Esterilização coelha anã

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Floop
Membro Júnior
Mensagens: 45
Registado: terça mar 27, 2012 7:04 pm

quinta jul 26, 2012 12:26 am

Boas.

Gostava que me sugerissem locais perto de Setúbal, onde pudesse realizar a esterilização da minha coelhita, e onde saibam que os nossos bichinhos são bem tratados.

Agradecia também que me pudessem informar de preços, cuidados...

Muito obrigado! :)
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quinta jul 26, 2012 1:25 am

A esterilização de uma coelha implica grandes riscos. Não conheço nenhum vet nessa zona mas o meu, que tem experiência, desaconselha esta cirurgia...
Floop
Membro Júnior
Mensagens: 45
Registado: terça mar 27, 2012 7:04 pm

quinta jul 26, 2012 11:39 am

sxmota Escreveu:A esterilização de uma coelha implica grandes riscos. Não conheço nenhum vet nessa zona mas o meu, que tem experiência, desaconselha esta cirurgia...
A mim tinham me aconselhado a fazer a esterilização, pois como a minha coelha é "temperamental" (rosna, tenta morder-me...) disseram-me que o seu comportamento podia melhorar...

Mas se a vida dela corre riscos...
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quinta jul 26, 2012 11:55 am

eu não sou vet, e com coelhas sou "marinhira de primeira viagem". Recolha toda a inofrmação possível, aconselhe-se com vários veterinários. Sabe que os coelhos são stressadinhos e até um susto os pode matar...

procure também informação aqui no fórum, tente saber se alguém já o fez e como correu.

boa sorte! :)
Floop
Membro Júnior
Mensagens: 45
Registado: terça mar 27, 2012 7:04 pm

quinta jul 26, 2012 3:35 pm

sxmota Escreveu:eu não sou vet, e com coelhas sou "marinhira de primeira viagem". Recolha toda a inofrmação possível, aconselhe-se com vários veterinários. Sabe que os coelhos são stressadinhos e até um susto os pode matar...

procure também informação aqui no fórum, tente saber se alguém já o fez e como correu.

boa sorte! :)
Muito obrigado!!

Já agora gostava de ouvir mais opiniões...
Oren
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: domingo nov 20, 2011 1:16 am

quinta jul 26, 2012 4:33 pm

esse tópico tem várias opiniões sobre a castração: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52005
quanto ao vet, não sei responder.
Floop
Membro Júnior
Mensagens: 45
Registado: terça mar 27, 2012 7:04 pm

quinta jul 26, 2012 5:42 pm

Oren Escreveu:esse tópico tem várias opiniões sobre a castração: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52005
quanto ao vet, não sei responder.
Muito obrigado, eu andava mesmo à procura de um tópico desse género!

Cumps.
Geight
Membro Veterano
Mensagens: 565
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

quinta jul 26, 2012 8:52 pm

Já é uma ideia para ficar, os coelhos já começam sim a ser castrados mais frequentemente e por essa razão muitos escolhem machos pois é mais fácil castrá-los.

No entanto acho que faz bem em esterilizá-la, eu faria o mesmo. :wink:
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
Floop
Membro Júnior
Mensagens: 45
Registado: terça mar 27, 2012 7:04 pm

sexta jul 27, 2012 1:07 am

Geight Escreveu:Já é uma ideia para ficar, os coelhos já começam sim a ser castrados mais frequentemente e por essa razão muitos escolhem machos pois é mais fácil castrá-los.

No entanto acho que faz bem em esterilizá-la, eu faria o mesmo. :wink:
Pois, o meu problema, é se em vez de benefícios, lhe traz ríscos :s vou procurar mais info
DATK
Membro
Mensagens: 73
Registado: sábado abr 07, 2012 1:34 am

sexta jul 27, 2012 1:33 am

Eu optei por não esterilizar a minha, a veterinária a quem pedi aconselhamento não acha de todo necessário, alias, para ela e mesmo desaconselhado, uma vez que uma cirurgia acarreta sempre riscos e tempo de recuperação... Sempre tive coelhas e nunca as esterilizei...

Para mim e mais uma coisa que simplesmente virou moda... mas isto e a minha opinião... cada um e livre de ter a sua...
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sexta jul 27, 2012 8:49 am

Também tenho duas coelhas e o veterinário também desaconselhou, os riscos são superiores aos benefícios, na sua opinião. Por isso não vou esterilizar.
Oren
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: domingo nov 20, 2011 1:16 am

sábado jul 28, 2012 3:35 am

minha opinião:
a castração não é um bicho de 7 cabeças, é uma simples cirurgia que dura 40 min e só leva 10 dias para o coelho se recuperar!, os riscos de uma esterilização são mínimos, basta não usar anestesia injetável e escolher um bom vet para o procedimento, a castração previne infecção no útero, tumores nos testículos, mau comportamento, gravides psicológica... São vários benefícios e que valem muito a pena já que aos 6meses os coelhos entram na puberdade e irão querer acasalar, é muito comum machos tentarem copular com objetos podendo gerar uma infecção no pênis e também é muito comum fêmeas terem gravides psicológica, a esterilização traz tantos benefícios que é algo praticamente obrigatório para aqueles que realmente querem coelhos como animais de estimação, não consigo entender como alguém pode considerar isso como "moda".
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sábado jul 28, 2012 3:25 pm

Um pequeno senão.

A maioria dos vets não tem formação ou experiência para realizar o procedimento em animais "exóticos". Mesmo usando gás, por vezes os bocais não são adequados... Mesmo quando tudo parece bem, pode não correr bem.

Eu perdi uma ratazana doméstica macho tentando esterilizar. O vet era excelente, o melhor que conheço e onde continuo a ir, mas foi a sua primeira vez, o equipamento não era 100% adequado, o rat podia ter algum problema que desconheciamos e o fragilizou (problema de coração, ou respiratório...).

Tudo o que implique anestesia, em animais tão pequenos, é um risco.
Oren
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: domingo nov 20, 2011 1:16 am

sábado jul 28, 2012 4:29 pm

marianamar Escreveu:Um pequeno senão.

A maioria dos vets não tem formação ou experiência para realizar o procedimento em animais "exóticos". Mesmo usando gás, por vezes os bocais não são adequados... Mesmo quando tudo parece bem, pode não correr bem.

Eu perdi uma ratazana doméstica macho tentando esterilizar. O vet era excelente, o melhor que conheço e onde continuo a ir, mas foi a sua primeira vez, o equipamento não era 100% adequado, o rat podia ter algum problema que desconheciamos e o fragilizou (problema de coração, ou respiratório...).

Tudo o que implique anestesia, em animais tão pequenos, é um risco.
coelhos pesam de 2 á 9k, praticamente o mesmo peso que a maioria dos gatos, então não são tão pequenos..., mas também é preciso saber se o animal está 100% saudável antes de realizar a cirurgia.
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

sábado jul 28, 2012 4:35 pm

o topico refere coelha anã...e não é á toa que o veterinario obriga a assinar um termo de responsabilidade ou autorização com qualquer anestesia...mesmo em animais saudáveis á riscos.
Responder

Voltar para “Exóticos”