em crescimento. Pode sempre lima-los ou corta-los, mas este procedimento tera de ser feito sempre. O que é muito importante, é o feno na alimentação, pois este vai desgastar os dentes. Boa sorte com o menino.

Cumprimentos,
AAfonso^*
Responder

Voltar para “Exóticos”