vale a pena fazer queixa na policia ?

Se é um recém chegado à Arca de Noé consulte primeiro este fórum. Contém uma mensagem de boas-vindas com informações importantes e é também o espaço indicado para se apresentar e colocar as suas dúvidas sobre o funcionamento do fórum ou da Comunidade em geral.
Responder
oliveira04
Membro Júnior
Registado: quarta ago 14, 2013 11:06 pm

sexta ago 16, 2013 11:30 am

bom dia.

bem vou apresentar um caso que talvez alguém aqui me possa dar a opinião.

onde eu moro, massamá, uma grande parte de nós temos cães.

a situação é esta, há uma dona que tem um cão e uma cadela. que são passeados por uma idosa na maioria das vezes, que claramente se encontra sobre a influencia de algum tipo de substancia e não consegue segurar o macho.

o cão é agressivo e ataca outros cães. o cão não usa açaime e usa peitoral e trela extensível.

quase toda a gente já teve situações de ataque do animal, inclusive uma senhora de 80 anos, diabética que foi atirada ao chão, que andava a passear um caniche cego. e que se não fosse outra pessoa segurar o cão a coisa teria tido um desfecho grave.

ora no outro dia fui eu e os meus cães. quando íamos a sair para o passeio, da noite, uma vizinha avisou-nos que andava o cão mau por ali. esperámos que eles passassem, mas eis que o cão aparece a correr, pronto a atacar os meus em particular o maior. que é um cão por si já traumatizado e que quando atacado não se fica.

ora eu tive que me atirar e com grande esforço consegui segurar o animal que arrasta 70kg na maior, se eu tivesse caído na calçada teria ido para ao hospital.

o meu cão usa estranguladora e conseguiu-se segurar, mas o outro mesmo comigo no chão a fincar os pés na terra,ainda me arrastou, e teve que ser desviado com pontapés pelo meu companheiro que segurava o meu.

outra vizinha minha disse à dona que um cão daqueles tem que usar açaime. ao que a tipa nos responde que o cão não morde a pessoas. mas claramente,morde a outros animais. portanto falar com a dona que é uma ordinária, não é viável.

o cão a mim obedeceu, e tinha um olhar tão assustado, que me deu pena. a dona a seguir deu-lhe três chibatadas.

é ridículo andarmos todos cheios de medo, por causa de alguém que é irresponsável.

ora o que eu gostava de saber se posso apresentar queixa na policia, nem que seja para lhe pregar um susto.

conheço a legislação sobre açaimes etc, e pp. e ela não cumpre nada da lei.

se alguém me puder dar umas luzes sobre o que fazer, agradecia.
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

sexta ago 16, 2013 2:19 pm

Na minha opinião se eu estivesse no seu lugar já teria ido á policia, e contava o que já se passou com o cão.
Gatina
Membro
Registado: segunda ago 05, 2013 6:20 pm

domingo ago 25, 2013 6:35 pm

oliveira04, pode e deve(m) apresentar queixa!
A autoridade deverá lavrar um auto de contraordenação e correrá um processo. Ainda que a queixa fique no nome de apenas um dos moradores, seria bom outros testemunharem das ocorrências (peça logo a alguns para indicarem contatos e identificação às autoridades, para serem ouvidos no processo, se necessário).
Não tenho presente a legislação, nem o valor das coimas, mas os proprietários do cão serão constituídos arguidos e ficarão sugeitos a coima e ao cumprir da lei (do tratamento a dar ao animal à forma de o passear, com açaime, etc).
Nisto tudo, só tenho pena de quem não tem a culpa: o cão!
Responder

Voltar para “Fórum para os novos membros”