sexta ago 24, 2012 9:02 pm
Na minha opinião, se tem a chinchila desde ontem, nem sequer devia tê-la tirado já da gaiola. Devia ter-lhe dado pelo menos três dias, -aconselho uma semana- para se habituar aos novos barulhos, odores, e claro, à nova casa. E com as temperaturas que estão, passeios, como a Nitara salientou, muito menos, passeios nesta altura são de proibir. Para ela se afeiçoar a si, sente-se perto da gaiola, fale com ela num tom baixo, ofereça-lhe uma uva passa (uma, uma ou duas vezes por semana, não mais que isso. Ela é capaz de gostar, apesar de que a minha, nem lhes pega). Durante os passeios, sente-se sem fazer movimentos bruscos para não a assustar e deixe-a ir até si, cheirá-lo, e quando ela sentir confiança suficiente, irá saltar-lhe para cima, interagir consigo. Na hora de voltar para a gaiola, eu no início achei que ia ter alguns problemas com isso, mas a minha pequena não tem nenhum problema em ser agarrada, e já sabe que quando eu me levanto é altura de voltar para a gaiola, no início ainda tentava dar ''luta'' mas agora já não se importa e vai de boa vontade. Muito cuidado ao pegar nela, nunca aperte a sua chinchila ao pegar-lhe pois são animais frágeis e poderá facilmente fracturar-lhe o tórax.
Li uma vez por aqui, que para as chinchilas que não gostam de voltar, arranjar uma caixa de sapatos, ou de cartão, -de preferência sem ser pintada (de cartão apenas)- e faça-lhe um buraco, com largura suficiente para a chin entrar. Na hora de voltar, tente ver se a sua chin entra para lá, caso ela o faça, devagar e com cuidado leve-a até à gaiola (cuidado para a caixa não se abrir ou ela saltar pelo buraco e cair ao chão).
No verão o banho, tal como o passeio é de proibir, por causa das temperaturas. Na altura de mais fresco, o banho é aconselhável dia sim, dia não, com duração de cerca de 15/20min, no fim de cada banho, veja se há algumas fezes dentro do recipiente do banho, caso haja, retire-as. Tenha a certeza de que a areia está limpa antes de a guardar. Caso a sua chinchila urine na areia, não é mais possível reaproveitar, e nesse caso deve ser deitada para o lixo. Quanto à durabilidade da areia, há que mude várias vezes por semana, eu não vejo necessidade, e mudo de semana a semana, no dia da limpeza da gaiola.
Mantenha rotinas com a sua chinchila.