Caracol Africano

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

terça ago 14, 2012 6:38 pm

Há uma pessoa na minha família interessada em adquirir um Caracol Africano, também chamado Caracol Gigante Africano ou Caramujo Gigante Africano. O nome científico é Achatina Fulica.

Se alguém conhecer alguma loja que venda este animal, por favor mande-me MP.

Obrigada :wink: .
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

terça ago 14, 2012 8:24 pm

Eu ja tive e até criei...são interessantes...mas não aconselhaveis para crianças, e mesmo nós adultos, devemos ter muita atenção na higiene dos utensilios e das nossas mãos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caramujo-gigante-africano
pode transmitir ao ser humano o verme Angiostrongylus cantonensis causador de meningite, por ser o hospedeiro natural dele.
Esse tipo de meningite ocorre principalmente na Ásia, porém, há notificação de casos em Cuba, Porto Rico e Estados Unidos. Apesar disso, são baixas as chances de essa doença se instalar no país.
Evite contato
O Achatina também transmite o parasita Angiostrongylus costaricensis, angiostrongilose abdominal, que ocorre desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina. Raramente a doença evolui para forma letal, permanecendo na maior parte das vezes assintomática ou comportando-se como uma parasitose comum.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta ago 15, 2012 3:31 pm

Obrigada pela informação Bondage, mas só uma pergunta: os exemplares criados em cativeiro também podem apresentar esses perigos ?
Bondage2010
Membro Veterano

quarta ago 15, 2012 4:16 pm

Nitara Escreveu:Obrigada pela informação Bondage, mas só uma pergunta: os exemplares criados em cativeiro também podem apresentar esses perigos ?
Acho que sim, são hospedeiros naturais dos achatinas/caramujos...mas como disse antes são uns animais muito interessantes, faceis de manter, requerem alguns cuidados como é obvio...o clacio(osso de choco é bom e eles devoram) é importante para a casca ser sempre dura, não tocar na zona da casca junto ao corpo porque é a parte mais fragil e quebra...mas são uns porcos eu tinha turfa e muito musgo no espaço deles e eles colavam os vidros todos com ranhoca e turfa...mas eu dava-lhes duxe, com atenção para não entrar agua por onde respiram e afoga-los e lavava a casca com uma esponja macia...fazem posturas de imensos ovos e é giro e facil criar de bébés( o excedente de ovos pode congelar-se para matar e não deitarmos para o lixo não vão eles eclodir e conseguir propagar-se ou quem tem peixes ou tartarugas elas papam os ovos todos), porque é impossivel manter todos em casa ;) os ovos convem separar para não serem esmagados pelos adultos nem os ovos nem as frageis crias
estes eram os meus...
Imagem

Imagem

Este é o Claudio em cima de um dos progenitores só para a foto
Imagem
Imagem

o mini terrario do Claudio (é uma caixa de vidro que não tem mais de 10cm de largo...só tem musgo no fundo, papaia, couve, osso de choco e o líquen só para decorar
Imagem

este é o claudio ja maiorzinho...não tenho mais fotos dele, mas tive muito cuidado com a carapaça e nota-se diferença da carapaça dele para a dos outros adultos, era mais brilhante, colorida e lisa.
Imagem
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

quarta ago 15, 2012 10:45 pm

Grandes Lagostas :D
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
Bondage2010
Membro Veterano

quarta ago 15, 2012 11:05 pm

Litoss Escreveu:Grandes Lagostas :D
Dizem que não são bons para comer...depois de cozidos ficam duros que nem cornos ;)
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

quarta ago 15, 2012 11:11 pm

coze-se durante mais tmp ou prepara-se como as vieiras que tmb sao rijas =P
manda ai o claudio que ja tem idade para ir para a panela :twisted:

sim senhor, uma casca muito bonita!
eles pesam quanto em adultos?
Bondage2010
Membro Veterano

quarta ago 15, 2012 11:20 pm

Sasha99 Escreveu:coze-se durante mais tmp ou prepara-se como as vieiras que tmb sao rijas =P
manda ai o claudio que ja tem idade para ir para a panela :twisted:

sim senhor, uma casca muito bonita!
eles pesam quanto em adultos?
Já não tenho nehum...foram aguas passadas e uma boa experiencia...o peso não sei...mas como vez enchem a mão...mas estes são os achatina fulica...se queres maiores ainda...tens os primos achatina achatina ou tiger snail...

Imagem
Imagem
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

quarta ago 15, 2012 11:24 pm

Também conhecidos como Caracol TIR 8)
Não fazia ideia da existência destes moluscos muito menos como animal de estimação, muito interessante :)
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
Sasha99
Membro Veterano

quarta ago 15, 2012 11:50 pm

wow! :o
por acaso não sabes onde posso arranjar um desses?
que cuidados necessitam?

sempre achei os caracóis animais muito curiosos e interessantes mas com esse tamanho as coisas melhoram!
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quinta ago 16, 2012 12:11 am

devias voltar aos caracóis, Bond. Raspavas a ranhoca com o musgo para dentro de boiões e enchias-te de guito. Ou então proporcionavas às pessoas a experiência de ter um bicho destes na cara! :lol:

Não percebi a parte do local por onde respiram. Eles não respiram pela pele?
Sasha99
Membro Veterano

quinta ago 16, 2012 12:30 am

nao.
têm uma abertuda no fundo do "pescoço" .
quando estao fora da casaca consegues ver
Sasha99
Membro Veterano

quinta ago 16, 2012 12:33 am

Imagem
Bondage2010
Membro Veterano

quinta ago 16, 2012 9:27 am

Sasha99 Escreveu:wow! :o
por acaso não sabes onde posso arranjar um desses?
que cuidados necessitam?

sempre achei os caracóis animais muito curiosos e interessantes mas com esse tamanho as coisas melhoram!
Ás vezes encontam-se nalgumas lojas mais especializadas em exoticos...pelo menos os fulica...os achatina achatina são mais dificieis de encontrar...mas certamnete que pelos foruns internacionais se conseguem crias e enviam com alguma facilidade...os cuidados são temperatura e humidade constante, musgo sempre humido, se não têm humidade fecham-se dentro da casca e selam-na, depois para abrirem tem de se dar banhoca...os alimentos são tudo o que é verdura e frutos, tambem se pode dar alguma ração de cão que tem proteina e a famosa casca de choco para o calcio...a ranhoca é dificil de tirar das mãos...mesmo com muita agua, é muito nhanhoza...eu tinha nalgum lado uma ficha de cuidados mas não encontro no pc(devo ter apagado) mas certamente se encontram pela net. Nas fotos está sempre tudo lindo porque certamente como nos meus, as fotos são tiradas depois do banho...que eles passam uns sobre os outros e bezuntam-se todos.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta ago 16, 2012 10:08 am

Quando entrei aqui na Arca estes caracóis estavam na moda :D

O pessoal tinha disto e até centopeias gigantes, e gerbos de muitas variedades, e esquilos terrestres, e claro, as ratazanas. Bons tempos!
Responder

Voltar para “Exóticos”