Peixes grávidas-Como saber?

Se é um recém chegado à Arca de Noé consulte primeiro este fórum. Contém uma mensagem de boas-vindas com informações importantes e é também o espaço indicado para se apresentar e colocar as suas dúvidas sobre o funcionamento do fórum ou da Comunidade em geral.
Responder
Piku
Membro Júnior
Registado: terça abr 26, 2011 9:37 am

terça abr 26, 2011 1:46 pm

....
Para quem não sabe, ontem uma peixinha (platy ou molly) deu a luz no meu aquario.. mas eu não sei quem foi ahahahah! :lol: :oops:

Inicialmente pensava que teria sido uma platy a ter os alevins, mas hoje descobri que a platy que eu julgava femea...é um macho ahahahah! Coloca-se a questão de ser uma molly preta e branca... alguma dica para tentar descobrir??

Gostaria que me dessem dicas relativamente à gravidez para que eu possa descobrir se tenho mais alguma molly/platy grávida!

A platy é vermelha e tem uma pinta preta antes da barbatana caudal.. e está de facto grandinha.. essa pinta preta significa alguma coisa?

A molly é da variedade balão e é amarela.. como posso saber se está grávida? Uma vez que é balão não consigo perceber...

Obrigada :)
AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

terça abr 26, 2011 2:48 pm

Sim essa mancha escura vai aumentando com a gestação. No caso dos guppys ve-se muito bem por exp na altura de nascerem os alevins, essa mancha começa a ficar acastanhada, quanto mais clara estiver mas perto do dia está.
As crias se forem da molly preta e branca deverão ja ter alguma pigmentação preta, terás de reparar bem. Se a plati é vermelha as crias deverão ser arosadas, apenas no caso das mollys negras é que os alevins nascem completamente pretos. E por curiosidade raramente são comidos por os adultos (Claro que não me estou a referir a escalares e afins, pq esses sugam tudo o que mexe).
Em relação ás mollys balão claro que a gestação passa mais despercebida nos 1ºs dias, se tens duvidas vai reparando no tamanho do ventre e passa por uma loja onde tenham mollys balão e vê a diferença, com o tempo e a pratica acabas por te habituar ás variaçoes de tamanho.

Se te puder ajudar dispoe. :)
Piku
Membro Júnior

quarta abr 27, 2011 9:28 am

Bom dia!!
Acho que foi a molly balão amarela que teve os alevins, alem de estar menos inchada, verifiquei que o alevim que eu retirei era amarelado... logo deve ter sido ela.. mas não costumam ter a partir de 20 alevins?? Penso que seja impossivel ela ter tido tantos.. eu devo ter visto uns 3, agora não se vê nenhum... no entanto agora coloquei-a na maternidade para ver como passa estes dias..

AnaNuno Escreveu:Sim essa mancha escura vai aumentando com a gestação. No caso dos guppys ve-se muito bem por exp na altura de nascerem os alevins, essa mancha começa a ficar acastanhada, quanto mais clara estiver mas perto do dia está.
As crias se forem da molly preta e branca deverão ja ter alguma pigmentação preta, terás de reparar bem. Se a plati é vermelha as crias deverão ser arosadas, apenas no caso das mollys negras é que os alevins nascem completamente pretos. E por curiosidade raramente são comidos por os adultos (Claro que não me estou a referir a escalares e afins, pq esses sugam tudo o que mexe).
Em relação ás mollys balão claro que a gestação passa mais despercebida nos 1ºs dias, se tens duvidas vai reparando no tamanho do ventre e passa por uma loja onde tenham mollys balão e vê a diferença, com o tempo e a pratica acabas por te habituar ás variaçoes de tamanho.

Se te puder ajudar dispoe. :)
AnaNuno
Membro Veterano
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

quarta abr 27, 2011 5:26 pm

OLá Piku :D

Sim no mínimo devem ter nascido uns 20 apesar de eu apontar para mais, uma molly geralmente tem uns 40 pelo menos as minhas. Claro que so deves ter vistos uns 3 pq os outros ja foram devorados. Os alevins quando nao têm vegetação para se esconder, fazem-no no meio do areão, só que tu tens um limpa fundos.....

Realmente se viste que é amarelado pode ser da molly balão mas tb poderá ser de uma platy vermelha.

Nao sei em que zona do pais moras se tivesses perto de mim arranjava-te um pouco de musgo é questão de vermos isso
Piku
Membro Júnior

quinta abr 28, 2011 8:36 am

Ola :D

Obrigada pela tua resposta, para já não estou interessada em plantas naturais, mas obrigada na mesma. Ontem descobri um alevim, que foi comido pela platy vermelha :cry:

Não sei se haverá mais algum... Mas acho que foi mesmo uma molly, ou a balão ou a preta e branca.. A preta e branca continua gordita, não sei... não consigo perceber se tá grávida ou não...

Outra coisa, a molly preta e branca tem um comportamento estranho, digo eu... roça-se nas pedras, ela limpa as pedras, e depois roça-se nela com a barriga... isto pode ter algum significado?

Obrigada :)
AnaNuno
Membro Veterano

quinta abr 28, 2011 2:59 pm

OLá.

Isso de se roçarem nas pedras poderá não ser bom sinal :? Vai reparando se aparece no corpo falta de escamas, algo que pareça flocos de algodão ou mesmo pontos brancos.
Poderá ser fungos, não sei se tens na agua algum anti-fungos ou não.
Tens de andar sempre atenta sobretudo ás barbatanas vê se aparece pontos brancos tipo picadas de alfinete, isso é ictio e é danado multiplica-se assim num piscar de olhos e mata muito peixe.

Não te quero assustar, poderá nao ser nada, ela apenas se roçar pq lhe apeteçe (o que não acredito muito), mas tens de andar sempre atenta aos peixes, ás mudanças de comportamentos e a coisas estranhas que lhes apareçam no corpo.
Vigia bem por agora!
Piku
Membro Júnior

quinta abr 28, 2011 3:01 pm

:o
AnaNuno
Membro Veterano

quinta abr 28, 2011 3:04 pm

Já agora, é pena não optares pelo musgo, ia-te salvar muita cria. O musgo nem precisa de tratamento especial e é óptimo ter plantas naturais pois oxigena naturalmente a água.
Mas respeito a tua decisão, apenas quis ajudar :wink:
Piku
Membro Júnior

quinta abr 28, 2011 3:08 pm

Piku
Membro Júnior

quinta abr 28, 2011 3:09 pm

AnaNuno
Membro Veterano

quinta abr 28, 2011 3:18 pm

Ter um aquario é lindissimo mas dá muito trabalho! Claro que tem a sua gratificação :P
Piku
Membro Júnior

sexta abr 29, 2011 11:22 am

Claro que sim ;)
Responder

Voltar para “Fórum para os novos membros”