Dorothy (Chinchila, a sua história e casa nova)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
edro
Membro Júnior
Registado: terça jul 03, 2012 8:42 am

sábado jul 07, 2012 9:03 am

Olá mais uma vez. Depois de ter criado este tópico: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=98557. Decidi que o melhor a fazer era «adoptar» as duas chinchilas que viviam em más condições, fui até à loja, e a responsável disse-me que uma tinha falecido e outra havia sido vendida, fiquei bastante decepcionado e um pouco triste, num turbilhão de sentimentos, porque sabia que a culpa da sua morte, muito provavelmente havia sido por causa da senhora que estava a falar comigo, apesar de as ter visto apenas uma vez, num sítio sem condições, já me tinha afeiçoado a elas de uma maneira um pouco estranha. Dito isto, ela disse-me, que tinha uma mais pequena, que devia ser nova, que não fazia ideia se ela tinha idade para ser vendida, eu ainda não a tinha visto e da última vez que tinha ido lá, não me tinha falado da mesma. Mostrou-me a pequena, ela vivia numa casa ainda mais pequena que as outras já adultas, tinha comida para papagaio numa pequena taça, e uma outra com água, o piso era de grade, era uma daquelas pequenas gaiolas para piriquitos. Sem sequer pestanejar ou dar tempo ao cérebro para pensar, disse que sim, que ficava com ela. Paguei o preço que me pediu por ela, nem tentei negociar, pois, na minha opinião, negociar o preço de um ser vivo, não me parece ser algo correcto.

Peguei na pequena, que esperneou, e devagar lá a pus na transportadora que comprei para ela. Coloquei a transportadora num saco preto de plástico (obrigado chinchilavis), e já estava pronto para ir embora. Levei-a para o carro, retirei o plástico e conduzi até à clínica, onde tinha marcado consulta, para saber tudo sobre o estado da pequena. Tenho um smart fortwo, a transportadora não cabia na mala, por isso foi no banco da frente (com cinto de segurança :P), liguei o a/c e já estava toda aos saltos. Chegados à clínica voltei a colocar o saco na pequena, por causa dos golpes de calor, apesar de estarem apenas 22ºc.
O vet. disse-me que era ainda pequena, deve ter cerca de 2/3 meses, disse que tinha um pequeno problema nos dentes devido à falta de feno e/ou algo que pudesse roer. Disse para lhe dar algo para roer, feno, alfafa e para voltar daqui a 2/3 meses para ser desparasitada. Ofereceu-me um frasquinho de antifúngico para juntar à areia e disse que estava despachado. Ah! E disse que era fêmea.

Conduzi até casa, ela estava um pouco agitada, e começou a fazer uns sons um pouco estranhos, comecei a ficar um pouco nervoso e não via a hora de a poder por na sua gaiola.

Depois de a ter posto na gaiola, os barulhos continuaram, cada vez mais altos, o que será? :(
Durante a noite, fê-los algumas vezes. Será medo?
Se alguém me puder ajudar, ela é chinchila «standard», correcto?

Deixo-vos algumas fotografias, para a verem, e o sítio onde vive agora. Comprei a gaiola o mês passado, antes de ter conhecido aqui este cantinho, e agora sei que ela deverá ter uma gaiola mais alta. Já está encomendada e estou à espera que chegue aqui a casa. Esta aqui é toda em pinho, e tem o fundo que dá para retirar para limpar.

Se alguém achar que há algo em falta na casinha da pequena, aceito opiniões/sugestões. :)

PS: Eu sei que o hammock (rede) não é bom para ela, por causa de ser de tecido, e já não está na gaiola, já foi retirado.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Mais umas pequenas coisas: Ainda não tomou nenhum banho de areia, quando poderei tentar o banho com ela? Ela foge um pouco, e tem ainda medo, algumas dicas para a conquistar?
Em que altura atinge a fase adulta?
O nome dela é Dorothy. :D

Um especial obrigado à chinchilavis por toda a ajuda, sugestões e opiniões.
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

sábado jul 07, 2012 11:03 am

Já vi essas redes em várias gaiolas de chins, não sabia que não era aconselhável.

Essa gaiola é muito bonita, no entanto não acho de todo apropriada para chinchilas. :roll:
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
edro
Membro Júnior

sábado jul 07, 2012 11:08 am

Já vi essas redes em várias gaiolas de chins, não sabia que não era aconselhável.

Essa gaiola é muito bonita, no entanto não acho de todo apropriada para chinchilas.
Comprei a gaiola o mês passado, antes de ter conhecido aqui este cantinho, e agora sei que ela deverá ter uma gaiola mais alta. Já está encomendada e estou à espera que chegue aqui a casa. Esta aqui é toda em pinho, e tem o fundo que dá para retirar para limpar.
Elas como são umas curiosas e gostam de roer tudo, o tecido pode trazer-lhes problemas intestinais. :(
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sábado jul 07, 2012 12:27 pm

Lamento pelas outras 2 chins (sei que já estava prontíssimo a adoptá-las) mas a que faleceu já era de prever (2 anos nessas condições é demasiado) e a que foi comprada pode ter o mesmo destino, infelizmente...

Quanto à Dorothy, teve sorte! :D

Pelo que diz, parece que o vet até percebia de chins pois há pormenores que denotam que tem conhecimentos de chins. Ainda bem que aí nesses lados chegou um vet com conhecimentos. :D
As chins devem ter, no mínimo, 2 meses. Pelas fotos parecia ter 2 meses, pelo menos e a informação do vet confirma isso. A desparasitação deve ser feita de 6 em 6 meses, sendo que a primeira nunca deve ser feita antes dos 6 meses (daí ele ter dito para voltar daqui a 3 meses).

A gaiola para chins deve ser o mais alta possível. Essa não é mas é para "desenrascar" por isso pode estar aí até ter a nova. O bebedouro é adequado (vá vendo se ele não deixa de deitar água) e o comedouro também (é de barro, certo?). Por cima dos rolinhos podia pôr uma camada fina de aparas para ela não magoar as patinhas (e sempre deita menos rolinhos). Tem coisas para roer e também feno (nunca deixe faltar feno). Já sabe que tem de fazer a transição gradual de ração.

Tudo o que seja de tecido é perigoso para as chins mas já tirou o hammock.

Quanto ao banho, pode dar já logo à noite. Na banheira ou no recipiente onde toma banho coloque mais ou menos 2 cms de altura de areia e deixe-a rebolar-se pois hoje está fresco. O antifungos costuma ser usado entre Outubro e Março/Abril para prevenir fungos. Agora, se calhar, não é necessário pois hoje está tempo de chuva mas não está o tempo húmido. Para os próximos dias dão subida de temperatura. Mas hoje deixe-a tomar banho à noite. Escolha um local seguro (corredor, por exemplo) sem fios, buracos e outras armadilhas. Mantenha-a debaixo de olho. Sente-se enquanto ela passeia e se ela lhe saltar para cima...deixe-a e faça-lhe mimos debaixo do pescoço. Vá falando com ela baixinho e vigiando os cocós. Todas as chins fogem, é uma questão de tempo até se irem conhecendo. :wink:

Quando tiver de a transportar não ligue o ar condicionado virado directamente para ela. O meu chin andava sempre na gaiola no chão atrás do meu banco. Mesmo ligando o A/C nunca era dirigido para ele, directamente. 22º é uma temperatura aceitável para viagens com chins (bastava abrir um pouco a janela do seu lado. Se notar alguma alteração (apatia, falta de apetite) telefone ao vet, ok?

E casota para a pequenota? Já agora deixe chegar a nova gaiola e depois pode fazer-lhe uma casota em pinho não tratado. Há aí lojas que vendem tábuas e depois é só cortar à medida e aproveita o resto para lhe fazer brinquedos para roer. :P

Não tem de agradecer. O mais importante são os animais. :D
Última edição por chinchilavis em sábado jul 07, 2012 5:23 pm, editado 1 vez no total.
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

sábado jul 07, 2012 1:41 pm

Eu já sei que o que vou dizer vai gerar polémica. A casota só se justifica se a zona for muito movimentada, se for uma zona czlma não se justifica de todo. As minhas no sitio onde estão não tem casotas. O barulho esquisito que ela faz, pode continuar a fazer ou perder. É o "barulho" que elas fazem para avisar as outras de algo estranho e para ela a sua casa é estranha, pode se habituar e deixar...
Eu aconselhava a comprar um termometro e colocar no exterior da gaiola para controlar a temperatura e a partir dos 24ºC temso de tomar cautelas, se calhar pôr na casa de banho. Veja os conselhos dados aqui por causa do calor.
chinchilavis
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 2:23 pm

Acorchins, o meu Teco tem dias em que realmente está a dormir no substrato durante o dia. Ontem aconteceu isso. Está numa zona calma mas tanto dorme no substrato (há dias em que está lá mais tempo do que outros) como na casota. Do que vejo dorme mais na casota porque está no topo da gaiola. :wink:

Editei para acrescentar que 22º são aceitáveis para viajar com uma chin se o percurso for curto (como foi o caso) e se abrirmos a janela do carro de modo a que ela não apanhe correntes de ar. Além disso, foi uma situação urgente: ida ao vet.

Em circunstâncias normais é preciso monitorizar o calor, daí a sugestão do acorchins. É que 22º no Interior são diferentes de 22º no litoral. Tudo o que seja acima de 24º exige vigilância e acima de 26º é preciso usar truques para deixar as chins confortáveis.
Última edição por chinchilavis em sábado jul 07, 2012 5:19 pm, editado 2 vezes no total.
Adim
Membro
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm

sábado jul 07, 2012 2:47 pm

edro Escreveu: Elas como são umas curiosas e gostam de roer tudo, o tecido pode trazer-lhes problemas intestinais. :(
É triste:
1) Tratar mal para conseguir vender

2)A generalidade das pessoas ter mais vaidade do que gosto pelos animais:
Farto-me de ver no youtube Hammok´s com bonequinhos e tal.. e lojas que vendem isso.. e fazem mal.
Confesso, que assim como a roda, não sabia que fazia mal.

Mais resistente, foi a minha...2 anos com mais de 35º seguramente, e sem nunca tomar banho...sem feno...
Por isso é que também não tem o pelo da tua (bem que eu gostava)

Há dias, tentei tira-la da gaiola sem sucesso, e fiquei quase com um casaco nas mãos...

Parabéns pelo gesto...
é uma vida:É injusto pensar "ah não compro para eles deixarem de fazer isto".. é uma vida.

Casota:Pus-lhe uma, e agora anda em é cima da casa, lol
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

sábado jul 07, 2012 3:24 pm

Adim Escreveu:(...)É injusto pensar "ah não compro para eles deixarem de fazer isto".. é uma vida.(...)
Sim, é uma vida, mas a questão é: a seguir vai para lá outra vida, e mais outra vida a seguir a essa e mais outra a seguir a essa...

Não é 1 vida em más condições (muito más) é uma grande quantidade de vidas, e porquê? Porque se vendem... Dá lucro... Se não vendessem se calhar era só essa 1ª "uma" vida e mais nenhuma iria substituir essa.

Cumprimentos
HamsterVille - Cria&ccedil;&atilde;o e selec&ccedil;&atilde;o de hamsters s&iacute;rios http://hamsterville.no-ip.org/
veela
Membro
Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)

sábado jul 07, 2012 5:14 pm

Quanto ás hammocks acho que depende muito e a pessoa tem que ver primeiro a chinchila que tem, depois logo decide se dá para ter uma hammock ou não. Por exemplo, todas as minhas chinchilas não são muito de roer coisas dentro da gaiola, seja grades, partes plásticas e essas coisas. Tenho hammocks nas duas gaiolas já há mais de 3 anos e estão impecáveis, parece que as comprei ontem, sem qualquer mordidela. E elas adoram ir para lá, especialmente no Inverno, por isso não as vou tirar. Se visse que elas eram de roer o que está na gaiola, tirava, mas assim não. As minhas chinchis só escolhem roer o que conseguem apanhar através das grades, ou qualquer fio ou canto de parede que apanhem quando tão soltas.
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

sábado jul 07, 2012 8:28 pm

Espero que continue a ter essa opinião dos hammoks, eu desde que vi uma de uma amiga minha enforcada num aconselho vigvamente a não correrem esse risco. A chinchila precisa de altura e prateleiras para saltar e roer,rsrsrs.
chinchilavis
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 8:33 pm

Concordo com o acorchins. Eu também não arrisco. Hoje podem não roer tecido mas amanhã mudam de ideias e corre mal, como infelizmente acontece, mesmo com todos os cuidados.
edro
Membro Júnior

sábado jul 07, 2012 9:37 pm

Adim Escreveu:
edro Escreveu: Elas como são umas curiosas e gostam de roer tudo, o tecido pode trazer-lhes problemas intestinais. :(
É triste:
1) Tratar mal para conseguir vender

2)A generalidade das pessoas ter mais vaidade do que gosto pelos animais:
Farto-me de ver no youtube Hammok´s com bonequinhos e tal.. e lojas que vendem isso.. e fazem mal.
Confesso, que assim como a roda, não sabia que fazia mal.

Mais resistente, foi a minha...2 anos com mais de 35º seguramente, e sem nunca tomar banho...sem feno...
Por isso é que também não tem o pelo da tua (bem que eu gostava)

Há dias, tentei tira-la da gaiola sem sucesso, e fiquei quase com um casaco nas mãos...

Parabéns pelo gesto...
é uma vida:É injusto pensar "ah não compro para eles deixarem de fazer isto".. é uma vida.

Casota:Pus-lhe uma, e agora anda em é cima da casa, lol
Obrigado Adim, e igualmente. :)
chinchilavis
Membro Veterano

segunda jul 09, 2012 6:21 pm

Como está a miúda? :wink:
edro
Membro Júnior

segunda jul 09, 2012 6:35 pm

chinchilavis Escreveu:Como está a miúda? :wink:
Acabou de brincar um pouco no sítio mais fresco da casa, antes de ir para lá, preparo sempre tudo "à prova de bebés", ligo um pouco o A/C (antes de ela ir para lá), monitorizo a temperatura com um termómetro digital que comprei para répteis. :lol: Ainda está um bocadinho desconfiada, mas nunca pensei que se chegasse perto de mim tão rapidamente. Eu sento-me no chão e deixo-a brincar à vontade, ela vai aproximando-se de mim, tenta tocar-me, mas uns milímetros antes foge e atira-se contra a parede (com as patas traseiras). Fico com bastante vontade de rir, mas se o fizer ela fica com medo. :lol:
Os chocapics estão normais, e ontem pela primeira vez vi-a a beber água! O feno esta noite também já foi todo embora, vou agora por-lhe mais um pouco. O banho de areia parece ser uma das coisas preferidas dela, e o que menos gosta é de voltar para a gaiola, (sei, pelo que li que costuma ser um processo difícil) mas até agora tem sido fácil trazê-la de volta. :D
Uma coisa que também reparei, é que quando toma banho (fá-lo dentro da gaiola) e depois tiro o recipiente, fica alguma areia espalhada, entre a madeira prensada e ela continua a tentar tomar banho lá. É normal? :roll:
chinchilavis
Membro Veterano

segunda jul 09, 2012 7:00 pm

Hummm...chins que gostem de banho de areia e que detestem voltar para a gaiola? Não conheço... :P :lol:
Ainda bem que estão a dar-se bem! E parece que a transição de ração correu bem, o que é excelente! :D
Quando ela se atira contra a parede podes rir-te, não há problema (como consegues conter o riso? :o :) ).
Só um conselho, que nunca é demais. Durante o dia não a soltes pois está calor (mesmo com A/C). Acima de 24º é muito perigoso. Podes soltá-la à noite (seguindo o processo que segues ou abrindo a janela antes de a soltares). Nunca deixes nenhuma janela aberta quando ela anda no passeio.

Quanto ao rebolar-se na areia que fica na gaiola é um comportamento normal. Haja areia que elas rebolam-se a qualquer hora do dia ou da noite. Não há problema mas podes colocar-lhe a areia fora da gaiola durante o passeio. Relembro que quando está calor (parece que vão subir temperaturas nos próximos dias) não há banho nem passeio.

Parece que está a adaptar-se bem a ti. :D
Responder

Voltar para “Exóticos”