Feno de Alfafa

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
tekzz
Membro Júnior
Registado: domingo jun 24, 2012 7:41 pm

quarta jun 27, 2012 8:49 pm

Boa noite, gostava de saber a vossa opinião se utilizam feno de alfafa e se é vos facil de arranjar porque pelo menos na minha localidade esta sempre a esgotar e gostava de saber como é por todo Portugal :D
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

quinta jun 28, 2012 2:17 pm

O feno de alfafa eh para dar a que animal?
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
tekzz
Membro Júnior

quinta jun 28, 2012 3:42 pm

martaldf Escreveu:O feno de alfafa eh para dar a que animal?
Ás chinchilas xD
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quinta jun 28, 2012 6:28 pm

aqui na zona d Leiria não se encontra nem ninguém sabe o que é. :P
pedrorafael6
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm

quinta jun 28, 2012 6:38 pm

sxmota Escreveu:aqui na zona d Leiria não se encontra nem ninguém sabe o que é. :P
Caraças vc perguntou a todos os leirieses? :lol: :lol:
<p><strong><u>Viver</u> &eacute; uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
tekzz
Membro Júnior

quinta jun 28, 2012 7:11 pm

São ordens da veterinária para usar Feno de Alfafa e não Alfafa em cubos porque a minha Sortuda já teve uns problemas dentários e a veterinária disse para usar o feno e não cubos o problema é que quando vou comprar está sempre esgotado e daí a minha pergunta xD
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta jun 28, 2012 7:32 pm

Eu não sei a consistência de um cubo de alfafa, pois nunca toquei em nenhum, mas se for molinho e se der para desintegrar ... talvez não seja necessário o tal feno de alfafa.

Se o problema está em morder os cubos, pode desfazê-los ( isto de der claro ).

:wink:
tekzz
Membro Júnior

quinta jun 28, 2012 7:42 pm

Nitara Escreveu:Eu não sei a consistência de um cubo de alfafa, pois nunca toquei em nenhum, mas se for molinho e se der para desintegrar ... talvez não seja necessário o tal feno de alfafa.

Se o problema está em morder os cubos, pode desfazê-los ( isto de der claro ).

:wink:
O cubo não é assim muito mole mas dá para o partir xD, mas o que a veterinária me disse é que a minha chinchila devido a esses problema dentário precisa de desgastar os dentes de trás e o feno normal e o feno de alfafa desgasta e mantém controlado esse tal problema que a Sortuda teve... Mas eu não me tou a queixar de nada pois consigo arranjar sempre mas ás vezes 1 ou 2 semanas depois de o pedir :( Apenas digamos que isto é um questionário, gostava de saber se é assim por todo o país ou aqui apenas na minha zona :P
sxmota
Membro Veterano

quinta jun 28, 2012 8:11 pm

pedrorafael6 Escreveu:
sxmota Escreveu:aqui na zona d Leiria não se encontra nem ninguém sabe o que é. :P
Não, só aos que não sabiam... LOL mas perguntei numa loja de agropecuária também na Gomes Equestre - caramba, alfafa é o principal alimento dos cavalos e deve sr plantada, pois fixa o nitrogénio, e nada... não sabiam o que era. :twisted:
sxmota
Membro Veterano

quinta jun 28, 2012 8:36 pm

amanhã pergunto por luzerna... :P

http://pt.wikipedia.org/wiki/Medicago_sativa
pedrorafael6
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm

quinta jun 28, 2012 8:38 pm

sxmota Escreveu:
pedrorafael6 Escreveu:
Não, só aos que não sabiam... LOL mas perguntei numa loja de agropecuária também na Gomes Equestre - caramba, alfafa é o principal alimento dos cavalos e deve sr plantada, pois fixa o nitrogénio, e nada... não sabiam o que era. :twisted:
Eu estava a brincar :wink:
<p><strong><u>Viver</u> &eacute; uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
sxmota
Membro Veterano

sexta jun 29, 2012 6:10 pm

ACHEI!!! depois de ir até Porto de Mós, andar perdida pelos pinhais quando me meti pela Calvaria - mas, como os cães, sei sempre regressar a casa :P - voltei ao "local do crime", isto é, a [Editado pela moderação], onde me deram a coelha... e havia sacos e sacos de feno de luzerna! :P A Alice está deliciada, ehehehehe. E 40 litros ficaram mais baratos do que uns snacks, umas minusculas argolinhas à base de alfafa... :)
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sexta jun 29, 2012 10:09 pm

sxmota, em Leiria penso que já encontrei no [Editado pela moderação], que fica em Caldelas, penso eu. Em relação a ser o principal alimento para cavalos, pensava que se usava mais a luzerna, no que toca a leguminosas, mas aí não sei mesmo, era só a ideia que tinha. Por acaso sei disso porque tive que fazer um trabalho para a faculdade que envolvia uma amsotra de feno e arranjai no Continente feno de alfafa.
sxmota
Membro Veterano

sexta jun 29, 2012 11:33 pm

alfafa, luzerna, ão só alguns dos muitos nomes... No Continente nunca vi, só feno "normal". Mas nem imaginas a saga q foi, estava a ver q tinha de ir ao Ribatejo para saberem do que falava LOL :lol:

próxima viagem: lagoa de Mira! Vou cultivar!

http://asminhasplantas.blogspot.pt/2008 ... ativa.html
sxmota
Membro Veterano

sexta jun 29, 2012 11:49 pm

Imagem

É bem evidente a diferença entre o feno comum e o de alfafa, onde a Alice está a regalar-se. :) Aqui na zona usam palha de trigo ou de centeio como camas e admiram-se porque os coelhos comem as camas... :P
Responder

Voltar para “Exóticos”