Legalização do Furão Como Animal de Estimação

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

sexta nov 14, 2003 3:51 pm

Olá a todos:
Como todos sabem temos falado bastante sobre a legalização dos furões... Outros membros e eu (aqui tenho muito a louvar à membro MHZ e ao Dr. Rui Patricio) temos contactado várias entidades neste sentido...
Através da MHZ fiquei a saber que vai sair um parecer juridico no ICN (Instituto de Conservação da Natureza) sobre este assunto e é muito importante que todos nós façamos um apelo a que o furão seja aprovado como animal de estimação!
A nossa legislação não contempla nada em relação a estes seres amorosos como animais de estimação... O que quer dizer que aos olhos da lei, a Bianca que dorme comigo e passa horas a brincar com os gatos e a cadela não faz qualquer diferença "daquele furão que é usado para caça"... Triste não é?
Como bem salientou o Gyrfalcon
A LEGISLAÇÃO SIMPLESMENTE NÃO ACOMPANHA A EVOLUÇÃO CULTURAL!
Portanto, fica aqui um apelo que também já está no forum dos furões (onde também poderão ler mais sobre o assunto) a pedir a todos para enviarmos um e-mail ou fax para:

ICN- Divisão de aplicação de convenções
ao cuidado do Sr.Dr. João Loureiro
Rua Ferreira Lapa 38 – 6º
1150 Lisboa
Ou por fax: 213522803
Ou para o email: [email protected]

Este apelo é importante não só para os que já temos furões mas como também para os que um dia pretendam vir a ter ou mesmo apenas porque acham um animal engraçado... Acima de tudo, podemos marcar a diferença agora, portanto vamos todos contribuir? ;)

Ainda hoje estive ao telefone com o ICN e o Dr. João Loureiro está em Bruxelas... Já sei quando volta e vou lá estar nesse dia para falar pessoalmente com ele, uma vez que os diversos contactos via e-mail não tiveram resposta... Mas seria optimo se quando ele chegasse, tivesse o e-mail cheio de pedidos nossos a pedir a legalização do furão como animal de estimação.
Desde já o meu agradecimento pessoal e em nome dos meus furões a quem possa contribuir nesta cruzada. A comunidade "furónica" também agradece!
Um abraço,
Moya
zurik
Membro Veterano
Registado: sexta out 10, 2003 10:14 am
Contacto:

sexta nov 14, 2003 4:17 pm

Olá Moya...
É só para dizer que já contribui com um mail, espero do fundo do coração que possa ajudar.

Até á próxima.

Filipe Peniche
Barbie
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:53 pm
,Luigi;Ramella;Pi,Pedro Lua,Mia,Igor,Ines,
Caldo,Canja,Saruxska,
Andreia

sexta nov 14, 2003 4:59 pm

Boa Zurik :D

A união faz a força .

Também já enviei , inclusivé, no forum dos furões transcrevi o meu mail.

Moya,como grande impulsionadora que és , de dar a conhecer os furões como os fantasticos animais de estimaçao que são, imagino como toda esta questão é muito importante e desgastante para ti.

Muita força e ..pensamentos positivos.

Beijinhos
<p>Me myself and my pets</p>
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

sexta nov 14, 2003 6:25 pm

Olá Moya!
É para dizer é já dei a minha assinatura! :)
Só espero que dê certo... ;)
Esses animaisinhos meressem, e espero que qd mudarem a lei não a mudem para pior, pq caçar com furões e caçá-los não acho piada nenhuma :(
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

sexta nov 14, 2003 6:28 pm

Olá Moya!
É para dizer é já dei a minha assinatura! :)
Só espero que dê certo... ;)
Esses animaisinhos meressem, e espero que qd mudarem a lei não a mudem para pior, pq caçar com furões e caçá-los não acho piada nenhuma :(
Rita_kikas
Membro Veterano
Registado: sábado out 05, 2002 10:46 am
Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
Contacto:

sexta nov 14, 2003 6:38 pm

É só para dizer que também vou contribuir!!
Rita_kikas
Membro Veterano
Registado: sábado out 05, 2002 10:46 am
Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
Contacto:

sexta nov 14, 2003 6:40 pm

É só para dizer que também vou contribuir!!
Prijedor
Registado: quarta out 22, 2003 6:41 pm

sexta nov 14, 2003 8:54 pm

Amiga Rita e restantes amantes dos furões e outros animais que fazem as delícias das nossas vidas. Neste momento acabei de enviar igualmente, tal como todos vós, um e-mail para o I.C.N., se bem que é desolador não saber se os nossos e-mails serão lidos e tidos em consideração, ou simplesmente enviados para a lixeira. Só nos resta esperar para ver o que vai acontecer.
Rita, devido à nossa distância ai para com a capital, pouco ou nada poderemos fazer, mas tentaremos contactar a Sub-Delegação do I.C.N. mais próxima de nós, caso a mesma exista, e através da mesma tentar mostrar os nossos pontos de vista.
Beijinhos a todos.
Minda e Ivo. :roll:
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

sexta nov 14, 2003 9:00 pm

Estive a ler atentamente este tópico e há uma coisa que não percebi..

Os furões são caçados ou utilizados para caçar??? se são utilizados para caçar fazem como? treinam-nos assim como os cães é?
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

sexta nov 14, 2003 9:40 pm

Olá Minda e Ivo:
Fico muito contente por ver a V/ participação...Vamos manter pensamento positivo e contar que todos emails e contactos serão levados em conta! ;)
Por outro lado, assim pelo menos sabemos que estamos a fazer todo o possivel. :)
Milhões de beijinhos para vocês.

Megaran,
Os furões no nosso país são ilegalmente utilizados para caçar coelhos... Antigamente era uma practica comum, mas agora é proibida.
Com este post e apelo, estamos a tentar que as entidades devidas reconheçam o furão como animal de estimação, à semelhança da maioria dos paises europeus, Estados Unidos, Brasil, Austrália e Canadá onde o furão tem um lugar como animal de estimação tão popular como o coelho anão e os hamsters.
Podes ler mais sobre os furões aqui na arca no forum deles.
Um abraço,
Moya
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sábado nov 15, 2003 3:56 am

[quote=Megaran]
Estive a ler atentamente este tópico e há uma coisa que não percebi..

Os furões são caçados ou utilizados para caçar??? se são utilizados para caçar fazem como? treinam-nos assim como os cães é?
[/quote]~

Os furões são introduzidos nas tocas de coelhos e obrigam-nos a sair cá para fora, ficando assim desprotegidos e é nessa altura que os caçadores os apanham. Não há coelho que resista, é uma completa devastação. Por esse motivo foi proibida a caça com furão, porque é necessário que haja na natureza um equilíbrio ecológico. É também por esse equilíbrio que não têm querido legalizar o furão como animal doméstico, com medo que fique solto na natureza e desiquilibre a nossa fauna.

MHZ
Responder

Voltar para “Exóticos”