Olá a todos. Eu ja me inscrevi há algum tempo aqui mas entretanto fiquei sem internet... Tenho muitas dúvidas mas pelo que tenho lido estou com certo medo de perguntar... Espero aprender muito para que um dia eu tambem possa ajudar outros lol
Resumindo a minha história: Ofereceram-me uma tartaruga hieroglifica num aquario muito pequenino e camarõezitos para alimenta-la... Eu aceitei, mas rapidamente percebi que faltava muita coisa. Entao comprei outras rações mais variadas e uma tartarugueira maior (dentro das possibilidades que tinha) e cálcio. Isto foi em Maio, e a minha menina começou a crescer e a tomar cor...Feliz e saudavel acho eu... Entretanto achei este fórum e comecei a ler... Cheguei a conclusao de que falta muito mais e não sei ainda o que fazer.. Espero que a minha amiguinha fique bem com esta dona que nao entende muito disto... E aqui começa a minha história no fórum..
uma tartaruga para ajudar
olá! Só tenho isso que disse.. A minha tartarugueira é de plástico e tem entre 70 a 75cm de comprimento e mais ou menos 40cm de largura. Cheguei a conclusao que precisa aquecimento mas nao percebi se é preciso um para a agua e outro para a parte seca ou se é um só, e preciso uvb agora no inverno porque nao ha sol e estou com receio de a deixar hibernar... A minha menina tem 6cm de carapaça. É desumano mante-la ali mais uns meses ate conseguir comprar maior? Posso adaptar essa instrumentaçao à tartarugueira de plastico? É preciso depois selar a parte d cima para nao entrar frio? É que nao cons4o ver as imagens exemplo de aquaterrario, estou a ver por mini opera no tlm. Alem de ser lento... Obrigada
ps- quando ela nao gosta do espaço tenta saltar parece-me que ainda nao acha que é pouco espaço,..
ps- quando ela nao gosta do espaço tenta saltar parece-me que ainda nao acha que é pouco espaço,..
Zazamix:
Antes do mais benvinda ao fórum.
A sua tartaruga é agora bébe (se a tem desde Maio já deveria estar maior que 6 cm) mas daqui a dois anos se a tratar bem já terá cerca de 14 cm de carapaça... trata-se de uma espécie americana que vive num clima semi tropical e que só hibernam em condições climatéricas extremas como último mecanismo de sobrevivência, portanto por ser ainda muito pequena e para que sobreviva ao Inverno o essencial é:
não sei que profundidade de água tem nesse recipiente de plástico. A tartaruga precisa de espaço para nadar. O ideal seria arranjar um aquário com capacidade para 60 litros providenciando uma plataforma seca. Se não tiver posses para tal, pode sempre adquirir uma caixa de arrumação em plástico, muitas pessoas improvisam bons aquaterrários com estas caixas que se encontram nas lojas dos chineses, são bastante baratas.
A plataforma seca pode ser improvisada com uma pilha de rochas, uma rampa de areão ou com material flutuante como cortiça, por exemplo.
Deve adquirir um aquecedor com termostato que se encontra nas lojas de aquariofilia, petshops e também nas grandes superfícies. A temperatura da água deve manter-se nos 24º. O aquecedor deve estar submergido dentro de água e não pode estar em seco enquanto ligado pois estala e avaria. O termostato serve para ligar e desligar o aquecedor automaticamente de acordo com a temperatura seleccionada.
Para que a tartaruga cresça harmoniosamente sem deformações na carapaça precisa de receber raios UVB ou sol directo (sem vidro de permeio) diariamente. A luz solar é essencial para que a tartaruga metabolize o cálcio que recebe na alimentação e nos suplementos. Portanto tem de adquirir também uma lâmpada UVB que incida na parte seca do terrário para que a pequena tarta receba os seus banhos de sol.
Pode colocar a lâmpada num candeeiro de pé mas certifique-se que o candeeiro é compatível com a potência da lâmpada.
A alimentação: os gammarus (camarões secos) sao pouco nutritivos e não servem como alimentação base. Compre sticks próprios, granulado como o Reptomin, existem várias marcas. Pode dar também pedaços de carne, peixe e camarão crus.
Filtro: as tartarugas sujam muito a água e o ideal é colocar um filtro para purificar a água. Não é essencial ao seu bem estar, mas sem filtro terá de mudar a água ao terrário com muita frequência. Há quem alimente as tartarugas fora do terrário para manter a água limpa durante mais tempo.
Não precisa de tapar o aquaterrário. A tartaruga terá todo o aquecimento que precisa, quer na água quer no basking spot da parte seca.
E basicamente é isto. Boa sorte com a tartaruga. Visite o sub-fórum dos repteis, existem lá muitos tópicos sobre estes cuidados básicos bem como info de como fazer aquaterrários baratos e funcionais, como este
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=83005 .
Antes do mais benvinda ao fórum.
A sua tartaruga é agora bébe (se a tem desde Maio já deveria estar maior que 6 cm) mas daqui a dois anos se a tratar bem já terá cerca de 14 cm de carapaça... trata-se de uma espécie americana que vive num clima semi tropical e que só hibernam em condições climatéricas extremas como último mecanismo de sobrevivência, portanto por ser ainda muito pequena e para que sobreviva ao Inverno o essencial é:

Pode colocar a lâmpada num candeeiro de pé mas certifique-se que o candeeiro é compatível com a potência da lâmpada.

E basicamente é isto. Boa sorte com a tartaruga. Visite o sub-fórum dos repteis, existem lá muitos tópicos sobre estes cuidados básicos bem como info de como fazer aquaterrários baratos e funcionais, como este
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=83005 .
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo