Coelheiras: "normais" ou originais? aceitam-se sugestões!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sábado jun 30, 2012 8:54 am

Deram-me recentemente uma coelha adulta que ia para a panela. Eu não estava a contar, mas com umas dicas que tinha lido de proprietários de coelhos como pets, consegui improvisar e desenrascar-me até a levar ao vet. Nest momento anda pelo pátio e tem a jaula dos gatos como abrigo, mas já estou a construir um espaço, que vou vedar, para ela poder andar à vontade e os cães poderem voltar a frequentar o pátio.

Tenho visto coelheiras bonitas à venda, mas caríssimas e muito "rectangulares". Gosto de formas mais naturais, orgânicas (como as construções de Gaudi ou Hundertwasser) e resolvi construir uma, mas as ideias são muitas e a indecisão também.

Precisava também de saber que produtos de tratamento da madeira (impermeabilização, por exemplo) não são nocivos para estes lagomorfos sensíveis.

Poderiam mostrar-me as vossas coelheiras ou sugerirem umas diferentes? fico grata!
tekzz
Membro Júnior
Registado: domingo jun 24, 2012 7:41 pm

sábado jun 30, 2012 11:50 am

sxmota Escreveu:Tenho visto coelheiras bonitas à venda, mas caríssimas e muito "rectangulares". Gosto de formas mais naturais, orgânicas (como as construções de Gaudi ou Hundertwasser) e resolvi construir uma, mas as ideias são muitas e a indecisão também.
Eu ao 1º pensava que eram membros mas afinal são arquitetos e artistas xD Acho que seria interessante ver uma coelheira inspirada nesses homens :D
Oren
Membro Júnior
Registado: domingo nov 20, 2011 1:16 am

sábado jun 30, 2012 2:58 pm

Ao invés de coelheira, usei um cercado para cães e sinceramente não recomendo, agora a minha coelha está vivendo solta e aparenta estar muito mais feliz e ativa do que quando só era solta 3 vezes por dia.
sxmota
Membro Veterano

sábado jun 30, 2012 5:21 pm

ah, mas aqui é ao contrário, Oren: vou fazer a cerca apenas para a proteger dos cães quando estes vêm ao pátio (que é todo cercado por muros altos e currais), uma ou duas vezes por dia. Limpei e adaptei alguns dos currais para canil, os cães recolhem-se por volta das 21 (comer, xixi e cama) e a coelha vive solta pelo pátio, que é grande. E a hora em que os cães vêm para o pátio normalmente é hora da sesta da coelha (adorava vê-la adormecer, dizem que é repentino, caem para o lado a dormir ou dormem de olhos abertos lol). De resto, os cães costumam estar nas traseiras da casa, à sombra das macieiras, e todos os dias andam soltos aqui pelo terreno, em correrias e brincadeiras, durante, pelo menos, hora e meia. Depois de cansadinhos, começa a "escola", com revisões da matéria dada e novos exercícios. ;)
sxmota
Membro Veterano

sábado jun 30, 2012 5:35 pm

E ideias...? desenhos..? fotos...? nada...? :P
sxmota
Membro Veterano

sábado jun 30, 2012 5:55 pm

tekzz Escreveu:
sxmota Escreveu:Tenho visto coelheiras bonitas à venda, mas caríssimas e muito "rectangulares". Gosto de formas mais naturais, orgânicas (como as construções de Gaudi ou Hundertwasser) e resolvi construir uma, mas as ideias são muitas e a indecisão também.
Eu ao 1º pensava que eram membros mas afinal são arquitetos e artistas xD Acho que seria interessante ver uma coelheira inspirada nesses homens :D
São os meus ídolos, tekzz! Já fiz uns esboços mas acho que logo mais vou deitar mãos à obra e ver o que sai ;)
tekzz
Membro Júnior

sábado jun 30, 2012 6:03 pm

sxmota Escreveu:
tekzz Escreveu:
São os meus ídolos, tekzz! Já fiz uns esboços mas acho que logo mais vou deitar mãos à obra e ver o que sai ;)
Não á nada melhor que uma coisa feita por nós :P
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

sábado jun 30, 2012 6:06 pm

Depois mostre fotos :)
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
sxmota
Membro Veterano

sábado jun 30, 2012 9:49 pm

já encontrei duas imagens inspiradoras:

Imagem

e

Imagem

mas francamente hoje estou demasiado cansada para começar... por isso, se houver mais ideias, força!
sxmota
Membro Veterano

sábado jun 30, 2012 10:29 pm

Materiais:

- troncos e ramos de pinheiro (alguns semiverdes, pela flexibilidade)
- ramos de macieira e pereira
- ramos de cedro
- canas verdes com folhas
- terra (de cores diferentes)
- pedras
- gravilha
- areias
- cimento cola
- gesso de estuque
- cacos cerâmicos
- feno
- tábuas de madeira não tratada
- contraplacado marítimo
- pregos, agrafos e tachas
- arame

- berbequim, serrote, martelos e escopro

- vaselina sólida
- glicerina farmacêutica (estas duas como lubrificantes e repelentes de água, inócuas para os coelhos)
tekzz
Membro Júnior

sábado jun 30, 2012 10:56 pm

Como mostra esta imagem

http://images01.olx.pt/ui/13/33/97/1297 ... 0-Fev-.jpg

Podias fazer um teto como o da 1º foto e depois a parte da jaula invez de ser retangular podia ser circular como a 2º diga :D
sxmota
Membro Veterano

domingo jul 01, 2012 12:17 am

o espaço é grandote e para já está assim:

Imagem

Imagem

a parte que não foi fotografada é cerca de 1/3 e serve, por enquanto, de wc comunitário (litter vegetal). As caganitas da coelha e os cocós dos gatos vão fertilizar, depois coloco um pouco de terra e turfa. E também vou aproveitar a parede, colocando uma protecção e rede. É que a casa é alugada e, se os senhorios não quiserem conservar o espaço, sempre é possível desmontar tudo e transportar!
sxmota
Membro Veterano

domingo jul 01, 2012 12:29 am

hmmm... acho que vou pôr os garotos dos vizinhos a pintar pedras!

Imagem
Responder

Voltar para “Exóticos”