tumor maligno mamario

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm
Olá a todos.
Agradeço especialmente à Catlover e à Elsa o interesse.
De facto eu também não concordo com o vet quando diz para ir vigiando.
Ainda há tempos um conhecido vet cá do Porto dizia na televisão que tudo o que sejam papinhos ou nódulos ou seja lá o que for do género deve ser retirado quanto antes. Não se deve esperar que cresça ou diminue.
O problema é que eu sei que nem que ela ficasse com o colar, acabaria por arranjar maneira de chegar aos pontos.
Só por isso é que estou a adiar para as m/ férias no início de Julho. De qualquer modo já sei que tenho que pedir ao vet para mandar analisar, nem que ele não ache necessário.
Obrigada mais uma vez e concerteza darei notícias.
Tudo de bom para vocês
Ana
Agradeço especialmente à Catlover e à Elsa o interesse.
De facto eu também não concordo com o vet quando diz para ir vigiando.
Ainda há tempos um conhecido vet cá do Porto dizia na televisão que tudo o que sejam papinhos ou nódulos ou seja lá o que for do género deve ser retirado quanto antes. Não se deve esperar que cresça ou diminue.
O problema é que eu sei que nem que ela ficasse com o colar, acabaria por arranjar maneira de chegar aos pontos.
Só por isso é que estou a adiar para as m/ férias no início de Julho. De qualquer modo já sei que tenho que pedir ao vet para mandar analisar, nem que ele não ache necessário.
Obrigada mais uma vez e concerteza darei notícias.
Tudo de bom para vocês
Ana
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
- Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
- Contacto:
Vc tem toda a razão... também me expliquei um pouco mal... e queria dizer que por experiência o vet na apalpação suspeitando do tumor ( com grande percentagem de ser maligno se for uma massa compacta aoElsa Escreveu:Errado. Muitos tumores (malignos ou benignos) só se tem 100% a certeza depois da cirugia de remoção e da respectiva análise histológica de TODO o tumor. Nenhum veterinário deve diagnosticar tumores APENAS com palpação pois isso pode ser fatal! Aliás em que é que ele se baseia? Na consistência ( isso varia imenso. depende do tipo de tumor, se está inflamado, se está necrosado, onde está localizado, se está calcificado e até pode nem ser um tumor, pode ser um abcesso caseificado, um granuloma, um quisto.....) Se está encapsulado? ( pode enganar muito, nem todos os benignos está encapsulados e nem todos os malignos estão espalhados, depende muito do estágio de evolução e do tipo de tumor) Pela cor, pela forma ?!?!?!catlover Escreveu: Olá Mareana,
Só o vet pode confirmar com certeza se são mailgnos ou benignos, mas pela experiência que tive com a minha gata e com a cadelinha da minha cunhada, basta a palpação para o vet determinar quase com certeza se são malignos ou não, e claro com confirmação usando exames de diagnóstico...
A regra numero um:
TODO e qualquer nódulo que apareça, deve ser puncionado para citologia e se houver dúvidas recorrer á biopsia ou á sua extirpação. Os tumores enganam e muito!!!
São inumeros os casos de falsos malignos e falsos benignos, mesmo com meios de diagnóstico complementares, quanto mais a "olhómetro"....
Cuidado com isso. O Veterinário pode desconfiar fazendo apenas a palpação... mas nunca pode fazer um diagnóstico definitivo ou até ficar na dúvida e confiar na sorte! Essa história de vamos lá ver se cresce... já pode ser tarde demais! Com tumores mamários todo o cuidado é pouco e mais vale jogar pelo seguro!
Eu por acaso, ainda hoje recebi a análise histológica do nódulo que retiraram á minha cadela, faz hoje 2 semanas. Felizmente era apenas um quisto. Eu assim que reparei no nódulo, corri para o vet, e decidi retirá-lo imediatamente. Nem sequer fiz citologia antes, pois a minha cadela já tem 7 anos e nesta idade, os cancros são frequentes. É muito mais seguro analizar o nódulo todo. Aliás muitos tumores benignos podem de um momento para o outro tornar-se malignos e eu não quis esperar para ver. Hoje finalmente vou dormir descansada...ufff
Em relação á questão inicial, eu aconselho a retirada desse tumor Já!! Se é maligno ela está condenada se não se fizer nada. A cadela deve fazer um exame geral antes de ir para cirurgia e conforme os resultados a anestesia será adaptada ás suas necessidades e estado de saude. Não deve temer a cirurgia.... a morte por cancro é bem pior.
contacto ) deve aconselhar a intervenção imediata para a remoção acompanhando o diagnostico com exames auxiliares.. e não ir acompanhando a evolução sem actuar... e a analise da massa é essencial para certificar de que tipo de nodulo se trata..
Também sou da opinião que quanto mais depressa melhor... porque senão poderá ser tarde..
Vamos torçer para que tudo dê certo...
Olá
Fez 3 anos que a minha gata, na altura com quase 10 anos foi operada a
vários tumores malignos mamários. A operação correu bem, tirou as 2 cadeias mamárias, pois afinal tinha mais do que se pensava, o pós-operatório foi muito dificil, porque só no exterior 30 pontos, mas felizmente apesar da análise confirmar ser maligno, vive até hoje quase a fazer 12 anos feliz e saudável com os outros gatos.
O meu veterinário é optimo e e eu sempre confiei.
Espero que esta história possa ajudar alguem.
Parece-me que tal como nas pessoas, quanto mais cedo se operar melhor.
Fez 3 anos que a minha gata, na altura com quase 10 anos foi operada a
vários tumores malignos mamários. A operação correu bem, tirou as 2 cadeias mamárias, pois afinal tinha mais do que se pensava, o pós-operatório foi muito dificil, porque só no exterior 30 pontos, mas felizmente apesar da análise confirmar ser maligno, vive até hoje quase a fazer 12 anos feliz e saudável com os outros gatos.
O meu veterinário é optimo e e eu sempre confiei.
Espero que esta história possa ajudar alguem.
Parece-me que tal como nas pessoas, quanto mais cedo se operar melhor.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm
Olá a todos
Continuo sem ter definida a data em que a kika vai ser operada.
Há cerca de 2 semanas fui à 2º consulta por causa da pelada (fungos) da Maré e queda anormal de pêlo da Kika e quis marcar a cirurgia mas o vet não marcou.
Disse-me que devido ao excessivo calor que se estava a fazer sentir não arriscava uma anestesia, até porque esta cadela tem uma insuficiência cardíaca. Toma Fortekor diariamente.
Como tenho que lá voltar com as duas na próxima semana, espero que esteja mais fresco e se possa finalmente marcar, até porque entrei de férias e tenho que estar com ela no pós-operatório, senão temos asneira pela certa.
Já agora gostava de saber a opinião da Elsa, Catlover e quem mais quiser dar sobre o seguinte: lembram-se de dizer que os papinhos tinham o tamanho de uma ervilha ? Pois um deles, curiosamente para mim que sou leiga, está + pequeno, menor que um grão de pimenta. Sinceramente nem sei a que o possa comparar.
O que é que isto poderá significar ?
Obrigada pela ajuda mais uma vez.
Um abraço
Ana
Continuo sem ter definida a data em que a kika vai ser operada.
Há cerca de 2 semanas fui à 2º consulta por causa da pelada (fungos) da Maré e queda anormal de pêlo da Kika e quis marcar a cirurgia mas o vet não marcou.
Disse-me que devido ao excessivo calor que se estava a fazer sentir não arriscava uma anestesia, até porque esta cadela tem uma insuficiência cardíaca. Toma Fortekor diariamente.
Como tenho que lá voltar com as duas na próxima semana, espero que esteja mais fresco e se possa finalmente marcar, até porque entrei de férias e tenho que estar com ela no pós-operatório, senão temos asneira pela certa.
Já agora gostava de saber a opinião da Elsa, Catlover e quem mais quiser dar sobre o seguinte: lembram-se de dizer que os papinhos tinham o tamanho de uma ervilha ? Pois um deles, curiosamente para mim que sou leiga, está + pequeno, menor que um grão de pimenta. Sinceramente nem sei a que o possa comparar.
O que é que isto poderá significar ?
Obrigada pela ajuda mais uma vez.
Um abraço
Ana