Ninhada de ratazanas domesticas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

quinta ago 30, 2012 3:55 pm

venho partilhar esta ninhada que tenho de momento pois ha imenso tempo que nao me calhava uma com tantos machos. no total sao 10 machos e tres femeas. praticamente todos de uma das minhas cores preferidas =))

todos dumbinhos e alguns deles rex

Imagem

Imagem

Imagem
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta ago 30, 2012 5:06 pm

Que lindinhos fawn :)
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta ago 30, 2012 8:48 pm

NiArCtAa Escreveu:
Imagem
Adoro :)
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

sexta ago 31, 2012 4:12 am

Bondage2010 Escreveu: Adoro :)
Bondage tira daí a ideia, estes não são comida de minhoca ;) lol
CH2O2
Membro Veterano

sexta ago 31, 2012 4:15 am

NiArCtAa Escreveu:venho partilhar esta ninhada que tenho de momento pois ha imenso tempo que nao me calhava uma com tantos machos. no total sao 10 machos e tres femeas. praticamente todos de uma das minhas cores preferidas =))

todos dumbinhos e alguns deles rex

Giros :)
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sexta ago 31, 2012 9:19 am

CH2O2 Escreveu:
Bondage2010 Escreveu: Adoro :)
Bondage tira daí a ideia, estes não são comida de minhoca ;) lol
Mas esta foi a unica que não vi com apetite...as outras até marchavam ;)
CH2O2
Membro Veterano

sexta ago 31, 2012 12:10 pm

Estou com vontade de arranjar um casal de ratz. Alguém sabe onde posso comprar uma gaiola grande e barata?

E já agora, convém desparasitar?

E não me crucifiquem por estar a fazer perguntas lol. ainda não tenho as ratz e só vou ter quando já souber o essencial e tiver tudo preparado para as receber ;)
marianamar
Membro Veterano

sexta ago 31, 2012 12:38 pm

Eu comprei uma gaiola tipo viveiro, daquelas de pássaros enorme mesmo, por 70 euros num Eleclerc. Outra com metade do tamanho, mas ainda assim suficiente para umas quatro ratz, comprei nos chineses por 40 euros.

Tenho visto boas oportunidades de compra de gaiolas pelo OLX e coisas ;)

É preciso desparasitar se apanharem alguma coisa (pulgas, mites), nesse caso podes usar uma pipeta de advantage pra gatos, numa razão de mais ou menos 3 ratz de 400gr cada por pipeta.
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

sexta ago 31, 2012 12:40 pm

Grandes e baratas não sei muito bem onde arranjar mas que seja resistente senão tens de comprar várias 8)
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
marianamar
Membro Veterano

sexta ago 31, 2012 1:22 pm

Estas para já foram baratas e são resistentes ;)
A do Eleclerc tenho há três anos e fora alguma ferrugem (que é impossível evitar com roedores) está optima. A dos chineses tenho há quase um ano e está como nova.
CH2O2
Membro Veterano

sábado set 01, 2012 1:16 am

marianamar Escreveu:Estas para já foram baratas e são resistentes ;)
A do Eleclerc tenho há três anos e fora alguma ferrugem (que é impossível evitar com roedores) está optima. A dos chineses tenho há quase um ano e está como nova.
Para além da resistência da gaiola há alguma especificidade que tenha que ter em conta? Grades horizontais para elas treparem? Algum tipo de substrato que seja melhor para o fundo? Tenho que limpar a gaiola com algum desinfectante? E ao manusear os animais, para além não segurar pela cauda há mais algum cuidado a ter?
marianamar
Membro Veterano

sábado set 01, 2012 1:43 am

Grades horizontais são melhores, mas não obrigatórias. O espaçamento entre as grades deve ser menor que 2cm (ou seria 1.5?).

Substracto é uma questão de gosto. Para mim o melhor são as aparas da Versele-laga (sem perfumes) ou então mais caro, o Cubetto Straw também da Versele.

Para limpar a gaiola nada de desinfectantes, que são tóxicos. O vinagre limpa muito bem e o cheiro evapora assim que seca.

No início, enquanto não se conhece o animal, ao pegar é preciso estar atento a "saltos" repentinos. No caso de um animal dominante não colocar a mão em concha por cima, mas de palma estendida, por baixo, esperando que se chegue a ela.
CH2O2
Membro Veterano

sábado set 01, 2012 10:12 am

marianamar Escreveu:Grades horizontais são melhores, mas não obrigatórias. O espaçamento entre as grades deve ser menor que 2cm (ou seria 1.5?).

Substracto é uma questão de gosto. Para mim o melhor são as aparas da Versele-laga (sem perfumes) ou então mais caro, o Cubetto Straw também da Versele.

Para limpar a gaiola nada de desinfectantes, que são tóxicos. O vinagre limpa muito bem e o cheiro evapora assim que seca.

No início, enquanto não se conhece o animal, ao pegar é preciso estar atento a "saltos" repentinos. No caso de um animal dominante não colocar a mão em concha por cima, mas de palma estendida, por baixo, esperando que se chegue a ela.
Se a ratz estiver com ideias de morder apresenta algum sinal? Isto é, tem algum comportamento ou linguagem corporal que indique que vai morder?
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

sábado set 01, 2012 10:31 am

Penso que elas não atacam por iniciativa delas, podem morder é ao serem agarradas ou apertadas se não gostarem e então cravam os dentes porque geralmente preferem fugir ou tentar escapar quando não gostam que lhes peguem. Penso que será assim, nunca lidei com ratazanas que fossem agressivas mas as domésticas costumam ser pacificas a não ser mesmo num caso mais extremo como os que referi, penso eu :roll:
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
marianamar
Membro Veterano

sábado set 01, 2012 12:58 pm

Uma ratazana pode morder por iniciativa sim, como qualquer outro animal. Como diz a búzio, se tem boca, pode morder. Há sinais sim. Normalmente essa iniciativa acontece porque não os sabemos ler.

No caso de animais extremamente agressivos, não socializados, eles chegam-se às grades da gaiola, mexendo-se rápido e seguindo os nossos movimentos. Aberta a gaiola, saltam mesmo para atacar. Vi ratazanas assim numa loja. Eram umas 10 numa gaiola onde nunca meteria mais de duas. Eram "manuseadas" com um pau. Muito triste.

No caso de animais mal socializados que se tornaram tímidos, eles não se vão chegar às grades. Vão ficar quietos num canto, o mais imóveis possível perante a presença de uma mão humana. Isto pode ser interpretado como mansidão. Ignoramos a postura encolhida e as orelhas recuadas e tentamos fazer uma festa. É aí que vem a mordidela, porque acabámos de invadir o espaço pessoal de um animal que nos teme.

Já no caso de animais socializados mas que são apenas demasiado dominantes, como o meu Dylan (não criado cá em casa), é possível ver que vai morder pela postura corporal. Se lhe vou pegar e ele não quer avisa-me, soprando e batendo a cauda. As orelhas ligeiramente viradas para trás. O que há a fazer com tipos como este é ter uma paciência infinita. Nunca lhe pego "por cima" como com os outros. Estendo as mãos e espero que se coloque sobre elas. A mordida destes não é tão forte como a das outras, é mais um aviso.

Uma ratazana que foi bem socializada e que seja provenha de uma linhagem livre de agressividade não vai morder, a não ser em situações excepcionais. Por vezes, nem aí.

O meu Fivela passou por tratamentos terríveis aquando da sua doença. Precisava de rapar o pelo e levar injecções. Sofria, mas não mordia, antes me lambia as mãos durante os tratamentos.

O meu Syd mordeu-me uma vez na vida: enquanto lhe cortávamos um dedo a sangue frio no vet, no momento do "choque". Também eu morderia!

Por vezes os meus ratz exageram nas brincadeiras uns com os outros. Ao tentar separá-los é fácil levar com uma moridela por engano, no entanto, assim que vêm que é a nossa mão e não outro rato, "suspendem" a mordida no ar.

São assim estes animais!

Perdoa a invão Niarctaa :oops:
Responder

Voltar para “Exóticos”