necessidades, calor, passeios e banhos - chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Omlet24
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme

quarta jun 27, 2012 4:43 pm

Boa tarde a todos os amantes de animais. Tenho algumas questões que gostaria que ficassem esclarecidas.

Necessidades: As chinchilas fazem os cocós em todo o lado na gaiola? E a urina? é que as minhas chinchilas não têm um sitio próprio para o fazer, não é que isso me incomode, pois o meu feno está pendurado numa bola, no chão é só aparas de litter e rolos prensados.

Calor: Eu para tentar minimizar o calor das minhas chinchilas, tentando assim refresca-las um pouco meto uma placa de gelo por cima da casota de madeira em pinho não tratado e outra por cima do baloiço (na grade claro), isto está correto? :x as placas de gelo são aquelas que se costuma por nas geleiras...

Passeios: É para esquecer agora certo? Com este calor, é que eu não as soltei ontem e elas começaram a abanar a gaiola e a pedir para sair :x

banhos: Com este calor tamb+em é para esquecer ou 5 minutos não faz mal? Obrigado

www.chinchilasboq.webnode.pt

SlbTelmo no Youtube
pedrorafael6
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm

quarta jun 27, 2012 4:53 pm

Quanto aos banhos e passeios isso é muito relativo. Tudo depende da temperatura que tens dentro de casa. Podem estar 60 graus lá fora mas se tens a casa climatizada com 22 graus, por exemplo, não há qq problema.

A questão das placas de gelo e da urina e cocos, espera pela opinião de quem te possa ajudar melhor.

cumps
<p><strong><u>Viver</u> &eacute; uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

quarta jun 27, 2012 5:03 pm

Já existem tópicos a falar do tema do calor, e que tal ir procurar em vez de criar um novo?
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
Fons3ca
Membro Júnior
Registado: domingo jun 24, 2012 5:40 pm

quarta jun 27, 2012 5:07 pm

Necessidades: Eu tenho uma chinchila e o coco faz-me em qualquer parte da gaiola porém o xixi só faz numa caixinha própria para isso do qual tem aquele granulado (á quem uso raspas).

Calor: Eu não sei se isso está correto ou não mas posso-lhe dizer que faço idêntico com a minha chinchi e já li blogs do qual sugerem fazer isso.
Eu coloco as placas embrulhadas no pano dentro de um saco de plástico e coloque mesmo dentro da gaiola.

Passeios: Dou-lhe na mesma mas com o dobro da cautela; só mesmo à noitinha e pouco tempo para não correr em demasia ficando cheia de calor e dando com menos frequência (por exemplo, dia sim dia não).

Banho: Dou-lhe normalmente, mas a minha chinchila nunca chega a querer estar no banho 5 minutos, é muito menos e como tem o pêlo limpo e bonito penso que é normal.

Este minha mensagem fundamenta-se apenas com os cuidados que tenho com a minha chinchila, haverá certamente quem lhe possa dar mais dicas fundamentadas.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta jun 27, 2012 5:21 pm

Quando falam em banho referem-se a banhos de areia...certo?
Fons3ca
Membro Júnior

quarta jun 27, 2012 5:23 pm

Bondage2010 Escreveu:Quando falam em banho referem-se a banhos de areia...certo?
Sim, banhos só de areia, só em casos muito muito graves é que uma chinchila pode molhar-se e mesmo assim é melhor ser com um veterinário.
Omlet24
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme

quarta jun 27, 2012 5:37 pm

Geight Escreveu:Já existem tópicos a falar do tema do calor, e que tal ir procurar em vez de criar um novo?
Não quer responder diretamente à questão escusa de "mandar" bocas inoportunas... Se ler bem, o que eu pedi não foi só sobre o calor... simplesmente aproveitei o tópico para que alguém que percebesse do assunto me pudesse esclarecer.

Obrigado a todos os que responderam, ao Geight, à próxima tente ajudar em vez de "criticar", mas obrigado na mesma

www.chinchilasboq.webnode.pt

SlbTelmo no Youtube
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quarta jun 27, 2012 6:00 pm

Passeios e banhos eu não dou. Com 24º como estavam ontem à noite não arrisco. Só amanhã deverá ter apenas e só um banho de areia rápido. Não tem passeios nesta altura.

O gelo não pode estar sobre a casota de madeira. Por um lado derrete e acaba por gotejar para a gaiola o que pode vir a desenvolver fungos na mesma. Sacos de plástico dentro da gaiola nem pensar.

O que faço quando está muito calor é colocar os tais recipientes de gelo embrulhados numa toalha para minimizar a condensação dentro de uma assadeira de vidro com tampa. Tentei a garrafa de gelo com toalha mas não correu bem. Com a assadeira a condensação não é tanta, o gelo que derrete não sai do recipiente e com a tampa o meu chin dormia em cima da mesma. Não é que a usasse muito mas houve dias em que deu jeito.

Não arrisquem. Os golpes de calor são quase sempre mortais e não avisam... Amanhã parece que as temperaturas começam a descer e aí já podem ponderar o banho (depende da temperatura em casa). Eu não dou qualquer passeio ao meu chin durante o verão. Ontem estavam 37º à sombra e não arrisco.
Fons3ca
Membro Júnior

quarta jun 27, 2012 6:13 pm

É certo que tanto ontem como nos últimos dias estavam muito calor na rua, porém se as pessoas tomar certas precauções em casa não chega a ter essas temperaturas. Posso dizer que a minha casa nestes últimos dias tem estado entre os 20º e os 24º C.
Uma chinchila aguenta o calor no máximo até aos 30ºC e uma chinchi sem os seus passeios fica bastante infeliz, não digo dar passeios diários nestes dias de calor mas passeios curtos e esporádicos.

Em relação às placas de gelo que coloco dentro da gaiola.. Ate hoje a minha chinchi na roí o plástico por isso não tive qualquer razão de queixa, e não posso colocar só as placas embrulhadas num pano porque o pano fica húmido passado algum tempo.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta jun 27, 2012 7:08 pm

chinchilavis
Membro Veterano

quarta jun 27, 2012 8:41 pm

Fons3ca Escreveu:É certo que tanto ontem como nos últimos dias estavam muito calor na rua, porém se as pessoas tomar certas precauções em casa não chega a ter essas temperaturas. Posso dizer que a minha casa nestes últimos dias tem estado entre os 20º e os 24º C.
Uma chinchila aguenta o calor no máximo até aos 30ºC e uma chinchi sem os seus passeios fica bastante infeliz, não digo dar passeios diários nestes dias de calor mas passeios curtos e esporádicos.

Em relação às placas de gelo que coloco dentro da gaiola.. Ate hoje a minha chinchi na roí o plástico por isso não tive qualquer razão de queixa, e não posso colocar só as placas embrulhadas num pano porque o pano fica húmido passado algum tempo.
30º? Nenhuma chin aguenta 30º. No máximo 24º/25º sem exercício. Cada um sabe de si mas quando se trata da vida de um animal eu não arrisco. Antes uma chin infeliz mas viva do que uma chin morta.
Fons3ca
Membro Júnior

quarta jun 27, 2012 8:46 pm

chinchilavis Escreveu:30º? Nenhuma chin aguenta 30º. No máximo 24º/25º sem exercício. Cada um sabe de si mas quando se trata da vida de um animal eu não arrisco. Antes uma chin infeliz mas viva do que uma chin morta.

As temperatura ideais para as chinchilas são entre 10 e 26 graus centígrados, pois elas são originárias de uma região fria e seca. Porém, elas suportam relativamente bem temperaturas até no máximo 30 graus.
Na verdade, acima de 28 graus, já se deve começar a tomar algumas providências para evitar o stress calórico que pode provocar convulsões e a morte da chinchila.

Existe vários sites que dizem exatamente estas informaçoes...
tekzz
Membro Júnior
Registado: domingo jun 24, 2012 7:41 pm

quarta jun 27, 2012 8:55 pm

A minha grande sorte é que eu moro no litoral mesmo perto do mar logo as temperaturas nunca são tão altas comparando com o interior... No ano passado tinha um termometro mas partiu-se, mas vou ver se compro um novo para estar sempre atento :D
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quarta jun 27, 2012 9:32 pm

Fons3ca Escreveu:
chinchilavis Escreveu:30º? Nenhuma chin aguenta 30º. No máximo 24º/25º sem exercício. Cada um sabe de si mas quando se trata da vida de um animal eu não arrisco. Antes uma chin infeliz mas viva do que uma chin morta.

As temperatura ideais para as chinchilas são entre 10 e 26 graus centígrados, pois elas são originárias de uma região fria e seca. Porém, elas suportam relativamente bem temperaturas até no máximo 30 graus.
Na verdade, acima de 28 graus, já se deve começar a tomar algumas providências para evitar o stress calórico que pode provocar convulsões e a morte da chinchila.

Não significa que estejam certos.
A chinchilavis (tal como eu) conhece quem tenha estudado estes animais ainda antes de se saber que animal era este (em Portugal, claro), portanto pode crer que fonte mais correcta do que a que a chinchilavis tem... não encontra em nenhum site.

E mesmo que isso estivesse certo, vale mais prevenir. Nunca se sabe quem vai ler isto, e enquanto que você, eu, a chinchilavis e outros mais temos cuidados com os nossos animais, há quem não tenha esses cuidados e ao ler que uma chin aguenta temperaturas de 30º podem acabar por fazer asneira.

Para refrescar os meus chins sem que eles estraguem o refresco com aquelas dentuças, coloco a ventoinha virada para cuvetes geladas dentro de um alguidar. O quarto fica fresco para todos, incluindo a dona. 8)
chinchilavis
Membro Veterano

quarta jun 27, 2012 9:33 pm

Fons3ca Escreveu:

Acredite no que quer e arrisque como acha que pode arriscar.

O meu chin não passeia com temperaturas acima de 24º no local onde está (local mais fresco da casa). Eu não arrisco. É demasiado valioso para o colocar em risco.

Mas cada um sabe de si, como eu já afirmei. Se acha que com 30º pode deixar passear o seu chin é uma decisão sua.
Responder

Voltar para “Exóticos”